PRESSÃO ALTA TEM CURA? [6 DICAS para se livrar da HIPERTENSÃO]

Olá- nesse blog eu vou derrubar uma das lendas urbanas: Uma vez hipertenso, sempre hipertenso? Será que é verdade?

Ou, eu sou hipertenso, será que posso deixar de ser hipertenso?

E mais do que responder, eu vou dar as dicas para você melhorar a sua pressão. Então, mesmo que você não consiga deixar de ser hipertenso, essas dicas são importantíssimas. Fique até o final, porque a última dica talvez seja a que tenha maior impacto na sua pressão! Vale a pena conferir!

Mas antes, já vai curtindo o vídeo, se inscreva no canal se não é inscrito, para não perder as nossas dicas de saúde, e ative o soninho para receber as notificações

E me ME CONTA aí em baixo- VOCÊ TEM pressão alta? QUANTOS REMÉDIOS você toma? De que lugar do Brasil que você é?

Escreve aí!

Vamos lá. Eu posso deixar de ser hipertenso?

É uma pergunta que vai depender da pessoa. Se você for pré hipertenso ou hipertenso leve, provavelmente sim, você pode deixar de ser hipertenso. Como? Mudando seu estilo de vida.

Agora, se sua pressão for muito elevada, tomar 3, 4 remédios para controlá-la, dificilmente.


Eu vou falar o que aconteceu comigo: quando eu fiz 40 anos, fazendo meu check up percebi que meu MAPA estava alterado. Eu, como cardiologista, sei que pressão alta é extremamente danosa para todo o corpo. A hipertensão arterial é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares,  como o infarto e o derrame cerebral.

É só pensar no encanamento de uma casa- Se você aumenta muito a pressão naquele cano, vai começar a ter vazamentos na emenda, nas luvas e colas do cano, podendo até trincar o cano, não é? E onde que vai afetar mais? Nos rins - pode ter insuficiência renal- ir para hemodiálise… no coração- vai começar a formar placas de gordura, o coração fica musculoso - hipertrófico, no termo médico- porque o coração é um músculo e a pressão é tipo um peso que o coração tem que carregar. Quando você pega um peso o que acontece? Você ganha músculo, o seu coração fica musculoso, e isso faz mal.

Outro lugar é no olho- na retina.. Pode te deixar cego

Outro lugar é o cérebro, a pressão alta pode causar aneurisma cerebral, derrame cerebral, demência. 

E muitos e muitos lugares. Então, hipertensão é preocupante,.


Sabendo disso, eu comecei a tomar o remédio. Deu certo, mas um ano depois eu tive que aumentar a dose do meu remédio para a pressão se manter sob controle. 

E olha, eu achava que seria impossível eu tirar o remédio. Eu estava tomando MICARDIS 80mg, que é a dose máxima.

Em 2020, com a pandemia, houve rumores que BRAs— que era a classe do remédio que eu estava tomando, poderia aumentar a mortalidade por covid. 

E isso fez com que eu me mexesse. 4 meses depois, eu estava sem remédio de pressão, coisa que eu estou até hoje, 1 ano depois.


Então, para responder claramente: eu posso deixar de ser hipertenso?

Em alguns casos, sim!

Mas vou deixar um aviso, aqui- mesmo que a pressão esteja controlada, NUNCA pare as medicações por conta própria.  Pressão 120x80, 110x70 são as nossas metas. Se sua pressão, com remédio estiver assim, fantástico! Se estiver alta, volte no seu  médico para trocar ou ajustar o remédio para pressão.

E agora, vou dar as 6 dicas para você melhorar sua pressão arterial: e lembre-se que todas as dicas são importantes, mas a dica número 1 é a que mais faz a diferença

Dica número 6 para controlar sua pressão alta- faça a dieta DASH

Eu fiz um vídeo, em 2017 sobre a dieta dash, vou deixar o link aqui em cima.

O que é a dieta dash?  Ela é um padrão de dieta desenvolvida para baixar a pressão sem medicações, por pesquisadores americanos. E realmente funciona. A dieta dash, pode baixar sua pressão sistólica em cerca de 8 a 14 pontos.

Isso é muito ou pouco? Mais ou menos o que um anti-hipertensivo leve reduz. 



Dica número 5 para normalizar sua hipertensão- Reduza o sal e o açúcar.

Eu sei que na internet tem muita gente falando que sal faz bem. Mas temos muitos estudos mostrando o contrário. Mesmo com ratinhos- se pegarmos ratinhos sem hipertensão e dermos dietas com execesso de sal, esses ratinhos se tornam hipertensos- e pior, nunca mais deixam de ser hipertensos. Outros estudos mostrando que uma alta ingesta de sal pode causar hipertensão neurogênica.  E não serve sal do himalaia, sal do oceano pacífico ou sal azul. Sal é sal. Sal em excesso faz mal, principalmente se você já for hipertenso. Tem pessoas que são mais ou menos sensíveis a sal. Sabemos que negros hipertensos são quase 75% sensíveis a sal. Isso significa que se não baixarem a ingesta, aquele anti-hipertensivo que está tomando não vai funcionar da maneira que a gente esperava. Uma meta-análise de 2011 de sete estudos envolvendo mais de 6.000 pessoas encontrou fortes evidências de que cortar o sal reduz o risco de ataques cardíacos, derrames ou morte.  Então, Reduza sal!



E reduza açúcar também. Tem estudos mostrando que o açúcar pode ser tão ou até mais prejudicial que o sal na hipertensão. 

Isso sugere que reduzir a ingestão total de carboidratos pode ser uma ótima estratégia.

Comer açúcar faz o que?  Causa hiperinsulinemia, aumenta residência insulínica, piora óxido nítrico (que faz com que nossas artérias dilatem- o aumenta ácido úrico, e o ácido úrico em excesso inibe o ácido nítrico.

E também o excesso de açúcar faz glicação avançada, AGEs, que endurecem as artérias.

Então, fique longe do açúcar e reduza carboidratos simples.



Minha dica número 4 para ajustar sua hipertensão- Durma bem

O sono insuficiente aumenta a pressão arterial. A má qualidade do sono e insônia, estão associados ao aumento da pressão arterial e inflamação vascular, mesmo na ausência de duração inadequada do sono em mulheres. Além disso a gente sabe que apneia obstrutiva do sono é uma das causas de hipertensão secundária. Se você ronca, acorda muito cansado ou seu parceiro ou parceira percebe que você tem pausas de respiração durante a noite, tem que procurar um especialista para tratar.



Dica número 3 para melhorar sua Pressão- Reduza álcool e tabaco.

Fumar causa um aumento imediato na pressão arterial. A nicotina estimula o sistema nervoso a liberar substâncias químicas que podem contrair os vasos sanguíneos e contribuir para a hipertensão.



Além disso fumar também causa danos a longo prazo aos vasos sanguíneos, inflama, portanto, além do risco de hipertensão, esse hábito aumenta ainda mais a chance de desenvolver problemas como derrame, doença cardíaca e ataque cardíaco. 


É o álcool ?

o álcool pode interagir com certos medicamentos para hipertensão afetando o nível do medicamento em seu corpo ou aumentando os efeitos colaterais.

Beber pode elevar a pressão arterial a níveis prejudiciais à saúde. Tomar mais de três drinques em uma sessão aumenta temporariamente sua pressão arterial, mas o consumo excessivo de álcool pode te deixar hipertenso a  longo prazo.

Por isso- reduza (ou corte) álcool e tabaco



Dica número 2 para melhorar sua pressão- Faça exercícios aeróbicos e se puder, faça HIIT

Eu sei que não é para qualquer um, primeiramente o seu cardiologista tem que liberar, mas o HIIT, High intensity intervalo training (treino intervalado, aquele fraco- forte- fraco- forte… pode melhorar mais a pressão do que o exercício aeróbico. Tem um estudo norueguês que demonstrou isso - de uma olhada nesse gráfico - especialmente na pressão sistólica. Mas claro, exercício físico aeróbico também funciona e se você está sedentário, vale a pena começar logo a se exercitar.

E a dica número 1 para você quer quer sair da hipertensão- Tem que perder peso!

A cada 10kgs que você perde, em média reduzimos 16mm de pressão sistólica e 10 mm de pressão diastólica. 

Por isso, não é para todo mundo. Se você já está magro, não vai ter o impacto tão importante da perda de peso.

Vemos em pacientes que fizeram cirurgia bariátrica e perderam 30, 40kgs, conseguir suspender 3 anti-hipertensivo, que é algo fantástico.



Eu perdi 12 kgs, e isso, junto com o HIIT, fez com que eu me visse livre do anti-hipertensivo, pelo menos, por enquanto.

Gostou? 

E qual vai ser o próximo vídeo que vai assistir



Vou deixar 2 recomendações aqui= 

Nossa playlist sobre hipertensão, que tem muitos vídeos interessantes

E nosso vídeo sobre infarto fulminante



Meu nome é André Wambier, e esse é o Cardiodf.com.br

Lembre-se de se inscrever.

E até o próximo vídeo.