Palpitações e Emoções: existe relação? | Arritmia cardíaca, palpitações ansiedade

Olá!

As emoções podem afetar os batimentos cardíacos? Podem levar a palpitações?

Vejamos: Existe o sistema nervoso autonômico simpático e uma glândula suprarrenal. Quando levamos um susto, estamos aborrecidos, magoados, cultivando sentimentos não desejáveis, tanto o sistema nervoso simpático quanto a glândula suprarrenal liberam substâncias chamadas catecolaminas, como a adrenalina e a noradrenalina, que podem levar ao aumento do número de batimentos cardíacos e pode ser percebido como um desconforto, como palpitações.

Isso pode ser seguido de tremores, dormências, boca seca, mal-estar, aumento da pressão arterial. Então vejamos, cuidar das emoções, além de fazer bem para o nosso estado mental também nos livra de desconfortos cardíacos. Claro que é importante lembrar que não são só as emoções que alteram os batimentos cardíacos, tem muitas outras causas como, por exemplo, vários tipos de arritmias cardíacas também levam a aceleração.

Então é muito importante termos um acompanhamento do lado emocional e um do lado cardiológico para termos o nosso organismo como um todo em equilíbrio. Um grande abraço a todos e até o próximo vídeo.