Espiritualidade e doença cardiovascular, qual a relação?
Olá! Na última década temos visto um avanço muito grande no desenvolvimento tecnológico e de novos medicamentos no tratamento das doenças cardiovasculares. Os últimos anos também temos visto avanços em estudos visando a melhora do estilo de vida das pessoas, no entanto, algo também precisa ser abordado é a questão da espiritualidade.
Em setembro de 2019 a sociedade brasileira de cardiologia fez uma atualização da sua diretriz de prevenção de doenças cardiovasculares, incluindo o desenvolvimento da espiritualidade como um dos fatores de diminuição de risco dessas doenças. Isso é muito interessante, pois mostra que é importante o desenvolvimento da espiritualidade.
Espiritualidade é acreditar em algo que não é tangível, algo que é superior a nós, algo que coordena todo o nosso universo, Deus. Não necessariamente espiritualidade está ligada a alguma religião, há pessoas que têm uma desenvolvida sem estar ligada necessariamente à nenhuma religião, assim como, claro, existem outras que estão ligadas a algumas religiões.
Existem pessoas que são muito ligadas a algumas religiões, no entanto, mais por questões sociais ou de ritos, é importante desenvolvermos esse lado espiritual para o nosso equilíbrio, o do ser em geral e, consequentemente, o familiar, o social e a diminuição de risco de doenças cardiovasculares.
Então a pergunta que eu trago para vocês é a seguinte: Você se desenvolve espiritualmente? Você acha que pode implementar medidas na sua vida para destinar parte do seu tempo ao lado espiritual ao desenvolvimento de algo que está além da matéria? Fica o convite para todos nós, um grande abraço.