O que você pode mudar na sua DIETA para NÃO ENVELHECER? Professor de Harvard revela seus SEGREDOS!

O que você pode mudar na sua DIETA para NÃO ENVELHECER? Professor de Harvard revela seus SEGREDOS!


Quantos anos você gostaria de viver? 80, 90, 120 anos? Mais do que isso, menos do que isso?

Refazendo a pergunta

Se você pudesse escolher o quanto você gostaria de viver com saúde, com autonomia, com seus amigos e familiares por perto, qual seria sua resposta?

Quando a gente pensa em envelhecimento, lembramos das limitações, das doenças e das perdas.

A Ciência e o Envelhecimento

Mas vários cientistas estão fazendo de tudo para segurar o envelhecimento, tratar o envelhecimento como uma doença qualquer. Eles estão tentando fazer com que você e eu cheguemos aos 120 anos felizes, saudáveis e satisfeitos. Tanto que vários dizem que já nasceu a pessoa que chegará aos 150 anos.

Nesse vídeo você vai aprender sobre a ciência por trás disso. O que faz você envelhecer?

Suplementos e Hábitos para Longevidade

Quais os suplementos mais promissores por seus efeitos antienvelhecimento e o que você pode fazer hoje para viver mais e com mais saúde, tanto escolhas alimentares mais inteligentes, o hábito alimentar mais importante, os exercícios ideais, e muito, muito mais para você tentar frear o relógio de dentro para fora, e poder colher os frutos mais tarde!

Então fique até o final e descubra.

Mas antes, já vá curtindo o vídeo, se inscreva no canal para não perder as nossas dicas de saúde, e ative o sininho SENÃO VOCÊ NÃO RECEBE AS NOTIFICAÇÕES DOS nossos novos conteúdos

E também é muito importante você difundir esse conhecimento com seus amigos e familiares. Porque quando o assunto é a sua saúde, a nossa saúde vale a pena compartilhar! Então compartilhe aí!

E me conta: quantos anos você quer viver com saúde? De que parte do Brasil ou do mundo você é? Escreva aí embaixo!

Por que você envelhece?

Por que você envelhece, e por que o envelhecimento não é fixo? Algumas pessoas parecem envelhecer bem mais lentamente, tem uma pele mais jovem, tem mais energia, mais vitalidade, nem têm cabelos brancos, sendo que outras, com trinta e poucos anos estão parecendo sessentões? Você já se perguntou isso?

A Busca pela Juventude

Por milênios, as pessoas são fascinadas pela fonte da juventude. Essa ideia tem recorrente em histórias e lendas, mostrando o desejo humano de vencer o envelhecimento e a morte. Um exemplo é o quadro "A Fonte da Juventude, de 1546. Neste quadro, pessoas idosas são mostradas sendo carregadas ou indo por conta própria para uma piscina mágica. Elas entram na água velhas e debilitadas e saem do outro lado jovens e revitalizadas.

Ninguém nunca descobriu essa fonte da juventude, mas a ciência está revelando o que acontece, dentro do nosso corpo, que faz com que nossas células envelheçam, e é a partir desse conhecimento, que os cientistas estão tentando o desenvolver novas armas para retardar o processo, melhorar a saúde durante a velhice e prevenir doenças relacionadas à idade.

Os Marcadores do Envelhecimento

O primeiro é o encurtamento dos telômeros- Os telômeros ficam no final do seu material genético- do seu DNA e servem como proteção.

É como aquele material plástico que reveste a ponta do cadarço dos seus sapatos e sem ele você não consegue enfiar no buraquinho certo?

 O telômero é parecido com esse plástico. Cada vez que sua célula divide o telômero vai encurtando até um ponto que a célula para de se dividir, porque o telômero ficou tão curto que poderia expor DNA, ou seja, o seu material genético ficaria desprotegido.

 

Esse é um dos marcos do envelhecimento. Mas tem outros.

Como eu estou falando do DNA, o segundo seria a instabilidade genômica-

Com o tempo, poluição, radiação vai tendo danos ao dna, que vai levar a erros na replicação. Essa instabilidade genômica pode levar tanto ao envelhecimento quanto ao câncer.

 O terceiro marco são as alterações epigenéticas. David Sinclair, um dos maiores conhecedores sobre envelhecimento, que trabalha em Harvard, propõe que muitos aspectos do envelhecimento são devidos a essas alterações epigenéticas.

Ou seja, o envelhecimento é simplesmente uma perda de informação. Não é devido à perda de informação genética, mas epigenética que fica fora do seu dna, no epigenoma.

Ele compara o envelhecimento a um cd riscado, onde a música não toca do jeito que deveria por causa dos arranhões, que sãos as alterações epigenéticas.

Se pudéssemos encontrar uma maneira de polir o cd, remover os riscos, nossas células voltariam a tocar as músicas conforme um cd novo.

Tanto ele acha que isso é verdade, que quando você pega uma célula de um organismo velho, por exemplo, o cachorro da Barbra Streisand, e o clona, o cachorro clonado não envelhecerá mais rápido, mas sim terá uma expectativa de vida similar ao original.

 Outros marcadores do envelhecimento são a perda da proteostase (as proteínas se tornam danificadas ou disfuncionais com a idade), podendo levar a doenças como artrose.

Desregulação nutricional-  o nosso metabolismo responde menos eficientemente aos nutrientes, que pode levar a resistência insulínica, inflamação e acúmulo de gordura.

Disfuncão mitocondrial- as nossas mitocôndrias que fornecem energia à celular se tornam menos eficientes

Outro marcador do envelhecimento importante são as células zumbis, as chamadas células senescentes, células idosas que não conseguem se dividir, mas que causam inflamação nos órgãos e tecidos.

O envelhecimento também causa uma comunicação intercelular alterada  (as células não conseguem comunicar tão bem uma com as outras), e, o último marcador é a exaustão de células tronco, então aquelas células que têm a capacidade de se renovar, vão diminuindo, prejudicando a capacidade do corpo de se regenerar.

 Esses 9 são os marcos do envelhecimento, que interagem entre si, e vão fazer você envelhecer mais rápido, ou mais lentamente.

 

Mas existe algum avanço sobre conseguir reverter o envelhecimento ou é só teoria?

 

Estão tendo alguns avanços fantásticos..

A equipe do David Sinclair conseguiram restaurar a visão em ratos com danos no nervo óptico.

Isso foi feito através de uma técnica que promove a regeneração dos nervos, lesões que antes eram consideradas permanentes.

A equipe de Sinclair usou um os fatores Yamanaka para reprogramar células adultas dos olhos e torná-la em uma célula-tronco, eliminando toda a metilação do DNA do genoma, ou seja, limpando o CD.  Ao ativar esses fatores, eles conseguiram fazer as células do nervo danificado se comportarem como células jovens e saudáveis, levando à recuperação da visão.

Esse avanço é significativo porque, além de no futuro pode oferecer um caminho para tratar a cegueira, também abre portas para a possibilidade de regenerar outros tecidos e órgãos, o que poderia ter implicações enormes para o tratamento de várias doenças, que hoje são incuráveis.

 E olha, muita gente rica está investindo dinheiro pesado nessas pesquisas. Eles não querem morrer e deixar seu dinheiro para os outros. Peter Thiel, os fundadores do Google, e agora o pessoal do X Prize, darão um prêmio de mais de 100 milhões de dólares para a equipe que consiga reverter, em pelo menos dez anos, a função cerebral, muscular e imune de adultos mais velhos.

 

Tudo bem. Mas isso vai levar anos, décadas. O que você pode fazer hoje, para tentar frear o envelhecimento.

Será que você precisa trocar o sangue com o próprio filho de 17 anos, como aquele bilionário, Bryan Johnson fez, ou fazer alguma uma de suas loucuras?

 Não! Vamos ser mais práticos. O que o David Sinclair propõe? O que o cara que mais entende de envelhecimento do mundo faz?

Vou dividir em 5 tópicos: comidas que você deve evitar, qual a melhor maneira de comer, quais os melhores alimentos, quais os melhores suplementos e como você deveria se exercitar.

 

Vamos começar com os Alimentos que você deveria Evitar:

David Sinclair é cauteloso principalmente com o açúcar, que ele acredita ser um dos maiores aceleradores do envelhecimento.

Ele evita açúcares simples e frutose, pois estes podem levar a doenças metabólicas, como diabetes, e contribuir para a deterioração geral do corpo.

Acabei de fazer um vídeo sobre frutose, e tenho vídeos de como você pode se livrar do açúcar.

Vou deixar nos cards finais. Altos níveis de açúcar causam glicação avançada, os AGES, que faz com que o açúcar se ligue às proteínas e lipídios, danificando as células e aumentando o envelhecimento. Aquelas pessoas que comem muito açúcar, você vê que tem uma pele mais cheia de rugas, mas flácida.

 Em vez disso, ele foca em alimentos que promovem um estado metabólico saudável, mantendo baixos os níveis de açúcar no sangue e evitando picos e quedas que podem levar a danos celulares ao longo do tempo.

Um metabolismo saudável melhora a capacidade do corpo de desintoxicar substâncias nocivas e reparar danos celulares.

Já o metabolismo desregulado pode levar a inflamação crônica, um fator conhecido no envelhecimento acelerado e no desenvolvimento de doenças relacionadas à idade.

Um metabolismo saudável ajuda a manter o equilíbrio inflamatório, protegendo o corpo contra esses efeitos negativos.Claro, que você também deve evitar ultraprocessados que além de açúcar tem sal demais,

gorduras ruins e vários produtos químicos, nunca fumar ou usar drogas, evitar beber demais, tudo isso gera envelhecimento precoce também.

 

O que David Sinclair acha sobre a dieta? Tem que comer de 3 em 3 horas?

Não, o professor de Harvard enfatiza a importância do jejum, de comer menos vezes, sendo que em animais, quando tem dietas com restrição calórica sem

desnutrição sempre vivem mais.

Tem sido mostrada que o jejum ativa as sirtuínas, um grupo de proteínas associadas ao aumento da longevidade e à saúde celular.

Segundo ele, o constante estado de alimentação em que muitos vivem— comendo a cada três horas ou mesmo comendo três refeições diárias- acelera o envelhecimento.

 Ele prefere comer em um período de cerca de seis horas por dia, geralmente pulando o café da manhã e, às vezes, o almoço, tendendo a consumir uma única refeição saudável e substancial no final do dia.

Essa abordagem não é apenas sobre restringir calorias, mas sobre permitir que o corpo entre em um estado onde pode reparar e regenerar de forma mais eficaz, melhorando a autofagia,

que é quando as células reciclam seus próprios componentes danificados, tirando o excesso de lixo, além de diminuir o estresse oxidativo, melhorar a sensibilidade à insulina, igf1 e reparando o DNA das células.

 

Mas quais os melhores alimentos para você comer?

1.     Folhas verdes escuras- Alimentos como espinafre, couve e outras folhas verdes são ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Eles também contêm compostos antioxidantes que podem ajudar a proteger contra o estresse oxidativo e inflamação.

 

2.     Alimentos Ricos em Polifenóis: Sinclair fala sobre a importância dos polifenóis, que são compostos encontrados em muitos alimentos vegetais como frutas.

 

 Eles agem como antioxidantes e podem ativar sirtuínas, ajudando na saúde e a longevidade.

 Alimentos ricos em polifenóis incluem  frutas vermelhas, uvas (resveratrol é um tipo de polifenol encontrado na casca das uvas)

chá verde, matcha, azeite de oliva, nozes e castanhas.

 

3.     Gorduras Saudáveis: ele destaca a importância das gorduras saudáveis, especialmente aquelas encontradas no azeite de oliva extra-virgem, nozes e peixes gordurosos como sardinha.

 

Estas gorduras, ricas em ácidos graxos ômega-3, são conhecidas por suas propriedades anti-inflamatórias e benefícios cardiovasculares.

 

4.     Proteínas de Qualidade: Embora Sinclair não promova o consumo excessivo de proteínas, ele reconhece a importância de proteínas de alta qualidade, especialmente de fontes vegetais e peixes.

Ele sugere limitar a ingestão de carnes vermelhas e processadas, que têm sido associadas a um maior risco de doenças crônicas e câncer de intestino.

 

5.     Comida com Estresse: ele acha que o consumo de plantas que experimentaram estresse

 

(como aquelas que crescem em condições difíceis e produzem altos níveis de compostos protetores como polifenóis) pode conferir benefícios de saúde.

Ele sugere que comer alimentos que foram expostos a algum tipo de estresse pode ativar caminhos de longevidade no corpo humano.

 

 

E os Exercícios:

David Sinclair acredita

fortemente no poder do exercício físico regular e intenso. Quando a pessoa envelhece, o que ela faz? Fica mais parada.

E o que acontece? Vai engordar, que vai se exercitar menos e vai ficar mais parado. O ciclo vicioso se fecha?

O que você tem que fazwr? Ele argumenta que

exercícios que deixam você ofegante, como corrida ou ciclismo intensos, induzem

um estado de hipóxia (baixo nível de oxigênio) que pode estimular uma resposta

positiva do corpo.

 Esse tipo de estresse, em doses controladas, é benéfico pois induz o corpo a construir músculos mais fortes, melhorar a circulação sanguínea e liberar substâncias químicas que retardam o processo de envelhecimento.

1.     Seu conselho é simples exercite-se três vezes por semana de forma que você perca o fôlego. Isso não só beneficia o corpo fisicamente, mas também tem efeitos profundos na saúde celular e, por extensão, no retardamento do envelhecimento.

Ele sugere que essa prática pode reduzir significativamente as taxas de doenças relacionadas à idade.

 

 E claro que a musculação também é importante pra resiliência e independência: Manter a força muscular é fundamental para a independência funcional, especialmente à medida que envelhecemos.

A capacidade de realizar tarefas cotidianas sem assistência é um aspecto importante da qualidade de vida na velhice.

 

E suplementos? O que ele fala no seu livro, bestseller Lifespan?

 

Sinclair toma uma série de suplementos que acredita apoiar a saúde celular e retardar o envelhecimento.

Isso inclui resveratrol, um composto encontrado no vinho tinto, que ele toma diariamente com iogurte para melhorar a absorção.

Ele também consome NMN, uma forma de vitamina B3, que aumenta os níveis de NAD no corpo,

um composto vital para muitos processos celulares, incluindo a reparação do DNA e saúde mitocondrial, assim comoregulação do ciclo celular.

 Além disso, ele toma metformina, um medicamento para diabetes, que tem sido promissor a estender a saúde e a longevidade, mesmo em indivíduos sem diabetes.

Mas isso é ele? NMN será que é benéfico ou é marketing? E outros suplementos como taurina que também parece ser promissor? AKG?

Veja, seu irmão acabou de ter uns suplementos para cachorros viverem mais aprovados?  Então, eu questiono se não existe algo financeiro envolvido...

 

Outras coisas que ele cita são a importância de dormir bem para envelhecer bem. 7-9 horas, com qualidade, regularidade, ambiente de sono propício,

além de exposição ao frio com banhos gelados, que podem ativar o tecido adiposo marrom que é um tipo de gordura que queima calorias para gerar calor e pode aumentar o metabolismo e reduzir a obesidade,

e por outro lado exposição ao calor, como nas saunas, induz proteínas de choque térmico que ajudam a prevenir o envelhecimento celular ao reparar proteínas danificadas e proteger o DNA.

Além disso o calor pode melhorar a circulação e desintoxicar.

Eu espero muitos avanços nesse combate ao envelhecimento, por ter tanta gente com dinheiro interessada. E nós, meros mortais, também ganharemos com isso.

Meu nome é André Wambier, cardiologista e esse é o cardiodf.com.br

Muito obrigado!