Não Pareça MAIS VELHO do que Você É | 6 Dicas PODEROSAS para Aumentar o COLÁGENO da Sua Pele em Casa
Não Pareça MAIS VELHO do que Você É | 6 Dicas PODEROSAS para Aumentar o COLÁGENO da Sua Pele em Casa
Você quer ter uma pele com uma aparência mais jovem, sempre firme, que irradia saúde?
Aquela pele que as pessoas pensam que você é dez, quinze, vinte anos mais nova que realmente é?
Com o envelhecimento, nossa pele afina, fica mais sensível a danos, perde volume e elasticidade e começa a enrugar e a murchar.
Mas você pode prevenir ou mesmo reverter esse processo.
Eu vou dar 6 dicas importantíssimas: desde o que comer, o que usar na pele e os suplementos que podem deixar sua pele com a melhor aparência da sua vida.
Primeiro de tudo, eu quero desmistificar uma coisa…
Quebrando um mito importante sobre a saúde da sua pele:
Muitos acreditam que se você nasceu com a genética boa, você vai continuar com uma aparência saudável, e isso está longe de ser verdade.
O cuidado que a gente tem com a nossa pele é mais importante que nossos genes.
Estudos mostram que apenas 3% do envelhecimento da pele é causado por fatores genéticos. Os outros 97% são influenciados pelo nosso estilo de vida.
A pele é o maior órgão do corpo e é formada principalmente por colágeno, ácido hialurônico e elastina, que juntos são responsáveis por sua força, firmeza, hidratação e elasticidade.
Com o tempo, a produção desses componentes diminui, fazendo com que a pele perca espessura e demore mais para se regenerar.
Isso leva ao aparecimento de rugas, manchas e flacidez.
Tenho seis dicas essenciais para deixar sua pele mais saudável e bonita, fazendo com que o envelhecimento no espelho seja bem mais lento do que o do seu relógio biológico.
Dica número 1: proteção solar
Será que é importante? Você viu a capa do vídeo?
A capa é uma imagem real.
Vou colocar a imagem completa aqui:
Diivida esse rosto no meio. A metade esquerda do rosto tem muito mais ruga que o lado direito.
Foi algum produto de beleza que ele passou que o envelheceu mais lentamente.
Não, esse senhor, de 69 anos, era caminhoneiro. E batia sol, dia após dia, do lado esquerdo do seu rosto.
Isso é chamado de fotoenvelhecimento.
Ah, mas esse é um exemplo extremo.
Não é! Quero que você faça um teste rápido em você mesmo. amos fazer um exercício rápido.
Compare a pele de uma área normalmente protegida do sol, como a parte interna do seu braço, com a pele do seu rosto ou das mãos, que estão mais expostas ao sol.
Perceba como a pele protegida é mais lisa, com menos manchas e rugas, enquanto a pele exposta pode parecer mais áspera, com rugas mais profundas e uma textura irregular.
A pele não exposta pode perder a elasticidade, dependendo da sua idade, mas é bem mais jovem que a outra área. Por que isso acontece?
É o sol! 80% e 90% do envelhecimento do rosto de pessoas de pele mais clara é causado pela exposição solar.
E mesmo para aqueles com pele mais escura, o sol ainda é um vilão, embora a melanina ofereça alguma proteção natural.
O que o sol causa além de queimaduras- que causam dor e vermelhidão?
Perda de elasticidade, formação de rugas, manchas escuras, danos ao dia das células, podendo causar câncer de pele, incluindo o melanoma, que é extremamente agressivo e perigoso.
Proteja sua pele mesmo que esteja nublado lá fora. Use chapéus, óculos de sol, roupas que bloqueiam os raios solares e evite a exposição direta ao sol entre 10-16h.
E use protetor solar. Ué, mas não tem riscos? Qual protetor é o melhor? Que fator de proteção comprar… Eu vou falar mais para frente…
Minha dica número 2- Evite o cigarro
A fumaça do cigarro é devastadora para seu coração, para seus pulmões e também para sua pele.
Fumantes desenvolvem um rugas profundas, conhecido como "rosto de fumante".
Esses efeitos são tão marcantes que mostrar aos adolescentes imagens do envelhecimento causado pelo cigarro pode ser uma ferramenta poderosa para ajudá-los a parar de fumar, mais do que ver aquelas figurinhas grotescas atrás do maço de cigarro.
Vou mostrar aqui o que o cigarro faz com gêmeos idênticos!
qual você acha que fuma?
A Brenda ou a Bárbara? Olha essas rugas! (assista no vídeo)
A Charlote ou a Rebecca? 48 anos!
A jeanne ou a Susan? Preciso colocar mais? Todas elas são gêmeas idênticas, não foi envelhecimento por inteligência artificial, não. Foi pelo cigarro.
Essa última, como ficou com essas manchas? Também pelo cigarro- a fumaça contém hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que causam manchas escuras. Se você vive em área muito poluída, também causa.
Minha terceira dica- coma direito!
O que podemos fazer para melhorar a nossa pele de dentro para fora? O que eu sempre digo!
O que você coloca no prato não molda só a sua saúde, mas é o segredo para uma pele radiante e jovem.
Sua alimentação define o brilho, a firmeza e a vitalidade da sua pele, refletindo diretamente o cuidado que você tem com seu corpo.
Se você come muito açúcar, ele vai ligar às proteínas da pele, fazendo um processo de glicação avançada, que danifica o colágeno e a elastina. E também a pessoa perde o brilho, fica com uma aparência mais opaca e cansada.
Agora, se você comer uma dieta rica em alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios vai ajudar a ajudam a neutralizar os radicais livres— que são moléculas instáveis que danificam as células da pele e aceleram o processo de envelhecimento.
O que tem antioxidantes e podem ajudar a sua pele a fazer mais colágeno?
Basicamente frutas e verduras
As frutas vermelhas— morango, mirtilo, framboesa, amora são ricas em antocianinas e vitamina c que ajudam a proteger a pele e produzir mais colágeno. — O colágeno é como uma "cola”- por isso colágeno— mantém nossa pele firme e forte.
É a proteína que dá estrutura, elasticidade e resistência aos aos ossos, aos músculos e à pele. É como se fosse as vigas de um prédio.
Com o tempo, nosso corpo produz menos colágeno, o que pode levar a rugas, flacidez e articulações mais frágeis.
É por isso que muitas pessoas procuram formas de aumentar ou manter os níveis de colágeno, seja com alimentação, suplementos ou cuidados com a pele, para manter a aparência jovem e a saúde das articulações.
Além das frutas vermelhas: o tomate que é rico em ligopeno (o mamão também é). Também cenoura e batata doce- que são ricas em betacaroteno.
Nozes e sementes- sementes de girassol, amênndos são ricas em vitamina E. Outra coisa que tem bastante vitamina E é o abacate.
As uvas têm resveratrol.
Frutas cítricas- limão laranja, tem muita vitamina C assim como o pimentão vermelho
O chá verde tem catequizas que reduzem a inflamação e protegem a pele contra danos uv. E olha, se você aplicar topicamente, fazer um chazinho e passar o saquinho depois de morno pode deixar sua pele menos oleosa e melhorar até o colágeno.
O chocolate amargo tem flavonóides. E verduras como espinafre e couve tem muita luteína e zeaxantina, que além de proteger a sua pele, protege seus olhos contra degeneração macular.
Se você quiser saber mais sobre os alimentos que melhoram o colágeno, eu fiz um vídeo específico sobre o assunto, vou deixar o link lá no final…
Minha 4a dica- para deixar sua pele mais jovem- hidratação
Muita gente negligencia isso. O idoso bebe menos água. Pelo idoso não sentir sede e pior, não conseguir concentrar bem a urina. A urina fica sempre clarinha e ele acha que está bem hidratado… E a cor da urina pode não ser parâmetro para idoso!
Tem que beber água ou líquidos em geral. Tem que saber o tanto que está bebendo. Mínimo 6 a 8 copos por dia.
Vai evitar fadiga, confusão mental, tontura e aquela pele seca e sem vida.
Pode ser chá? Pode. Falei do chá verde, mas outros chás também fazem bem.
Falei do cacau. Sabia que quando você toma chocolate quente regularmente, pode aumentar a espessura, densidade e hidratação da pele? Pode fazer parte dos seus líquidos diários.
Minha dica número 5- tem que dormir bem
O sono é o momento em que o corpo se regenera, incluindo a pele. Durante o sono, o fluxo sanguíneo para a pele aumenta, ajudando na reparação de danos e na produção de novas células.
A privação de sono, por outro lado, pode resultar em olheiras, pele pálida, e, a longo prazo, mais rugas.
Estudos mostram que pessoas que não dormem o suficiente são percebidas como menos saudáveis, menos atraentes, e mais cansadas.
E não é só aparência: o sono insuficiente aumenta o estresse oxidativo, o que pode acelerar o envelhecimento da pele. Para manter sua pele no melhor estado possível, o ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite.
E antes de eu falar sobre os suplementos e cremes e que funcionam para pele
Minha 6a dica- reduza o estresse.
O estresse também é vilão para a sua pele.
Quando você está estressado, seu corpo libera cortisol, o que pode quebrar o colágeno e afetar a capacidade da pele de se regenerar. Isso pode levar ao aparecimento de rugas, acne, e uma aparência geral mais envelhecida. Além disso, o estresse constante pode aumentar a inflamação, piorando condições como eczema e psoríase.
Pense na aparência dos presidentes dos Estados Unidos. Por exemplo, o Obama. O cara era bonitão. E quando ele saiu, pareceu que envelheceu 20-30 anos em 2 mandatos.
Se o estresse pode fazer isso com alguém em apenas alguns anos, imagine o que ele pode fazer ao longo de uma vida. Então, tem que cuidar dessa parte também.
Vamos agora passar para a Rotina de Cuidados diários da sua pele…
Mas primeiro, quero falar que de nada adianta ir na farmácia e comprar um creme de 200 reais se você não fizer tudo que eu acabei de falar: Se proteger do sol, não fumar, comer direito, se hidratar, dormir bem e controlar o estresse.
Fazendo tudo isso, beleza.
O que funciona para a rotina diária?
1º Protetor solar funcional!
A base de qualquer rotina de cuidados com a pele deve ser a simplicidade e a consistência
O protetor solar é o item mais importante que você pode usar todos os dias, não importa se o dia está ensolarado ou nublado. No mínimo FPS 30.
Lembre-se de aplicá-lo em todas as áreas expostas do rosto, pescoço e até nas mãos.
Prefira protetor solar em creme ao invés de spray – é mais fácil garantir que você cobriu tudo.
Evite protetores aerosóis, que são inflamáveis e além disso, a inalação desses químicos podem causar danos aos seus pulmões.
Em vez disso, opte pelos protetores minerais com dióxido de titânio ou óxido de zinco, que são mais seguros e não penetram na corrente sanguínea como os químicos tradicionais.
2º Uso de Retinoides à Noite
Os retinóides ajudam a reparar os danos sofridos pela pele durante o dia. Um dos mais eficazes é o retinol que pode aumentar a produção de colágeno, reduzir rugas e melhorar a textura da pele. Pode dar uma iirritaçãozinha inicial, então comece usando-o duas a três vezes por semana, aumentando gradualmente a frequência conforme você se adapta.
3ª nicotinamida tópica
Muitos cosméticos tem mais efeito placebo que evidências comprovadas. A niacinamida é uma exceção. É um derivado da vitamina b3 que pode melhorar a elasticidade da pele, reduzir rugas e manchas e aquela aparência amarelada do envelhecimento. Os retinidos são mais eficazes, mas a niacinamida não irrita a pele, então tem essa vantagem.
E também A vitamina C é um poderoso antioxidante que pode ser aplicado diretamente na pele para ajudar a combater os danos causados pelos radicais livres e melhorar a luminosidade da pele. Opte por um serum de vitamina C a 10% ou mais, aplicando-o pela manhã antes do hidratante e do protetor solar.
Suplementos de colágeno funcionam para a pele?
A maioria das alegações sobre seus benefícios não têm evidências científicas.
A maioria dos estudos foi financiada por fabricantes de suplementos, e a qualidade é limitada e contraditória.
Uma revisão de 2022 intitulada "Myths and Media in Oral Collagen Supplementation for the Skin, Nails, and Hair" no Journal of Cosmetic Dermatology concluiu: "Os dermatologistas devem estar cientes das alegações infundadas sobre o colágeno feitas pelas empresas... [que] superam qualquer evidência atualmente apoiada pela literatura," e, dada a insuficiência de evidências, "o colágeno não pode ser recomendado rotineiramente..
Métodos comprovados, como o uso de protetor solar, parar de fumar e uma dieta saudável, são muito mais eficazes para melhorar o colágeno da pele.
É isso! O mais importante é lembrar que a saúde da sua pele está em suas mãos. Pequenas mudanças nos seus hábitos diários podem fazer uma grande diferença, e o melhor momento para começar é agora!
Meu nome é André Wambier, cardiologista, e esse é o cardiodf.com.br
Muito obrigado!
https://www.medicalnewstoday.com/articles/317151