Losartana/Enalapril no Covid-19, suspender ou não?
Olá,
Hoje iremos falar sobre um dos assuntos que nós cardiologistas fomos muito questionados nos últimos 5 meses. Será que se eu uso um inibidor da enzima conversora de angiotensina: captopril, enalapril, ramipril, brindopril ou se eu uso um bloqueador do receptor da angiotensina: Losartana, valsartana, telmisartana, candesartana, omezatana, eu devo suspender essas medicações porque se eu for infectado pelo coronavírus eu vou ter uma infecção mais grave? Então, essa pergunta surgiu por volta de fevereiro/março, quando iniciava o avanço da pandemia na Europa e nós fomos muito perguntados por colegas de outras especialidades e por paciente se deveriam ou não suspender ou trocar essas medicações.
Em março mesmo a sociedade europeia de Cardiologia havia publicado uma nota onde esses rumores não deveriam ser levados em conta, até mesmo porque essas medicações são usadas por milhares de pessoas no mundo todo, tanto no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e de condições importantes do ponto de vista cardiovascular, mas de qualquer maneira surgiu uma dúvida no ar e alguns estudos observacionais foram publicados como um que foi publicado no New England Journal of Medicine em junho mostrando que essas medicações não afetariam, não agravariam as infecções pelo coronavírus e na semana passada, na última semana de agosto de 2020, foi publicada uma meta-análise com mais de 28 mil pacientes que teria mostrado que essas medicações não causariam infecções mais graves pelo coronavírus.
Foi levantado esse questionamento por que o coronavírus atua na célula através de receptores que são ligados a esse receptor da angiotensina na célula. No entanto, hoje foi um dia muito importante, hoje, 1º de setembro de 2020, que o doutor Renato Lopes, que é um brasileiro, professor da Duke University juntamente com o Instituto D'or de pesquisa e com o Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica apresentou um dos trabalhos mais esperados do Congresso Europeu de Cardiologia Virtual 2020, o Brace Corona Trial, e esse Brace Corona Trial ele foi justamente o primeiro estudo randomizado. O que é o estudo randomizado? É o estudo onde os pacientes são aleatoriamente escolhidos para uma intervenção ou outra intervenção, ou uma intervenção e o grupo controle, no caso um braço continuava usar essas medicações que nós citamos e o outro braço do estudo suspendia essas medicações. E qual era o objetivo do estudo? Avaliar se em 30 dias os pacientes estavam vivos ou/e em alta hospitalar. E qual foi o resultado mostrado no estudo? O estudo avaliou muito mais pacientes que usavam os bloqueadores da angiotensina como losartana, valsartana, etc. Em torno de 80% e 20% os inibidores da ECA como enalapril ou ramipril, e o estudo mostrou que esses pacientes tanto dos que suspenderam quanto os que mantiveram essa dedicação tiveram o mesmo desfecho a mesma taxa de mortalidade e a mesma taxa de alta em 30 dias. Então o estudo concluiu que é seguro usar essas medicações, o que nos deixou extremamente felizes, porque, na verdade, milhões de pessoas no mundo inteiro usam essas medicações para hipertensão, insuficiência cardíaca, então é muito importante que essas pessoas continuem usando essas medicações e agora com esta meta-análise que sai na semana passada com mais de 28 mil pacientes de estudos observacionais e com o trabalho randomizado que foi apresentado hoje no Congresso Europeu nós podemos ficar tranquilos em continuar essas medicações, um grande abraço e até o próximo vídeo.
https://cardiodf.com.br/saude/arritmia-sinusal-tem-cura-grave-o-que-isso
https://cardiodf.com.br/saude/taquicardia-sinusal-grave-normal-o-que-taquicardia-sinusal