HIPERTENSÃO ARTERIAL: QUAL O VALOR DE PRESSÃO ALTA?

Olá,

Você sabe a partir de qual valor de pressão arterial é considerado hipertensão arterial? Sabe? Responda embaixo nos comentários.

É, realmente a pergunta é capciosa, engana-se aquele que acha que é uma pergunta simples.

Por quê?

Depende de onde estamos nos baseando.

Diretriz Americana de Hipertensão, 2017

Se formos nos basear na diretriz americana de 2017, hipertensão é a medida a partir de 130 mmHg de pressão sistólica ou a partir de 80 mm de mercúrio de pressão diastólica, ou seja, maior ou igual a 13/8.

Então, baseado nessa diretriz que uma pressão normal é até 12/8 uma pressão elevada ou uma pré-hipertensão ou a pressão sistólica entre 120 mm até sentir 129 mm.

Hipertensão estágio 1, entre 130 mm até 139 mm e/ou a diastólica entre 80 até 89.

Hipertensão estágio 2 maior ou igual a 140 mm e/ou maior igual a 90 mm de mercúrio de diastólica.

Diretriz Européia de Hipertensão, 2018

E o que diz a Diretriz Europeia (ESC) 2018? Uma pressão normal é menor que 129 mmHg por 84 mmHg, uma pressão normal-alto é entre 130 mm e 140 mm de pressão sistólica e sendo que a hipertensão começaria nesse consenso a partir de 140 mm por 90 mm, o estágio 1 e o estágio 2, 160 mm de sistólica e 100 mm de diastólica.

E a diretriz brasileira, o que diz?

Diretriz Brasileira de Hipertensão, 2016

A 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão informa que hipertensão no consultório começa a partir de 140 mm por 90 mm, a mesma da diretriz europeia, com algumas divergências.

Também temos que levar em conta que a hipertensão residencial tanto a MAPA quanto a MRPa, que é aquela medida em casa, aquelas que você vai lá e mede em casa, tem valores um pouco mais baixos. Na diretriz brasileira classificamos também em pressão normal a pressão até 120/80 e também dividimos a representação em Estágio 1, Estágio 2 e Estágio 3, que é aquela acima de 180mmHg de sistólica ou 110mmHg de diastólica.

Por que é importante diagnosticar e tratar corretamente a Pressão Alta?

Por que a gente precisa saber dos valores de pressão se na maioria das vezes a hipertensão é assintomático ou seja silenciosa? Simplesmente porque a hipertensão é o principal fator de risco cardiovascular e doença cardiovascular no Brasil, é a que mais mata. Dados americanos de 2015 dizem que a hipertensão arterial estava presente em quase 70% dos pacientes com o primeiro episódio de infarto agudo do miocárdio, em 77% dos episódios de AVC, 75% daqueles que tinham insuficiência cardíaca e 60% daqueles que tem entupimento nas pernas, a doença arterial periférica crônica. Além disso, a hipertensão é responsável por quase metade das mortes cardíacas. Então, se você tem pressão alta, trate corretamente. Meu nome é André Wambier, cardiologista. Esse é o Cardio DF (cardiodf.com.br). Siga a gente no YouTube, Facebook e no nosso site, muito obrigado!