Arritmia Sinusal Tem Cura? É grave? O que é isso?

O que é arritmia sinusal?

Muitas mães e muitos pais devem ter se deparado com um eletrocardiograma ou com o holter de seus filhos com o termo arritmia sinusal ou mesmo o adolescente ou adulto jovem já teve esse diagnóstico de arritmia sinusal, mas e aí o que é arritmia sinusal? É motivo de preocupação? Bom, nosso coração é regido eletricamente pelo nó sinusal que é o marcapasso natural do coração e está localizado na parte alta de uma região chamada átrio direito então o ritmo se é sinusal é o ritmo normal.

Arritmia sinusal é grave?

Provavelmente não! A arritmia sinusal em crianças, adolescentes, adultos jovens é algo completamente esperado e normal.


Normalmente a arritmia sinusal tem a ver com as fases da respiração. Quando o jovem ou a criança inspira, a frequência cardíaca eleva levemente; quando ele expira, a frequência cardíaca abaixa um pouquinho dando uma pequena diferença de frequência cardíaca entre 2, 3 ou 4 batimentos consecutivos.

Então, se você for jovem ou criança com esse diagnóstico não se preocupe.

Quando a arritmia sinusal pode indicar alguma doença?

Nos idosos, ao contrário das crianças e adolescentes,a situação é um pouquinho diferente, pois, às vezes, o eletro pode ter a mesma aparência, o holter pode se assemelhar, mas o mais comum é que seja uma degeneração do sistema elétrico de condução pela idade mesmo, que a gente chama de disfunção sinusal ou doença do nó sinusal. Nesse caso dos idosos requer uma investigação mais pormenorizada, pois pode ser que alguns casos precisem de algumas condutas diferenciadas. 

Espero que vocês tenham gostado do vídeo. Se gostaram curtam, comentem, compartilhem e um grande abraço. Até o próximo!

https://cardiodf.com.br/saude/taquicardia-sinusal-grave-normal-o-que-taquicardia-sinusal

Como é o ECG da arritmia sinusal?

Postamos abaixo um eletrocardiograma da arritmia sinusal. Veja que, no início do ECG a frequência cardíaca acelera. Isso é devido o paciente ter inspirado. No meio do eletrocardiograma a frequência cardíaca reduz (bradicardiza). Isso é devido o paciente ter expirado. Depois, novamente o paciente inspira e a frequência cardíaca volta a acelerar.

Eletrocardiograma de arritmia sinusal

Eletrocardiograma de arritmia sinusal

Quem tem arritmia sinusal mais frequentemente?

A arritmia sinusal é uma arritmia frequente, especialmente em crianças e adolescentes.  Ela é correlacionada ao que chamamos de arritmia respiratória ou fásica, ou seja, quando o paciente inspira a frequência cardíaca sobe; quando o paciente expira, a frequência cardíaca reduz. Como é acompanhada com o ciclo respiratório, os pacientes não sentem nada, sendo portanto, assintomáticos.

Quais sintomas da arritmia sinusal?

Quando pensamos na palavra arritmia, logo vem em mente os sintomas dela: batimentos no peito, aceleração cardíaca, taquicardia, mal estar no peso, peso, falta de ar, vertigem (tontura), síncope (desmaio), mal estar inespecífico. Porém, no caso da ARRITMIA SINUSAL esses sintomas não aparecerão, sendo, na grande maioria das vezes, assintomática!