COMO MELHORAR a CIRCULAÇÃO e SE LIVRAR das VARIZES NAS PERNAS (e evitar trombose)

As varizes incomodam muita gente.  Se você deu uma olhada na sua perna e ficou chateada porque viu alguns vizinhos ou, mesmo está cheia de varizes e você não sabe o que fazer, saiba que você não está sozinho. Praticamente 40% dos adultos convivem com elas, sendo que as mulheres têm mais propensão de terem varizes.

 E para algumas pessoas isso atrapalha bastante, porque tornam um impedimento para vestir um maiô ou biquini ou mesmo um short ou bermuda. 

Nesse post eu vou  esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre varizes: o que são varizes e por que elas aparecem, quais os tipos de varizes, quais os sintomas quais as complicações que podem ocorrer para quem tem varizes, quais os tratamentos e como prevenir as varizes. Então, se você tem varizes, vale a pena assistir até o fim.

O que são varizes?

Primeiro tenho que falar das veias:

O coração bombeia o sangue pelas artérias e as veias trazem o sangue de volta ao coração.

E para que o sangue retorne ao coração as veias das pernas não agem sozinhas, os músculos das pernas — as panturrilhas— devem trabalhar em conjunto com as veias para impedir que o sangue fique represado lá embaixo.

Então as veias têm válvulas  dentro delas- que são como portas— que abrem e fecham para manter o sangue fluindo em direção ao coração. 

As varizes são causadas por válvulas fracas, incompetentes, dentro das veias, que fazem com que o sangue flua para trás e se acumule nas pernas ao invés de retornar.

Com as válvulas incompetentes, as veias se tornam contorcidas e dilatadas, dando aquele aspecto característico das varizes. 

Qualquer veia superficial pode tornar-se varicosa, mas as veias mais afetadas são as das pernas.

Porque ficar de pé e andar ereto aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo. Uma curiosidade aqui- os animais quadrúpedes não têm varizes.


Quais são os tipos de varizes?

3 tipo de varizes:

  1. Varizes tronculares

São as maiores muito contorcidas dilatadas, como se fossem troncos de árvores-  

Esse é o tipo mais perigoso, pois aumenta risco de coágulos no interior das veias podendo causar trombose venosa profunda e flebites. 

por isso ou podem ser superficiais, as telangectiasias e veias reticulares ou microvarizes. 


O 2o tipo - Varizes reticulares

São aquelas que têm menos que 4 mm e têm uma coloração azulada ou esverdeada. E também podem dar complicações, como o sangramento. 


E o 3o tipo-  Os vizinhos ou aranhas vasculares

Têm uma cor mais avermelhada e tamanho menor e, como o nome diz, têm aspecto semelhante às teias de aranhas e causam preocupação estética— que fazem com que a mulher evite usar saias e o homem não use bermudas.  


 Quais são os Sintomas das varizes? 

Algumas pessoas não sentem dor mesmo tendo varizes. Na verdade as varizes começam muito antes dos sintomas. Elas vêem as veias roxas ou azuis nas pernas, torcidas ou salientes, mas, para elas é só estético. 

  • Mas outras pessoas tem sintomas dolorosos

  • Uma sensação de perna pesada, ardor, latejamento especialmente no final do dia

  • Pode ter cãibras 

  • Ou inchaço nas pernas, tornozelos e pés (e esse inchaço pode parar ao ficar muito tempo sentado ou muito tempo de pé).

  • Coceira ao redor das veias

  • Mudança da cor da pele - pode ser mais escura, a dermatite ocre, que por causa do extravasamento da hemoglobina das veias para a pele provocando uma irritação na pele e “tatuando” a pele. 

  • Descoloração da pele ao redor de uma veia varicosa 

  • Feridas nas pernas 

  • Erupções na pele  

  • Dificuldade de cicatrização das feridas. 


E por que se formam as varizes? Quais as causas?


1o, disparado é o fator genético. Se um dos pais tiver varizes, o risco do filho de ter é de 80%.


Outro fator importante é a idade. O envelhecimento causa desgaste nas válvulas nas veias formando as varizes. 

Ser mulher- As mulheres são mais propensas a desenvolver a condição  porque os hormônios femininos tendem a relaxar as paredes das veias.

Além disso pílulas anticoncepcionais, a gravidez, a menopausa e terapia de reposição hormonal, tudo isso ajuda a causar varizes.

 Obesidade porque estar acima do peso aumenta a pressão sobre suas veias e faz estourar as válvulas das veias. E a obesidade sobrecarrega todo o sistema cardiovascular, não apenas as veias.

Ficar de pé ou sentado por longos períodos de tempo. Seu sangue não flui tão bem se você estiver na mesma posição por longos períodos. 

Altura- um estudo da Universidade de Stanford descobriu que quanto mais alta a pessoa, maior o risco.


Quis são as complicações que as varizes podem causar?

A mais temida de todas, sem dúvida é a trombose venosa profunda

E realmente a TVP é uma condição séria onde há coágulos sanguíneos nas veias profundas. 

Quem tem varizes, especialmente as tronchares, tem um risco aumentado de trombose venosa profunda. Aumenta o risco em cerca de 5x. 


E quais os sintomas de trombose venosa profunda para você ficar atento.

A maioria das pessoas vai sentir que tem algo estranho na perna às vezes parece uma dor muscular.

Vai ter inchaço em uma das pernas

Dor ou sensibilidade na perna  que pode só acontecer quando fica em pé

 ou a pessoa caminha.

A perna pode estar mais quente do que o normal

A pele pode ficar mais vermelha ou descolorida

E as veias superficiais podem ficar maiores do que o normal

E vale a pena alertar que uma trombose venosa profunda aumenta o risco de tromboembolismo pulmonar, onde o coágulo se desprende da perna e chega até o pulmão  causando taquicardia, falta de ar, sudorese, dor no peito e é muito grave e pode levar à morte.

A outra complicação frequente das varizes é o sangramento. Ocasionalmente, veias muito próximas à pele podem se romper, estourar. Isso geralmente causa apenas pequenos sangramentos. E se acontecer isso pressione o vasinho com força durante alguns minutos até estancar, e se não parar, procure um pronto-socorro.

E outra complicação mais comum em quem insuficiência venosa há muitos anos são as úlceras. As as úlceras normalmente são dolorosas e podem se formar na pele perto de varizes, particularmente perto dos tornozelos. Uma mancha descolorida na pele geralmente começa antes da formação de uma úlcera. Se você perceber essa mancha, procure um cirurgião vascular antes que forme a ulcera.


Como previnir as varizes?

Você pode prevenir varizes? 

Mesmo que sua genética seja musculosa, há coisas que você pode fazer para evitá-las. 

Manter um peso saudável. Se você está com sobrepeso ou obeso, perca peso! Perder peso reduza aquela pressão excessiva nas veias das pernas e pés. 

Se mexa! Evite ficar sentado ou em pé por períodos prolongados para estimular o fluxo sanguíneo.

Evite sapatos de salto alto. Usar salto alto por períodos prolongados pode dificultar a circulação da perna. Sapatos baixos são melhores visto que melhoram o tônus muscular da panturrilha. 

Coloque suas pernas para cima se tiver dor ou ficarem inchadas. Manter as pernas elevadas por meia hora por dia faz com que o sangue siga o seu fluxo normal ao coração.

Use meias elásticas de média compressão se for ficar muito tempo de pé, como os cirurgiões fazem.  Elas colocam pressão suficiente nas pernas para que o sangue possa fluir mais facilmente para o coração e também diminuem o inchaço. 


E qual o tratamento para as varizes?

Tudo que eu acabei de falar exercícios, elevação das pernas ou uso de meias de compressão podem aliviar a dor das varizes e evitar que elas piorem.

Antigamente, na Roma antiga o tratamento consistia em derrubar óleo quente sobre as varizes para fazer elas desaparecerem- imagine a dor e o tamanho da cicatriz…

Hoje, ainda bem, temos diversos tipos de tratamentos, menos dolorosos e mais eficazes.

Temos os remédios e cremes que são mais para melhorar sintomas do peso, inchaço e até reduz o aparecimento das úlceras. Esses medicamentos ajudam a aumentar o tônus venoso e diminuir a dilatação das veias, melhorando a circulação venosa.

Medicamentos para varizes:
Os principais são:

Hesperidia e diosmina

A hesperidia e diosmina são flavonóides derivados de frutas cítricas- limão, laranja. Pode ajudar as veias a funcionarem melhor (mas claro, não vão melhorar as válvulas defeituosas) e também reduzem inflamação. Servem para tratamento para hemorróidas. Tem que ser prescrito pelo seu médico, visto que  aumenta o sangramento, então antes de uma cirurgia é importante suspender.

Hidrosmina

Também é um flavonoide, mas sintético.

Melhora inchaço e a sensação de peso e a dor local, sendo o efeito colateral mais comum a dor de estômago.

E a  Castanha da índia

A castanha da índia também tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, reduz o edema, serve para hemorróidas.

Ela também tem ação venotônica, aumentando o tônus venoso, o que ajuda na circulação do sangue e também diminui a fragilidade e permeabilidade capilar. A castanha da índia pode ser consumida em cápsulas, que também deve ser ingerida conforme orientação médica.

á para aquele tratamento de Vasinhos que incomodam, 

Temos o tratamento com espuma- onde o oxigênio comprimido + o polidocanol que é um agente químico é injetado nos vasinho superficiais. Pode ser feito até no consultório do angiologista.

Temos a Escleroterapia com glicose-  onde o médico aplica glicose dentro das microvarizes.

E a Escleroterapia a laser escleroterapia  também para vasos pequenos. O laser age convertendo a energia luminosa em energia térmica, destruindo o vasinho, com um efeito praticamente instantâneo.


Já para as varizes maiores temos a cirurgia convencional, que é utilizada há mais de um século com segurança e eficácia. O cirurgião vascular faz pequenos cortes na pele onde ele consegue extrair as veias doentes. E a retirada da veia doente (por exemplo, a safena) não afeta em nada a circulação sanguínea, já que as veias estão doentes e não cumprem mais sua função. 

E também temos a ablação por radiofrência ou laser. Também são cirurgias  minimamente invasivas onde o médico introduz um catéter que queima a parede interna da veia defeituosa por meio do laser o da radiofrequência. O sistema possui energia suficiente para fechar as veias tratadas, selando-as e redirecionando o fluxo de sangue para as outras que estão saudáveis.


Importante:

Se você tem varizes que lhe incomodam procure um angiologista. Ele é o especialista que vai direcionar qual caminho você vai seguir.


Mesmo que você tenha feita cirurgia, as varizes podem retornar.

Em cerca de 20% dos casos a doença retorna em outras veias nos próximos 3 anos. Por isso é tão importante a prevenção- fazer atividade física, fortalecer a panturrilha que é uma força amiga, que empurra o sangue para cima. 

Use meia elástica ela aperta alguns pontos e melhora o retorno sanguíneo ao coração, além de reduzir a dor e  o inchaço.

Perca peso se você está acima do peso.

Corte o cigarro pois o cigarro faz um mal danado para sua circulação.

E coma direito, especialmente mais frutas cítricas, que naturalmente contém hesperidina e diosmina que melhoram o tônus das suas veias, além de terem vitamina C, que também ajuda na fragilidade capilar.

Cuide de si mesmo, pois isso ajuda não só na sua auto-estima (usando a roupa que você quiser e frequentando o lugar que desejar, mas também a sua saúde!


Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!