10 SINAIS DE QUE SEU FÍGADO ESTÁ INTOXICADO (e os chás mais perigosos para sua saúde)

10 Sinais de que o seu FÍGADO está INTOXICADO!

Você está tomando um chazinho para emagrecer ou um produto que queima calorias e está preocupado? Será que esse chazinho pode estar fazendo mal para o seu fígado? Será que pode causar hepatite fulminante, como aconteceu com aquela enfermeira em São Paulo?

Você sabe que muita gente toma suplementos, ervas na intenção de perder gordura e ganhar massa magra. Será que você e é uma delas?  Mas quais são os riscos desses compostos? Mesmo os naturais fazem mal?

Eu vou mostrar o que pode acontecer com seu corpo se seu fígado for sensível ou mesmo se você exagerar na dose. E olha, pode ter consequências gravíssimas a sua saúde, então fique atento. 

O que seu fígado faz?

O fígado é o verdadeiro órgão que desintoxica o corpo. Ele filtra tudo o que e entra no seu organismo: ele limpa o álcool, remédios, drogas, pesticidas, produtos químicos que você nem sabe que está entrando em contato. Ele processa tudo que é indesejado e expulsa em metabólitos tanto pela bile quanto pela urina.  

Para você ter uma ideia, ele filtra mais de um litro de sangue  por minuto. Porém alguns compostos podem inflamar e danificar seu fígado. Muitos deles tem a aura que desintoxica o fígado… veja só!

E alguns produtos — como o mortal “50 ervas emagrecedor” — é perigoso começando pelo nome— e está proibido no Brasil desde 2020 pela Anvisa. Uma pena que ainda é vendido clandestinamente e houve a fatalidade da jovem enfermeira, que precisou de um transplante hepático— e infelizmente o órgão foi rejeitado e veio a óbito.

O que é hepatotoxicidade?

Hepatotoxicidade é o termo médico para dano ao fígado causado por um medicamento, 

produto químico ou suplementos (incluindo ervas).

 

O que pode causar hepatotoxicidade (a toxicidade do fígado)?

Tem várias causas:

Medicamentos

Medicamentos até aqueles que você nem pensa que pode causar mal, como paracetamol e abrindo um parênteses, o paracetamol é um dos principais remédios que podem lesar o fígado.

Nos Estados Unidos, cerca de 2.000 casos de insuficiência hepática aguda ocorrem todo ano e dentre os remédios quase 40% é devido ao paracetamol.

Outros como ibuprofeno, naproxeno

  • Antibióticos

  • Antifúngicos

  • Vitaminas como niacina

  • Remédio para gota, o alopurinol

  • Quimioterápicos

  • Antiretrovirais  e muitos e muitos outros

Álcool

Saindo dos remédios, o álcool é hepatotóxico, e vai afetar o funcionamento do seu fígado.

Grande parte do álcool consumido é metabolizado no fígado. E o álcool pode causar esteatose hepática (que é fígado gorduroso), hepatite alcoólica e até cirrose.

Outras causas:  alguns produtos industriais, como solução de limpeza a seco pode afetar seu fígado.

E, alguns produtos naturais, fitoterápicos, incluindo chás, podem causar lesão hepática. Então não confie no rótulo fitoterápico como se fosse um carimbo de segurança— não é!

Quais chás fazem mal para o fígado?

Tudo depende da dose. “A diferença entre o remédio e o veneno está na dose”já falava Paracelso no século 16.

Vários chás, se consumidos em grande quantidade prejudicam o funcionamento do fígado. 

E também alguns estão crenças populares que dizem que alguns chás podem fazer bem como a carqueja que pode levar a hepatotoxicidade, além do risco comprovado de aborto.

Outros que você deve ficar preocupado:

  • Cavalinha- pode ter alterações hepáticas entre 3 e 18 semanas após o seu início sendo que a utilização prolongada pode levar a cirrose hepática. 

  • Kava Kava- vários relatos de hepatite aguda com essa erva, sendo que alguns com evolução para transplante hepático ou mesmo morte

  • Cáscara sagrada- que é usada como laxante. Pode causar hepatite colestático e até hepatopatia crônica

  • Erva de são Cristóvão

  • Poejo

  • Erva andorinha

  • Crotália

  • Confrei

  • Valeriana

  • Aloe vera (a babosa)

  • Efedra 

  • E até chá verde

    Veja, eu tomo chá verde quase todos os dias, mas sempre com moderação. O problema maior do chá verde é quando ele vem em forma de suplementos, e normalmente misturando com vários produtos na mesma fórmula.

    Tem um marketing do chá verde que ele pode queimar gordura, aumentar do metabolismo, prevenir o diabetes, redução do risco de câncer e prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer ou Parkinson. Mas não há evidências que e o chá verde seja um superalimento, que cura todas as doenças. Então, não exagere, e se você não gostar do sabor, não use na forma de suplementos, pois a dose de epicatequina e EGCG pode ser alta demais para seu corpo.


Existe algum tratamento com ervas que seja bom para o fígado?

Não- de acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia não está recomendado qualquer erva para tratamento de doença hepática visto que não há estudos que demonstrem eficácia e segurança.

E eu incluo o boldo aqui- em baixa quantidade pode ter um efeito hepatoprotetor, mas o chá de boldo em grandes quantidades, pode apresentar hepatotoxicidade, ser teratogênico (causar má formação no bebê), podendo levar ao aborto. 

Ah, mas eu só tomo de vez em quando o chá!

 Com qual quantidade ou frequência os chás e ervas começam a causar mal para o fígado?

Depende de cada pessoa e sua predisposição. Há casos de falência hepática com o uso do chá por uma única vez. Então, cuidado! Se você gosta de chás use chás seguros como chá mate, de gengibre, camomila, erva doce. Não precisa inventar moda.

E o que você faz para desintoxicar o fígado, então?

Como já falei, não é através dos chás.

  1. Evite o álcool, porque ele lesa seu fígado, fique de olho em medicações e suplementos, 

  2. Tem que emagrecer porque a obesidade causa doença hepática não alcoólica e pode levar até a cirrose.

  3. Foque na sua dieta, comendo bastante fibras, frutas, verduras, limitando açúcar, tomando muita água, 

  4. Evite infecções, especialmente as virais que podem afetar o fígado, como HIV, hepatites, citomegalovírus, Epstein Barr, dengue e covid.

Quais são os e sintomas de que seu fígado está intoxicado?

E isso é muito importante, porque diagnóstico precoce da doença hepática é muito importante pode evitar que você consuma mais daquilo que está fazendo mal, o remédio ou suplemento, dando tempo para seu fígado  se reparar.

Os sintomas de hepatotoxicidade incluem o seguinte: 

10- Icterícia (pele e olhos amarelos) 

Pele e olhos que parecem amarelados- e acontece por causa de muita bilirrubina, uma substância que circula no sangue.  O fígado filtra o sangue. Quando as hemácias são destruídas, o fígado deveria limpar essa bilirrubina, mas como ele não está funcionando direito, ela vai depositar na sua pele, nos seus olhos.

9- Irritação na pele e coceira

A icterícia vem frequentemente associada à coceira, pois a bilirrubina depositada na pele causa irritação.

E às vezes o paciente com hepatite tem uma icterícia leve, passando despercebido, mas ele tem muita coceira, difusa, aparentemente sem explicação.

8 -Dor da parte superior do abdome, parecendo estômago 

O seu fígado vai estar inflamado, a cápsula distendida e pode doer.

7- Perda de apetite

Se você está acumulando toxinas, você vai perder a fome

6- Febre 

Normamente baixa, associada a outros sintomas inespec;ificos

5- Nauseas e vômitos

Se você está intoxicado, vai ter náuseas e vômitos.

4- Fadiga

 Se o seu fígado está sendo lesado vai se sentir muito cansado. Também pelo acúmulo de toxinas causando pela encefalopatia

3- Urina escura

Urina escura por causa do excesso de bilirrubina. Então não vai só icterícia, pode dar urina escura, cor de coca-cola

2- Fezes claras

é chamada de acolia fecal,  sendo um sinal comum de hepatite.  A bilirrubina é a substância responsável pela coloração marrom das fezes. A ausência de excreção de bilirrubina no intestino provoca essas fezes claras

1- E até alteração mental como confusão e sonolência

Isso pode estar presente na encefalopatia hepática- a pessoa pode ficar confusa, concentração ruim, dificuldade de pensar .

 Isso porque o fígado não consegue limpar as toxinas do sangue como a amônia. E esse acúmulo de toxinas pode afetar seu cérebro e nervos.

Se você tiver algum desses sintomas, procure um médico imediatamente.

E o que é hepatite fulminante?

Também conhecida como hepatite aguda grave ou falência hiperaguda do
 fígado, a hepatite fulminante é uma condição de maior gravidade das doenças do fígado, podendo levar a morte. 

Esta é uma doença em que o indivíduo previamente saudável, em um prazo de dias ou semanas, fica profundamente doente. As células do fígado são danificadas  tão gravemente que não são mais capazes de funcionar. 

É o que houve com a enfermeira que tomou aquele chá. E a hepatite fulminante pode causar complicações graves, incluindo hemorragia, insuficiência renal e aumento da pressão no cérebro. E é uma emergência médica que requer hospitalização e dependendo da causa, a insuficiência hepática aguda às vezes pode ser revertida com o tratamento. Mas, em muitos situações um transplante de fígado pode  ser a única cura.  E a hepatite fulminante é reconhecida como prioridade máxima para transplante hepático.

Dicas Importantes para seu fígado:

Cuide do seu fígado! O fígado é um órgão muito importante e quando ele não funciona bem, vai afetar todo o seu corpo. Para prevenir a hepatite fulminante, lembre-se de que todo e qualquer medicamento deve ser usado com muito cuidado.

Várias ervas que as pessoas usam sem pensar produzem lesões no fígado justamente por ele ser o principal responsável pela excreção de substâncias tóxicas. A inflamação no fígado, as hepatites, causadas por essas substâncias podem ser assintomáticas, não tendo sintomas nenhum, e às vezes só é descoberta porque o médico pediu exames de sangue e viu que alteraram as enzimas hepáticas.

 Mas, em alguns casos, a pessoa pode ter sintomas. Nesses casos a o hepatite pode ter evolução benigna, ou na forma grave, em que seu prognóstico é sombrio e é necessário um transplante de fígado rapidamente, senão evolui a óbito. A hepatite fulminante acomete um percentual elevado dos indivíduos com hepatites agudas medicamentosas que desenvolvem icterícia e, desses, somente 20% sobrevivem sem um transplante. 

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!