ALIMENTOS QUE TE DEIXAM MAIS JOVEM e 5 SEGREDOS PARA TER UMA VIDA LONGA (e COM SAÚDE)


Você pode ter vida longa, se você comer direito

Você quer ter uma vida longa e mais saudável? Sabia que você pode ganhar mais de 13 anos na sua vida se comer da maneira correta? É isso um estudo recentemente publicado, na revista Plos Medicine sugere.

Mas qual é a maneira correta de se alimentar?

Será que você come direito?

E uma coisa interessante:  se você ajustar a sua dieta você pode ter ganhos na sua saúde independente da sua idade, e o mais importante, é simples de colocar em prática.

Quer fazer do alimento seu remédio? É aqui que você vai aprender isso. Comendo direito você vai melhorar de dentro para fora. Vai ter uma pele melhor, vai ficar mais alegre, vai ficar menos inflamado e vai ter mais energia. Eu vou dar as 5 dicas para você começar hoje a ter uma vida mais saudável.


Quais os lugares do mundo com o maior número de centenários?

Existem 5 lugares no mundo onde as pessoas ultrapassam os 100 anos com maior facilidade, documentado no livro Blue Zones ou zonas azuis— pelo jornalista da National Geographic Dan Buettner— vale a pena ler esse livro.

Quais são esses lugares: Okinawa, no Japão, Sardenha na Itália, Icaria na Grécia, Loma Linda na Califórnia e Nicoya na Costa Rica.

Okinawa (Japão):

é o lar das mulheres mais velhas do mundo, que comem muitos alimentos à base de soja e praticam tai chi, uma forma meditativa de exercício. Além disso os idosos fazem parte da comunidade e param de comer antes de se sentirem cheios.

Sardenha na Itália:

Especificamente a região de Oglisastra, é o lar de alguns dos homens mais velhos do mundo. Eles vivem em regiões montanhosas e normalmente trabalham em fazendas e bebem vinho tinto com moderação.

Icaria (Grécia):

é uma ilha grega onde as pessoas comem uma dieta mediterrânea rica em azeite, vinho tinto e vegetais.

Loma Linda (Califórnia):

Especificamente os Adventistas do Sétimo Dia: são um grupo de pessoas muito religiosas. Eles são vegetarianos estritos e vivem em comunidades muito unidas além de comerem muitas nozes e castanhas.

Península de Nicoya (Costa Rica):

A dieta é baseada em tortilhas de feijão e milho. As pessoas desta área realizam regularmente trabalhos físicos até a velhice e têm um senso de propósito de vida conhecido como “plano de vida”.


E o que tem em comum entre esses 5 lugares?

Embora seus estilos de vida sejam um pouco diferentes, eles têm uma dieta baseada em vegetais, fazem exercícios regularmente, dormem o suficiente e têm boas redes sociais, familiares e espirituais. 

Então, o estudo que acabou de sair, dia 8 de fevereiro de 2022 confirma o que o Dan Buettner já falava sobre as Blue zones: é possível você viver mais e ter maior qualidade de vida através da sua dieta.

O que foi considerada uma dieta ideal?

Uma dieta ideal teve uma ingestão maior de grãos integrais, legumes, peixes, frutas, vegetais e incluiu um punhado de nozes, reduzindo carnes vermelhas e processadas, bebidas açucaradas e carboidratos refinados. 

Uma mudança sustentada de uma dieta típica ocidental para a dieta ideal a partir dos 20 anos aumentaria em mais de uma década tanto para mulheres quanto para homens, até 14 anos a mais.  

Os maiores ganhos seriam obtidos comendo mais leguminosas, grãos integrais e nozes  e menos carne vermelha e carne processada 

A mudança de uma dieta típica para uma dieta otimizada aos 60 anos aumentaria o a vida em mais  8 anos, e mesmo aos 80 anos há ganho de mais de 3 anos de vida.  


Pronto para ficar mais saudável?

Aqui estão cinco maneiras para mudar sua dieta para melhor e isso vai dar o impulso para você viver mais — e não apenas viver mais, mas viver com saúde.


1a dica- PLANEJE SEU SUCESSO

Você quer emagrecer? Você tem que colocar uma meta. Tem que escrever isso- quero pesar 75 kg até dia 30 de março.

Quando você tem essa meta em mente, você vai querer cumpri-la. E como cumprir isso? Nós comemos o que nos cerca. Se você quer emagrecer e na sua geladeira tem um monte de guloseimas, você compra bolachas das mais variadas “para as visitas”, 

você não tem frutas na fruteira e sua gaveta de verduras está vazia, você não vai conseguir. Mude o seu ambiente alimentar— na sua casa, no seu trabalho. Deixe aquela meta bem visível e planeje com antecedência. 

Exclua comidas que você sabe que vai te engordar do seu alcance. Vá na feirinha perto da sua casa e compre frutas e verduras. Na hora do supermercado pule aquelas alas de balas, frituras, petiscos. Essas alas é para os outros, não para você. Você tem uma meta, e você vai atingir-la.

E se no seu trabalho não tiver comida saudável, leve lanches saudáveis. Alimente seu corpo e não coma por comer.

2a dica: Anote o que você está comendo

Muitos de nós comemos sem pensar, sem ter consciência do que colocamos na boca. 

É por isso que conhecer seus hábitos alimentares é muito importante para o seu sucesso. Não adianta só planejar no papel, você tem que colocar tijolo em cima de tijolo. E qual tijolo você está usando? Anote tudo o que você e come naquele dia, e coloque detalhes como hora, lugar que você está  e até emoções (estou meio chateado). 

E você não precisa comprar um diário alimentar. Você pode anotar no seu celular mesmo, e tem vários aplicativos que ajudam a fazer isso. 

E, muito importante, no final do dia, sente e olhe com um olhar de um treinador ou de um professor, tentando achar escorregões e o que pode fazer para melhorar isso.

E não tente ser perfeito quando começar a mudar a sua dieta, e sim, procure pequenos detalhes, padrões, que você possa melhorar e que podem, sim, ser sustentáveis. E no final da semana, dê uma olhada no todo e trace um plano sobre como você pode fazer para melhorar.

3a dica: Retire o açúcar da sua vida.

Eu fiz um vídeo sobre os 10 benefícios quando você para de comer açúcar e li comentários de pessoas que perderam 10, 15, 20 quilos só consertando esse detalhe. 

Os brasileiros comem quase o dobro do máximo recomendado, 30 kg de açúcar por ano.  E o açúcar piora sua pele, aumenta a oleosidade, a pele fica menos elástica e mais envelhecida, aumenta gordura no fígado,  causa inflamação no seu corpo, piora triglicerídeos, incha, desequilibra sua flora intestinal, aumenta risco de alguns tipos de câncer, tira sua energia e seus foco e aumenta o risco de demência.

Então, por que você está tomando esse veneno? Por causa da indústria alimentar que deixou nosso paladar infantil, que tem ânsia por açúcar o tempo todo? Eu falei em um vídeo sobre diabetes como explodiu a obesidade e diabetes recentemente. 

Em 1980 tinham 107 milhões de diabéticos e hoje, 537 milhões, um salto de 430 milhões de pessoas em 42 anos. Então, dê um basta. Corte na raiz.

Mas, se você não conseguir, dê um primeiro passo. Comece retirando o açúcar do seu café da manhã. O cafezinho- tome sem açúcar. No começo você vai achar intragável, mas, com o tempo, você vai se habituar. Se nenhum açúcar se tornar a regra, isso vai se tornar um hábito e você vai começar a apreciar. 

Faz uns 8 anos que eu cortei açúcar do meu café, e olha que eu tomo bastante café. E um bônus, uma coisa boa dessa prática é que hoje eu sei que café que é bom e qual é ruim. Um dos cafés que eu mais gostava, sem açúcar, tem gosto de serragem. 

Há tantos benefícios em cortar o açúcar desde a primeira refeição do dia: seu nível de açúcar no sangue fica estável; sua energia e criatividade permanecem altas durante o dia.

Começar com o café da manhã é um passo poderoso para a mudança.

4a dica: Coma menos (e se conseguir faça uma refeição sem carne)

Uma coisa importante para ter uma vida longa e saudável é não comer demais. Coma para viver e não viva para comer. É muito simples. 

Antes de você ficar satisfeito, pare de comer.

Eu sei que essa é mais difícil, mas diversos estudos em animais, mostraram que comer 30% menos (uma dieta restritiva) causa menos inflamação, menos reações auto-imunes, aumenta a vida e têm menos doenças relacionadas à idade do que aqueles que puderam comer à vontade. 

As atividades dos genes que tinham restrição de calorias pareciam com os genes de animais mais jovens. A restrição calórica é como um interruptor que afeta a atividade de muitos genes. 

Ah, eu não consigo.

Mas tente fazer do seu jantar uma refeição sem carne. Substitua a carne por salada e adicione lentilhas, feijões, grãos integrais como quinoa. Você vai dormir melhor à noite. 

Têm estudos que mostram que pessoas que comem mais carne à noite tem um sono menos restaurador, mais roncos, e menor duração do sono especialmente se a dieta for baixa em fibras e alta em gorduras. 

Mas se mesmo isso for demais para você, escolha carnes brancas (peixes e aves) especialmente no jantar para ter um sono mais restaurador.


E a 5a dica: Coma o que você gosta

Eu não canso de repetir nos vídeos que comer frutas e verduras é bom para nós, mas para a grande maioria das pessoas. não são os alimentos favoritos. 

Mas você tem que introduzir no seu cardápio, e para que isso se mantenha por muitos e muitos anos, você precisa se divertir comendo uma comida deliciosa e saudável. Coloque frutas na sua salada, na hora de fazer um churrasco, grelhe também um brócolis ou uma couve-flor, ou mesmo uma berinjela. É interessante, e as crianças gostam.

Descubra como você pode desfrutar aquele vegetal que você nunca curtiu. 

Tente receitas novas, varie, crie!


Importante:

A comida é apenas uma parte para você viver uma vida mais longa e saudável.


Outros hábitos também são importantes:

  1. Como fazer exercício físico- e você não precisa ir para uma academia se não se sente confortável ou se não tem dinheiro para isso. Caminhar, já serve! Movimente-se com mais frequência, 150 minutos de atividade física por semana é o mínimo que você deve fazer.  Pode ser bicicleta, pode ser dançar, pode ser musculação, natação, faça o que gosta, o que lhe faz feliz. Não vá fazer um negócio que você sabe que você vai desanimar em breve. Exercício é tão importante! Não só para seu corpo, mas para sua cabeça, melhora memória, reduz estresse.

  2. Evite o fumo e tente reduzir o álcool

  3. Tome mais água, e reduza o sal que você como, visto que a hipertensão aumenta risco de demência, aumenta risco de infarto e derrames.

  4. Durma bem  Aqueles que não dormem pelo menos 7 horas por noite são mais propensos a ter Alzheimer, déficit de atenção, depressão e correm mais risco de acidentes de trânsito.

  5. E, faça amizades e fique perto das pessoas que lhe fazem bem. A falta de interações saudáveis tem sido ligada ao declínio cognitivo e a um aumento de cerca de 50% risco de demência.  O isolamento social em cerca de 30% o risco de infarto e derrame.  Pessoas que têm amigos, mesmo poucos amigos íntimos, são menos propensas a desenvolver Alzheimer além de serem mais felizes e viverem mais. 


Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!