BEBA CHÁ DE LOURO TODOS OS DIAS e VEJA O QUE ACONTECE COM SEU CORPO (7 BENEFÍCIOS PROVADOS)

O que acontece quando você bebe chá de folhas de louro todos os dias

 

Olá!

Será que você deveria utilizar o chá de folhas de louro todos os dias? Quais os benefícios que essa planta milenar pode trazer para sua saúde e quais os possíveis malefícios?

 

É verdade que o louro  tem propriedades medicinais, como ser um estimulante digestivo e  ajuda a combater a inflamação no seu corpo— tirando suas dores, ou é apenas mito?

 

Pois é, nesse vídeo eu vou falar sobre essa erva milagrosa chamado louro. Quais melhorias você vai perceber em seu corpo se você começar a utilizá-la regularmente?

E no final eu vou ensinar como preparar o chá e a melhor maneira de consumi-lo, para você poder tirar o máximo de proveito das suas propriedades medicinais. Por isso, fique até o fim.

 

Mas antes, já vá curtindo o vídeo, se inscreva no canal para não perder as nossas dicas de saúde, e ative o sininho para não perder os nossos próximos vídeos.

 

E também é muito importante você difundir

esse conhecimento com seus amigos e familiares.

Porque quando o assunto é a sua saúde, a nossa saúde vale a pena compartilhar! Então compartilhe aí!

 

E me conta: Você faz partes das pessoas que incluem o louro na sua alimentação? Você toma chá de louro ou apenas utiliza como tempero do seu feijão? De que parte do Brasil ou do mundo você é? Escreva aí embaixo!

 

 

Vamos lá!

 

As folhas de louro são originárias da região do Mediterrâneo. Na Grécia antiga o louro era  valorizado como uma planta  milagrosa que simbolizava a proteção e a presença de Apolo, o deus da cura, da música e da profecia. Por ser bonito e atlético, o deus Apolo até hoje é associado à ideia de beleza.

Os gregos utilizavam o louro em cerimônias religiosas, rituais e festivais.

Tanto que os vencedores dos antigos jogos Olímpicos recebiam uma coroas feitas de folhas de louro como símbolo da vitória e de reconhecimento dos deuses.

Os romanos também mantiveram esse mesmo simbolismo, sendo que essa coroa de louro era oferecida a pessoas importantes como militares vitoriosos, imperadores e poetas.

E claro, eles usavam o louro na culinária (nos molhos, ensopados, conservas), e também de forma medicinal. Os gregos acreditavam que o louro tinha propriedades estimulantes e tonificantes,  tratando um monte de doenças como como problemas digestivos, dores de cabeça, infecções respiratórias e até reumatismo.

E será que os antigos estavam certos de usar o louro como remédio? Sim! Hoje, as folhas de louro encontramos em qualquer supermercado. E como eu sempre digo, há muitas coisas que podemos fazer para melhorar nossas vidas e principalmente, nossa saúde.

E várias dessas são mudanças simples e acessíveis, como colocar mais ervas como tempero na sua comida, mais frutas e verduras na dieta e tirar coisas que fazem mal como açúcar e alimentos ultraprocessados que inflamam o seu corpo.

Porém existe alguma evidência científica que apóiem o que os antigos achavam sobre o louro, ou será que ele serve só como tempero para deixar seus pratos mais saborosos?

Vou dizer os 7 motivos pelos quais o louro deveria fazer parte do seu dia-a-dia!

 

Benefício número 7-

O louro pode melhorar a sua digestão:

Se você sofre de má digestão - sua digestão é péssima, fica com estômago alto, estufado. O louro pode lhe ajudar.  Suas folhas tem compostos naturais, como o eugenol, que possuem efeitos carminativos, que significa antiflatulência, ou seja, ajudam a aliviar gases e reduzir a sensação de inchaço.

Sem contar que o eugenol estimula a produção de enzimas digestivas no seu corpo, deixando sua digestão mais eficiente.  Além disso, como você vai ver para frente, o louro possui propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a acalmar a irritação e o desconforto no sistema digestivo.

 

Benefício número 6- O louro  pode fortalecer o seu sistema imunológico

Se você sofre de infecções recorrentes, sempre pega todas as gripes e resfriados que aparecem— tem baixa imunidade— o louro seria uma erva intereassante a ser considerada.

O louro contém vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, vitamina A, ferro, zinco e potássio, que são importantes para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Além disso tem efeitos antivirais, antibacterianos e antifúngicos em estudos de laboratórios.

Como o louro é rico em polifenóis, eles ajudam a combater estresse oxidativo e neutralizar os radicais livres, que enfraquecem o sistema imunológico. E também tem estudos mostrando que o louro pode agir como prebiótico, aumentando o número de colônias intestinais de Lactobacillus e bifidobacterium, podendo ajudar com sua imunidade.

Portanto, pense com carinho em introduzir o louro nos seus pratos, ou aumentar a quantidade dele.

 

Benefício número 5- O louro pode ter um efeito calmante

As folhas de louro contem linalol, que possui propriedades relaxantes e podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Além disso o aroma do louro pode ter efeitos positivos na saúde mental e emocional. Você pode utilizá-lo na aromaterapia estimulando sensações de relaxamento e bem-estar.

Acredita-se que o aroma do louro tenha propriedades terapêuticas que possam acalmar a mente e promover uma sensação de tranquilidade. Você pode fazer de várias maneiras: como óleo essencial de louro adicionando algumas gotas do óleo a um difusor de aromas, ou mesmo em compressas—

embebendo uma toalha limpa em água morna com gotas de óleo essencial de louro ou com o próprio chá do louro ou mesmo através de massagens ou inalação direta.

Mesmo um chazinho de louro é um ritual de autocuidado, um momento de pausa e relaxamento em meio ao caos do dia-a-dia.

Benefícios número 4- o louro pode ajudar a desinflamar seu corpo

Se você sofre com dores articulares, dor lombar, precisa tomar muitos analgésicos e anti-inflamatórios (melhor sempre evitar antiinflamatórios, tá, porque pode inchar, aumentar a sua pressão e dar problemas renais).

Troque por louro!

O louro é rico em eugenol, que tem propriedades antioxidantes, combatendo radicais livres que podem causar danos às suas células e contribuir para o envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças. Além disso, o eugenol também tem sido associado a outros benefícios potenciais, como atividade anti-inflamatória, analgésica e antimicrobiana.

Sem contar que o louro pode modular seu sistema imunológico,  ajudando a regular a resposta inflamatória do corpo. Uma resposta imune desregulada pode contribuir para a inflamação crônica, e o louro pode ajudar a equilibrar essa resposta. 

Benefício número 3- Pode aliviar problemas respiratórios

Além de aumentar a sua imunidade, desinflamar seu corpo e ter uma ação antiviral e antibacteriana, se você fizer uma inalação do aroma  do louro, por meio de chás, vapor ou óleos essenciais, pode ajudar a abrir suas vias aéreas, promover uma sensação de bem-estar e aliviar sintomas como congestão nasal e tosse.

Acredita-se que o aroma do louro possa ter propriedades descongestionantes e expectorantes, fluidificando o catarro e dando uma sensação de alívio e bem estar para aquelas pessoas que sofrem com problemas respiratórios.

 

Benefício número 2- Pode ajudar no seu açúcar do sangue

Alguns estudos indicam que o louro pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser benéfico para pessoas com diabetes ou pré-diabetes porque o louro pode ajudar na redução da resistência à insulina.

Tem um estudo onde foi dado 3 g de folhas de louro em pó (em forma de cápsulas) para um grupo pequeno de diabéticos onde, após 30 dias, houve uma redução significativa dos níveis de glicose, colesterol ruim, triglicerídeos além de um aumento do colesterol bom.

Benefício número 1- Pode ajudar na saúde do seu coração

Como eu já falei, o louro tem propriedades antioxidantes que protege o sistema cardiovascular, reduz a inflamação do corpo, que ajuda a reduzir a progressão da aterosclerose e o louro tem ácido cafeico que ajuda a melhorar o colesterol, reduzir os triglicerídeos e aumentar o HDL, tudo isso ajudando

Além disso o louro tem um pouco de cumarinas, que têm propriedades anticoagulantes — por isso, se você for fazer uma cirurgia, melhor evitar louro alguns dias antes. Por tudo isso, ajuda a proteger na saúde do seu coração.

 

E quais os riscos do louro?

Como sempre digo, evite o consumo exagerado do louro. Não é porque o louro faz bem que você vai tomar chá de louro o tempo todo. Tem um caso na literatura de uma mulher que teve hepatite fulminante por causa do excesso de louro. Não é porque é uma erva, algo natural, que não pode ter seus efeitos colaterais. Também pode interagir com remédios.

Se você toma muitos medicamentos, tem um problema de saúde específico, converse com seu médico. Claro que uma xícara de chá de louro dificilmente fará mal para você .

Tem algumas pessoas que é melhor evitar, como grávidas, mulheres que estão amamentando e crianças pequenas, menores de 2 anos.

E vi que houve alguns casos de engasgos com folha de louro na comida e até de perfuração intestinal- porque as folhas de louro são duras, fibrosas e tem aquele cabinho duro, que pode lesar alguma parte do seu trato gastrintestinal.

Qual a melhor maneira de você prepara o louro para ter o máximo de benefícios.

Melhor evitar suplementos. Hoje, temos suplementos de tudo, mas a dose às vezes fica muito alta, e pode lesar até seu fígado. Então a melhor maneira é na sua comida, como tempero mesmo.

Ou você prepara sua comida com o louro e depois retira-la do feijão, ou da sopa, ensopado, porque realmente uma criança ou um idoso pode se engasgar com a folha do louro ou você tritura, bate no liquidificador, deixa ela em pó e coloca na sua comida. 1- 3 gramas de louro na comida, não vai ser exagero. O problema é exagerar!

Como preparar o chá do louro?

Você resolver relaxar um pouco ou cuidar mais de si mesmo.

A receita básica é 4 folhas de louro em 500ml de água. Deixe a água ferver por alguns minutos para liberar todos os sabores e nutrientes do louro.

Quando desligar o fogo, deixe as folhas em infusão durante 10-15 minutos.  Você pode tomar o chá de louro quentinho, que pode auxiliar mais na digestão, ou colocar uns cubos de gelo e tomar frio. Melhor não adoçar, mas, se achar impossível, utilize um pouco de mel.

E uma pergunta frequente: folhas frescas ou folhas secas de louro, qual a melhor?

Quando as folhas frescas de louro são colhidas, elas possuem uma maior concentração de óleos essenciais, como o eugenol e o linalol, que são responsáveis por aquele cheiro característicos.

À medida que as folhas secam, parte desses óleos essenciais pode evaporar, resultando em um aroma menos intenso. Mas, é muito mais fácil você encontrar folhas secas de louro que folhas frescas. E os estudos com louro são com folhas secas.

É isso!

Consuma com moderação e aproveite  louro, desfrutando dos seus benefícios! Saúde para você

Gostou do vídeo?

 

Lembre de curtir e  compartilhar para que mais pessoas tenham esse conhecimento.

 

E qual vai ser o próximo vídeo que vai assistir?

 

Vou deixar 2 recomendações aqui ao lado =

Meu vídeo sobre ora-pro-nóbis que eu falo tudo sobre esse superalimento

E Meu vídeo que eu acho um dos melhores do canal- sobre chá de alecrim, na minha opinião um dos melhores chás de todos.

 

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

 

Lembre-se de se inscrever.

E até o próximo vídeo.

Muito obrigado!