BAIXE A PRESSÃO ALTA COM ESSA MUDANÇA FÁCIL (pressão arterial/hipertensão)

Você é hipertenso, será que vale a pena trocar o sal de cozinha por substitutos de sal? Será que é seguro? Teria algum impacto na sua saúde? Será que é melhor ou pior?


A hipertensão atinge mais de 30 milhões de brasileiros, e é considerada a doença de maior prevalência no Brasil. E é silenciosa e pode comprometer não só o coração, mas também outros órgãos como rins, cérebro. E, segundo o ministério da saúde apenas 10% fazem controle adequado dos níveis pressóricos. Por isso, se você tem hipertensão, ou alguém da sua família é hipertenso, vale a pena prestar atenção e assistir até o final, porque eu vou dar as dicas de como melhorar a pressão.


O que é substituto de sal?

Será que é sal do himalaia, sal grosso, sal marinho, sal negro?

Não, todos esses são variedades de SAL. E já se sabe, por pesquisas feitas na USP e no mundo todo, que esse tipo de sal não traz benefícios nutricionais e à saúde. Claro, se você quiser fazer uma comida mais requintada, gourmet, o sal rosa, sal negro, flor de sal, dá aspecto bonito à comida. 

Mas, você vai pagar o preço- que é salgado. Um kilo de flor de sal custa mais de 85 reais. Vale a pena?

O que é o substituto de sal, então?

É o sal light, aquele que tem 1/2 de cloreto de sódio e 1/2 de cloreto de potássio.  Esse tipo de sal que eu estou me referindo nesse vídeo. O kilo desse sal sai em média 10 reais. E ele tem um sabor um pouco menos salgado que o sal, e nós, cardiologistas, recomendamos durante anos para nossos pacientes hipertensos. Claro, deixando claro aqui que se você abusar do sal light, vai ter problemas também, vai reter líquido, as pernas vão inchar, vai subir a pressão…


Ontem, saiu na revista NEW ENGLAND, o resultado de um estudo de 21.000 pessoas, realizado na China. Cuja idade média dos participantes era de 65 anos- quase 90% dessas hipertensas, e quase 3/4 tinham tido derrame, sendo que eles seguiram esses pacientes por cerca de 5 anos. O estudo foi randomizado em 1:1- sendo que o substituto do sódio tinha menos potássio que a maioria dos sal lights no Brasil - aqui temos marcas que tem 70% menos sódio— lá o sal light tinha 25% menos sódio.


E teve algum impacto para aqueles que comiam sal light?

Sim, teve. Nesse grupo de pessoas, hipertensas, que teve derrame, as pessoas que comeram o substituto de sal tiveram 14% menor risco de derrame, 13% menos risco de um evento cardiovascular e 12% menos risco de morrem em 5 anos. 

Veja, esse foi uma das maiores estudos de intervenção na dieta já feitos e mostrou uma clara evidência de proteção contra derrames, eventos cardiovasculares (infarto, angina, insuficiência cardíaca) e morte prematura, sem efeito colateral, uma mudança simples e com pouco custo.

É interessante, porque mostra claramente o impacto negativo do sal na saúde. Reduzindo 25% a ingesta do sódio e colocando potássio (que tem um efeito anti-hipertensivo), vemos um impacto positivo. Então o sal light tem um efeito de sinergia- reduzindo sal que aumenta a pressão e aumentando o potássio, que reduz a pressão.

Mas é para todo mundo?

Não! Se a pessoa tiver problema renal, que o rim não consegue excretar o potássio, o sal light pode ser perigoso. Nesse caso, só pediríamos para diminuir o sal da dieta. 

E também para aquelas pessoas que tomam remédio que poupam o potássio- como espironolactona— poderia ser perigoso.


Mas para todos os outros, é uma intervenção simples, barata e que tem impacto na saúde. E para aqueles que ficam alardeando mentiras e duvidavam que a restrição do sal traz benefícios, devem admitir que estavam errados— o debate acabou aqui.

E o resultado foi consistente em todos os subgrupos

E por que a pressão alta aumenta risco de infarto, derrame, insuficiência cardíaca e problemas renais?

Porque com a pressão alta coração é forçado a trabalhar mais,  o que pode causar aumento da massa muscular cardíaca e, em seguida, dilatação das câmaras cardíacas. Isso pode levar a insuficiência cardíaca.  Também, nas artérias, a pressão arterial alta danifica a parede, podendo causar aneurismas e AVC HEMORRÁGICO , além de acelerar a formação de placas de gordura, provocando entupimentos. Devido à essas obstruções, o paciente tem maior risco de ter angina ou infarto agudo do miocárdio além de AVC isquêmico. E uma pressão alta prejudica os rins.

Então, o que você deve fazer se tiver pressão alta? 

Se seu médico prescreveu algum remédio, tome o remédio

- é importante para evitar os efeitos deletérios da hipertensão.

1- Se você estiver com sobrepeso ou obeso, perca peso.

A perda de peso tem um impacto importantíssimo na sua pressão. A cada dez quilos que você perde, cai em média 16 mmHg da pressão sistólica e 10 mmHg da pressão diastólica. Por isso, se você quiser melhorar a pressão e estiver com uma barriguinha, coloque isso como prioridade, como meta, e tente atingi-la.

2- Coma mais frutas e verduras

visto que têm potássio, cálcio e magnésio, que ajudam a baixar a pressão. Uma boa dieta a ser seguida é a dieta dash, que é justamente para isso, para tentar reduzir a pressão arterial.

3- Reduza o açúcar-

o açúcar faz tão mal quanto o sal.

4- Durma melhor -

e se você tiver apneia do sono, que são aquelas pausas na respiração durante a noite, procure um especialista, porque essa pode ser uma causa de hipertensão secundária.

5- Tente reduzir o estresse-

faça meditação, ingira menos cafeína, faça coisas que você gosta, e conviva com pessoas que gostem de você

6- Pratique atividades físicas

— saia do sedentarismo— E se mexa! Atividade física, principalmente aeróbica, ajuda a controlar melhor a pressão.

7- e por fim, o assunto do post de hoje diminua o sal

— e, agora, você ficou sabendo que o sal light ajudaria também no melhor controle da sua pressão arterial.


Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!