VITAMINA B12: 10 SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA de B12
Olá!
Você sente cansaço, formigamento nas mãos ou pés, alteração no equilíbrio, perda de memória?
Pois é, isso pode ser deficiência de vitamina b12, o assunto do post de hoje.
E olha, deficiência de B12 é relativamente comum, especialmente entre adultos mais velhos.Sabemos que cerca de 15% das pessoas com mais de 65 anos apresentaram evidências laboratoriais— nos exames de sangue— de deficiência de vitamina B12.
E se você usa alguns remédios, como omeprazol, pantoprazol (os prazóis), além de metformina, ou mesmo se você fez cirurgia de estômago, é vegetariano ou vegano, ou bebe muito álcool, tudo isso pode aumentar seu risco de estar com carência de B12.
E essa deficiência vitamínica pode causar complicações médicas potencialmente graves se não diagnosticada e tratada imediatamente. Por exemplo: pode levar à demência, danos neurológicos, anemia e outras complicações, que podem ser irreversíveis.
Será que você tem carência de B12?
Você sabia que o seu corpo não produz vitamina B12? Você precisa obtê-la de alimentos de origem animal ou de suplementos. Por sorte a maioria dos brasileiros consome o suficiente. As fontes animais incluem laticínios, ovos, peixes, carnes e aves, frutos do mar.
Quais as funções da Vitamina b12?
A vitamina B12 faz muitas coisas pelo seu corpo. Ajuda a formar e regular seu DNA, é crucial para o funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso. E também está envolvido na formação de glóbulos vermelhos.
O metabolismo de cada célula do corpo depende da vitamina B-12, já que ela desempenha um papel na síntese de ácidos graxos e na produção de energia. Além de ajudar o corpo humano a absorver o ácido fólico.
Imagine, o corpo humano produz milhões de hemácias por minuto. Essas células não podem ser produzidas corretamente sem a vitamina B-12. Por isso que uma carência de B12 causaria anemia megaloblástica, onde as hemácias crescem de tamanho. E tem sido implicada em um espectro de distúrbios neuropsiquiátricos.
E quem corre risco de ter carência de vitamina B12?
1o- idade, Com a idade, pode ficar mais difícil absorver essa vitamina. E também o idoso tem redução na produção de ácido (que é necessário para absorver a vitamina B12).
2o - cirurgia do estômago- por exemplo, fez uma cirurgia bariátrica, tirou parte do estômago devido a uma úlcera, também é fator de risco porque a operação interfere na capacidade do corpo de extrair a vitamina
3- se você tem gastrite atrófica- também aumenta risco
4- se você toma munitos temédios para azia como inibidores de bomba de prótons, além de famotidina, cimetídiná— já que reduzem a produção de ácido no estômago
5- metformina para tratamento de de diabetes e ovários policísticos.
6- doenças autoimunes como lúpus, doença de graves
7- alcoólatras
8- vegetariano ou veganos.
9- E por último Condições que interferem na absorção de nutrientes, como a doença de Crohn, doença celíaca, também podem interferir na absorção de b12.
Quanto tempo demora para uma pessoa ter deficiência de B12?
Uma coisa boa é que deficiência pode demorar anos para se desenvolver. Se você virou vegano hoje, e comia carne, laticínios e ovos, talvez demore 3-5 anos para você ter carência de b12. Mas claro, Depende de fatores como sua idade, seus hábitos alimentares e condições médicas, e quais medicamentos você toma.
E quais são os sintomas de carência de B12?
Os sintomas de deficiência de vitamina B12 podem incluir:
1- Fraqueza, cansaço ou tontura- isso por causa da anemia ou mesmo por alguma alteração do sistema nervoso central.
2- Sensações estranhas, dormência ou formigamento nas mãos, pernas ou pés- também, lesa nervos, pode alterar nervos periféricos.
3- Têm pessoas que têm dificuldade para andar, sentem problemas de equilíbrio.
4- A pessoa pode ficar pálida, anemia
5- Pode sentir uma língua inchada e inflamada, ou mesmo língua macia sem aquelas papilas.
6- Palpitações e falta de ar por causa da anemia
7- Constipação, diarreia, perda de apetite ou gases em excesso
8- Fraqueza muscular
9- Perda de visão A vitamina B12 tem sido associada à degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
10- Problemas mentais como depressão, perda de memória ou mudanças comportamentais
E como se faz o diagnóstico de deficiência de b12?
O diagnóstico de deficiência de vitamina B é normalmente baseado na medição dos níveis do sangue da vitamina B 12; no entanto, cerca de 50 por cento dos pacientes com doença subclínica apresentam níveis de B 12 normais ou no limite da normalidade. Um método mais sensível da deficiência de vitamina B12 é a medição dos níveis de ácido metilmalônico e homocisteína, que aumentam no início da deficiência de vitamina B12.
Como prevenir a carência de B12?
Se você não come produtos de origem animal, ou tem uma condição médica que limita a forma como seu corpo absorve os nutrientes, fale com seu médico. Ele pode prescrever vitamina B12 oral, sublingual ou mesmo intramuscular.
E se você exagerar nos suplementos de B12?
Provavelmente não acontecerá devido ao seu baixo potencial de toxicidade. Mesmo em altas doses, a vitamina B12 é considerada segura visto que o corpo não armazena quantidades em excesso.
Eu tenho um um caso que me marcou muito no consultório. Meu paciente fazia uns 10 anos que ele se tratava comigo. Sempre foi muito forte, muito ativo, atleta. De repente ele chega lá— fazia um ano que não passava— e chegou para fazer o check-up. Chegou frágil, lento, lentificado, andando muito devagar, magro, pálido e ele falou assim: Doutor eu estou muito cansado! Eu estou com uma memória ruim. Eu passei no meu ortomolecular e meu ortomolecular fez todos os exames de sangue aqui e não tenho nenhum problema. Quando eu olho os exames de sangue dele, estava com anemia megaloblástica e não achei nada de B12 nenhum exame de B12. Falei: Olha, descobri! Eu acho que está com carência de B12. Vou fazer uma injeção — vou fazer três injeções, você vai fazer o exame de vitamina B12, e você vai me trazer o resultado logo depois. Um mês depois ele me trouxe resultado ainda tava baixa, apesar das três ampolas que ele tinha feito— a vitamina B12 dele tava baixo de 100 pg/ml. Estava muito baixo, mas ele já tinha revigorado. MUITO! E a gente repetiu + 3 ampolas e depois + 3 ampolas até os níveis normalizarem. Mas esse paciente voltou a ser quem era antes. Voltou a ser ativo. E ele vai para as rodas dos amigos (ou pelo menos ia antes pandemia) e falava: olha, sua memória tá fraca! Eu acho que talvez você tenha carência de B12! Melhor você fazer uma B12. Vá lá, faça um exame de B12 para ver se tem carência, para ver se você não está com vitamina B12 baixa. Ele mesmo prescrevia B12 para a maioria dos amigos dele.
Meu nome é André Wambier, cardiologista
e esse é o Cardiodf.com.br