A MELHOR MANEIRA de BAIXAR o AÇÚCAR do SANGUE RÁPIDO!
Isto faz BAIXAR o AÇÚCAR do SANGUE MAIS RÁPIDO que QUALQUER outra coisa (DIABÉTICOS, FAÇA O TESTE)
Você tem pré diabetes ou diabetes e quer baixar o açúcar do seu sangue rápido e de maneira eficaz?
Nesse vídeo eu vou mostrar uma ferramenta simples para você reduzir a sua glicemia mais rápido que qualquer outra coisa e, veja bem, de maneira consistente.
Se é pré-diabético, ou já é diabético, independente se você é diabético tipo 1 ou tipo dois, você você deve usar essa ferramenta todos os dias.
Que ferramenta é essa que faz baixar de imediato seu açúcar no sangue, bem como a sua média de glicose, a hb glicada?
Você sabe? Se você pensou em melhorar a sua a sensibilidade à insulina, você acertou.
Melhorando a sua sensibilidade insulínica você vai deixar sua glicose do sangue bem mais controlada
e quem sabe, se você for diabético do tipo dois você poderia sair dessa doença, reverte-la, se ver livre dela
e se você for pré-diabético poderá escapar de uma diabetes, não é interessante?
O que é a sensibilidade à insulina?
A sensibilidade à insulina é um indicador que mostra como o seu corpo reage à insulina que o seu pâncreas produz.
Se seu corpo reage bem, ele é sensível à insulina, que é uma coisa boa.
Se seu corpo reage mal, ele é resistente à insulina, ou seja, ele se torna pouco sensível à insulina, que é uma coisa ruim.
Se você não sabe, a insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas, que é crucial para o bom controle do seu açúcar do sangue.
Quando você come alguma coisa um pãozinho, uma banana, seu arroz com feijão, a glicose no sangue vai subir e o pâncreas começa a produzir insulina.
A insulina é responsável por controlar o açúcar que entra dentro das células suas.
Sem ela, é como se as portas das células estivessem trancadas e o açúcar não conseguisse entrar, ficando preso do lado de fora.
E onde que é o lado de fora? No seu sangue. Então o açúcar do seu sangue vai subir sem insulina ou se seu corpo é pouco sensível à insulina.
Portanto, se seu corpo for sensível à insulina, a quantidade de glicose na corrente sanguínea volta ao normal rapidamente depois que você come.
Por outro lado, seu corpo for resistente à insulina, é como se essa chave, não entrasse na fechadura.
É muito mais difícil que a glicose entre na célula. A chave está com algum defeito. Você já teve uma chave defeituosa.
É fácil de abrir a porta com ela? Por isso, quando você tem resistência à insulina o açúcar do seu sangue demora para voltar ao normal ou nem volta ao normal depois que você come.
Você consegue enxergar que a resistência insulínica tem tudo a ver com pré diabetes e diabetes?
70% dos pesos tem resistência insulínica, quase 50% das pessoas com sobrepeso tem, e mesmo magros, 20% têm algum grau de resistência à insulina.
Ah, e veja que coisa, se seu corpo se torna resistente à insulina, seu pâncreas vai precisar produzir mais insulina, para se ver livre do açúcar do sangue.
Quanto mais resistente à insulina você é, mais insulina você precisa para vencer a queda de braço de um lado as suas células não querem mais insulina e do outro o pâncreas tem que fabricar mais insulina.
Uma hora o pâncreas não vai dar conta do recado. Ele vai estar trabalhando demais.
E o que acontece se ele não consegue cumprir sua função? Você vai ficar pré-diabético, e em seguida, diabético.
Essas dicas que eu vou dar é para seu corpo ficar mais sensível à insulina, para a chave entrar direito, de primeira.
E não importa que tipo de diabetes você tem, quanto mais sensível à insulina você pode for, menos insulina seu corpo precisará para manter seu açúcar no sangue em níveis normais.
Quais são as 7 dicas para melhorar a sensibilidade do seu corpo à insulina?
Dica número sete: você tem que dormir melhor
Veja que importante: quando você dorme mal aumenta a sua resistência à insulínica.
A chave não entra. Mas você precisa dormir mal a vida toda? Não, uma noite mal dormida aumenta a resistência insulínica.
E o contrário também é verdadeiro. Se seu sono for ruim e você começar a dormir mais melhora a sua sensibilidade à insulina.
Quando você dorme mal inflama o seu corpo, aumenta os níveis de proteína c reativa, bagunça todo o seu metabolismo,
principalmente por causa do cortisol, mas também aumenta grelha, que é um hormônio que dá fome, reduz a leptina, que deixa você satisfeito, então você não vai querer parar de comer,
e reduz hormônio de crescimento, que em adultos não vai fazer crescer, mas deixa você com mais músculos e menos gordura.
Dormir mal é uma bomba para você que quer controlar o seu açúcar do sangue. E eu vejo com os meus pacientes o que acontece quando dormem mal.
Tem bebezinho pequeno, começaram a trabalhar à noite ou a dar plantão ou mesmo se mudaram para um lugar barulhento ou muito claro… O açúcar do sangue vai lá para cima.
A HB glicada, que é a média da glicose das últimas 10 semanas, pum, sobe alguns pontinhos…
Se você quiser melhora a sua glicose, tenha rotina para dormir e rotina para acordar.
Não deixe a claridade ou o barulho interferir com seu sono- coloque cortinas blackout ou se não puder máscara tapa olho serve, e tampão de ouvido.
E claro: corte cafeína depois de três da tarde, mesmo que você ache que dorme bem tomando café no jantar…
desregula as suas ondas de sono… você não está aprofundando seu sono. Você não está dormindo do jeito que tem que dormir.
Dica número seis: você tem que controlar o seu estresse.
Se você é diabético, você já deve ter percebido que se você está muito estressado, nervoso, sua glicose sobre como um foguete.
O estresse é que nem a falta de sono: você vai produzir hormônios do estresse como cortisol, adrenalina, glucagon.
O glucagon quebra o glicogênio do seu fígado em glicose para ser usada como fonte de energia rápida.
Ah, mas eu vivo estressado. Deixe eu te contar um segredo: esse estresse contínuo é pior, porque mantém os níveis desses hormônios sempre elevados.
A sua chave nunca cabe na fechadura. O estresse vai fazer você produzir mais insulina. E insulina demais engorda. Vai engordar aonde? Na barriga!
Pessoa estressada tem gordura na barriga, a gordura visceral, que é a mais perigosa. Tem gordura no fígado. Então por isso que eu fiz ultrassom e estava com esteatose hepática?
Uma das causas! E gordura no fígado, gordura na barriga leva a quê? Resistência insulínica. Você está jogando gasolina no fogo.
E você não sabe por que a sua glicose não baixa. Como você vai melhorar o seu estresse: dormir melhor ajuda.
Técnicas de respiração ajudam— uma que eu lembro é a 4-7-8..
Você inspira contando até 4… Segura a respiração contando até 7 e expira contando até 8…. Reduz a tensão..
Outra que eu implemento após ler o livro The art of impossible (a arte do impossível) do Steven Kotler, que foi o melhor livro que eu li ano passado é escrever no papel as coisas ou pessoas que fui grato naquele dia…
Ajuda E Exercício físico ajuda. Puxando o gancho,
Dica número 5- Você tem que fazer exercício
E isso é muito, muito importante.
Exercício faz você dormir melhor, faz você ficar menos estressado e mais alegre, e também, quando você se exercita seus músculos usam mais glicose.
Você vai caminhar suas pernas vão precisar de glicose, seus braços vão precisar de glicose extra… e o que acontece com suas células musculares.
Elas captam a glicose que está sobrando no seu sangue, de forma mais eficiente, você não precisa de tanta insulina.
Você vai melhorar a sensibilidade do seu corpo à insulina imediatamente, e isso pode durar por duas horas até dois dias, dependendo do tipo de exercício.
Mesmo que você vá pegar peso, você vai ter mais músculos e os seus músculos vão queimar o açúcar do seu sangue.
Sem contar que exercício regula os hormônios se você é homem, aumenta sua testosterona.. Pra aumentar ainda mais faça exercício de perna, leg press.
Sua mulher vai reclamar, mas vai gostar. E exercício reduz a gordura da barriga e isso vai deixar você menos inflamado.
Esse sim, é o ciclo virtuoso, uma coisa vai melhorando outra, que vai melhorando outra… Por isso que eu insisto tanto em exercício físico aqui no canal. Não é à toa.
Pode ser caminhada? Pode ser bicicleta, pode ser hidroginástica, pode ser natação, pode ser polichinelo aí na sua casa? Pode!
Tudo pode! Eu quero que você se mexa. Você tem que se cuidar. E uma dica se você tem pouco tempo.
Um estudo de 2022 mostrou se você sair para caminhar, durante 15 minutinho, depois de comer, pode melhorar um pouco sua glicose.
Mesmo que você ande apenas 2 minutos, já tem um pouco de impacto. 2 minutos, 15 minutos? Se você levar desse vídeo apenas isso…
andar 15 minutinhos depois do seu almoço (com a barriga cheia mesmo)— já valeu o vídeo…
Quanto de exercício? Pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana,
mas olha, se eu tivesse diabetes eu faria exercício todos os dias. Pera aí, eu já faço exercício todos os dias..
Minha dica número 4 para melhorar a sensibilidade à insulina à a mais simples de todas: aumentar a ingestão de fibras na sua dieta.
Fibras! Se você pensar em uma bala de prata na melhora do seu açúcar do sangue, é ele.
Já me perguntaram em outros vídeos sobre diabetes: qual o melhor suplemento para controlar a diabetes: berberina? Cromo? Melão de são Caetano?
Sabe qual foi a minha resposta? Coma mais fibras. Pode ter estranhado, mas tem dados sólidos e incontestáveis que as fibras são os melhores suplementos de todos.
Eu acho As fibras solúveis, encontradas em alimentos como aveia, maçãs, legumes e alguns tipos de feijões, formam um gel no estômago e intestino.
Esse gel ajuda a desacelerar a absorção de açúcares, ou seja, você vai ter menos picos de glicose após as refeições.
Mas com fibras, esse processo é desacelerado, e a absorção de açúcar se torna mais gradual, ajudando a estabilizar os níveis de glicose no sangue.
Em um estudo, pacientes que adicionaram duas colheres de sopa de fibras antes das refeições tiveram reduções significativas nos níveis de açúcar que está travando no sangue.
Estamos falando de uma diminuição de 13% no café da manhã, impressionantes 65% no almoço e 41% no jantar. E a beleza é que as fibras continuam trabalhando, controlando o açúcar no sangue ao longo do dia.
Mas você precisa comprar suplementos de fibras na farmácia? Não! Fibras estão presentes em todos os alimentos vegetais.
Oi Estamos falando de vegetais como espinafre e brócolis, frutas— opte por frutas com baixo índice glicêmico como peras e maçãs (com a casca, por favor!), abacate e kiwi e leguminosas como feijões e lentilhas.
Mas a minha favorita é a chia, que tem muita fibra solúvel, por isso que faz aquela gosma quando você mistura com água, e pode ser adicionada facilmente à vários pratos.
A ideia é aumentar a ingestão de fibras para mais de 35 gramas por dia, o que pode ser feito tanto através de alimentos quanto de suplementos.
Dica número 3- Corte o açúcar e tente reduzir carboidratos refinados
Outra coisa importante para fazer é reduzir a ingestão de carboidratos refinados…
como pãezinhos, macarrão, miojo, bolachas… e cortar o açúcar. Isso vai ajudar o seu corpo a ficar mais sensível à insulina.
Isso acontece porque padrões alimentares ricos em carboidratos tendem a causar picos de açúcar no sangue.
Comer porções menores de carboidratos regularmente ao longo do dia especialmente se tiver fibras e proteínas fornece ao corpo menos açúcar em cada refeição, facilitando o trabalho da insulina e evitando picos de glicose.
Manter uma alimentação regular beneficia a sensibilidade à insulina, e escolher carboidratos com baixo índice glicêmico (IG) é ainda melhor.
Por exemplo, grão de bico, feijão, lentilhas, batata doce— a batata doce libera açúcar no sangue de forma mais lenta que a batata comum.
Ah, eu não consigo ficar sem macarrão, ou sem pão! Faça macarrão integral que têm mais fibras, ou faça o seu pão integral em casa.
Se você quiser um vídeo específico sobre alimentação para diabéticos, escreva aí embaixo. Se tiver muita gente interessada eu vou fazer…
Além disso, é importante reduzir a ingestão de açúcares, principalmente alimentos ultraprocessados— que tem muito o xarope de milho rico em frutose— acabei de fazer um vídeo sobre o assunto..
Vou deixar lá no card final.. Vários estudos indicam que a ingestão de frutose pode aumentar a resistência à insulina e levar à diabetes e também leva à gordura no fígado! Cuidado!
Agora, se você trocar tudo isso por gorduras não saudáveis— eu vou comer bacon, linguiça… você pode estar dando um tiro no pé. Você pode piorar a sua resistência insulínica também.
A melhor estratégia é preparar mais refeições em casa, usando alimentos integrais e fugindo de fast foods e comidas que você sabe que fazem mal!
Lembre-se, escolhas alimentares inteligentes fazem toda a diferença!
Dica número 2- Não só corte coisas, pode adicionar especiarias e uns segredinhos na sua dieta
Se você gosta, como eu, de coisas alternativas, saiba que a canela, o gengibre, a cúrcuma, o feno grego e o alho podem aumentar a sua sensibilidade à insulina.
O alecrim, manjericão, orégano, todos eles têm compostos bioativas que podem te desinflamar e ajudar o seu corpo a metabolizar melhor a glicose. Duas bebidas também podem ajudar.
Uma, você deve ter imaginado, o vinagre de maçã. O vinagre de maçã ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina,
reduzindo o açúcar do seu sangue e também parece retardar o estômago a liberar o alimento que você ingeriu para o intestino.
E a outra bebida é o chá verde, que tem epicatequina que ajudam a aumentar a sensibilidade à insulina.
Dica número 1- a mais importante- perca peso
Se você tiver acima do seu peso ideal, ou bem acima do seu peso ideal, trate de perder peso.
Agora, se você já é magro, essa dica não é para você. Por que perder peso é tão importante para melhorar a sua sensibilidade à insulina.
Já falei, mas vou repetir, se você perder gordura da barriga você vai reduzir inflamação, porque aquela gordura na barriga. Inflama.
Essa gordura também faz você ficar mais resistente à insulina. Sua chave simplesmente não vai abrir. E obesidade é o fator chave para a resistência insulínica.
Antigamente, quando não tinham tantas pessoas com sobrepeso, olha suas fotos da década de 80, 90.
Todo mundo era magro.
E tinha bem menos diabéticos que hoje.
Se você perder peso vai melhorar seu sono, você vai roncar menos, vai se sentir mais disposto, e você vai se movimentar mais.
E, principalmente, você vai dar um alívio para o seu pâncreas. Você vai dar uma folga para ele. Ele merece.
Pense com carinho nele. Sabia que se você tiver produzindo insulina em excesso, você aumenta seu risco de câncer de pâncreas?
E você sabe que é muito, muito sério.
Mas não só ele: câncer de mama, câncer de intestino, câncer de rim, câncer de tireoide, câncer de útero (endométrio).
Se você quer viver bem e com saúde, tem que perder peso.
Pequenas mudanças na sua alimentação, nos seus hábitos, podem ter um grande impacto no controla da sua glicose.
Espero que você incorpore muitas dessas dicas pra o seu dia-a-dia. E que você consiga se livrar da diabetes, ou nunca entrar na diabetes.
Faça o teste! Garanto que vai melhorar!
Meu nome é André Wambier, cardiologista, e esse é o Cardiodf.com.br
Muito obrigado!