8 CAUSAS DE CÂIMBRA NAS PERNAS E PÉS | Tem CÃIBRAS e DOR na Panturrilha? VEJA os SINAIS de ALERTA

8 CAUSAS DE CÂIMBRA NAS PERNAS E PÉS | Tem CÂIMBRAS e DOR na Panturrilha? VEJA os SINAIS de ALERTA


Você estava caminhando, ou fazendo exercícios na academia, e de repente, sente uma cãibra dolorosa endurecer sua panturrilha.

Ou mesmo estava dormindo tranquilamente e uma cãibra faz você acordar assustado. ‘

Todo mundo já sentiu câimbras musculares antes, mas algumas pessoas sentem com mais frequência que outros. Será que comer uma banana por dia resolve, ou vai muito além disso.

 

Esse é o assunto do post de hoje: câimbras musculares: 8 coisas que as causam e 4 maneiras de evitá-las

 

Câimbras são muito comuns e geralmente não são motivo de preocupação. São só um incômodo chato, mesmo.

 

Mas, tem alguns casos em que as câimbras são problemáticas, que podem estar relacionados a doenças, e você deve ficar atento, e, realmente podem ser causas de preocupações.

 

Nesse post eu vou falar o que são câimbras, as 8 causas de câimbras, como parar as câimbras musculares, incluindo uma colherada de um produto que você tem que ter em casa, se sofre de câimbras, e quais os sinais de alerta que você deve procurar um médico para investigar.


O que são câimbras musculares?

 Câimbras são contrações musculares involuntárias, sustentadas e dolorosas, que podem durar desde alguns segundos até 10- 15 minutos.

A musculatura mais afetada é como você já deve ter imaginado, a batata da perna, a panturrilha.

 Após a cãibra você pode continuar com dor durante alguns minutos ou horas ou mesmo dias após o episódio.

 Por isso que ter câimbras durante o exercício não é apenas doloroso. Também atrapalha seu treino. E esse é um dos motivos que você precisa entender como evitá-las.

 

O que causa câimbras musculares?

Quando você se mexe, os seus músculos são coordenados por nervos do sistema nervoso periférico. São eles que dão o gatilho para você se movimentar.

 Então, qualquer coisa que altere tanto seus músculos, quanto seus nervos, podem causar câimbras.

 Especialmente esses nervos relacionados aos movimentos são incrivelmente sensíveis e, às vezes, falham de repente– criando contrações musculares que parecem tudo menos normais - ou seja, uma contração muscular espontânea e caótica.

 Esse nervo motor aciona o músculo em uma taxa extremamente alta, muito mais depressa que você voluntariamente conseguiria.

 

Quais são as 8 causas das câimbras? 

1a causa- desidratação

Então, você deve estar sempre bem hidratado. A desidratação leva a um desequilíbrio de alguns eletrólitos, principalmente sódio, potássio, cálcio e magnésio, que fazem com que o músculo contraiam e relaxem adequadamente.

Claro que se você tenha falta de um desses eletrólitos também pode deixar você mais propenso a câimbras.

 A desidratação também pode diminuir o fluxo sanguíneo para os músculos, deixando o nervo com maior tendência de disparar sem querer.

 Têm estudos mostrando que desidratação causa um acúmulo de ácido lático e também, quando você se desidrata você tende a superaquecer, especialmente porque o corpo começa a poupar o suor, e a temperatura elevada também pode levar a câimbras

 

2a causa de câimbras- exercício intenso

Quando você vê um jogo de futebol, no final, sempre vai ter um jogador com câimbras, especialmente quando tem prorrogação.

 Se você faz muito esforço e não tem o descanso adequado, pode levar a câimbras também.

 E, claro, se você éster mau condicionado, não estiver em forma para uma atividade física, isso faz com que os músculos se cansem mais facilmente, aumentando o risco de câimbras.

 

3a causa- temperaturas altas ou baixas

Como eu falei, a temperatura mais alta aumenta a propensão do seu músculo sofrer um espasmo.

 Mas a exposição ao frio também aumenta o risco. Se você gosta de nadar, quando a piscina está mais fria, ou o mar está frio também aumenta risco de câimbras

 

4a causa de câimbras: alguns medicamentos que você ingere

Especialmente diuréticos que tratam hipertensão ou insuficiência cardíaca, por espoliar eletrólitos, especialmente potássio e magnésio, aumenta seu risco de câimbras.

Outros muito frequentes são inibidores da bombas de prótons, que tratam gastrite ou úlcera, como omeprazol e pantoprazole. Também aumentam o risco.

Remédios para asma, as bombinhas, corticoides também aumentam.

 Remédios para colesterol e triglicerídeos, estatinas e fibratos. Antiretrovirais para HIV.

 Alguns anticonvulsivantes, quimioterápicos, remédios para osteoporose e também a donepezila para Alzheimer- uma queixa bem recorrente dos pacientes que usam essa medicação é câimbras.

Não, você não toma remédio

 

A 5a causa pode ser simplesmente a sua idade.

Quando envelhecemos vamos perdendo massa muscular. Os músculos vão se atrofiando.

Músculos mais fracos tem mais risco de terem câimbras. E também o idoso bebe menos líquidos, toma mais remédios (então polifarmácia), tem mais doenças, pode não estar comendo direito e ter mais risco de desequilíbrio eletrolítico.

 

6a causa de cãibras: gravidez

A gestação muda muita coisa, podendo leva r adesequilíbrios de minerais. Também, quando a barriga cresce pode ter mais pressão sobre a coluna, pressionando nervos ou sobre a circulação podendo inchar os pés, predispondo a câimbras



7A causa pode ser o que você está bebendo-

Tanto álcool quanto cafeína aumentam seu risco de câimbras.

Álcool e cafeína desidratam e também fazem você urinar mais, levando a desequilíbrio hidroeletrolítico.

O álcool também pode ter toxicidade muscular direta e também sobre o nervo, a neuropatia alcoólica.

Quem bebe demais tem aumento do risco de ter menos vitaminas do complexo b, em especial a B1, a TIAMINA, que eu já citei, em outros vídeos, que tem muito a ver com nervos.

 E a cafeína estimula muito o sistema nervoso, então deixa seus nervos mais excitados, e também a cafeína pode fazer liberar cálcio lá dentro do retículo sarcoplasmático, aumentando o risco de câimbras


8ª causa de câimbras: problemas médicos

Quais doenças podem aumentar seu risco de ter câimbras?

  1.  Diabetes. Diabetes ataca nervo- a neuropatia diabética, que aumenta risco de câimbras

  2.  Doença renal, especialmente aqueles que estão em diálise, por causa do desequilíbrio de eletrólitos

  3. Doença hepática- pessoas com cirrose têm mais risco de ter câimbras

  4. Doenças da tireoide, especialmente o hipotireoidismo, aumenta seu risco de câimbras

  5.  Entupimento nas pernas, a doença arterial periférica, vai chegar menos sangue para os nervos e para os músculos

  6.  Uma hérnia de disco, aumenta risco de câimbras

  7.  E doenças neurológicas- como parkinson- a pessoa fica mais rígida, aumenta o risco de câimbras, esclerose múltipla, Esclerose lateral amiotrófica (ELA), e Charcot Marie Tooth.

E claro, às vezes pode não ter nenhuma dessas causas, e mesmo assim, você ter câimbras

 

Então, quando você deve procurar um médico?

·       Se as caibras derem muito desconforto

·       Apresentar inchaço nas pernas, vermelhidão ou alterações na pele- que às vezes pode ser uma trombose (e não cãibra), a pessoa acha que é cãibra, está com peso na batata da perna, e na verdade é uma trombose venosa profunda.

Ou mesmo, com claudicação intermitente, você caminha e dá uma dor na perna às vezes com cãibra- pode ser que você tenha uma artéria entupida na perna

·       Venha com fraqueza muscular- pensando em doença neurológica, especialmente se estiver atrofiando a musculatura.

·       Acontece muito frequentemente.

 

Por que temos câimbras musculares à noite?

Câimbras noturnas,  se tornam mais comuns com o aumento da idade, mas ainda não está completamente claro por que os nervos  disparam enquanto você está dormindo e completamente relaxada.

Mas claro que pode ter sido porque você faz muito esforço durante o dia ou porque você está fora de forma, ou mesmo tem um pé chato, aumentando o risco de câimbras.


Quando você está com cãibra, o que você pode fazer para reverter isso?

Faça com os jogadores de futebol-  Alongue o músculo e massageie, esfregue-o suavemente.  A principal coisa que você pode fazer para interromper uma cãibra é alongar o músculo na direção oposta à cãibra

Para câimbras na panturrilha, mantenha a perna esticada enquanto puxa a parte superior do pé  em direção ao rosto. Tente também ficar de pé com e colocar seu peso com firmeza sobre aquele pé.

 E você também pode, usando uma toalha, aplique calor ou frio sobre o músculo. Se quiser, tomar um banho quente ou direcionar o jato para o músculo contraído também pode ajudar.

 E também você pode tomar meia a uma colher de sopa de suco de picles. Aquela água da conserva de picles tem probióticos, antioxidantes e muitos eletrólitos, especialmente sódio, potássio e magnésio.

Melhor escolher aqueles à base de vinagre, sem corante ou conservantes.

Claro, não vá exagerar!

Estudos sugerem que tomar um gole de suco de picles pode trazer alívio às câimbras rapidamente. Dados experimentais em homens saudáveis em idade universitária sugerem que o suco de picles inibe câimbras musculares através de um reflexo que envolve um nervo em nossa garganta e parece trazer alívio em segundos, até mesmo em pessoas com cirrose.

 Mas enfatizo aqui que são necessárias pesquisas sobre o efeito do suco de picles nas câimbras musculares, mas, se você tem câimbras frequentes, vale a pena tentar.

 Se não funcionar, pare. Se funcionar, ótimo

 

Como prevenir as câimbras? Quais as 4 maneiras de evitá-las?

1º tem que estar bem hidratado.

 

Evitar desidratação. Se for atleta, pense em utilizar isotônicos com ogatorade para hidratar e ter eletrólitos suficientemente

 

2ª forma de evitar-  tem que alongar antes do exercício ou antes de dormir.

O alongamento e a hidratação são realmente as melhores maneiras de prevenir as câimbras musculares  que ocorrem em repouso ou durante o exercício.

 

Também você deve dormir bem, se alimentar direito e descansar seus músculos. Se você for sedentário, tente fazer atividades físicas com maior frequência.

 

3a forma de evitar- suplementos de vitamina do complexo B.

Tem um pequeno estudo da década de 1990 que mostrou que complexo B pode reduzir o risco de câimbras.

 

4a forma- Aumente ingestão de mangésio-

Um estudo de 2017, publicado na JAMA, mostrou que tomar magnésio por um mês reduziu as câimbras noturnas nas pernas.

 

E claro, reduza ou corte o álcool e a cafeína da sua vida porque aumentam as câimbras.

E também, não deixe de fazer ou comprar picles. Se precisar, meia colher de sopa pode aliviar a cãibra rapidamente.


Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!