Por que seus pés queimam à noite? Conheça as 10 principais causas e tratamentos

10 CAUSAS DE DOR e QUEIMAÇÃO NOS PÉS À NOITE (e como melhorar ou curar desse incômodo terrível)

Você sente seus pés queimarem como brasa à noite? Sente dores nos pés quando você está descansando no sofá, formigamento estranho, ou mesmo tem que tirar o pé de baixo do cobertor por causa do incômodo grande? Qual é a causa?

Como melhorar isso?  Será que você está com diabetes e não sabe? Ou será que é má circulação ou tem falta de algum nutriente?

Nesse vídeo eu vou falar das 10 principais causas de dessa queimação, dor e formigamento nos pés à noite, e se você vem sofrendo com essa sensação dolorosa terrível,

quem sabe você possa encontrar a causa e talvez o tratamento para se ver livre de uma vez por todas, desse desconforto que é perturbador! Então fique até o final e tente descobrir a sua causa!

Mas antes, já vá curtindo o vídeo, se inscreva no canal para não perder as nossas dicas de saúde, e ative o sininho para receber as notificações.

E também lembre-se de difundir esse conhecimento com seus amigos e familiares.

Porque  quando o assunto é a sua saúde, a nossa saúde vale a pena compartilhar!

Então compartilhe aí! Muita gente sofre com isso! Compartilhando, você estará ajudando essas pessoas! Então não tenha dó, compartilhe!

E me conta: você tem essa queimação nos pés? Há quanto tempo vem sentindo isso? De que parte do Brasil, ou do mundo, você é?

Escreva aí embaixo

Vamos lá!

O causa essa dor, esse formigamento ou dormência nos seus pés?

Os pés são cheios de receptores sensoriais, fazendo eles uma das partes mais sensíveis do corpo humano. E tem motivo, né?

A gente depende dessa sensibilidade aprimorada por causa do contato constante deles com o chão e outras coisas.

Seus pés podem ajudá-lo a reconhecer superfícies quentes e frias e perceber objetos enquanto caminha, garantindo que você não tropece em nenhum momento.

E justamente por causa desse monte de nervos e terminações nervosas que essa dor, dormência, agulhadas nos pés é frequente e tem várias causas, que pode ter como consequência algo mais sério,

como você ir perdendo a sensibilidade e afetar o seu equilíbrio e dificultando o seu dia-a-dia, sem contar que piora bastante o sono de quem sofre com isso.

Então a dor e queimação é causada por anormalidades no sistema nervoso. Nesses nervos e terminações podem estar sendo danificados, bloqueados ou inflamados e infecicionados.

Eles também podem ser comprimidos pelos músculos ou pode ter alguma doença por trás.

Então vamos às 10 causas principais dessa queimação dos pés e os tratamentos

10º causa de queimação nos pés- Problema na sua circulação

Os problemas vasculares são uma grande causa de queimação nos pés e pernas.

Tanto problemas nas veias, em especial varizes, que são quando as suas veias ficam  dilatadas, com muita tortuosidade, devido à fraqueza das válvulas internas ou insuficiência dessas válvulas, que não conseguem fazer com que o sangue volte até o coração de forma eficaz.

Dê uma boa olhada nas suas pernas? Consegue ver essas veias dilatadas? Você também pode ter essa sensação de claro ou queimação por causa da pressão adicional exercida pelas varizes.

A pessoa que tem varizes também pode ter inchaço, sensação de peso ou cansaço nas pernas, especialmente quando fica muito tempo de pé ou sentado, cãibras, coceira e também pode ficar com pintinhas escuras na pele, a dermatite ocre.

Se você tem varizes, tem tratamento tanto com remédios, até mesmo naturais como castanha da índia, pomadas e cremes e até mesmo cirurgia.

Mas o segundo problema vascular, que também é muito frequente, não são nas veias e sim nas artérias.

São devidos a entupimentos, aterosclerose nessas artérias, o sangue não consegue chegar de forma suficiente para suprir os seus tecidos, músculos e nervos, e você começa ter aquela queimação nos pés insuportável durante a noite.

Se é fumante, tem pressão alta, tem colesterol alto e não trata, pode, sim, estar sofre com a aterosclerose e esse entupimento pode dar essas sensações desconfortáveis, como queimação e dor.

A pessoa também pode ter queda de pêlos nas pernas, pés frios, sempre gelados, não consegue sentir o pulso dos pés…

Nesse caso, procure logo um vascular, que é o médico certo que trata de veias e artérias entupidas, pois tem chance de você precisar desentupir essas artérias, tanto com stents,

que são molinhas que são inseridas dentro das suas artérias, que podem fazer retornar o fluxo normal de sangue, ou através de cirurgia, ou mesmo com remédios. Cada caso é um caso!

E as duas causas, são motivos de preocupação. As varizes podem aumentar seu risco de trombose, mas a falta de irrigação sanguínea da aterosclerose pode ter consequências graves, inclusive a amputação em casos extremos.

Portanto, se você experimentar esses sintomas, é crucial buscar a ajuda de um especialista vascular com a máxima urgência.

9ª causa de queimação nos pés- Diabetes

Eu tinha que colocar aqui, entre as primeiras, porque é a principal causa de queimação, de formigamento nos pés, especialmente à noite!

Se você não passa no médico faz tempo, não faz seus exames de sangue e está sentindo os pés queimar, a primeira coisa que você tem. Que fazer são 2 exames- glicemia de jejum e hb glicada.

Tanto diabetes e pré diabetes atacam os nervos dos seus pés! Os valores de glicemia de jejum que você tem que ter é até 99mg/dl. Se for entre 100-125 é pré diabetes e se for maior ou igual a 126mg/dl em dois exames separados, você é diabético.

Lembrando que você tem que ter um jejum de pelo menos 8 horas. A HB glicada é a média da glicose dos últimas 10 semanas. É o exame de sangue que pega aquele indivíduo que resolve fazer, cortar refrigerantes na semana do exame de sangue.

Faz tudo certo, a glicemia de jejum fica boa, mas a hb glicada mostra que ele estava exagerando antes. Hb clicada entre 5,7-6,4 você é pré-diabético e de 6,5% em diante, você é diabético.

Não tem que ser jogo de adivinhação, tem que fazer os exames de sangue. Um exame de sangue normal, você excluiu totalmente essa causa. Agora, se veio alterado, talvez aqui esteja o culpado.


A diabetes é uma doença silenciosa.  1 em cada 3 pessoas com diabetes não sabe que tem a doença!  Mais de 16 milhões de brasileiros são diabéticos e 40 milhões são pré-diabeticos, que não se cuidarem, poderão se tornar diabéticos.

O que a diabetes faz com seus pés? Ela ataca seus nervos, causando a neuropatia diabética. Não é só dos pés. Pode atacar seus olhos, a retinopatia diabética, os nervos do seu pênis, aumentando o risco de impotência.

Sem contar que a diabetes lesa os vasos sanguíneos também. Embora alguns diabéticos possam experimentar sintomas leves, para outros, a neuropatia diabética pode ser incrivelmente dolorosa e incapacitante.

Portanto, se você tem diabetes ou pré-diabetes, uma das maneiras de prevenir ou retardar a progressão da neuropatia diabética é manter um controle rigoroso e adequado dos níveis de açúcar no sangue, adotar hábitos saudáveis e, se necessário utilizar algumas vitaminas que podem melhorar isso.

Eu fiz um vídeo sobre as vitaminas para diabéticos, vou deixar o link no final do vídeo, mas posso citar aqui a tiamina ou benfotiamina, a vitamina b12 e o ácido alfa lipóico. Mas assista! Fique até o fim e assista

É deve ressaltar que a neuropatia diabética pode avançar a ponto de causar um pé diabético, que é muito sério! Pode dar úlceras nos pés, feridas que não cicatrizam e, em casos extremos, até mesmo amputações.

Portanto, é fundamental que você fique vigilante e verifique seus pés diariamente, em busca de sinais de infecção, fungos nas unhas, inchaço, vermelhidão ou pele rachada, pois esses podem ser pontos de entrada para infecções.

8ª causa de queimação nos pés- Fascite plantar

A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar, umtecido que se estende ao longo da sola do pé, ligando o calcanhar aos dedos.

Quando essa fáscia fica inflamada ou irritada, pode causar dor e desconforto na área do calcanhar e na parte inferior do pé. Você não consegue pisar direito no chão. Muitas vezes a queimação dos pés piora após longos períodos de atividade. É muito incômodo!

Eu tive e fiquei alguns anos sofrendo.

Parei de correr por causa disso, comprei low level laser, massageadores de pé, um monte de coisa e nada resolveu. Até eu atender um paciente meu, que é triatleta que falou que tinha melhorado da sua fascite plantar. Na hora, eu fiquei atento. Como ele tinha resolvido?

Ele me falou que começou a usar quercetina, e pouco tempo depois começou a melhorar até curar. Eu nunca tinha ouvido falar de quercetina, mas ele me falou que tinha a ver com cebola, era algo natural, e à noite fui pesquisar sobre o assunto.

Vi que provavelmente não me faria mal, e resolvi comprar. Cinco dias depois que eu comecei a usar, minha fascite plantar tinha resolvido. Se foi efeito placebo ou não, até hoje não sei. Mas que melhorou, melhorou.

7º Remédios-

Alguns medicamentos principalmente a quimioterapia para tratamento do câncer e até mesmo antibióticos, como ciprofloxacino e levofloxacino, podem causar danos nos nervos, a neuropatia.

Então, se você teve por exemplo um câncer de mama, e fez quimioterapia, essa queimação nos seus pés pode ter sido por causa do tratamento.

Agora os antibióticos, pontualmente as quinolonas, são bastante comuns e também podem afetar os nervos, às vezes de forma permanente.

O FDA, que é a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, já havia alertado sobre essa séria complicação em 2013. E esses antibióticos são prescritos de forma corriqueira, para tratar como sinusite, infecções urinárias, pneumonia, prostatite.

Aqui está o ponto importante: se você tomou algum desses antibióticos no passado, mesmo que tenha sido meses ou anos atrás, a sensação de queimação nos pés que você está sentindo agora pode estar relacionada a esse efeito colateral do antibiótico.

Portanto, é fundamental que o uso de antibióticos seja feito de forma criteriosa e apenas quando realmente necessário. Vale destacar que as quinolonas também estão associadas a um aumento no risco de tendinite, ruptura de tendão e até mesmo de aneurisma da aorta.

Por isso é importante tomar cuidado e discutir com seu médico sobre os riscos e benefícios desses medicamentos antes de usá-los.

6ª  causa de queimação nos pés- deficiência de certas vitaminas

A falta de algumas vitaminas do complexo B, como a vitamina B12 e a vitamina B1 (que é chamada de tiamina), pode afetar diretamente os nervos no nosso corpo, especialmente os nervos dos seus pés.

Ah, mas eu como direito! Às vezes, mesmo se você estiver comendo alimentos ricos em vitamina B12, como carne, o seu corpo pode não estar conseguindo absorver essa vitamina corretamente. Isso pode acontecer se você tiver problemas gástricos,

como gastrite atrófica, ou se já fez uma cirurgia de redução de estômago, a bariátrica, porque isso pode dificultar a absorção dessa vitamina tão importante para o nosso corpo.

Por isso eu acho muito importante você checar seus níveis tanto de B1 quanto de b12 e essa falta de vitamina B12 pode ser a razão pela qual você está sentindo formigamento nos pés.

Se estiver em falta, trate de repô-las ou converse com o seu médico.

5ª causa de formigamento nos pés- álcool

Já que eu acabei de citar carência de B1, quando a pessoa exagera no álcool pode ter deficiência de tiamina, que é uma vitamina hidrossolúvel, então não tem muito estoque no nosso corpo.

E se você bebe e exagera no café, aumenta mais ainda o risco de carência de b1.

E o álcool têm uma lesão tóxica direta sobre os nervos periféricos e neurônios.

Você nunca ouviu falar: quem bebe demais queima os neurônios. Não são os neurônios só do cérebro.

Os nervos dos seus pés podem ser afetados. Então se você bebe e sente essa queimação nos pés, pare de beber, e veja seus níveis de b1. Se estiverem baixos, reponha!

4a causa de queimação nos pés- problemas da tireoide

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipotireoidismo podem causar queimação nos pés.

No hipertireoidismo, quando a tireoide produz hormônios em excesso o metabolismo acelerado aumenta a sudorese e dá uma sensação de calor nas extremidades.

Já o hipotireoidismo, quando a tireoide não produz hormônios suficientes, pode levar a uma diminuição da circulação periférica e até neuropatia e alterações na pele, causando essa sensação que seus pés estão sendo queimados por brasas.

Terceira causa de queimação nos pés: problemas renais.

Quando seus rins não funcionam corretamente eles não conseguem filtrar as toxinas do corpo.

O acúmulo de toxinas no sangue pode comprometer os nervos dos seus pés, causando neuropatia periférica levando a queimação, formigamento e dor. Também pode reter líquidos, alterando a circulação.

Então é interessante ver como seus rins estão funcionando.

Segunda causa- compressão dos nervos periféricos

Essa pode ser fácil de ser corrigida.

Às vezes são devido a calçados inadequados, sapatos muito apertados, de santo alto que não se ajustam corretamente no seus pés, podem causar pressão excessiva cobre-os nervos.

Mas também você pode ter torcido o pé ou fraturado, cansando inflamação ou inchaço, comprimindo os nervos. Doenças como gota, artrite também podem causar inflamação nas articulações, comprimindo os nervos.

Ou você tem um neuromo de Morton, que é um tumor benigno que pode casar desconforto nos pés (fica na parte da frente dos pés, porque normalmente está localizando entre o terceiro e quarto dedo dos pés).

Ou a pessoa tem a síndrome do túnel do tarso que é causada pela compressão do nervo tibial, que se estende ao longo da parte interna do tornozelo e do pé.

Se os sintomas forem graves ou persistirem apesar do tratamento com remédios como gabapentina, pregabalina, etc,, o médico pode descomprimir o nervo via cirurgia.

E primeira causa de queimação nos pés- ciático

Uma hérnia de disco na região lombar ou pelo desgaste do tempo podem levar à compressão do nervo ciático.

O nervo ciático é um dos nervos mais longos e largos do corpo humano, que se estende desde a região lombar, passando pelos glúteos e indo até a parte posterior da perna, chegando até os pés.

Quando um disco na coluna lombar sofre uma hérnia, isso significa que pode pressionar o nervo ciático. Essa compressão pode resultar em uma série de sintomas, incluindo uma sensação de queimação ou formigamento nos pés.

A dor ciática é caracterizada por começar na região dos glúteos e se estender ao longo do trajeto do nervo ciático, muitas vezes chegando até a ponta do pé. Além da queimação, os sintomas da dor ciática podem incluir dor ao caminhar, fraqueza muscular nas pernas e até mesmo redução da sensibilidade da pele na área afetada.

O tratamento da dor ciática pode variar desde fisioterapia e medicação até cirurgia, dependendo da gravidade

Gostou do vídeo?

Lembre de compartilhar para que mais pessoas tenham esse conhecimento.

E qual vai ser o próximo vídeo que vai assistir

Vou deixar 3recomendações aqui=

Vitaminas para diabéticos

E a nossa playlist sobre trombose

E meu vídeo sobre formigamento das mãos

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Lembre-se de se inscrever.

E até o próximo vídeo.

Muito obrigado!