7 SUPERALIMENTOS para a PRÓSTATA AUMENTADA e os 4 PIORES que TODO HOMEM PRECISA EVITAR!
7 SUPERALIMENTOS para a PRÓSTATA AUMENTADA e os 4 PIORES que TODO HOMEM PRECISA EVITAR!
Olá! Sabia que com pequenas mudanças na sua alimentação e no seu estilo de vida que poderiam melhorar a saúde da sua próstata?
Sim, existem alimentos e plantas, remédios caseiros que podem ajudar a sua próstata – evitar que ela cresça, escapar de uma cirurgia, e mesmo pode aliviar alguns sintomas se você sofre de próstata inchada, a hiperplasia benigna prostática, que é uma patologia muito frequente, especialmente para homens mais velhos.
Aos 50 anos, metade dos homens apresenta algum grau de hiperplasia benigna prostática (HPB). E aos 80 anos mais de 90% dos homens terão esse problema.
Então, se você é homem, tem que saber mais sobre a próstata, o que você deve comer, o que você deve beber, e o que você deve evitar, para fugir tanto da hiperplasia benigna prostática, que é um negócio chato, que piora a qualidade de vida de quem tem, mas também, e principalmente, para prevenir o câncer de próstata que é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, e um dos que mais mata.
Nesse vídeo eu vou falar dos 7 alimentos que você deve introduzir na sua dieta para ajudar a sua próstata e 4 que você deve evitar. E também vou falar dos hábitos que você deve ter para deixar a sua próstata a mais saudável possível.
O que é a próstata?
A próstata é um órgão pequeno, de 3 ou 4 cm, tem a forma de uma noz e se localiza logo abaixo da bexiga e em frente do reto. E a uretra, que transporta a urina da bexiga passa exatamente no meio da próstata.
A próstata é importante para o homem já que desempenha um papel fundamental na produção do sêmen, contribuindo para a fertilidade masculina.
Mas a próstata pode dar alguns problemas!
Quais problemas relacionados à próstata?
O principal, disparado, é a hiperplasia benigna prostática, que é um aumento não cancerígeno da próstata.
Uma próstata maior, por si só, não é algo com que você precise se preocupar – a menos que esse aumento comprometa o funcionamento normal da sua urina. Como eu falei a uretra passa no meio da próstata.
E esse aumento pode dar sintomas.
Quais os sintomas de alerta de próstata aumentada?
Jato fraco. Antes você conseguia urinar longe, hoje em dia urina aqui pertinho, sem força. Ou começa bem e para no meio e depois recomeça.
Tem homens que tem que fazer muita dificuldade para começar a urinar. É por isso que eles precisam fazer muita força, muitas vezes precisando apertar a barriga.
Outros sentem que o esvaziamento é incompleto- não tem aquela sensação de que restou urina na bexiga.
Outro sintoma é micção frequente. Urina mais do que antigamente, especialmente à noite. Levanta duas, três, quatro vezes para urinar. O que chamamos de noctúria. O que piora muito a qualidade do sono.
Tem homens que sente urgência urinária- aquela vontade de uma hora para outra de urinar. Outros tem incontinência urinária- a incapacidade de controlar a urina, levando a perda urinária.
E tem outros que tem retenção urinária- fica difícil ou impossível de urinar.
Alguns homens só conseguem urinar sentados ou, nem assim.
Em situações mais graves, a bexiga não consegue esvaziar quase nada, e a urina começa a se acumular não só nela, mas também nos canais que levam a urina dos rinas à bexiga, os ureteres. Isso faz com que esses canais fiquem inchados e pode levar a um problema sério, chamado hidronefrose, que pode machucar os rins, causar infecções e até fazer com que os rins parem de funcionar. Uma solução é usar uma sonda para ajudar a pessoa a fazer xixi e não prejudicar os rins.
Outro problema relacionado à próstata é a prostatite, que a inflamação ou infecção da próstata- que pode dar dor ou desconforto na região do períneo, problemas urinários como os que eu acabei de citar na prostatite, sintomas semelhantes a uma gripe como febre e calafrios, e até secreção ureteral ou mudança da ejaculação.
E o problema mais temido de todos, relacionados com a próstata, é o câncer de próstata, que é uma doença da terceira idade, já que mais de 70% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Mas tem que cuidar, já que após os 50 anos 40% do câncer em homem é câncer de próstata.
Como eu falei, é o 2º câncer mais comum, representando quase 30% dos diagnósticos de câncer em homens. E uma ressalva aqui, vem crescendo entre os mais jovens.
Na população entre 20-49 anos houve um aumento significativo nos novos casos, por isso, preste atenção. Os sintomas do câncer de próstata, inicial, às vezes, não existem- a maioria é assintomática.
Mas nos casos mais avançados o homem pode ter a redução da força do jato urinário, dificuldade para urinar, sangue no sêmem e na urina, dor óssea, disfunção erétil e perda de peso.
Quais os fatores de risco para câncer de próstata?
Os fatores de risco para câncer de próstata, além da idade, é o histórico familiar principalmente parentes de primeiro grau—se seu pai, se seu irmão, se seu filho teve câncer de próstata, você tem maior risco- obesidade (sendo que em obesos o câncer pode ser mais agressivo) e relacionados à raça- os negros têm maior risco—cerca de 60% ocorre em negros e a maioria dos casos o diagnóstico é tardio, o que reduz a chance de cura e dificulta o tratamento. Já os asiáticos têm menor risco de câncer de próstata.
Se você sente algum dos sintomas você deve procurar atendimento médico o mais rápido possível para realizar um diagnóstico correto e receber o tratamento adequado.
Mas mesmo que não tenha sintomas, preste atenção a seu corpo, e se tiver mais de 40 anos faça seus exames anuais de próstata e siga uma dieta e um estilo de vida que possa ajudar a protegê-lo contra o aumento da próstata e o câncer de próstata.
E quais os 7 alimentos que podem proteger a sua próstata, e em alguns casos até reduzir o tamanho da próstata?
1º alimento que pode proteger a sua próstata- semente de abóbora
Uma coisa simples, acessível, que muitas vezes é desperdiçada. A pessoa come a abóbora e joga fora as sementes.
As sementes de abóbora são conhecidas na medicina popular como remédio para doenças renais, da bexiga e da próstata há séculos.
Elas são ricas em zinco.
E o funcionamento normal da próstata depende de níveis ideais de zinco.
Além disso elas contêm fitoesteóis, que podem ajudar a reduzir o tamanho da próstata e também antioxidantes como vitamina E e carotenóides, que protegem a próstata contra radicais livres.
Sem contar que tem propriedades diuréticas, que poderia ajudar a melhorar o fluxo urinário. E o óleo de semente de abóbora, em estudos em animais, pode ajudar a prevenir a multiplicação de células da próstata- tanto na hiperplasia benigna prostática quanto em câncer de próstata.
Claro que estudos em humanos devem ser realizados para ver se tem efeitos reais, mas comer um punhado de sementes de abóbora 2-3x por semana poderia ajudar a sua próstata.
2º alimento- tomate
O tomate é um fruto rico em licopeno. O licopeno é um carotenóide, ou seja, um poderoso antioxidante, importantíssimo para sua próstata. O licopeno é capaz de reduzir a inflamação desse órgão.
Quanto mais vermelho o tomate, mais rico em licopeno porque ele se acumula durante o amadurecimento. Curiosamente, quando você cozinha o tomate, aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, o licopeno de um tomate que é cozido é melhor absorvido do que quando o tomate está cru. E também outra coisa muito importante é que o licopeno é solúvel em gorduras. Então, a presença de gordura também aumenta a absorção. Por isso que um molho de tomate no azeite de oliva que vai bem no macarrão, ou também os tomates secos, típicos da culinária italiana e mediterrânea, ajudam a sua próstata. Tem estudos mostrando que comer tomates cozidos pode reduzir as chances de aumento da próstata em até 35%.
Se você não gosta de tomate, outras fontes de licopeno são a melancia, a goiaba vermelha, o mamão e a toranja, que parece uma laranja mas mas é vermelho por dentro. Repetindo, interessante comer junto com uma fonte de gordura, como o azeite ou abacate para melhora absorção do licopeno.
Uma metanálise de 2020 mostrou que o licopeno pode efetivamente reduzir a progressão e o crescimento das células do câncer de próstata.
Então, tomate nela!
3º alimento- crucíferos no geral – então brócolis, repolhos, couve-flor, couve de Bruxelas.
Todos eles são ricos em sulforafano.
Agora, o que mais contém sulforafano de todos é o broto de brócolis. O broto de brócolis pode conter mais de 200x o sulforafano que o brócolis. Mas provavelmente você tenha que plantar em casa. É rápido em fácil. Eu planto aqui.
O sulforafano é o composto que fornece as propriedades de superalimento aos crucíferos. Ele protege seu corpo contra vários tipos de câncer --aumenta apoptose é antiangiogênico ...além de ser antiinflamatório , podendo melhorar a saúde intestinal e reduzir a chance de Alzheimer. E também ajuda a limpar o organismo, eliminando toxinas do o corpo.
Estudos mostram que comer brócolis com regularidade pode prevenir o câncer de próstata em até 45%.
E ao contrário do tomate, a maneira mais saudável de comer brócolis cru ou cozido ao vapor por no máximo 5 minutos, não deixar com que o sulforafano seja destruído
4º alimento- frutas vermelhas
Morangos, amoras, mirtilos, framboesas são excelentes fontes de antioxidantes incluindo antocianinas, quercetina e ácido elágico.
Isoladamente, todas elas possuem efeitos anti-câncer. Vários estudos in vitro e em animais sugerem que os compostos das frutas vermelhas podem inibir o crescimento e a proliferação de células cancerígenas da próstata.
As frutas vermelhas também têm propriedades anti-inflamatórias, e a inflamação tem sido proposta como um possível fator de risco para hiperplasia benigna prostática.
5º alimento- nozes
As nozes são ricas em zinco e selênio, minerais extremamente importantes para o funcionamento da próstata, ao mesmo tempo que ajudam a promover o equilíbrio hormonal masculino.
Sem contar que são fontes de ômega 3, especialmente o ácido alfa-linolênico, que tem propriedades antiinflamatórias, que pode ser benéfico para a saúde da próstata.
Um estudo feito em animais, descobriu que aqueles alimentados com nozes tinham taxa de crescimento tumoral de câncer de próstata bem mais lentas do que o grupo controle.
6º cogumelos
Vários tipos de cogumelos oferecem proteção contra o aumento da próstata. Em particular, os cogumelos shiitake que são ricos em lentinana, que é um betaglucano, substância que fortalece a imunidade.
Outros cogumelos que têm efeitos imuno estimulantes são o cogumelo do sol, o reishi também que cozinhar os cogumelos em azeite ajudará a aumentar o seu valor nutricional.
E veja que interessante. Um estudo publicado em 2019 mostrou uma uma correlação entre uso regular de cogumelos e menor risco de câncer de próstata. Comer 1-3 porções por semana reduzia o risco em 8% e se comece mais de 3x por semana reduzia o risco em 17%.
E também tem uma pesquisa em curso do National Cancer Institute com o champignon em pacientes que recidivaram o câncer de próstata com suposto efeito protetor, devido a ativação do sistema imunológico. Claro que tem que sair o resultado do estudo e outros estudos tem que replicar os resultados, mas comer champignon não vai fazer mal!
7º Saw palmetto
O saw palmetto é uma palmeira nativa dos Estados Unidos. Seu fruto era usado pela medicina indígena devido as propriedades medicinais.
Acredita-se que o saw palmeto iniba a dihidrotestosterona (DHT) que faz aumentar -semelhante ao remédio finasterida (que trata próstata e cabelo). Além disso tem efeitos antiinflamatórios para a próstata e ajuda a dilatar a uretra e facilitar a micção.
É consumido seu extrato purificado, que atua como um verdadeiro remédio natural.
A dose é de 160 miligramas duas vezes por dia.
Embora muitos estudos sugiram benefícios do saw palmetto para a saúde da próstata, outros não encontraram efeito significativo, sendo semelhante ao placebo.
Tem um estudo de 2020 que mostrou que o saw palmetto junto com o BetaSitosterol (que está presente no abacate) tem um efeito melhor na saúde prostática.
Claro que nada disso funciona se não acompanharmos outros hábitos saudáveis.
Quais os 5 alimentos que você deve evitar se você tem problemas de próstata?
Melhor evitar:
Primeiro- Alimentos ultraprocessados
que são aqueles ricos em conservantes, corantes, aromatizantes, gorduras ruins e açúcares e pobres em fibras- aqueles alimentos que você compra feito, é só colocar no microondas, ou salgadinhos de pacotes, biscoitos, refrigerantes.
Todos eles, além de piorar sua próstata, prejudicam o seu corpo.
Segundo- Comidas ricas em açúcar e carboidratos refinados.
Esse tipo de comida faz um pico de açúcar no sangue. Seu corpo tem que produzir mais insulina, e com o tempo o corpo começa a ficar resistente, menos sensível à insulina.
Excesso de insulina estimula a produção de hormônios sexuais. Descobriu-se que estes contribuem para o desenvolvimento do câncer de próstata.
Terceiro- Frituras e alimentos rico em gordura saturada
Se você gosta de um pastel, de um sorvete, de muito queijo, laticínios integrais e carne vermelha gora, cuidado!
Tanto a gordura trans e a gordura saturada em excesso leva a inflamação, ganho de peso, desregulam seus hormônios sexuais, e estudos observacionais encontraram uma associação entre o consumo de gordura saturada e um risco aumentado de câncer de próstata.
Por isso, reduza frituras, carnes vermelhas especialmente as com muita gordura e laticínios integrais.
Quarto- álcool
Se você consome muito álcool saiba que pode aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata. Um estudo com mais de 10.000 homens descobriu que quem bebia álcool em excesso tinha 2x mais risco de ser diagnosticado com câncer de próstata avançado do que os bebedores moderados.
Excesso de álcool é mais de três doses por dia ou mais de 20 doses por semana.
Importante para a saúde da próstata (e sua saúde no geral):
Tem que fazer exercício físico- Nada de ficar muito tempo parado. Tente fazer pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, intercalando exercício físico aeróbico e musculação, que vai ajudar na sua testosterona e aumentar o seu libido.
Como eu falei, tem que comer frutas e verduras todos os dias.
Tente evitar gorduras não saudáveis, mas coma gorduras que são benéficas como abacate, ômega 3 que estão nos peixes gordurosos como sardinha, atum, salmão.
Reduza açúcar e álcool e evite comidas industrializdas.
E mantenha um peso ideal- como eu falei, obesidade aumenta risco de câncer de próstata avançado.
Meu nome é André Wambier, cardiologista
Muito obrigado