7 SINAIS QUE SEU CORPO DÁ QUE O AÇÚCAR DO SANGUE ESTÁ MUITO ALTO (sintomas iniciais de diabetes)

7 SINTOMAS INICIAIS DE DIABETES: Sinais de Alerta de Muito Açúcar no Sangue (diabetes a caminho)?

Olá! Será que o açúcar do seu sangue está bom, ou ele está mais alto que o normal?

Hoje vou falar dos 7 SINAIS de ALERTA que você pode estar com diabetes.

E por que é importante você entender mais sobre esse tipo de doença?

Simplesmente porque a cada 10 segundos alguém morre no mundo por complicações relacionadas ao diabetes.

Diabetes mata 3,5 milhões de pessoas no planeta por ano e a previsão é que isso possa aumentar 25% na próxima década.

Por isso, fique atento!

Eu vou dividir esse vídeo em  2 partes: a primeira parte é sobre os 10 sinais e sintomas iniciais do diabetes -

aqueles que você consegue enxergar ou sentir que tem algo de errado, os sinais de alerta!

E a segunda parte — que eu acho a mais importante— vou falar sobre a prevenção —

Algumas medidas que podem fazer com que seu risco de se tornar diabético caia- quais são os hábitos que você deve fazer e comidas que você deve consumir para evitar essa doença?

Mas antes, já vai curtindo o vídeo, porque, quanto mais as pessoas curtem o vídeo, mais o YouTube distribui para pessoas que não têm acesso a médicos ou hospitais e precisam ter essas informações

e também compartilhe o vídeo com seus amigos e familiares.  Muitas vidas podem ser salvas com sua ajuda. Então, não tenha dó, compartilhe aí!

E me conta: você  tem pré-diabetes ou diabetes ou conhece alguém que tenha?  De que parte do Brasil ou do mundo você é? Escreva aí embaixo.

Vamos lá!

Quais são os 7 sinais de alerta — que você deve ficar atento —  que que a glicose do seu sangue pode estar mais alta que o normal?

7o sintoma urinar demais

Você está fazendo xixi demais? Sabia que a palavra “diabetes” é a grego para “sifão”, sim urina demais, descontrolado.

“Mellitus” vem do latim para “mel”, já que antes os médicos provavam o xixi e viam que tinha um gosto doce.   

Tanto que quando as pessoas com diabetes descompensada faz xixi pode encher de formigas no vaso. Isso porque o doce da urina é açúcar que seu rim está liberando.

Seu corpo simplesmente não consegue processar o açúcar adequadamente e libera com a urina.

E saindo xixi com açúcar vai desidratar a pessoa, porque a glicose puxa com ela a água, causando diurese osmótico.

Por isso que o diabético também sente sede exagerada! A boca fica seca, a garganta seca, por que ele está fazendo xixi com açúcar e ele está desidratando.

Urinar demais, beber muita água são sintomas clássicos de diabetes que você deve ficar atento.

6o sintoma FADIGA E CANSAÇO

Não é aquela fadiga e cansaço quando você dorme mal. Muito pelo contrário, às vezes você está dormindo até bem e sente aquele cansaço excessivo, o tempo todo.

Pode ser sintoma de diabetes. De acordo com a sociedade americana de diabetes, mais de  60% das pessoas que acabaram de ter diagnóstico de diabetes tipo 2 sentem cansaço exagerado.

É simplesmente o segundo sintoma mais comum de diabetes.

Isso tem a ver com a falta relativa de açúcar dentro das células e excesso de açúcar no sangue.

Ou seja, o açúcar não entra dentro das células de uma forma correta, e as células ficam sem energia, causando cansaço e fadiga.

5o Sinal - ALTERAÇÕES NA PELE

Preste atenção na sua pele. Tem duas alterações principais que você deve procurar: a primeira se chama acantose nigricans.

São manchas escuras na pele que se formam  especialmente nas dobras do pescoço,

axilas ou virilhas que podem ser  macias e aveludadas.

Dê uma olhada no seu pescoço ou de baixo do sovaco. A pele é mais escura que o normal? Você passa esponja, bucha, pomada, não clareia.

Não é sujeira!  É sinal de resistência insulínica.  A acantose nigricans me diz que você tem uma grande chance de estar com diabetes ou ter diabetes no futuro.

Por que acontece isso: como eu falei, muitas vezes no pré-diabetes ou no diabetes tipo 2 seu corpo pode produzir excesso de insulina.

E esse excesso de insulina faz com que as células normais da pele se dividam mais rapidamente.

Para quem tem pele mais escura, essas novas células têm mais melanina. E é esse aumento na melanina que produz as manchas de pele.

E as segunda alterações que você deve prestar atenção são estas lesões parecidas com uma verruga. Os acrocórdons

Onde que eles aparecem? No pescoço, embaixo do braço,  na virilha nos lugares que aparecem aquelas manchas mais escuras na pele.

Também tem a ver com a resistência insulínica. Se você tem diabetes ou pré-diabetes, controlando bem a glicose faz com que esses pólipos fibroepiteliais parem de surgir. Muita gente acha eles feios.

4o sintoma FORMIGAMENTO E QUEIMAÇÕES

Você sente queimações ou dor nos pés e mãos?

Sabia que o Diabetes e pré diabetes sãos as causas número 1 de queimação nos pés?

Sim, glicose alta ataca os nervos, causa  neuropatia diabética. E quase metade dos diabéticos sofre de neuropatia diabética.

As dormências começam nos pés e normalmente mostra um padrão de bota, onde a dormência vai subindo dos dedos dos pés às pernas.  E, uma coisa interessante que quando a dormência atinge o meio da panturrilha é onde os dedos e as mãos ficam envolvidas.

Se você tem esses formigamentos, calor no pé e é diabético, fiz um vídeo sobre vitaminas para diabéticos — vou deixar o link lá no final do vídeo.

E preste atenção- se a glicose alta está lesando nervo, está comprometendo, também sua visão e seus rins. E se você for homem essa lesão nervosa pode levar a impotência.

Sei que o calor nos pés, dormências são incômodas e dolorosas, mas isso pode estar sendo um sinal de alerta que seu corpo está sofrendo.

3o sintoma INFECÇÕES E INFLAMAÇÕES FREQUENTES

Quando a glicose do sangue não está bem controlada, pode afetar o sistema imunológico, a defesa dos seu corpo, aumentando o risco de infecções e inflamações.

Aquela pessoa que nunca teve nada, mas começa a ficar doente. Tem pneumonia, infecção urinária, doenças de pele como furúnculos e foliculite, candidíase-

sapinho na boca, nos genitais. Tem alguma coisa errada! E pode ser diabetes.

Os fungos gostam de quê? De açúcar! E vão dar nas áreas quentes e úmidas como a boca, nos genitais, axilas e virilhas. Normalmente coçam, mas pode dar dor e queimação local.

Outro tipo de infeção comum em diabéticos é a gengivite.

Porque alto nível de glicose no sangue pode fazer com que a glicose da saliva também esteja alto, crescendo bactérias.

E essas bactérias podem causar não só gengivite como também periodontite, que uma inflamação das gengivas e ossos que seguram seus dentes. Se não tratada pode fazer com que seus dentes fiquem moles e até caiam.

O diabetes é um fator de risco importante para a periodontite; é cerca de três vezes mais frequente em pessoas com diabetes.

Então se você está tendo muitas infecções, especialmente na boca, pode ser diabetes!

2o sintoma- Visão turva

Você não está enxergando bem?

Está vendo borrado, embaçado? Pode ser diabetes. De novo,  se você está com níveis altos de açúcar no sangue, também aumenta o açúcar dentro do olho.

E como eu falei antes, quando tem açúcar, faz com que água seja puxada para lá. Então a lente do olho incha e muda de forma.

Quando isso acontece, a imagem fica desfocada. É por isso que, às vezes, diabéticos podem ter visão turva.

Manter o açúcar no sangue sob controle ajuda a manter seus olhos saudáveis.

Abrindo um parênteses aqui, o diabetes é uma das principais causa de cegueira em adultos no mundo, aumentando o risco de retinopatia diabética, catarata e glaucoma.

1o sintoma-  fome exagerada e mesmo assim você está perdendo peso?

O diabetes pode deixá-lo ainda mais faminto do que o normal, especificamente para alimentos doces, açucarados, o que chamamos de hiperfagia diabética,.

A pessoa sente fome o tempo inteiro. Isso porque o corpo sente que está ficando sem energia, aumentando a fome, na tentativa de repor essa energia.

Também existe alterações hormonais na regulação do apetite, especialmente porque a insulina alta interfere na  hormônio leptina, que ajuda a regular a sensação de saciedade. Com baixa leptina, a pessoa continua sentindo fome, mesmo depois de comer.

E mesmo comendo a pessoa pode perder peso. Isso porque a glicose não está sendo utilizada e pode ser excretada pela urina.

E como o corpo não está conseguindo utilizar a glicose direita ele tenta encontrar outras fontes de energia, destruindo músculos. A pessoa perde peso e massa muscular junto.

Você respira aliviado!

Ufa, nenhum sintoma. Não sou diabético.


Calma! Você pode ainda ser diabético ou pré-diabético. Porque a diabetes é uma doença silenciosa. Muitas vezes não tem sintomas. 1 em cada 3 pessoas com diabetes no mundo não sabem que tem a doença!

Mais de 16 milhões de brasileiros têm diabetes e 40 milhões tem pré-diabetes, que não se cuidarem, poderão se tornar diabéticos.

Cerca de 10% da população adulta do mundo têm diabetes. É muito! E esses números não param de crescer. Em 1980 existiam 108 milhões de diabéticos no mundo. Hoje são mais de 537 milhões.

E por que a população de diabéticos está aumentando tanto?

Tem um fator principal- a obesidade! A população engordou e muito nesses anos.

Principalmente pela nossa mudança de dieta- comemos muito mais do que antes e a comida está cada vez mais ultraprocessada-

pobres em fibras e rica em calorias, corantes e aromatizantes. A dieta é obesogênica, ou seja, causa obesidade.

E obesidade causa diabetes.  A obesidade, especialmente a obesidade central- acúmulo de gordura na barriga, aumenta muito o risco de desenvolver diabetes.

Como descobrir se você está diabético ou pré-diabético!

Através de exames de sangue

Primeiro e o mais comum é testar sua glicemia em jejum: O normal é abaixo de 100mg/dl. Entre 100-125 é pré-diabetes e Diabetes é a partir de 126mg/dl.

O segundo exame é E hb glicada  que é a média das últimas 10 semanas. O normal é abaixo de 5,7. entre 5,7% e 6,4% é pré diabetes e diabetes é a partir de 6,5)

E o terceiro é o Teste de tolerância à glicose oral: O normal após 2h de você tomar aquele líquido doce é menor que 140mg/dl. Entre 140-199 seria pré diabetes e maior ou igual a 200mg/dl é diabetes.

Claro que um exame só não diz se você é ou não diabético. Você teria que confirmar com novo exame, e ver os outros índices também.

E agora vou dar as

10 dicas para evitar que vire diabético, e se for, controlar bem a glicemia e, quem sabe, até rever ter a diabetes.

10a dica- Durma bem.

Para um diabético, dormir bem é tão importante quanto o que você come.

Durma entre 7-9 horas todos os dias.

Dormir mal aumenta cortisol, que piora a glicose, dá mais fome, especialmente para besteira e para doces, aumenta resistência insulínica, piora HB hb clicada. Tudo que você não quer que aconteça.

9a dica- Beba bastante líquidos.

Especialmente água ou chás sem açúcar. Além de prevenir a desidratação, ajuda os rins a eliminar o excesso de açúcar pela urina.

8a dica- Coma mais fibras

As fibras retardam a absorção de carboidratos,  evitando picos de açúcar no sangue.

7a dica:

Melhore sua flora intestinal

Especialmente comendo comidas fermentadas que tenha probióticos como como iogurte, kefir chucrute e kimchi.

Eles ajudam a melhorar os níveis de glicose e reduzem a inflamação e a resistência insulínica.

6a dica: Fique de olho nos seus níveis de açúcar do sangue.

É muito importante você monitorar dos níveis de glicose para ajudá-lo a gerenciar melhor e conhecer como seu corpo reage com certos alimentos.

5a dica - coma mais alimentos que contenham magnésio e cromo

A deficiência de magnésio tem sido associada à resistência à insulina.

Quais alimentos são ricos em magnésio? Folhas verdes escuras, como espinafre e couve,

sementes de abóbora, sementes de girassol,

  batata-doce, amêndoas,

castanha de caju,  grãos integrais,

lentilhas e feijões, abacate e

banana- principalmente a banana ouro.

E o cromo?

O cromo está envolvido no metabolismo de carboidratos e gorduras. Ele pode potencializar a ação da insulina, ajudando na regulação do açúcar no sangue.

Quais alimentos são ricos em cromo?

Novamente: grãos integrais,

frutas como maçã e banana,

brócolis, alface,

batatas e feijões, nozes,

peito de peru e carnes.

4a dica: 5eduza o estresse da sua vida

O estresse piora a sua glicemia.  Porque aumentam cortisol e adrenalina —

reduzindo a quantidade de insulina que seu pâncreas produz, além de piorar a resistência a insulina.

E AGORA VAMOS AOS TOP 3- QUAIS AS 3 PRINCIPAIS DICAS PARA MELHORAR A GLICOSE

3a dica exercite-se

Os nossos músculos são responsáveis pela maior parte da captação de glicose após uma refeição. E sabemos que se exercitar diminuir o açúcar no sangue e torna o corpo mais sensível à insulina.

O aumento da sensibilidade à insulina significa que suas células podem utilizar com mais eficiência o açúcar do seu sangue.

Fazer tanto exercício aeróbico — então bicicleta, caminhada, natação, corrida. Mas também pegar peso para fortalecer seus músculos e também seus ossos.

2a dica: Reduza os carboidratos refinados da sua dieta.

Então farinha branca- macarrão, pãozinho, arroz branco—

tem que reduzir muito, e o açúcar, tem que cortar. Serve demerara? Não. Serve orgânico? Não. Serve mascavo, não.

Se você é diabético, nenhum açúcar presta. Evite também mel, evite chocolate ao leite, evite bolachas, tente reduzir tudo que não seja integral-

Mas não corte os carboidratos que fazem bem como as frutas e verduras. Pode reduzir um pouco, mas não corte pois esse tipo de comida tem bastante nutrição e a longo prazo vão lhe proteger.

E qual é a dica mais importante para o diabético?

e minha dica número 1 -perca peso!

Essa é a dica mais importante. A obesidade é o principal fator de risco no desenvolvimento de diabetes tipo 2. Pessoas que são muito obesas têm 10 vezes o risco de desenvolver a doença.

E por outro lado, perder peso pode até mesmo reverter o diabetes.

A grande parte dos diabéticos obesos que fazem cirurgia bariátrica se vêem livres de remédio para diabetes.

Dentro de 2 anos de cirurgia pode chegar a 85% dos pacientes que ficam sem medicação para o diabetes. E hoje temos remédios eficazes para a perda de peso, principalmente para quem é diabéticos como o ozempic.

Tenho um paciente que perdeu mais de 40 kgs, mudando a dieta, consertando a cabeça (hoje tem cabeça de magro), fazendo exercícios e usando ozempic ele saiu do diabetes e está saudável.

Como ele mesmo diz, foi um passo de cada vez.

E a mesma coisa falo para você: um passo de cada vez.

Colocando uma meta, medindo seu progresso e ajustando o objetivo com o passar do tempo, você também pode prevenir um diabetes se você tiver tendência ou for pré-diabético, e mesmo, se for diabético, tentar controlar bem a glicemia, evitando as suas complicações. E quem sabe, até reverter-la!

Gostou do vídeo?

Lembre de compartilhar para que mais pessoas tenham esse conhecimento.

 

E qual vai ser o próximo vídeo que vai assistir?

 

Vou deixar 2 recomendações aqui ao lado =

Meu vídeo sobre 10 problemas de pele, mais frequentes em diabéticos e pré diabéticos

E meu vídeo A DOENÇA QUE MATA MAIS DO QUE TODOS OS TIPOS DE CÂNCER JUNTOS

  

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

 

Lembre-se de se inscrever.

E até o próximo vídeo.

Muito obrigado!