7 SINTOMAS de VERMES que podem CONFUNDIR até MÉDICOS (SINAIS QUE OS PARASITAS ESTÃO DENTRO DE VOCÊ)

7 SINTOMAS de VERMES que podem CONFUNDIR até MÉDICOS (SINAIS QUE OS PARASITAS ESTÃO DENTRO DE VOCÊ)

Há quanto tempo você não toma remédios para vermes?

Eu pergunto isso porque ter vermes é muito comum— mais de 1 bilhão e meio de pessoas carregam parasitas dentro do seus corpos, segundo a OMS, e a maioria sem saber.


Sente fadiga, mas será que é por excesso de trabalho, tem anemia— ah, está menstruando muito ou dor de barriga e não descobre a causa? Pode ser vermes? Pode!


Nesse post ou falar dos principais sinais e sintomas das verminoses, porque reconhecer os sintomas precocemente pode ser a chave para evitar complicações mais sérias e garantir um tratamento eficaz.


Também vou falar sobre os exames que você deve fazer e se você deveria tomar remédios para vermes, ou não. Fique até o fim, porque é fundamental estar bem informado!

O que são verminoses e por que devemos nos preocupar com elas?


Verminoses são infecções intestinais causadas por diferentes tipos de vermes, que podem variar desde pequenos protozoários as grandes helmintos.


Se você já teve verminoses ou conhece alguém que teve, você deve entender como elas podem ser incômodas e prejudiciais à saúde.


Os parasitas estão na sua comida,  no seu meio de transporte, na escola dos seus filhos e no seu trabalho.  Pode ocorrer com qualquer pessoa, de qualquer classe social, de qualquer idade.


Mesmo que você more em cidade grande, você pode estar infestado, mas pessoas que moram em lugares com pouco ou nenhum saneamento básico e pessoas com pouca informação são mais vulneráveis a eles.


Ah! Mas eu lavo as mãos, eu como só em casa, minhas verduras coloco sempre na água com hipoclorito. É impossível eu ter vermes.


Não, não é! Você come sushi? Já ouviu falar em anisaquíase? Pois é, eu vou falar lá pra frente.


Muitos não sabem, mas causam os mais variados sintomas.

E podem simular outras doenças, o que confundem tanto médicos e pacientes.


A pessoa pode pensar que tem rinite ou sinusite, e são vermes. Pode não ligar que o refluxo ou a gastrite tem a ver com parasitas ou acha que é intolerante a lactose.


Pode ter falta de vitamina ou mineral e a causa é uma verminose… Pode afetar não só seu intestino, mas também seu fígado, vesícula, cérebro e outros órgãos internos.


Mas sabia que nem sempre ter vermes é ruim? Tem estudos mostrando que ter vermes pode ter um efeito protetor contra alergias e doenças auto-imunes, onde o próprio corpo ataca ele mesmo.


Por isso que a criança tem que sair e se sujar, porque a exposição a certos agentes infeciosos podem prevenir que a imunidade se torne hiperreativa no futuro e cause transtornos sérios.  Ficar em um ambiente excessivamente higienizado pode ter um efeito prejudicial.


E também tem estudos que sugerem que mulheres que têm vermes podem ser mais férteis.


Porém, o ideal é tratar, viu?


Quanto maior o parasita, pior a doença?

Não é bem assim.  Tem vermes gigantes, por exemplo o arcaria lumbricóides, a lombriga, pode crescer até 35 centímetros de comprimento no intestino humano. Imagine uma régua de 30 centímetros e aumente um pouquinho mais.

Um encontro com um parasita desse tamanho não deve ser nada agradável. Porém, tem parasitas pequenos que podem fazer um estrago enorme. Uma alface mal lavada, com ovos de taenia solhem, pode causar neurocisticercose- que pode dar convulsões e mesmo afetar a medula espinhal.

Veja que grave! Por isso que é interessante ter toda a higiene possível, para evitar problemas futuros.


Quais são os vermes mais comuns?

  • Áscaris- que é a lombriga… que você pega com água contaminada, verdura contaminada, aperto de mão. A pessoa não lavou a mão quando foi ao banheiro… é, já foi comprar o remédio. Ainda não?

  • Ameba

  • Giárdia

  • Tênia

  • Ancilóstoma

  • Oxiúrus

E vários outros…

E quais os sinais e sintomas que podem sugerir que você tenha parasitas?

7º sintoma de vermes- alterações digestivas

Os sintomas mais comuns, sem dúvida, são digestivos. Aquele desconforto abdominal ou cólicas? Dores de barriga- faz exame, ultrassom, tomografia, exames de sangue, mas mantém essa dor.

Pode ser endometriose? Pode, mas pode ser vermes.  Tem diarreia com frequência ou se sente constipado, Também. Mas devo citar que pode dar mau hálito ou excesso de gases— porque alguns parasitas intestinais levam a má absorção de nutrientes e aumento de formação de gases, como é caso do enxofre.

A pessoa pode ter sensação de azia ou refluxo. Omeprazol resolve nesse caso? Não porque pode ser sinal que a pessoa está carregando alguns parasitas dentro de si.

Às vezes o paciente queixa-se de tem intestino irritável ou indigestão e na verdade são os vermes fazendo a festa.

Ou diz que recentemente adquiriu intolerância a lactose, não pode ingerir nada de leite que solta o intestino e pode ser uma infeção por giárdia, que leva a uma intolerância temporária a lactose em algumas pessoas.

A Giárdia coloniza e se reproduz no duodeno, região do intestino delgado onde a lactase é produzida, dificultando a digestão adequada da lactose. Então quando a pessoa bebe leite, vai ter problema.

Claro que se você trata a giárdia, acaba com a intolerância à lactose. Algumas pessoas leva mais tempo porque precisam recuperar a mucosa intestinal, mas vai voltar ao normal se for causado por giárdia.

Note a variedade de sintomas intestinais que você pode ter se tiver vermes.



6º sintoma de vermes-  alterações no apetite

Tanto aumento do apetite porque alguns vermes roubam os seus nutrientes, então dá déficit nutricional, e seu corpo vai ligar uma luzinha para você comer mais. Exatamente para compensar.

A pessoa sente uma fome de leão. Você nunca ouviu falar… você deve estar com lombriga, né?

Mas o outro lado também pode ser verdade. Você pode perder a fome, reduzir o apetite.

Os vezes podem causar irritação e inflamação no trato gastrointestinal, levando a náuseas ou sensação de estar sempre cheio, de plenitude. A pessoa não sente vontade se se alimentar.

Sem contar que alguns vermes liberam substâncias tóxicas, o que pode afetar o seu bem estar e também seu apetite. Sem contar o que eu falei… diarreia, dor abdominal, distensão… isso vai cortar a sua fome.

E se a infestação de vermes for muito intensa, pode dar anemia, e um dos sintomas de anemia é a perda de apetite.

Então, ou a pessoa pode comer mais, porque está comendo por dois ou três ou dez, ou comer de menos.


5º sintoma de parasitoses- fadiga e fraqueza

Acabei de citar a anemia. Os vermes consomem os nutrientes que você precisa. Vai faltar para você.

Eles vão roubando de forma lenta e progressiva o ferro o zinco, as proteínas e vitaminas. Vão sugando devagar. Você pode ter anemia ferropriva por falta de ferro. Um dos vermes que mais dá isso é o ancilostomose que vai dar perda crônica de sangue.

Falta de motivação, energia baixa, a pessoa fica fadigada, fraca, pálida. Tanto que a ancilostomose é conhecida como amarelão, a doença do Jeca tatu, por causa do aspecto pálido da pele.

Os nematódeos, tanto o ancylostoma duodenal e o necator americanos, se fixam no intestino delgado e sugam o sangue.

Alguns parasitas causam até deficiência de vitamina B12, que com o tempo se torna crônica que também pode causar fadiga e fraqueza.

Mas você pode ficar cansado porque está desnutrido, por que não consegue dormir direito, as verminoses podem interferir com seu sono. Então, se você se sente fraco, sem ânimo ou energia, pode ser vermes.


4º sintoma- coceiras

Quando eu lembro de coceiras, lembro do prurido anal, causado pelo oxiúro, ou enterobius vermiculares.

Que é uma das causas mais comuns de coceira anal, especialmente em crianças.

As fêmeas migram para a região do ânus para depositar seus ovos, geralmente no período noturno, causando uma coceira bem forte na região perianal. E também em meninas, pode dar prurido vaginal.

Mas não é só o oxiúros. Posso citar a esquistossomose, na fase aguda, quando a pessoa entra em uma lagoa contaminada, pode ter a dermatite do nadador ou o prurido do cercário, que dá coceira quando as larvas penetram na pele.


3º sintoma de vermes- tosse

Aquela tosse que você não descobre a casua. Normalmente é seca (então não tem catarro), intermitente, de vez em quando, pode ser acompanhada por falta de ar, chiado no peito e dor torácica.

Alguns vermes podem causar isso, especialmente acaris e strongyloides, o que chamamos de síndrome de Loeffler que é uma resposta pulmonar eosinofílica— então vai dar aumento dos eosinófilos também no sangue, e pode ter achados radiográficas, no rx de tórax ou tomografia

Claro que se você vem tendo sintomas respiratórios persistentes, procure um médico para o diagnóstico correto. Pode ser muitas coisas: pode ser coração, pode ser asma, pode ser dpoc, pode ser câncer de pulmão, mas também podem ser vermes.



2º sintoma de verminoses em crianças- redução do ritmo de crescimento

Os vermes vão sugando seus nutrientes, suas vitaminas, seus minerais. Pode levar a desnutrição— você vê aquelas crianças com bracinhos finos e barriga grande.

E o crescimento dessa criança vai ser prejudicado. A criança fica baixinha, mirrada. Era para chegar a um metro e oitenta? Vai só chegar a um metro e sessenta e cinco.

O verme vai tirar ferro, vai tirar zinco (e o zinco tem a ver com o crescimento da criança), vai tirar proteínas. E o crescimento vai ficar comprometido


1º sintoma de vermes: alterações neurológicas e psiquiátricas

A maioria das outras infecções parasitárias, como acaris ou ancilostomo, raramente levam a manifestações neurológicas ou psiquiátricas.


Porém, como já falei antes cisticerco que é como uma bolha que pode se alojar no cérebro, causando neurocisticercose, pode afetar o comportamento. Pode deixar a pessoa mais agressiva, irritada, com depressão, com confusão mental ou psicoses. Pode ter sintomas neurológicos, como eu citei convulsões, mas também dor de cabeça, hidrocefalia.

E se pensarmos em parasitas, também temos que lembrar da toxoplasmose, ou a neurotoxoplasmose, que normalmente pode vir das fezes de gato contaminadas com o protozoário, que pode dar convulsões, déficit neurológicos.

A pessoa pode ranger os dentes, ter bruxismo à noite, e está ligado mais ao oxiúros e prurido anal. Mas não é totalmente confirmado que pode causar isso.

Para você ver o tanto de sintomas que os vermes podem causar. E eu citei alguns, hein. Tem muito mais. Se você sente alguma coisa, procure um médico.


Vale a pena repetir, os sintomas de verminoses, como são inespecíficos, podem confundir tanto os médicos quanto os pacientes.


Você precisa fazer exames de fezes para saber se está com vermes?

Não. Se seu parasitológico de fezes, EPF, vier alterado, você está com vermes. Mas um exame negativo não significa que você tenha vermes.

Porque o intestino é muito grande. Às vezes não saem os ovinhos o tempo inteiro, às vezes não foi feito o exame direito.

Além de ser um exame chato de fazer, né, convenhamos.


Você só deve tomar remédios para vermes quem sente algum sintoma?

Claro que não. Tome mesmo sem sintoma. Porque quando tem sintomas, você muitas vezes está infestado, está com o intestino cheio de vermes. Então, não precisa chegar nesse ponto.


Então Todo adulto deveria tomar remédio para vermes?

Sim, eu acho que todo adulto deveria tomar, pelo menos 1x ao ano. Não só adulto, crianças também.

Eu tomo uma ou duas vezes ao ano, eu sempre dei para os meus filhos. Porque os vermes estão em todos os lugares.

Estão no celular do seu amigo que você foi ver a foto que ele postou no Instagram.

Estão no ônibus que te trouxe até o trabalho.

Ou você acha que a barra que você segurou está higienizada?

Estão no corrimão que você utilizou para subir as escadas.

Estão nas verduras, nas frutas.

Melhor tomar vermífugos. Se você tiver animal de estimação ou cuidar de horta, de animais no sítio, na fazenda, pode tomar duas vezes ao ano.

No caso de não estar sentindo nada, o ideal é tomar vermífugos de maior espectro, como a nitazoxanida ou albendazol, ivermectina.


E se pessoa estiver sentindo alguma coisa, o médico deve prescrever um remédio voltado ao parasita específico.


E você que gosta de comer peixe cru, no sushi, sashimi. O que é anisaquíase?

Se você é fã de peixe cru, e se esse peixe não for adequadamente congelado ou preparado, ele pode abrigar as pequenas larvas de anisakis, que é um nematóide.

Os sintomas podem ser, dentro de hora ou até dias após você comer peixe contaminado, dor abdominal náuseas e vômitos e diarreia. Muitas vezes esse parasita morre e é expelido naturalmente.

Mas em casos mais sérios, é necessário fazer uma endoscopia para remover as larvas que estão presas na parede do seu estômago ou intestino. Eu tive um paciente que teve, e sofreu um bocado, até descobrir a doença e tratar.


Então como prevenir o contágio dos vermes?

Lembre-se, que é sempre melhor prevenir.

Para a anisaquíase, você deve congelar o peixe a -20°C por pelo menos 24 horas— isso geralmente já mata as larvas. Ou cozinhar o peixe… Difícil sushi cozido…

Mas para as outras verminoses, é fundamental lavar bem os alimentos, tomar sempre água limpa e potável.


Lavar bem as mãos, principalmente depois de ir ao banheiro e antes de comer algo. Cortar bem as unhas, mantê-las limpas.

E desparasitar, tomar remédios para vermes, porque vai reduzir a chance de passar para outras pessoas.


É isso! Gostou do vídeo? Lembre de compartilhar para que mais pessoas tenham esse conhecimento.

 

E qual vai ser o próximo vídeo que vai assistir

Vou deixar 3 recomendações aqui ao lado=


Como sintomas de alerta de câncer de intestino que é um dos vídeos mais visualizados no mundo sobre o assunto.

Os superalimentos para próstata aumentada

E sinais iniciais de diabetes

 

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

 

Lembre-se de se inscrever.

E até o próximo vídeo

Muito obrigado