Tem ALZHEIMER na FAMÍLIA? ESTA é a MELHOR MANEIRA de PREVENIR DEMÊNCIA e AUMENTAR seu PODER CEREBRAL
7 SEGREDOS QUE REDUZEM o RISCO de ALZHEIMER e DEMÊNCIA QUE POUCA GENTE FAZ (NÃO PERCA A SUA MEMÓRIA)
Olá
Feche seus olhos e viaje até uma de suas memórias mais valiosas.
Talvez quando nasceu seu filho, quando passou no vestibular, o dia do seu casamento, ou alguma reunião de família, ou com seus amigos, passeando com seu animal de estimação, ou pode ser simplesmente um dia quando sentiu o vento no rosto ao estar imerso na natureza.
Consegue lembrar? As risadas, a conexão, a chama da vida, o cheiro do café da casa da sua avó.
Agora, pense como seria se todas essas memórias incríveis fossem apagado, devagar, sem aviso. Se aquelas risadas virassem silêncio, se o verde da natureza se tornassem cinza.
E se, de repente, você não pudesse mais se lembrar viveu aquela memória ou não.
Nesse vídeo eu vou falar os passos que você deve dar, para se proteger contra Alzheimer, essa doença terrível que destrói não só sua memória, mas atinge a família toda.
São 7 hábitos que podem te proteger contra a demência, mesmo que você tenha um alto risco da doença como no caso do ator Chris Hemsworth, o Thor dos filmes da Marvel, que descobriu que tem um alto risco de ter Alzheimer no futuro.
Está preparado?
Mas antes, já vá curtindo o vídeo, se inscreva no canal e ative o sininho para receber as notificações. E espalhe esse vídeo para seus amigos e familiares. Muita gente quer saber como proteger o cérebro!
E me conta: você está perdendo a memória? Ou algum de seus familiares? De que parte do Brasil ou do mundo você é? Escreva aí embaixo!
Vamos lá!
Primeiro de tudo, Chris Hemsworth não foi diagnosticado com Alzheimer ano passado, como anda circulando na mídia e redes sociais.
Meu próprio filho correu para me contar que o ator que interpreta o super-herói Thor do Avangers, com apenas 40 anos, tinha sido diagnosticado com Alzheimer.
Não é verdade! O Chris Hemsworth fez um teste genético que mostrou que ele tem uma grande probabilidade de ter Alzheimer no futuro.
8-10x mais chance do que a população em geral.
Ele tem duas cópias do gene ApoE4, que é algo raro de acontecer, apenas 2-3% das pessoas possui essa predisposição.
Como ele descobriu isso? Gravando o documentário para a canal Nat Geo, “Sem limites” com Chris Hemsworth onde desafia os limites físicos do seu corpo, para combater o estresse, otimizar seu desempenho e contra-atacar o envelhecimento, mas também buscaria desvendar os segredos genéticos de seu corpo.
No quinto episódio, "Memória", o médico Peter Attia, revela que após ler seu teste de DNA, que a sua genética não era tão boa assim, já que possua duas cópias do gene APOE4, uma vinda da sua mãe e uma vinda do seu pai, que aumentava consideravelmente o risco de ter a doença no futuro. E seria um Alzheimer precoce? Não, ApoE4 tem a ver com o Alzheimer na velhice, e não como aquele jovem de 19 anos, que foi diagnosticado com Alzheimer precoce na china, sendo a pessoa mais jovem a ser diagnosticada com a doença.
O que você faria se fizesse um testes desse e seu resultado fosse tão ruim quando o do ator?
E, indo mais além, você faria esse teste? Porque mostrar que você tem um risco aumentado, não significa que você terá a doença no futuro, mas com certeza aumentaria a sua ansiedade.
Você concorda? Ou faria o teste de qualquer forma? Escreva aí, vamos ver quantas concordam e quantas discordam.
Descobrir que ele tinha propensão de ter Alzheimer não deveria ser um choque, visto que seu próprio avô do ator sofreu com Alzheimer. E ele viu a memória dele deteriorar, até esquecer quem eram os netos ou os filhos.
Mas, no fundo, essa revelação foi um soco no estômago para Chris. E ao invés de se deixar abater, ele tentou transformar adversidade em oportunidade, fazer do limão uma limonada.
Primeiro lugar, o pessoal do documentário perguntou se ele queria revelar isso ao público, ou omitir. Ele resolveu tornar público, para que mais pessoas soubessem sobre a doença e aprendessem o que fazer para tentar evitar ou protelar a demência.
E, claro, sabendo que as sorte estava contra ele, teve que mexer na sua própria vida, tentar aumentar as suas chances de evitar a demência.
Então, vamos saber o que ele está fazendo para evitar ou protelar o Alzheimer, a principal
Causa de demência do mundo- cerca de 70% das pessoas com demência no mundo têm Alzheimer- e ver se você poderia se espelhar nele e tentar introduzir alguns desses hábitos poderosos na sua vida.
Porque algumas mudanças podem ter um grande impacto no final. São 7 hábitos.
7º Hábito para evitar Alzheimer, Melhore seu sono.
Pesquisas recentes apontam que os nossos padrões de sono podem determinar o risco de desenvolver demência no futuro.
Durante o sono profundo, o cérebro está "fazendo faxina", eliminando resíduos intracelulares que podem se acumular entre nossos neurônios e também evitando o acumulo de tau e proteína beta amilóide, as marcas do alzheimer.
Tanto é verdade que um remédio novo, que ainda não foi lançado no brasil, suvorexant, para o combate à insônia, demonstrou ter potencial para reduzir proteínas ligadas à doença de Alzheimer no líquor.
Uma boa notícia para um futuro próximo. Porque até agora todos os remédios para dormir, pioravam a memória, ou na melhor das hipóteses, não prejudicavam a memória. Um remédio para dormir que pode ajudar é ótimo!
Se você é do tipo que acorda exausto ou que vive "roubando" horas de sono trabalhando ou assistindo séries na netflix, saiba que não dormir pelo menos 7 horas por noite pode colocá-lo em rota direta para problemas como Alzheimer, déficit de atenção, depressão e até mesmo um maior risco de acidentes de trânsito.
Chris Hemsworth revelou que transformou sua rotina noturna! Ele agora se desliga das telas uma hora antes de se deitar e mergulha nos livros quase todas as noites.
Então, preste atenção nos seus padrões de sono. Tanto dormir demais ou de menos: ambos os extremos são perigosos para a saúde cerebral.
Tente ter mais qualidade de sono. Isso vai melhorar sua memória de hoje, e também do futuro!
6º Hábito que evita seu risco de demência- Construa sua reserva cognitiva
Assim como economizamos dinheiro para enfrentar tempos difíceis, nosso cérebro também precisa de uma "poupança" que é construída ao longo dos anos com atividades cognitivas e desafiadoras.
Quanto mais "dinheiro" (experiências e aprendizados) você deposita nessa poupança ao longo da vida, mais protegido seu cérebro fica contra doenças como o Alzheimer.
Então aprenda coisas novas, tenha novos hobbies, tente tocar um instrumento, comece a pintar, estude uma segunda língua, experimente receitas novas, desafie seu cérebro com jogos de xadrez, quebra-cabeças, palavras cruzadas, escovando os dentes com a outra mão ou mesmo lendo.
O ator falou que está lendo livros quase todas as noites isso, realmente é algo favorável.
5º Hábito que pode reduzir o risco de Alzheimer- fazer sauna
Sauna? Sério? Sim.
Várias pesquisas sugerem os benefícios da sauna, tanto para a sua saúde cardiovascular quanto para o cérebro. E como eu já falei em outro vídeo, o que faz bem para o cérebro, faz bem para o coração e vice versa.
Quatro sessões de sauna de 20 minutos por semana a mais ou menos 80º C, parecem ser o ponto ideal para reduzir o risco de Alzheimer, segundo Peter Attia, em incríveis 65%.
Um parênteses aqui— apesar de haver indícios de que o uso de sauna pode reduzir o risco de Alzheimer, as pesquisas não são totalmente conclusivas, como os outros hábitos que tem um power bem mais forte.
4º Hábito para evitar o risco de demência- esteja no seu peso ideal
Há uma relação entre sobrepeso e Alzheimer. Se você está na meia idade e está com sobrepeso ou obeso, trate de consertar isso, pois aumenta o risco de demência na velhice. Principalmente pela inflamação crônica do corpo causada pela obesidade.
Se você fizer o exame proteína C reativa de um obeso, você vai ver que estará lá em cima. Mas também obesidade aumenta proteínas cerebrais, como a beta amilóide, envolvida com Alzheimer, aumenta risco de resistência insulínica, que aumenta risco de diabetes.
Só de ter resistência à insulina pode ter efeitos adversos no cérebro e tem sido associada a um maior risco de Alzheimer. O Alzheimer às vezes é chamado de "diabetes tipo 3”…
Então, melhor ter o peso normal.
O Chris Hamsworth, como é ator, tem um peso que varia muito devido a diferentes papéis. Melhor ele tentar evitar papéis mais cheinhos.
3º Hábito para evitar o risco de Alzheimer- Alimentação saudável
Tanto a dieta mediterrânea, e sua variação, a dieta MIND, provaram benefícios para a saúde cerebral.
Quer turbinar seu cérebro e reduzir o risco de demência?
Ambas são o caminho a seguir.
Elas enfatizam o consumo de frutas— dando destaque às frutas vermelhas— , legumes e nozes.
Esses alimentos são ricos em antioxidantes que protegem as células cerebrais contra os danos dos radicais livres, que podem contribuir para o declínio cognitivo.
Além de peixes ricos em ômega 3 que combatem inflamações.
Sem contar na redução do açúcar e alimentos ultraprocessados que são inimigos à saúde cerebral.
A variedade de cores e a riqueza de alimentos naturais oferece tudo que nosso cérebro precisa para brilhar.
O ator de Thor tem um chefe de cozinha, para ele, há mais de 10 anos, que é espanhol, então mantém a dieta mediterrânea com azeite de oliva, muitos vegetais e carnes magras— tanto carne de boi quanto de peixe, salada abundante, nozes, sementes como chia, suco verde e ovos.
E vou abrir um outro parênteses— também não é só alimentação- escove os dentes e use o fio dental após as refeições, para reduzir a inflamação sistêmica
2º hábito- controle bem a glicose do sangue, o colesterol, a pressão e não fume!
O que todo mundo deveria fazer, não é!
Se você tem diabetes, ou pré-diabetes, mantenha a glicemia bem controlada. O grande combustível do nosso cérebro é a glicose. Se você tiver glicemia alterada você pode lesar seus vasos sanguíneos, inflamar seu cérebro, aumentar proteínas prejudiciais como a beta amilóide ou tau, alterar a capacidade dos neurônios de se comunicar entre si e, como eu falei, resistência insulínica aumenta risco de Alzheimer
E pressão? Também. Uma metaanálise de 14 estudos com quase 100.000 participantes, concluiu que pessoas mais velhas que reduzem sua pressão arterial têm uma probabilidade menor de desenvolver demência ou ter comprometimento cognitivo.
A redução da pressão arterial diminui o risco de demência principalmente porque reduz o risco de derrame. Estes derrames, muitas vezes minúsculos e imperceptíveis, podem aumentar significativamente o risco de demência quando acumulados.
O estudo SPRINT-MIND sugere manter a pressão sistólica abaixo de 120 mmHg.
E o claro, o cigarro também faz mal. Ele inflama, é cheio de toxinas, reduz o volume cerebral, comprometa a neuroplasticidade, interfere com neurotransmissores, aumenta risco de derrame e estudos epidemiológicos também mostraram associação que o tabagismo pode aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Espero que você não fume. Mas se você fuma, pare de fumar!
1º hábito e o mais importante para prevenir Alzheimer- Faça atividades físicas
A prática regular de exercícios físicos parece ser uma das melhores coisas que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver demência.
Estudos mostraram que exercícios aeróbicos, aqueles que aumentam a frequência cardíaca, melhoram o pensamento e a memória e diminuem as taxas de demência. Não só eles- exercícios de peso, que causam com aumento da massa muscular, também!
Ah, mas é tarde demais para mim! Não é!
Quando começamos a nos exercitar na meia-idade, podemos reduzir o risco de demência em cerca de 30% e o de Alzheimer em 45%.
Mesmo se você começar a se exercitar na terceira idade, você pode diminuir o seu risco.
Posso citar que as pessoas ativas aos 70 anos tiveram menos encolhimento cerebral nos anos seguintes. Então, não tem desculpa!
Mas o que significa "atividade física"? Não se trata apenas de esportes ou corrida. Caminhadas rápidas, limpeza da casa ou jardinagem também contam.
Vou repetir, manter-se ativo é fundamental para a saúde do seu cérebro!
Isso o Chris Hemsworth pode ficar tranquilo porque ele sempre foi bem consistente com seus exercícios. Tanto que sua forma física invejável é testemunho disso.
Além de ser apaixonado pelo surf, onde ele consegue se conectar consigo mesmo e com o momento presente, equilibrando os altos e baixos que a vida traz.
Bem, é isso. Com esses 7 hábitos você pode reduzir o risco de Alzheimer em até 43% e isso vale, inclusive, para aqueles que têm predisposição, ou mutação genética associada à doença, como o caso do ator.
Um estudo com mais de 10.000 pessoas, seguidas por mais de 3 décadas, que foi publicado na revista NEUROLOGY, mostrou que fazendo mudanças na dieta, no sono, na atividade física, pode ter um impacto enorme para evitar a demência no futuro. Plante as sementes agora, para colher os frutos mais tarde!
Vale a pena tentar!
É isso, espero que tenha gostado do vídeo. Lembre de compartilhar, para que mais pessoas tenham esse conhecimento.
E qual vai ser o próximo vídeo que vai assistir?
Vou deixar 3 recomendações aqui ao lado. Meu vídeo sobre sintomas iniciais de demência, que tem tudo a ver com o tópico de hoje e eu cito sobre os novos remédios de Alzheimer.
Outro vitaminas para a memória- quais as mais importantes, e o 3º sobre sintomas de vermes. Será que que algum parasita está roubando sua energia?
Meu nome é ANDRÉ WAMBIER, cardiologista, e esse é o Cardiodf.com.br
Lembre-se de se inscrever no canal
E até o próximo vídeo. Obrigado!