10 REMÉDIOS COMUNS QUE PODEM ESTAR FAZENDO VOCÊ GANHAR PESO (e como não engordar ainda mais)

10 medicamentos comuns que podem causar ganho de peso

Sabia que alguns remédios muito comuns podem aumentar seu peso?

Pois é, se você já se perguntou como você pode estar engordando, se você está comendo igual ou melhor do que antes, fazendo exercícios físicos e dormindo bem, a explicação para esse dilema pode estar no remédio que você está utilizando.

Para quem já leu a bula de um remédio, chega a dar medo por causa da longa lista de efeitos colaterais, alguns dá vontade de desistir. E um risco comum nessas listas é justamente o ganho de peso.

Por isso é importante saber quais os 10 remédios que mais causam ganho de peso, e se você estiver inchando, vendo seus números subirem na balança e estiver utilizando uma dessas medicações você deve conversar com seu médico para tentar alguma alternativa.

Será que o remédio que você usa entra nessa lista? Você vai ficar surpreso em alguns casos.

Como os remédios podem aumentar seu peso?

De 5 maneiras:

Primeira maneira

Alguns remédios estimulam seu apetite e, como resultado, você come mais. E pode engordar.

2- Alteram o equilíbrio de como seu corpo absorve e

armazena glicose, o que pode levar a depósitos de gordura abdominal, aumento de triglicerídeos e até diabetes.

3- Afetam seu seu metabolismo,  fazem com que as calorias sejam

queimada mais lentamente

4- Reduzem a resistência ao exercício, causando uma falta de ar e fadiga , dificultando que as pessoas façam atividades físicas.

5- O que você deve ter imaginado: faz com que você fique inchado, com que você retenha água, o que aumenta o peso, mas não te deixa mais gordo.

 

Quanto que uma pessoa pode ganhar de peso, devido ao remédio?

Alguns gramas, ou muitos quilos.

Isso varia da pessoa e do medicamento. Tem casos que a pessoa pode ganhar menos de um quilo ao longo de anos, sendo que outros podem ganhar 10, 20 ou mais quilos em apenas poucos meses.

Agora, como muitos desses remédios são tratamentos de algumas doenças crônicas, pode ser também que a própria doença esteja aumentando o seu peso, não dando para saber exatamente quem veio antes, o ovo ou a galinha.

Por exemplo, a depressão- ela em si pode levar à ganho de peso, e alguns remédios antidepressivos também.

E sabemos que o ganho de peso pode levar a resistência insulínica, pré-diabetes ou diabetes tipo 2, pressão alta, colesterol alto, triglicerídeos altos, apneia do sono, esteatose hepática (a gordura no fígado), problema renal, dificuldade para engravidar, infarto, derrame a até câncer.

Então, vamos evitar o ganho de peso!

Vou repetir o aviso, se você descobrir que o remédio que você toma está na lista não pare de tomar. Você tem que conversar com o seu médico. Só ele que saberá se você pode tomar uma dose mais baixa ou se existem outras opções para o seu caso. Nunca pare de tomar um remédio por conta própria!

Quais os 10 remédios principais que pode estar aumentado sua cintura? 

 

  1. Anti-histamínicos

Se você já teve rinite alérgica, sintomas de resfriado, urticária ou outras alergias  você, provavelmente foi prescrito um Anti-histamínico. Cetirizina, fexofenadina que é o Allegra, desloratadina, todos esses podem aumentar seu peso se você os toma de forma regular.

Estudos mostraram que esses podem aumentar seu peso, a circunferência abdominal se comparados com pessoas que não tomam.

As pessoas que tomavam esse tipo de remédio tinham 55% mais chances de estar com sobrepeso ou obeso, do que aqui aqueles que não tomavam.

Por quê? Porque a histamina diminui os sinais de fome, e, se você usa um anti-histamínico, você vai ter mais fome e também pode interferir nos sinais de que você está cheio, que ficou satisfeito.

2. Antidepressivos tricíclicos 

Quais são eles? Principalmente amitriptilina (o amitryl).  

A amitriptilina é usado para tratar depressão, para fibromialgia, para dores crônicas, porque melhora o sono e pode aumentar o seu limiar o seu limiar de dor. Também é usado para enxaquecas como profilático.

Mas tem um porém- a amitriptilina pode aumentar o apetite, especialmente para doces, o que pode aumentar o seu peso. Isso porque tem uma atividade anti-histamínica- por isso dá sono e dá fome.

Por isso, essa classe de antidepressivos tricíclicos estão mais ligados ao ganho de peso do que outros antidepressivos ou medicamentos para enxaqueca.

E também os antidepressivos tricíclicos pode ter efeitos sobre seu coração aumentando o intervalo qt, causando hipotensão postural e aumentando a frequência cardíaca.

Um estudo de 2006 descobriu que 30% das pessoas que tomam amitriptilina ganharam mais de 5% do peso corporal em 5 meses.

 

3. Corticóides

Esse, eu tenho certeza que você pensou que estava na lista, e está. Corticóide trata asma, alergias, artrite, covid, sinusite, doença inflamatória intestina. Porque eles ajudam a diminuir a inflamação.

Se for por um curto espaço de tempo e dose baixa, você pode não ganhar peso. Pode interferir na sua glicemia, nos triglicerídeos, mas não ganha peso. Agora, o uso prolongado de pode estar associado a muitos efeitos colaterais mais como cataratas, osteoporose, diabetes

Quais os corticóides- prednisona, prednisolona, metilprednisolona, dexametasona, hidrocortisona…

 Por que eles engordam? Principalmente por 3 causas: eles aumentam o apetite, retém líquido e alteram o metabolismo.

Por isso que, se eles forem tomados por um longo período, o ganho de peso pode ser difícil de controlar,

Uma pesquisa de 2006 com pessoas que usavam corticóides a longo prazo por alguma doença crônica mostrou que a cada 10 tratados, 6 a 8 haviam ganhado peso.  

  1. Remédios para pressão

2 classes principais: os diuréticos e os betabloqueadores

Os diuréticos como furosemida, hidrocloratiazida, indapamida  podem ajudá-lo a perder peso temporariamente, por diminuir inchaço. Mas, a pessoa fica com sede depois de toma-los e o seu cérebro pode interpretar essa sede como fome, e você pode comer mais e ganhar peso.

Já os betabloqueadores- atenolol, selozok e outros podem reduzir a sua frequência cardíaca durante o exercício, fazendo com que seu corpo queime menos calorias.

E em alguns casos podem reduzir a sua resistência ao exercício. Então, tente aumentar a sua resistência ao exercício, praticando mais atividade física, que você pode perder peso.

  1. Anticoncepcionais

Não são todos os anticoncepcionais que você pode ganhar peso. Se você está tomando uma pílula tipo Diane, Yaz, selene, Yasmin.. tem pouca chance de você ganhar gordura corporal. Em alguns casos pode reter líquido e inchar, o que favorece o aumento de peso.  

Porém a medroxiprogesterona, depoprovera, que é um anticoncepcional de depósito, esse sim, aumenta peso.

Tem estudos que dizem que mulheres jovens que já eram obesas têm mais chance de ganhar peso com a medroxiprogesterona injetável.

 

 6o Outros antidepressivos

Especialmente a paroxetina e a mirtazapina.

A paroxetina é um antidepressivo da classe inibidor seletivo de recaptação de serotonina. Essa classe de remédios, geralmente não causam ganho de peso, porque aumentam a serotonina no cérebro, o que ajuda você a se sentir satisfeito e não exagerar na comida.

A paroxetina  é uma exceção porque aumenta o seu apetite, e você pode aumentar seu peso, geralmente cedo no tratamento.

A mirtazapina (remeron) é um antidepressivo que aumenta a serotonina e a norepinefrina, que estão ligadas à perda de peso.

Porém tem um efeito anti-histamínico, por isso que dá sono e aumenta o apetite. Para velhinhos que não querem comer é um remédio bem interessante.

 

  1. Remédios para epilepsia.

Quais são eles- o divalproato de sódio (depakote) que também é usado para prevenção de enxaqueca e para transtorno bipolar.

A pregabalina - Lyrica (que também serve para dores crônicas e ansiedade)

A gabapentina

E a carbamazepine (que é o tegretol)

Eles podem aumenta o seu apetite. E é importante a pessoa que está tomando esses remédios saber disso, visto para tentar controlar melhor a dieta e aumentar atividade física

Um estudo de 2007 mostrou que quase 50% da mulher e 1/4 dos homens que tomavam depakote ganharam 11 kgs em 1 ano.  Não está claro por que o remédio parece afetar mais as mulheres do que os homens.

8- estabilizadores de humor e antipsicóticos.

O lítio- é um estabilizador de humor e pode ser usado em depressão grave e transtorno bipolar. Está associado a um ganho de peso significativo. Até 65% dos pacientes podem ganhar mais de 10 kg após anos de uso.

Mas ele funciona muito bem

Outro- olanzapina que é o Zyprexa que talvez seja o que está associado ao maior potencial de ganho de peso se comparado com outros antipsicóticos. Além disso piora a glicose, colesterol e os triglicerídeos.

Outros que também pode ganhar peso- Risperidona, quetiapina (que é o Seroquel) e Clozapina

    • Por que eles causam ganho de peso? Porque podem interferir no seu metabolismo, mas principalmente porque esses medicamentos podem ter atividade anti-histamínica e também bloquear a serotonina, o que pode contribuir para o efeito de ganho de peso.

9- Remédios para diabetes

Principalmente Sulfoniluréias que é a glibenclamida (daonil), glimepiride (Amaral), gliclazida (diamicron)

Todos eles melhoram o açúcar no sangue, mas causam um ganho de peso de cerca de quatro a cinco quilos em média. Porque estimulam as células beta pancreáticas a liberar mais insulina e podem dar mais apetite.

E o outro são as glitazonas, especialmente a pioglitazona que pode aumentar a gordura no subcutâneo, mas pode levar a perda de gordura no fígado.  Você pode ganhar cerca de 3- 4kgs.

E 10- Insulina

A insulina é imprescindível no diabetes tipo 1 e pode ser necessária em alguns pacientes com diabetes tipo 2 que não controlam com remédio via oral.

A insulina leva a um ganho de peso significativo, porque é um hormônio anabólico, permite que a glicose entre nas células em vez de permanecer no sangue.

Depois que o açúcar entra dentro das células, se não for utilizado, queimado pelo seu corpo como energia, ele será convertido em gordura.

 Um estudo mostrou que os diabéticos que precisaram de insulina ganharam quase 11 quilos em média durante os primeiros três anos tomando insulina, especialmente.nos primeiros três meses.

 

 Então é isso. Esses são os 10 principais remédios que aumentam o seu peso.

Novamente, nunca pare o remédio sem o aval do seu médico e muitos desses remédios não dá para parar.

 

E se você estiver ganhando peso, aumente atividade física, preste maior atenção à dieta e limitação da ingestão de açúcar, gorduras que fazem mal e tentando aumentar fibras.

Limitar o tamanho das porções, beba bastante água ao longo do dia e comer devagar, sem pressa, saboreando a comida.

Espero que você consiga perder peso, se esse for seu intuito.

Meu nome é André Wambier, e esse é o Cardiodf.com.br

Lembre-se de se inscrever.

E até o próximo vídeo.