REMÉDIOS CASEIROS PARA EVITAR O INCHAÇO | TRATAMENTO NATURAL para DESINCHAR RÁPIDO os pés e pernas

COMO DESINCHAR RÁPIDO: O QUE COMER e EVITAR PARA TIRAR O INCHAÇO DOS PÉS, PERNAS e BARRIGA (retenção de líquidos)

 

Olá! Hoje vou falar sobre inchaço e retenção de líquidos.

Por que seus pés incham, de vez em quando? Por que os anéis ficam difíceis de sair dos dedo? Você fica com aquelas marcas nas canelas quando usa uma meia mais apertada? Ou mesmo, seu rosto sempre fica mais inchado—e as pessoas notam e comentam isso? Será que você pode estar com uma doença séria se escondendo por traz desses sintomas? Ou tem a ver com o que você come, e se consertar isso vai melhorar.

 

Pois é, hoje vou falar sobre inchaço, ou edema. Eu vou dividir esse vídeo em 3 partes. As causas mais comuns de inchaço, os erros alimentares que você deve evitar ao máximo para evitar essa retenção de líquidos e na terceira parte eu vou falar sobre o que você deve comer e o que você deve beber para se sentir mais leve e desinchar de vez. Vai ser um vídeo bem completo, então, se você tem facilidade de reter líquido, tem que ficar até o final.

 

Mas antes, já vá curtindo o vídeo— vamos fazer desse vídeo o recordista de likes do canal… Será que a gente consegue bater os 300 mil likes? Ajude aí! Se inscreva no canal para não perder as nossas dicas de saúde, e ative o sininho para receber as notificações.

E também espalhe esse conhecimento para seus amigos e familiares. Tenho certeza que você conhece muita gente que sofre com inchaço. Compartilhando você estará ajudando essas pessoas! Então compartilhe aí.

E me conta: você está enfrenando problemas de inchaço? De que parte do Brasil ou do mundo você é? Escreva aí embaixo.

 

Vamos lá

Será que esse inchaço nas pernas, pés, mãos ou pálpebras pode ser algo mais sério?

Pode, mas na grande maioria das vezes não é, tem a ver com um problema temporário como você ter comido mais sal ou ter ficado muito tempo de pé. Agora, existem doenças que o inchaço é um dos principais sinais e sintomas. E, se for o caso, você deve saber quais são e, procurar ajuda para o tratamento mais rápido possível.

Por que seu copo está retendo água?

Tem várias causas. Pode ter a ver com alterações hormonais como no inchaço pré menstrual, na gravidez, quando você está usando hormônios como pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal ou hipotireoidismo, quando a tireoide não está produzindo hormônios adequadamente. Por aqui dá para ver por que as mulheres têm mais retenção de líquido que os homens.

Pode ter a ver com sua alimentação- Você come muito sal ou alimentos ricos em sódio como alimentos industrializados, queijos amarelos, embutidos, salgadinhos, refrigerantes — incluindo refrigerantes zero. O sódio retêm água porque o organismo precisa diluir o excesso, resultando em inchaço e edema.

Mas também você pode estar comendo pouco potássio. Você está comendo poucas frutas e verduras. O potássio trabalha em conjunto com o sódio, neutralizando os efeitos do sódio, evitando o acúmulo de líquidos. Além disso o potássio tem um efeito diurético, estimulando a produção de urina, ajudando a eliminar o excesso de líquidos e também de toxinas pela urina.

Outra causa comum- você pode estar bebendo pouco líquido. É meio paradoxal, mas a falta de hidratação pode levar à retenção de líquidos porque seu copo entende que tem que segurar água para evitar a desidratação. Começa a ter um efeito anti-diurético, liberando um hormônio chamado vasopressina, que retêm líquidos. E uma desidratação crônica pode inflamar seu corpo, contribuindo para inchaço e retenção de líquidos.

Se você está comendo muito carboidrato. Refinado- pão, bolacha, arroz branco. Isso incha. Quando você come carboidratos eles são quebrados em glicose, e o excesso de glicose é convertido e glicogênio e armazenado nos músculos e no seu fígado. O glicogênio atrás agua.

Quando você come muitos carboidratos refinados você incha por causa disso. Vai armazenar mais glicogênio e isso leva a um ganho de peso temporário e uma sensação de inchaço. Por isso que quando a pessoa muda para uma dieta low carb ou para de beber cerveja e refrigerantes ela perde peso rápido. Muito desse peso é da água retida.

Pode ter a ver com problemas de circulação- você tem varizes— que podem causar inchaço e peso nas pernas. Nossas veias têm válvulas internas que impedem com que o sangue seja puxado para baixo em decorrência da gravidade e que se acumule nos pés e nas pernas.

Quando a pessoa tem varizes, essas válvulas estão defeituosas, dificultando com que o E o sangue retorne até o coração, sendo uma causa comum de pés inchados.

Outro problema vascular que pode causar inchaço é uma trombose venosa profunda que normalmente em membro, especialmente em uma das pernas, mas também pode ser em um dos braços.

E também tem pessoas que tem problemas de inchaço por causa de linfedema ou uma obstrução linfática. O sistema linfático também ajuda a limpar o excesso de líquidos dos tecidos, e se estiver danificado, por exemplo, a mulher teve um câncer de mama e retirou os linfonodos axilares, naquele braço pode ter mais inchaço.

Tempo quente: Pés inchados freqüentemente ocorrem durante o tempo quente, pois suas veias se expandem  na tentativa de diminuir a temperatura corporal. Os líquidos vão escapar para os tecidos próximos como parte desse processo.

Se você já se perguntou por que acordamos e olhamos para o espelho e vemos nosso rosto um pouco inchaço?  É porque a imobilidade faz reter líquido.  Quando ficamos em uma posição imóvel por longos períodos de tempo, como quando dormimos ou sentado durante horas, a circulação sanguínea e o fluxo linfático podem ser afetados, levando a inchaço.

Agora preste atenção- uma causa comum de inchaço é o uso de remédios. Quais remédios podem inchar. Um um já falei que são hormônios, anticoncepcionais ou reposição hormonal.

Outros são os corticóides, para tratar asma, doenças inflamatórias, alergias, doenças auto-imunes. Remédios anti-hipertensivos- Muito, muito frequente. Principalmente os BCCs como nifedipino, anlodipino,, diltiazem. Mas outros da mesma classe, que tem menos risco de edema, dependendo da dose também vão inchar, como nitrendipino, levanlodipino…

Minoxidil, pode inchar rosto, pode inchar pernas. Os dermatologistas têm prescrito muito o minoxidil oral para perda de cabelo.

Outros comuns são os antiinflamatórios - ibuprofeno, diclofenaco, naproxeno, incham. A pessoa estava com dor nas costas, tomou antiinfamatório e inchou os pés. Tá aí a causa.

Se for efeito colateral do remédio que está inchando seus tornozelos e pés, converse com seu médico para ver se ele consegue trocar o remédio.

Mas claro- temos as doenças- insuficiência cardíaca- coração fraco, dilatado ou rígido demais pode causar inchaço e falta de ar.

Problemas renais quando os rins começam a parar de funcionar corretamente, eles não conseguem excretar o excesso de líquido so nosso corpo— e esse excesso de líquido no corpo vai causar inchaço- nos pés, nas pernas, nas pálpebras, nas mãos…

E também, doenças do fígado podem causar inchaço. Uma das funções do fígado é de produzir proteínas, em especial a albumina. Os níveis baixos de albumina fazem com que o fluido do sangue passe para os tecidos, produzindo inchaço não apenas nas pernas e pés, mas também em outras partes do corpo, como mãos e rosto.

Agora vamos para os alimentos que você deve evitar se você sofre com retenção de líquidos e inchaço: Quais as comidas e bebidas que você deve ficar longe?

Primeiro, como eu já citei, os Alimentos processados:

como salgadinhos, Doritos, ruffles, refrigerantes incluindo zero, comidas congeladas. Elas contêm altos níveis de sódio que como eu falei causa inchaço, além de aditivos e conservantes, que detonam a sua saúde

Segundo: Alimentos ricos em sódio: embutidos como salame, salsicha, linguiça, molhos prontos, condimentos como ketchup, enlatados podem levar ao acúmulo de líquidos no corpo e contribuir para o seu inchaço.

Terceiro - Fast food: como hambúrgueres, batatas fritas, cachorro quente são geralmente ricas em sódio, gorduras saturadas e molhos, o que pode levar ao inchaço.

Quarta- Bebidas açucaradas: sucos de caixinha, refrigerantes além de aumentarem o glicogênio no fígado podendo levar a gordura no fígado, causam inflamação no corpo e contribuir para o inchaço.

Quinto- Álcool- O álcool leva à desidratação que como eu falei, aumenta a retenção de líquidos

Sexto- Alimentos com glúten se você tem sensibilidade ao glúten ou doença celíaca. Nesses casos, principalmente, não é para todo mundo. O glúten que está no trigo, cevada e centeio pode causar inchaço e desconforto gastrointestinal nessas pessoas.

Sétimo- Laticínios- Mesma coisa acontece para aquelas pessoas que são intolerantes à lactose ou alérgicos à proteínas do leite. Pode causar, além de desconforto gastrintestinal inchaço e retenção de líquidos. Mas para apenas essas pessoas, não devemos generalizar.

Oitavo- comidas com ricas em farinha branca, açúcar refinado e xarope de milho e frutose. O macarrão, o pãozinho, bolo, bolachas, barrinhas de cereal, se for em excesso podem reter líquidos.

Nono- Leguminosas- Para algumas pessoas que dificuldade de digerir a rafinose dos feijões, lentilhas, grão de bico podem causar inchaço, excesso de gases, arrotos e estiramento

Décimo- Crucíferos- Como brócolis, repolho, couve de Bruxelas, apesar de excelente para a saúde no geral, também contém rafinose que causam os mesmos efeitos que eu acabei de citar.

E agora, será que você precisa de um diurético para retirar o excesso de líquidos, ou pode tirar algumas coisas da dieta e acrescentar outras?

Realmente, para algumas pessoas o diurético é necessário. Eu prescrevo bastante, mas apenas para quem precisa porque pode desidratá-lo e causar um problema renal agudo, pode baixar a sua pressão, diminuir potássio e magnésio do seu corpo.

Mas tem alguns alimentos que têm efeitos diuréticos, e se você aumentar o consumo deles, você pode reduzir o inchaço do seu corpo.

Várias frutas e vegetais têm um efeito diurético e poderão ajudar no seu inchaço.

Quais são eles?

Número 10- Limões e a lima da pérsia, por terem propriedades diuréticas suaves. Isso significa que ele pode ajudar a estimular a produção de urina e além disso têm antioxidantes  como vitamina C que pode reduzir a inflamação crônica.

Número 9- Cebolas e alho- que tem ação anti-inflamatória que pode a ajudar a diminuir o acúmulo de líquidos além de estimular a circulação sanguínea devido aos componentes sulfurados.

Número 8- O café com cafeína e o chá verde têm um leve efeito diurético, então vão conseguir expelir um pouco de líquido. Além disso são ricos em antioxidantes que possuem propriedades antiinflamatórias, além de estimular o seu metabolismo

Número 7- O pepino, que tem alto teor de água, efeitos diurético, propriedades anti-inflamatórias além de ser rico em fibras que ajuda na sua saúde intestinal

Número 6 A melancia,  que tem alto teor de água e é naturalmente diurética. Ela contém citrulina, que estimula a produção de urina, ajudando a eliminar o excesso de líquidos retidos no corpo.

Número 5- O abacaxi que contém bromelina, uma enzima que ajuda na digestão e tem propriedades diuréticas. Ele estimula a produção de urina e pode contribuir para a redução do inchaço.’

Número 4- Aspargos: Os aspargos são diuréticos naturais e contêm compostos que estimulam a produção de urina, auxiliando na redução do inchaço.

Número 3- Melão: O melão é rico em água  e potássio, que como eu falei, ajuda a excretar o sódio. Ele ajuda a estimular a produção de urina e a eliminar toxinas do corpo, reduzindo o inchaço.

Número 2- O aipo ou salsão. Têm baixo teor calórico, é rico em fibras e polifenóis e antioxidantes, ajudando na digestão saudável e tem um potencial de eliminação de toxina do corpo, ajudando a reduzir a sobrecarga do sistema linfático.

E

Número 1- Cranberry: A cranberry é uma frutinha que os americanos utilizam muito. Além de ajudar um pouco a evitar cistite, que é aquela infecção da bexiga, a cranberry é  conhecida por suas propriedades diuréticas e antioxidantes, portanto, pode reduzir o inchaço.

E claro, se você quiser mesmo desinchar, não se esqueça de se hidratar corretamente, fazer exercícios físicos (para fazer com que suas panturrilhas ajudem as suas veias para bombear sangue de volta para o coração, se estiver acima do peso, tente perder peso, porque 60% do seu corpo é água então perder peso é uma maneira de reduzir a retenção de líquidos.

E se seus pés e pernas incham, coloque-os alguns minutos para cima, tente colocá-los acima do nível do seu coração — isso ajuda bastante e também, use meias de compressão, que dão um pouco de pressão na sua perna, facilitando com que o sangue a retorne ao coração, reduzindo o inchaço.

É isso, se você sofre com inchaço, siga as dicas e, se não melhorar, procure seu médico para pesquisar outras causas.

Gostou do vídeo?

Lembre de compartilhar para que mais pessoas tenham esse conhecimento.

E qual vai ser o próximo vídeo que vai assistir

Vou deixar 2 recomendações aqui=

E meu vídeo sobre embolia pulmonar.

Nossa playlist sobre hipertensão

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Lembre-se de se inscrever.

E até o próximo vídeo.