COMO LIMPAR A GORDURA NO FÍGADO: os 5 MELHORES ALIMENTOS PARA REVERTER A ESTEATOSE (e os 5 piores)
Olá! Você fez um ultrassom e descobriu que está com gordura no fígado? E naturalmente ficou preocupado? Ou mesmo, você fez os exames de sangue e sua TGO e TGP estão elevadas e está com uma dorzinha chata embaixo da costela, será gordura no fígado?
Pois é: nesse post eu vou falar tudo sobre esteatose hepática - quais os sintomas, o que pode ter causado seu fígado gorduroso, quem tem o maior risco de acumular a gordura no fígado, como reverter e no final do vídeo eu vou falar das 5 piores comidas e bebidas que deveria evitar e das 5 melhores, que você deveria introduzir na sua dieta.
Esteatose hepática é comum?
Sim, é comum, quase 30% da população brasileira têm fígado gorduroso. É a doença hepática crônica mais prevalente, e só vem aumentando — têm crianças com gordura no fígado, adolescentes. Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo estão com esteatose hepática. É muito, hein! E a esteatose pode prejudicar o funcionamento do seu fígado.
O que seu fígado faz?
A principal função do fígado é desintoxicar o corpo. Ele filtra tudo o que e entra no seu organismo: ele limpa o álcool, remédios, pesticidas, produtos químicos que você entra em contato.
Além disso produz a bile, armazena ferro, equilibra a glicose no sangue, produz fatores imunológicos e de coagulação.. Simplesmente, você não consegue viver sem fígado. Por isso, tem que cuidar bem dele.
E o fígado de todo mundo tem um pouco de gordura. Mas quando essa gordura ultrapassa 5% do peso do fígado estamos diante de uma esteatose hepática, ou seja, o seu fígado está com gordura acima do normal.
Têm 3 graus de esteatose hepática: grau 1 - esteatose hepática leve; grau 2 quando há acúmulo moderado de gordura e esteatose hepática grau 3 quando há grande acúmulo de gordura no fígado.
O que essa gordura no fígado pode causar?
Se for pouca gordura, pode não ter problema nenhum. Mas, cerca de 20 a 30% das pessoas com esteatose pode ter esteatoepatite, que que é uma inflamação no fígado. Você faz o exame de sangue e está com TGO e TGP altas, que são as enzimas hepáticas — o que nos diz que seu fígado está sendo lesado, danificado. E nesse caso você pode ter problemas, porque essa inflamação pode progredir para fibrose, e com o tempo para cirrose e até câncer de fígado.
Mas vou falar uma coisa boa— o fígado, na grande maioria das vezes pode se regenerar. Se você retirar até 90% do seu fígado ele pode voltar ao tamanho natural. Porém, ele não é invencível…
Quais os sintomas de gordura no fígado?
A grande maioria dos pacientes não tem sintomas, e isso é um problema porque às vezes a pessoa não está sentindo nada e o fígado está todo inflamado.
Por isso que precisamos de exames de imagem- um ultrassom de abdome, uma tomografia, uma ressonância para ter certeza que a pessoa não está com gordura no fígado.
Mas, poucos pacientes têm sintomas
Muitos gases,
Dor na barriga perto da costela,
Uma sensação de peso na parte superior direita da barriga
Náuseas
Digestão lenta
Icterícia — aqueles olhos amarelos, pele amarela
Fraqueza.
Normalmente é quando a doença está mais avançada
E quais as causas da gordura no fígado?
Principalmente duas: álcool e obesidade. Dentre aqueles que bebem muito a taxa beira os 100%. Nos obesos, chega a 80%.
Mas claro, tem pessoas que são magras e não bebem e têm gordura no fígado. Por quê?
Comem muita besteira, sedentarismo (a falta de exercícios), alguns remédios como corticóides, amiodarona, diltiazem, antirretrovirais para HIV. Podem ter doenças que lesam o fígado como hepatites. Além disso, diabetes, colesterol alto, triglicerídeos altos, hipotireoidismo, ovários policísticos, e se você perdeu peso muito rápido também pode levar ao acúmulo de gordura no fígado e pedra na vesícula.
E o que fazer para reverter a gordura do seu fígado? 4 coisas:
Primeiro - se você bebe, tem que parar de beber.
Ah, pode beber apenas no final de semana? Não, nem no final de semana, nem no final do mês. Tem que abolir o álcool da sua vida. O álcool lesa os hepatócitos, que são as células do fígado, e você tem que retirar tudo que faz mal ao seu fígado.
Segundo- Dieta é fundamental: Alimente-se bem.
Não exagere no tamanho do prato, não repita o prato! E tente a fazer a dieta mediterrânea — que foi votada como a melhor dieta do mundo e especialistas acham que ela é capaz de reverter a gordura no fígado.
Tem que Coma mais fibras — frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, castanhas e muito azeite de oliva.
Terceiro- Perca peso!
Se você estiver com sobrepeso ou obeso, perdendo 5%
pode ser suficiente para melhorar os aquelas suas enzimas hepáticas alteradas - tgo e tgp e diminuir a gordura no fígado.
Mas perca peso gradualmente já que uma perda de peso rápida demais pode piorar a esteatose, inflamação e a fibrose.
Quarto- tem que fazer atividades físicas-
Pelo menos 150min de exercícios físicos por semana.
Exercícios físicos reduzem resistência insulínica, triglicerídeos, pode baixar seu peso e também pode reduzir o risco de trombose, que está associada à esteatose hepática.
Antes de falar na parte mais chave do post tenho que falar algo importante:
Pacientes com esteatose têm um risco aumentado de doença cardíaca, AVC e tromboses.
A doença cardíaca é a principal causa de morte em pessoas com esteatose hepática. É só pensar um pouco: as duas doenças têm vários fatores de risco em comum, incluindo síndrome metabólica (glicemia alterada e triglicerídeos elevados no sangue, aumento da gordura abdominal e pressão alta); Diabetes tipo 2 e obesidade.
Se você tem esteatose, procure um cardiologista para investigar suas coronárias.
E agora, quais os 5 alimentos, que quem tem gordura no fígado deveria evitar?
1o- Açúcar
Sabemos que dietas ricas em açúcar podem aumentar o risco de gordura no fígado. E isso é fato.
Então, corte ou reduza bastante. Tem estudo em crianças e adolescentes com obesidade e que comiam muito açúcar que mostrou que restringir o açúcar por um curto período apenas 9 dias, reduziu em quase 4% a gordura do fígado, melhorou a resistência à insulina e a saúde em geral.
2o- XAROPES DE MILHO E FRUTOSE
Você pode pensar- esse eu não uso. Karo? Não faz parte do meu cardápio.
E, talvez você esteja enganado. Esse tipo de xarope é o pior de todos para gordura no fígado. E está embutido nas coisas industrializadas. Porque é barato, é mais barato que o açúcar e é pior que o açúcar. Se você toma refrigerantes, suco de caixinha, condimentos como ketchup ou mostarda, frutas em conserva, geleias, bolos, pudins, aqueles pós para bebidas que você mistura na água, você está consumindo isso, que faz um estrago muito grande para a sua saúde.
3o- Sal-
Sal pode aumentar gordura no fígado? Saiu uma artigo na revista nature novembro 2021- que mostra que uma dieta rica em sal aumenta fígado gorduroso.
Ah mas eu sou cuidadoso com o sal.
Será? Novamente os alimentos industrializados são ricos em sal- como molhos de tomate, macarrão instantâneo, comidas do tipo fast food, pães de forma e comidas congeladas; Embutidos, como presunto, peito de peru, salsicha, mortadela, salame, linguiça, tudo tem muito sal. Evite
4o- Trigo refinado
Pães, massas, bolachas — tudo isso aumenta gordura no fígado
5o- Gorduras saturadas
Como queijos amarelos, frituras, bacon, carnes gordas como cupim, picanha bovina, miúdos, pele de frango, carne de porco, manteiga, sorvetes.. Melhor evitar.
E agora os 5 alimentos que você deve colocar na sua dieta?
Número 5- açafrão/ cúrcuma
Estudos com foco na suplementação de açafrão e cúrcuma mostram que altas doses de curcumina – o ingrediente ativo da cúrcuma – podem reduzir as enzimas hepáticas TGO e TGP, que mostram danos no fígado em pessoas com esteatohepatite
NÚMERO 4 - FRUTAS
Ué, mas frutas não causam gordura no fígado? Não têm frutose.
Não— é a frutose líquida o problema- os xaropes de milho e frutose. Não das frutas em si. Se você não exagerar, as frutas não causam gordura no fígado. E muitos estudos mostram o contrário, frutas reduzem gordura no fígado.
Quais as melhores? ABACATE tem muita gordura boa que tem efeitos protetores do fígado.
Outra fruta que faz bem para o fígado- AÇAÍ - tem alguns estudos mostrando que reduzem inflamação no fígado e diminuem esteatose. Mas tem que ser pasteurizado, pois pode estar contaminado com a doença de chagas
Se você conseguir achar araçá que eu comia na minha infância, também tem ação protetora.
E Cambuci também pode proteger contra esteatose.
NÚMERO 3- Fibras
Grãos integrais e ricos em fibras, como aveia, linhaça, chia, estão associados a um risco reduzido de esteatose hepática. Além disso, castanhas e nozes têm fibras e gorduras boas, que ajudam a prevenir gordura no fígado. E claro, folhas têm mulitas fibras. E uma pesquisa sueca recém-publicada, indica que compostos nitrogenados encontrados naturalmente em vegetais de folhas verdes podem prevenir e reverter a doença gordurosa do fígado. Alface e espinafre, contêm altas concentrações de nitratos, então, é por aí
NÚMERO 2- AZEITE DE OLIVA
Esse você deve colocar na sua dieta já. Coma 3- 4 colheres de sopa de azeite de oliva por dia. Vários estudos concluíram que o azeite de oliva pode reduzir significativamente o depósito de gordura no fígado. Mas não vá tomar puro, porque você não vai aguentar por muito tempo. Misture na sua salada no almoço- 2 colheres e mais 2 na salada no jantar. Você vai conseguir levar esse hábito saudável por muito tempo
NÚMERO 1- CAFÉ
Você sabia que o café pode compensar o que uma dieta rica em gordura faz para seu fígado, reduzir a fibrose e a progressão da doença hepática?
Por quê? Pode ser por causa da cafeína ou pelo polifenóis do café, um tipo de flavonoide, o tocoferol que uma forma de vitamina E ou pelo ácido clorogêncio que é um antioxidante, neuroprotetor e hipoglicemiantes encontrado no café.
Então, se você tem gordura no fígado, pode tomar mais café que vai proteger contra inflamação e fibrose, só não vale com açúcar e melhor evitar café depois das 2 da tarde porque pode interferir com seu sono.
Meu nome é André Wambier, cardiologista
e esse é o Cardiodf.com.br
Muito obrigado