COMO ACABAR COM OS GASES E O INCHAÇO NA BARRIGA? 10 dicas de como se livrar dos gases e estufamento abdominal.

Você tem excesso de gases? Sente uma dor tipo cólicas ou sensação de distensão ou estufamento na barriga?

Pois é! Esse é o assunto do post de hoje: Como acabar com os gases ou estufamento.

Eu também vou falar quando é considerado excesso de gases, quais as principais causas de gases, e porque alguns gases são mais fedorentos do que outros.

Como se formam os gases?

De duas maneiras:

O processo normal da digestão e engolindo ar.

Muitas pessoas acham que as bactérias são as principais fontes dos gases, mas não é bem assim. A principal maneira é engolindo o ar. Quando você é muito ansioso, ou comendo muito depressa, bebendo, falando ao comer, mascando chicletes, fumando ou através de refrigerantes ou outras bebidas gaseificadas, o ar pode continuar pelo tubo digestivo com os alimentos ou retornar e ser eliminado pela boca, como arroto.

Mas claro que o processo de digestão vai formar gases.

Especialmente as bactérias do intestino grosso que ajudam a digerir a comida. As bactérias anaeróbicas, formam o gás metano, e as aeróbicas, o gás carbônico.

E, dependendo do que você comeu, podem ser formados sulfeto e enxofre e outros gases.

Por isso os gases são resultados do que você come e como você come e do que você engole.

E Nem todo mundo vai ter gases com os mesmos alimentos.

Quanto gases o nosso organismo produz, em média?

Normalmente uma pessoa adulta elimina cerca de 14- 20 gases por dia, sendo que até 25x é considerado normal. É uma ocorrência comum, mas que muitas vezes pode ser embaraçosa ou dolorosa.

Quais alimentos são mais propensos a causar gases?

Feijões -

feijões são extremamente nutritivos e têm fibras solúveis que pode baixar o colesterol. Mas produção excessiva de gases, às vezes com o desconforto adicional do inchaço, é a razão pela qual muitas pessoas evitam comer feijão.

Os feijões contêm  carboidratos que nosso sistema digestivo não consegue decompor porque não temos uma enzima chamada alfa-galactosidase. E isso vale também para lentilhas, ervilhas, crucíferos como brócules, repolho, couve flor…

Como não conseguimos digerir, vai ter fermentação. De um lado é bom para a saúde, mas do outro forma gases, e muitas vezes, mal cheirosos.

E uma dica interessante no caso do feijão é que se você  deixar o feijão imerso em água de um dia para outro, depois escorrer a água, lavar e cozinhe em água fresca, pode diminuir os oligossacarídeos, reduzindo a produção de gases.

E usar panela de pressão, também, reduz ainda mais.

Outros alimentos, além dos feijões que eu acabei de falar:

  • Legumes como brócolis, repolho, cebola

  • Frutas que contenham sorbitol como ameixas, pêras, maçãs e pêssego

  • Lacticínios, especialmente se você for intolerante a lactose

  • Grãos integrais

  • Refrigerantes

  • Alimentos processados

  • adoçantes artificiais

Proteínas e gorduras tendem a causar menos gases do que carboidratos. Algumas proteínas como ovo, podem fazer com que o gás tenha um odor mais forte.

Como você deve ter percebido, vários alimentos — brócolis, cebola, grãos integrais, são importantes para uma dieta saudável.

Você deve cortar tudo que lhe dá gases?

Não! Escolha também alimentos que contenham carboidratos de fácil digestão, como batatas, arroz, alface, bananas, uvas, laranja e iogurte. E, algumas vezes, você deve fazer refeições menores ou pegar menos daqueles alimentos que formam muitos gases em você.

Por que alguns puns cheiram pior do que outros?

A maior parte dos gases é inodoro. O gás malcheiroso pode ser causado por vários fatores: alguns vegetais ricos em enxofre- como brócolis, repolho. O enxofre é um composto natural que cheira a ovos estragados.

Ou também você pode ter uma intolerância alimentar. Por exemplo, pessoas com intolerância a lactose não conseguem quebrar a lactose, que vai ser fermentada por bactérias no intestino. Ou doença celíaca que é uma doença autoimune onde há resposta imune à proteína do glúten, levando a inflamação intestinal, má absorção e flatulência, diarreia e perda de peso.

O odor fétido pode ser por causa de uma bactéria ou uma virose que você pegou, ou antibiótico que você tomou. Também em casos de constipação, que as fezes vão ficar muito tempo no intestino e vai aumentar o odor, e em casos de câncer de intestino.

O excesso de gases pode estar alertando que há outra doença por trás?

Pode! Se sua dieta não contém uma grande quantidade de carboidratos e você não engole ar em excesso, os seus gases pode ser causados por uma condição médica.

  • gastroenterite

  • Intolerância a lactose

  • Síndrome do intestino irritável

  • Esteatose hepática

  • Doença de Crohn e retocolite ulcerativa

  • Diabetes

  • doença celíaca

  • Pancreatite

  • síndrome de dumping

  • Refluxo gastroesofágico

  • Úlceras

  • E até câncer

Vamos às 10 dicas para você melhorar os gases e o inchaço:

1a dica: coma mais devagar e mastigue melhor

A maior parte dos gases, do seu corpo, é de ar que você engoliu e não por causa das bactérias do seu intestino. Quando você come rápido, você engole muito mais ar do que quando come devagar.

E comer rápido você também vai querer comer mais. Preste atenção na comida, tente mastigar mais vezes. E, claro, comer enquanto estiver fazendo outras coisas.

2a dica: evite bebidas gaseificadas

Refrigerantes, água com gás, cerveja…

Elas não vão só produzir arrotos em você. Muitas dessas bolhas  passará por todo seu trato digestivo.

3a dica se você fuma, pare de fumar

Toda vez que você traga um cigarro, um charuto você engole ar. Além do mais, cigarro aumenta risco de câncer de boca, de estômago, de intestino, de pulmão… Pare já!

4a dica- Evite chicletes

Mascando chicletes, você engole muito mais ar do que não mascando. Se você está com excesso de gases, evite chicletes que você vai melhorar muito!

E agora, vamos as dicas para você produzir menos gases ou eliminar mais.

5a dica Reduza os alimentos que produzem gás

Daquela lista que eu falei, algum ou alguns podem ser os culpados pelo seu excesso de gás. E eu falei que muitos fazem parte de uma dieta saudável. Você provavelmente não precisará cortar completamente esses alimentos de sua dieta, mas pode comer menos deles.

6a dica. Tenha certeza que  você não tem intolerâncias alimentares

Você pode fazer isso, pedindo exames de sangue para seu médico, ou eliminando alguns alimentos da sua dieta.

Acha que tem intolerância à lactose? Corte o leite, queijo, iogurte e todos os produtos lácteos e veja o que acontece. Melhorou? Então provavelmente você tem intolerância ou alguma alergia. Não melhorou, então não é isso.

O mesmo você pode fazer com o glúten. Corte pão, bolachas, bolos, pizza, macarrão, pastéis e veja o que acontece. Se você melhorou, acho uma boa garantir que você não é celíaco, pois a doença celíaca aumenta risco de infertilidade e também de câncer.

7a dica: Tente probióticos

Probióticos são suplementos que contêm bactérias boas. Às vezes seu intestino está sendo colonizado por bactérias nocivas, ou está com excesso de bactérias, o que chamamos de disbiose — quando a sua microbiota intestinal está com algum desequilíbrio..

Tomando probióticos, às vezes, reequilibra isso. Nem todas as bactérias são iguais, então veja a que melhor se adapta ao seu organismo.

8a dica: trate a constipação

É muito importante você tratar o intestino preso! Eu já fiz um vídeo sobre intestino preso, vou deixar daqui a pouco no final do vídeo. E vale a pena você assistir se tiver constipação.

A constipação afeta quase 15% das pessoas, causando sintomas como movimentos intestinais pouco frequentes, esforço excessivo, fezes duras e inchaço. Para isso, tome muita água, faça exercícios físicos regularmente e aumente de vagar a ingestão de fibras.

9a dica: Coma porções menores e limite alimentos salgados

Fazer um prato muito grande pode contribuir para o inchaço de duas maneiras. 

Primeiro, grandes porções podem esticar o estômago e levar ao acúmulo de gases, causando sensação de plenitude e inchaço.

Em segundo lugar, se os alimentos contiverem carboidratos não digeríveis ou pouco digeríveis, quanto mais houver em seu cólon, mais gases seu corpo produzirá.

E sal incha!  

Reduzir o tamanho das porções e limitar a ingestão de alimentos ricos em sal como frituras, fast food, batatas fritas podem ajudar a reduzir os sintomas de inchaço.

10a dica: Tome chá de hortelã e Gengibre

Há algumas evidências que sugerem que beber chá de hortelã pode ajudar a melhorar os sintomas de flatulência. Na forma de suplemento, descobriu-se que reduz os sintomas de inchaço e distensão em pessoas com síndrome do intestino irritável.

Há também algumas evidências de que pequenas quantidades de gengibre podem ajudar na digestão, o que pode reduzir a flatulência.

Importante, se você tem muitos gases:

Quando consultar um médico?

  • abdômen inchado

  • Está tendo muita dor abdominal

  • vômitos frequentes

  • diarréia frequente ou prisão de ventre que nunca aconteceu

  • perda de peso não intencional- você não está fazendo dieta

  • azia

  • sangue nas fezes

Por isso, fique de olho!

O gases e inchaço são condições comuns.

Manter uma dieta saudável, peso sob controle, fazer exercícios e ter um intestino que funcione corretamente pode ajudar a reduzir os sintomas.

Se o inchaço for causado por alimentos específicos em sua dieta, evitar ou eliminar esses alimentos pode ajudar.  E se isso está incomodando muito, procure um médico e mesmo nutricionista para tentar melhorar.

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!