Urina ESPUMANDO MUITO? O que significa? Como Tratar? (proteinúria)

Urina ESPUMANDO MUITO? O que significa? Como Tratar? (proteinúria)

 

Imagine a cena: você vai ao banheiro, faz xixi e, de repente, nota algo estranho... Uma espuma persistente que não desaparece com a descarga. Será que é normal? Ou será que é um sinal de ALERTA do seu corpo?

 

Eu sei que pode parecer um assunto estranho, mas acredite: seu xixi pode revelar MUITO sobre a sua saúde. E essa espuma pode ser um aviso importante que você NÃO PODE IGNORAR!

 

No vídeo de hoje vou explicar TUDO sobre xixi com espuma: o que pode causar, quando se preocupar e o que fazer. Será que é doença renal? Diabetes? Fique ligado para descobrir!

  

Por que o xixi pode espumar?

Pode ser por causas bobas, mas também ter algo a ver com seus rins.

O que é proteinúria e por que a urina espumaria devido a isso?

Proteinúria é quando tem proteína demais na urina. Os nossos rins tem uma espécie de peneiras para filtração e os furinhos são bem pequenos. Proteínas são grandes, então, normalmente não passam pelas peneiras, ou perdemos pouquíssima proteína pelos rins, algo em torno 80 a 150 mg por dia. Se esse valor sobe, é sinal de que o seu rim pode estar deixando ‘escapar’ proteínas importantes como a albumina.  A sua peneira está um pouco esgarçada ou furada.

 

E por que espuma?

Pense na clara de ovo. A clara de ovo é pura albumina. Quando você bate não faz aquela espuma firme? É o mesmo princípio; muita proteína + água- espuma.

 

Mas calma! Nem sempre a espuma é doença! Como eu falei, tem outras causas bobinhas, ou melhor, menos preocupantes de xixi espumoso.

 

Quais as causas menos preocupantes de urina  espumosa?

 

A primeira, jato forte.

Se você segura a urina por muito tempo, a bexiga acumula pressão. Ao liberar de uma vez, pode formar espuma— mas note a diferença- é uma espuma que acaba rápido, se dissipa rapidamente. Não fica por muito tempo.

 

A segunda causa= Produtos de Limpeza:

Essa já pegou muita gente, até mesmo a mim… Desinfetante, sabão, cloro… tudo isso pode interagir com a urina e criar bolhas. Se a espuma sumir após dar descarga e fazer xixi de novo, provavelmente não é nada grave.

 

A terceira causa- Desidratação:

 Beber pouca água torna o xixi mais concentrado, cheio de solutos que podem gerar espuma. Aumente a ingestão de água e veja se melhora.

 

Quarta causa- Infecção Urinária:

Em alguns casos, especialmente se houver dor ou ardência, é sinal de infecção. Aí é bom ir ao médico, porque, com sintoma, ele vai te prescrever um antibiótico.

 

E quinta causa, mais raro Estresse

Em situações de muito estresse, alterações hormonais podem favorecer espuma, mas é incomum. Sempre vale investigar outras causas primeiro.

 

Agora, o que pode estar fazendo você perder mais proteína pela urina?

Quais as doenças que causam xixi com espuma?

Porque Xixi com espuma não é normal, então o ideal é verificar!

 

A primeira causa é a doença renal crônica-

Veja, se você sempre vê espuma, mesmo com o vaso limpo e bebendo água regularmente, é hora de ligar o sinal de alerta

A insuficiência renal crônica é uma condição em que os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue.

Como eu falei, a peneira dos rins ou está esgarçada ou começou a ficar furada.

 

Quando pensar nisso? Meio por cima- Inchaço nos tornozelos, rosto inchado, cansaço, pressão alta e vontade de urinar várias vezes à noite. Já fiz alguns vídeos sobre o assunto, vou deixar um deles lá nas cards finais…

 

Quem tem mais risco? quem tem diabetes, quem tem pressão alta, obesidade, quem fuma e quem tem histórico familiar.

 

Diabetes:

quando o açúcar do sangue fica alto machuca os vasinhos dos rins, gerando a chamada nefropatia diabética.

E a diabetes é a principal causa de doença renal crônica do mundo. A principal! Em geral, a DRD ocorre em até 40% dos diabéticos. Tanto que na última diretriz brasileira de 2024 eles flam que 7% dos diabéticos s já têm aumento da albuminúria (perda de albumina pela urina) no momento que fazem o diagnóstico de diabetes.

 

Outros sintomas de diabetes- Muita sede, urina demais, perda de peso, formigamentos em mãos e pés…

  

Outra causa, a número 3- Hipertensão

Por que tratar a pressão alta se você não está sentindo nada?

Por causa disso- A pressão alta danifica gradativamente os vasos dos rins, furando a sua peneira, e levando a insuficiência renal.

 

Outra causa, a número 4 doenças Autoimunes, como lúpus ou nefropatia por IgA

Nesses casos, o próprio sistema imunológico ataca o tecido renal.

 

Outras Causas que a gente também tem que pensar- o mieloma múltiplo.

Essa é uma doença hematológica, um câncer do sangue, que também pode provocar excesso de proteínas na urina e insuficiência renal. Também pode dar dor nos ossos, cansaço e fraqueza e anemia. Sorte que, dentre elas é a menos comum de todas. 

O que você deve fazer se notou xixi espumoso que persiste?

Você fez xixi nesse vaso espumou, no outro também, no da sua firma também?

Vá ao médico para uma avaliação completa. 

O que o médico pode solicitar para avaliar se é proteínúria?

um exame de urina simples - EAS, que podem mostrar algumas cruzes de proteína, também glicose e infecção

Pode pedir uma microalbuminúria. Que dá para ver quanto de albumina você está perdendo.

Uma proteinúria 24h. Você vai fazer xixi dentro das garrafas pet o dia inteiro, e depois, no laboratório, vai ver quanto de proteína você está perdendo.

Como eu falei, A excreção urinária média diária de proteínas em adultos é de 80 mg/dia

A excreção considerada normal é de menos de 150 mg/dia

Valores de proteína na urina entre 150 e 500 mg/dia são considerados moderados

Valores de proteína na urina superiores a 500 mg/dia são considerados altos. E aí tem graus também. Até 1g, de 1 g até 3,5 e acima de 3,5g/24

 

Outros exames que você vai fazer é o hemograma, creatinina.

Pode pedir um ultrassom dos rins para ver o tamanho e possíveis alteraçõe s na estrutura dos rins, como cistos.

 

Geralmente, a biópsia renal é indicada quando:

Os exames mais simples não fecham o diagnóstico ou seja, ainda não tem certeza do que está causando a proteinúria.

Suspeita de doenças renais específicas: Algumas doenças, como certos tipos de glomerulonefrite (inflamação dos rins) ou doenças autoimunes (tipo lúpus), muitas vezes precisam da biópsia para confirmar o diagnóstico e ver o grau da lesão.

Proteinúria pesada e persistente: Se a perda de proteína na urina é muito alta, mesmo com tratamento, a biópsia pode ajudar a entender o porquê e guiar melhor o tratamento.

Rápida Piora da Função Renal: Se a creatinina sobe rápidamente e os rins estão visivelmente "sofrendo" , as vezes o médico pode pedir uma biópsia renal, principalmente quando não tem diagnóstico etiológico.

Em outras palavras: A biópsia é como um "zoom" no rim. Ela permite ver, no microscópio, o que está acontecendo lá dentro. Mas, como é um procedimento invasivo (precisa tirar um pedacinho do rim), o médico só pede quando realmente precisa dessa informação extra para definir o tratamento.

 

 

E qual o tratamento da proteinúria?

 Depende da causa, mas alguns cuidados são essenciais para proteger os rins e evitar complicações.

 sal em excesso aumenta a pressão e piora a função renal. Use pouco sal na comida e evite alimentos industrializados (ricos em sódio).

 

Em alguns casos, pode ser necessário reduzir a quantidade de proteína na dieta, mas nunca faça isso sem orientação médica ou de um nutricionista! Uma dieta sem proteína pode ser pior do que a proteinúria.

 

Aumento de Frutas, Verduras e Grãos Integrais: Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam a proteger os rins.

 

E claro, hidratação adequada: "Beba bastante água! Isso ajuda a 'limpar' os rins e a diluir a urina.

 

E olha, controle bem sua doença de base. Se você tem hipertensão, sua pressão não pode ficar alta. Se tem diabetes, tem que ter uma glicemia na faixa, hb GLICADA abaixo de 7, melhor ainda abaixo de 6,5%.

 

Tem remédios que protegem o rim?

 

Sim! Os inibidores de eca (tipo enalapril, ramipril) e pra (losartan, olmesartana). Eles diminuem a pressão dentro dos rins e reduzem a perda de proteína. Também, os inibidores de SGLT2, como a dapagliflozina, empagliflozina, ajudam a proteger os rins.

 

E temos uma novidade interessante que chegou há pouco no Brasil. a Finerenona especialmente para quem tem doença renal diabética! 

 

A finerenona é como um 'escudo' para os rins. Ela bloqueia a ação de um hormônio chamado aldosterona, que, em excesso, causa inflamação e fibrose (cicatrizes) nos rins e no coração. E ela reduz proteinúria.

 

Já existia um remédio parecido, a espironolactona, mas ela podia causar efeitos colaterais chatos, como aumento do potássio no sangue (hipercalemia), crescimento das mamas em homens (ginecomastia) e problemas de ereção.

 

A finerenona é mais seletiva, age mais diretamente nos rins e no coração, com menos efeitos colaterais.

 

Mas claro, o ideal é não ter proteinúria, não precisar de remédio, então controle o seu peso, faça exercício regularmente e não fume!

 

E fica o recado. xixi com espuma pode ser um sinal de alerta. Não ignore! Observe, investigue e cuide da sua saúde.

Meu nome é André Wambier, cardiologista. E esse é o cardiodf.com.br.

Muito obrigado!