Angioplastia Coronariana e Colocação de Stents - Tire suas dúvidas!
Você quer saber tudo sobre Angioplastia Coronariana e Colocação de Stents? Então fique atento que eu vou responder às dúvidas mais frequentes do consultório
Mas antes vou começar com uma história de um paciente que atendi no pronto-socorro. Seu José, 49 anos, pré diabético, sobrepeso, ex tabagista (parou há 5 anos) estressado por causa da pandemia e da falta de dinheiro. Há alguns dias ele vinha se sentindo mal. Com qualquer esforço se cansava, estava suando mais do que o normal e sentia uma dor no peito esquisita, que deixou para lá. E segunda feira pela manhã ele acordou com uma dor no peito insuportável. Não teve dúvidas. Acordou o filho e veio direto ao pronto-socorro. Ele sabia o que estava acontecendo…
Quando eu o atendi, logo deitado na maca, ele estava pálido, suando frio, nauseado e seu eletrocardiograma me dizia que ele estava tendo um infarto grave, um infarto com supra de parede anterior, e se não fizéssemos algo rápido, poderíamos perdê-lo.
Demos os remédios necessários e subimos ao cateterismo.
No elevador, expliquei para rle que ele faria uma angioplastia e colocaria um ou mais stents.
Então, O que é angioplastia?
A angioplastia é um procedimento usado para abrir artérias do coração, as coronárias, que estão bloqueadas devido a um infarto, no caso do seu José, ou aterosclerose. A angioplastia vai restaurar o fluxo de sangue para o músculo cardíaco sem precisar de uma cirurgia de coração aberto.
Como é feita a angioplastia?
Para a angioplastia, um tubo fino e longo (o cateter) será introduzido por uma artéria e chegará aquela coronária que está entupida.
O cateter tem um pequeno balão em sua ponta. Assim que o cateter chegar no lugar certo, o médico vai insuflar o balão, espremendo aquela placa de gordura, contra as laterais da artéria, abrindo mais espaço para o fluxo sanguíneo que vai voltar a irrigar aquela área.
Usamos a fluoroscopia que é um tipo de raio-X, que nos mostra, quando pisamos no pedal, imagens semelhantes a um "filme" de raio-X, não é estático.
O médico vai olhando as imagens e encontrando os entupimentos nas artérias do coração, à medida que o contraste vai passando pelas artérias.
O que é aterectomia (rotablator?)
Em alguns casos especiais, quando a artéria tem muito cálcio, o médico pode necessitar remover a placa via aterectomia, que é um cateter com com uma ponta giratória que vai quebrando o cálcio e gordura, abrindo as artérias. E se tiver um trombo, esse pode ser sugado.
O que são Stents?
Os stents coronários são usados em quase todos os procedimentos de angioplastia. Por quê? Pense, se você empurrar uma placa de gordura, depois de um tempo ela retornará ao seu lugar inicial. Um stent é uma molhinha de metal que vai se expandir e cobrir aquela placa. É como um túnel, que não deixará que aquela placa estreite ou feche novamente aquela artéria.
Mas preste atenção, o stent é feito de metal. E metal com sangue o que acontece? Pode coagular! Por isso que SEMPRE são prescritos medicamentos - 2 antiagregantes plaquetários para diminuir a "viscosidade" das plaquetas e não formar um trombo.
E nosso corpo é muito esperto. Assim que o stent for colocado ele percebe que é um corpo-estranho e um tecido começará a revestí-lo tipo uma camada de pele, para não deixar aquele metal exposto.
O stent estará totalmente forrado com esse tecido. E dependendo do tipo de stent que for colocado poderá levar mais ou menos tempo. Se for os stents mais antigos, o stent bare, convencional, em um mês estará totalmente revestido. E os stents mais novos, com medicamentos, dentro de 3 a 12 meses.
Stents medicamentosos:
A maioria dos stents é eluída com medicamento para evitar a formação de tecido cicatricial dentro do stent. Nos stents bare, ou convencionais, como cicatrizavam mais depressa, formavam tipo uma casca de cebola que poderia entupir o stent. Mas até hoje eles são utilizados, apesar de ter taxas mais altas de estenose. Quando? Este pode ser o stent preferido em pessoas com alto risco de sangramento e no SUS, por ser mais barato.
Devido a alto risco de reestenose intrastent dos stents convencionais, inventaram os stents farmacológicos. Eles vão liberando medicamento dentro do vaso, retardando o crescimento excessivo do tecido dentro do stent evitando que ocorra a obstrução.
E se houver formação de tecido cicatricial dentro do stent?
Pode ser necessário repetir o procedimento. Isso pode ser feito com a angioplastia com balão ou com um segundo stent, um dentro do outro.
Toda obstrução coronária pode ser tratada com angioplastia?
Infelizmente não, nem toda doença arterial coronariana pode ser tratada com angioplastia. Seu médico decidirá a melhor maneira de tratar seu sua doença, podendo requerer uma cirurgia de peito aberto, pontes mamária e safena, ou mesmo tratamento clínico, apenas com remédio.
O que acontece durante a angioplastia?
É muito parecido com o acontece no cateterismo.
Eu fiz um vídeo há algum tempo sobre cateterismo e tentei responder a todos os questionamentos.
Aquele vídeo vale aqui. Se não assistiu, assista eu vou deixar aqui em cima e também no final do vídeo este link.
O que acontece após a angioplastia?
No Hospital
Após o procedimento, você pode ser levado à sala de recuperação para observação ou irá direto para a UTI ou Unidade Coronariana para ser monitorado. Você ficará deitado na cama por várias horas após o procedimento, sendo que seus sinais vitais serão monitorizados, assim como o local de inserção e a circulação e sensação na perna ou braço que ocorreu o procedimento.
O repouso na cama pode variar de 2 a 6 horas, dependendo de sua condição específica.
Você será incentivado a beber água e outros líquidos para ajudar a eliminar o contraste de contraste de seu corpo.
Você provavelmente passará a noite no hospital após o procedimento. Mas, Dependendo de sua condição e dos resultados de seu procedimento, sua estadia pode ser mais longa.
Em casa
Uma vez em casa, monitore o local do procedimento quanto a sangramento, dor incomum, inchaço, descoloração anormal ou mudança de temperatura. Um pequeno hematoma é normal. Se notar uma quantidade constante ou grande de sangue no local que não pode ser contida com um pequeno curativo, informe a sua equipe médica.
É importante manter o local de inserção limpo e seco. Você será aconselhado a não participar de nenhuma atividade física extenuante por alguns dias.
——————-
E o que aconteceu com o Seu José?
Ele foi salvo! Foi implantado dois stents na coronária descendente anterior, que estava 100% ocluída, ficou dois dias na unidade coronariana e hoje eu o encontrei caminhando pelo hospital com a fisioterapeuta, todo disposto e com uma aparência de um homem saudável e com toda a vida pela frente.
Gostou? E qual será o próximo vídeo que você vai assistir?
Vou deixar minhas duas sugestões aqui ao lado
sobre o cateterismo
e a vida após o infarto
Espero que gostem!
Valeu! Assistam aí e comentem embaixo