7 SINAIS NO SEU CORPO QUE VOCÊ PODE ESTAR TENDO UM INFARTO | COMO EVITAR UM ATAQUE DO CORAÇÃO?

Você sabia que a mortalidade por infarto em mulheres jovens, entre 15-49 anos, vem crescendo aqui no Brasil?

É isso mesmo. Aumentou em mais de 60% nos últimos anos,  apesar da melhora significativa no tratamento dos ataques cardíacos.

E pior, 1 em cada cinco mulheres tem risco de sofrer um infarto.

Por isso, preste atenção!

As doença cardiovasculares sãs as principais causas de morte aqui no Brasil. Número um! Cerca de 400 mil brasileiros morrem todo ano.

E um grave problema é que muita gente não sabe que aquilo que ela está sentindo pode ser um infarto e várias vidas são perdidas por esse motivo.

Por isso que esse post é tão importante: você vai aprender a reconhecer os primeiros sinais e sintomas de um infarto.

Menos de 5% dos brasileiros sabe.

E sabendo disso, você vai poder proteger a si mesmo e a toda sua família!
Porque quanto mais cedo você lembrar do infarto, mais rápido você vai agir e maiores serão as suas chances de sobreviver.

Quais os 7 sinais e sintomas que devem fazer você pensar que alguém está tendo um ataque cardíaco?

7º sintoma de um ataque cardíaco- sudorese intensa associada com palidez

Quando você  está tendo um ataque cardíaco o seu corpo sabe que algo está errado com seu coração e que é uma situação de emergência.

O que ele faz quando você está em apuros? Ele libera adrenalina— e a adrenalina vai causar suor intenso, por isso que as suas roupas grudam no corpo, e a pessoa fica pálida, porque a adrenalina causa vasoconstrição.

O suor é bem diferente de quando a pessoa está se exercitando. É um suor frio e gosmento, em todo o corpo.

6º sintoma de um infarto- náuseas e vômitos

Você pode se sentir nauseado ou com um mal estar gástrico, isso porque a pessoa pode estar com um infarto diafragmático, que dá náuseas e vômitos, ou por causa daquela ativação do sistema nervoso simpático.

Muito cuidado nos diabéticos, que às vezes não têm dor, por causa da neuropatia, e os únicos sinais e sintomas de um infarto podem ser justamente esses-  suor frio e palidez associada a náuseas e vômitos.

Cuidado porque às vezes a pessoa pensa que é uma virose, ou um mal estar gástrico e é um infarto.
Eu me lembro quando eu dava plantão de cardiologia e o um clínico, recém formado, veio me perguntar como parava a náusea e vômitos incoercíveis de um diabético que ele estava atendendo.

Perguntei: onde está o eletro. Não tinham feito. Quando fizeram, surpresa, um infarto enorme.

Não adiantava dar plasil ou vonau. Ele precisava abrir a artéria que estava obstruída, simples assim.

5º sintoma de um ataque do coração: tontura

A tontura no infarto pode ter várias causas- pode ser por causa de pressão baixa que pode reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro, por causa do estresse do momento e também devido a arritmias cardíacas.

E se for mulher, valorize muito, visto que as tonturas são um dos sintomas que as mulheres mais descrevem.

Uma vez atendi uma juíza que estava infartando. Era até jovem. Estava toda monitorizada, esperando a hemodinâmica chamar para fazer o cateterismo, quando ela me olha e fala que estava com muita tontura.

Na hora olhei para o monitor, que estava tranquilo e, de repente, uma arritmia maligna apareceu no monitor.

Precisei dar dois choques para ela voltar ao normal e irmos ao cateterismo.

4º sintoma de infarto- Sensação de dormência no braço, ou peso no braço

Pode ser no braço esquerdo, que é mais comum, mas já vi só no braço direito, ou só na mão ou uma dor em ambos os cotovelos.

Veja que interessante, dor em ambos os cotovelos pode ser sintoma de infarto!

Mas a pessoa pode não sentir peso, pode sentir dormência no braço, pode sentir o braço formigando ou mesmo apenas a parte interna da mão, como se o dedo mínimo estivesse dormente.

Por que acontece isso? A inervação do braço, das mãos têm vias nervosas comuns com o coração.

Quando o músculo do seu coração está isquêmico, o seu cérebro pode interpretar que a sua mão, o seu braço que está tendo o problema, por isso o formigamento e a dormência.

Quando o infarto é na artéria principal do coração- aquela que pode dar infarto fulminante, a pessoa pode sentir uma dor ou um desconforto na mandíbula. Corra para o hospital!

3º sintoma de um ataque cardíaco: Falta de ar

Um infarto pode levar a falta de ar, que pode ser com ou sem o desconforto no peito.

Pessoas que sofrem um infarto silencioso, descobrem fazendo eletro porque estão sentindo falta de ar.

Mas também a pessoa pode ter falta de ar porque isquemia do músculo sanguíneo faz com que o coração não consiga bombear sangue de forma eficiente, levando ao acúmulo de líquido nos pulmões, ou mesmo por causa do estresse e ansiedade, gerado pela adrenalina, que falamos no começo, que pode dar dificuldade de respirar ou falta de ar, sem ter líquido pulmonar.


2º sintoma de um infarto: Ansiedade

A pessoa que tem ansiedade tem risco aumentado de pressão alta, arritmias e infarto, mas quem está infartando tem uma grande sensação de desgraça como se estivesse tendo um ataque de pânico.

Isso por causa da adrenalina que é despejada na sua corrente sanguínea quando está infartando, mas já vi pessoas sofrendo por causa do impacto de estar infartando ou mesmo se o infarto vai resolver da melhor forma possível.


1º sintoma, o principal, o mais frequente, DOR NO PEITO

Como é a dor do infarto? Todo mundo me pergunta isso.

A dor mais característica do infarto é uma dor de forte intensidade no meio do peito— aquela que você não tem dúvida que alguma coisa está muito errada, que pode ser tipo aperto, opressão ou esmagamento, que dura mais de alguns minutos mais de 5 minutos e que pode ir e vir.

Então note- não são pontinhas, não. É uma pressão, aperto forte, que parece que um elefante está sentado sobre seu peito.

E claro com essa dor pode ter dor irradiada para o braço, ou formigamento, você vai sentir falta de ar, ansiedade, tontura, náuseas e vômitos, sudorese e palidez.

Essa é a dor mais clássica de todas. Mas nosso corpo não segue o que os livros falam, tem pessoa que sente queimação no estômago, dor de barriga, a dor, ao invés de ser forte pode ser leve, e diabéticos podem não ter dor.

Vou ser bem sincero com você- Se você ou algum conhecido tiver alguns desses sintomas, o mais característico é a dor,  não deixe para lá!

Não espere passar! Tem que ir para um pronto socorro, o mais próximo da sua casa. Não pode perder tempo.

No infarto, tempo é músculo. Se você chegar depressa no hospital, a lesão no músculo do seu coração pode ser leve, ou seja, você poderá ter uma vida boa, sem limitações pela frente.

Agora, se você ficar passando mal, esperando melhorar, tomar Sonrisal porque acha que é gases, luftal, água com gás, o estrago pode ser pior do que você imagina.

E a primeira hora é a mais crítica.  É o que chamamos de hora de ouro, onde a sobrevivência de uma pessoa está intimamente ligada à ação que ela e o médico tomarem durante a primeira hora do ataque cardíaco.

A maioria das mortes por arritmia, por paradas cardíacas, acontecem nessa hora.

No Brasil, a cada 2 minutos morre uma pessoa devido à doença cardiovascular.

Morre porque não chega até o hospital. Ou chega tarde demais.


Como acontece uma ataque cardíaco, você sabe?

O coração é um músculo que bombeia sangue para seu corpo se manter vivo.

Mas o coração precisa de sangue também, e são as artérias coronárias que trazem oxigênio e nutrientes ao coração.

No infarto há um bloqueio do fluxo sanguíneo em uma dessas artérias coronárias.

Então entupiu a artéria, por causa de uma placa de gordura que se rompeu, a aterosclerose, por causa do vasoespasmo (a artéria se contrai fortemente, entupindo o fluxo), por causa de uma trombose- uma mulher que tomou anticoncepcional, por ter tido covid, algum motivo, mas a principal causa é a aterosclerose, as placas de gordura que, por algum motivo, se rompem.

Quando as placas de gordura se rompem, as plaquetas, que servem para parar um sangramento, vão tentar estancar isso, resultando na formação de um coágulo.

Um coágulo dentro de uma artéria obstruí totalmente. Por isso que às vezes a pessoa fez um exame e viu que tinha 30% de placa.

Alguns meses depois infarta. Não foi que a placa cresceu de 30% para 100%.

Foi que a placa se rompeu. Foi de 30 para 100% de obstrução por causa da rolha feita pelas plaquetas.


O que causa a rotura da placa de gordura?

A pessoa está passando por estresse, está endividada, devendo dinheiro.

Pode romper a placa que ela já tinha no coração. A pessoa pode estar fazendo muito esforço físico, foi empurrar a geladeira, começa com dor no peito.

Até a mudança do horário de verão, pode aumentar infarto. E o gênio querendo voltar o horário de verão…

Com a perda de 1 hora de sono, nos Estados Unidos, aumenta em 24% os casos de infarto naquele dia. Dorme menos, a placa de gordura se rompe na coronária, causando infarto.

Quando obstrui a coronária, vai ter isquemia do músculo cardíaco.

Não chegando sangue vai acontecer o quê, o músculo vai ficar sem oxigênio, vai ter isquemia, levando a morte do músculo cardíaco.


As pessoas podem ter sintomas dias antes do infarto?

Sim. Quando a placa está mole, querendo romper, as pessoas podem ter alguns sintomas.

O principal é a falta de ar aos esforços. Vai subir a escada e fica cansado, com uma falta de ar desproporcional, algo que nunca sentiu.

Têm homens que de repentes ficam impotentes.

Em outras pessoas a pressão começa a subir.

E em outros pode sentir angina, que é dor no peito, desencadeada pelo esforço. Vai caminhar, dói o peito. Pára, melhora, caminha de novo a dor volta.

Tem que procurar um médico com brevidade. Ouça seu corpo. Se você conseguir perceber esses sintomas e valorizá-los antes de sofrer um infarto, melhor ainda, já valeu o vídeo!


Por que está aumentando os casos de morte em mulheres jovens?

Principalmente por 2 causas: as mulheres têm fatores de risco para infarto que não são clássicos, e os sintomas de infarto em mulheres podem ser mais brandos, mas mesmo assim, infarto pode matar.

Vamos desmembrar isso:

As mulheres têm fatores de riscos não clássicos.

Quais os fatores de risco clássicos de um infarto?

Fumar, pressão alta, colesterol alto, obesidade, diabetes, sedentarismo, uso de drogas, histórico familiar.

Eu vou frisar um pouco o histórico familiar. É muito, muito importante.

Se você tem histórico familiar, pai, mãe, irmão tiveram infarto precoce- mulheres antes dos 65 anos, e homens antes dos 55 anos, vá dá uma boa olhada no seu coração.

Marque um cardiologista. Hoje temos exames que dá para ver suas artérias coronárias por dentro, sem precisar de um cateterismo.

A doença cardiovascular não deveria nem estar entre as 7 principais causas de morte no mundo, se usássemos as armas que temos hoje contra ela.

Quais os outros fatores de risco que as mulheres estão carregando?

Estresse mental— tem que cuidar da casa, dos filhos, trabalhar, fazer as compras, fazer a comida. Não pesa? Pra você que é homem não. Mas fala aí se não pesa.

Outro fator de risco sãos os relacionados à saúde mental. Por elas estarem sobrecarregadas, tem maior risco de depressão, ansiedade, insônia, tudo que é uma bomba para o coração.

Um estudo americano mostrou que a taxa de ataques cardíacos relacionados ao estresse é o dobro em mulheres.

E como a gente sabe, há uma tendência a não se valorizar muito a saúde mental.

E o segundo fator de maior mortalidade em mulheres, são os sintomas um pouco diferentes. Às vezes os sintomas são mais brandos.

A dor no peito, aparece em quase 95% dos homens. E nas mulheres chega a 75-80%. Por isso que eu falei para você não confiar só na dor no peito.

Valorize tontura, falta de ar, sensação de desmaio, dor nas costas e até dificuldades para dormir.


Quais são os tratamentos para um infarto?

Está com dor no peito forte, tem que tomar isordil ou sustrate?

Não! Vá ao hospital. Lá o médico vai te dar oxigênio para oxigenar o músculo cardíaco, aspirina ou se você for alérgico, outra terapia antiplaquetária,

Também pode te dar um vasodilatador tipo nitroglicerina, isordil, sutrate, monocordil.

Mas somente após ver o eletro, pois se for um infarto de ventrículo direito, pode agravar o quadro.

Lembrando que se você tomou remédios para disfunção erétil recentemente, você não pode fazer vasodilatador, com o risco do seu coração bater em seco…

Se estiver com dor, pode passar morfina e um betabloqueador para reduzir o consumo de oxigênio do coração

Se você estiver tendo um infarto com supra, que é o infarto que mostra no eletro, o médico pode optar por:

  • trombólise- que serve para dissolver coágulos que estão bloqueando a sua coronária ou,

  • melhor ainda, te levar para o cateterismo e fazer uma angioplastia.


Para a angioplastia, o cateter será introduzido por uma artéria, da mão ou da virilha, e chegará aquela coronária que está obstuída.

O cateter tem um pequeno balão em sua ponta. Assim que o cateter chegar no lugar certo, o médico vai inflar o balão, espremendo aquela placa de gordura, contra a artéria, abrindo mais espaço para o fluxo sanguíneo que vai voltar a irrigar aquele músculo.

Os stents é como molhinhas que se expandem para cobrir a placa. É como um túnel, que não deixará que aquela placa de gordura volte a fechar.

Claro que, como você teve um infarto, após o procedimento, você vai para uma UTI, ou uma Unidade Coronariana, para ser monitorizado.


Como você pode diminuir o risco de ter um infarto? Tem jeito?

Claro que tem.

Você deve reduzir aqueles fatores de risco que eu falei. Metade dos infartos podem ser prevenidos apenas com modificações de alguns hábitos.

Se você fuma, pare de fumar.

parar de fuma reduz em 30% o risco de um infarto.

Mantenha sua pressão sob controle— 120x80. Se precisar, tem que tomar remédio!

Se você tem diabetes mantenha a glicemia bem controlada.  Hb glicada na faixa, abaixo de 7.

Coma direito Uma dieta saudável reduz seu risco cardiovascular. Se puder coma uma dieta mediterrânea.

Evite alimentos ultraprocessados, descasque mais do que desembale, aumente frutas, vegetais e grãos integrais.

Reduza açúcar, aumente azeite de oliva.

Se você tem colesterol alto, trate. Com remédios? Se você tem placa em algum lugar, carótidas, coronárias, sem dúvida!

Remédio sim! Ou você quer ter um infarto?

Faça exercício físico- saia da cadeira e se mexa!

se você está com sobrepeso ou obeso, trate de perder peso.

Durma bem- 7 a nove horas por noite

E faça um check up cardiológico.


Repito. As doenças cardiovasculares não deveriam nem estar na lista das 5 primeiras causas de morte no Brasil e no mundo.

E hoje ela encabeça essa lista. Vamos fazer a nossa parte para mudar essa figura.

Meu nome é André Wambier,  cardiologista e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!