6 PRODUTOS FEMININOS que VOCÊ deve PARAR de USAR IMEDIATAMENTE (risco para a saúde da MULHER)!

Sabia que existem vários vilões escondidos no nosso dia-a-dia que podem causar sérios danos à nossa saúde? E esses produtos são utilizados por muita gente, sem pensar duas vezes.

Sim, acredite. Tem muita coisa que a gente usa diariamente, sem ter a mínima noção dos seus efeitos negativos à nossa saúde.


Nesse post eu vou falar de seis produtos que que são usados no dia-a-dia que são comprovadamente prejudiciais à saúde de todos, principalmente à saúde feminina.


Desde utensílios de cozinha, até produtos de beleza, que você usa no seu cabelo, que você usa nas suas unhas  e mesmo pode estar dentro de você e você não reconhecer que aquelas dores que vem sentindo, aquela fadiga, aquela perda de cabelo, tem a ver com isso.


Eu vou falar muita coisa que você não sabia! Se você quiser proteger a si mesmo e a sua família, o melhor é estar bem informado.


Está curioso?  Fique até o fim!

Quais são os seis produtos do cotidiano, que podem fazer mal a sua saúde (especialmente se você for mulher)?


Produto Número 6- Alisantes de cabelo

Todo mundo sabe que, no Brasil, o uso do formol não é permitido como alisante capilar. O formol é considerado substância cancerígena e seu uso é proibido.


Mesmo que ele não leve a um câncer, pode causar diversos males à saúde como alergias, coceiras , queimaduras, queda de cabelo, dor de cabeça,  falta de ar, tosse, dor de barriga, desmaio e feridas na boca, nariz e olhos.


No entanto, a Anvisa constatou que 35% dos fiscais da Vigilância Sanitária disseram ter flagrado o uso irregular do formol em salões de beleza.


Então, isso já é um problema: ainda estão usando formol para alisar o cabelo.


Agora, não é só o formol que pode prejudicar a sua saúde. Vários alisastes de cabelo, que se dizem seguros, podem ser maléficos.


Um estudo do NIH analisou hábitos de cuidados com o cabelo de mais de 33.000 mulheres e descobriu que aquelas que usavam alisadores de cabelo pelo menos 4x ao ano, tinham 2,5x mais risco de desenvolver câncer de útero.


Mesmo sem formol. Exatamente. Mesmo sem formol. Os produtos que contêm PARABENOS  são conhecidos por mimetizar o estrógeno, que é o hormônio feminino. Então o parabéno é um DISRUPTOR endócrino.


Não é só câncer de útero- o parabenos podem aumentar também câncer de mama. No congresso americano de endocrinologia de 2022 descobriu que o efeito foi mais forte em mulheres negras, porque começam a a usar esses produtos  mais cedo e com mais frequência.


E veja, nesse estudo do NIH quem fazia permanente ou pintava o cabelo não tiveram maior risco de câncer.


Leia o rótulo do seu produto de beleza— não precisa ser alisador ou relaxante capilar. Veja se ele tem parabeno. Se tiver, evite.


Poucos dias após a divulgação do estudo do NIH, uma mulher de 32 anos, Jenny Mitchell, entrou com uma ação contra algumas empresas, incluindo L’Oréal, todos fabricantes de alisantes químicos e relaxantes capilares, porque ela teve um câncer de útero e for submetida a uma histerectomia e menopausa precoce, não podendo mais ter filhos. Ela ganhou seu primeiro alisante por volta dos oito anos, em meio às normas sociais de ter cabelo liso.


Produto Número 5- Xampus secos


Várias mulheres usam xampus secos para retirar a oleosidade excessiva e ter fios cheirosos com praticidade, refrescando o cabelo sem água. Mulheres sem muito tempo aderiram ao seu uso, achando algo mágico. Porque homens geralmente têm um cabelo mais curto, muito mais fácil de secar.

Porém se as pessoas usassem os xampus secos com muita frequência poderia deixar um acúmulo de resíduos no couro cabeludo que poderia entupir os folículos pilosos, causando irritação e até queda de cabelo.

Agora, descobriram que vários xampus secos, incluindo os mais vendidos nos Estados Unidos, continham altos níveis de benzeno, outro produto cancerígeno, o que levou a Unilever a retirar seus produtos em outubro de 2022.


Um laboratorório  testou 34 marcas de xampu seco e descobriu que 70% continha benzeno. O benzeno está relacionado à câncer, especialmente a leucemia e isso é conhecido desde 1977, quando um estudo descobriu que os trabalhadores que foram expostos a ele tinham nove vezes mais chances de desenvolver leucemia.


Os níveis de benzeno encontrados pelo laboratório em alguns xampus secos eram significativamente mais altos do que qualquer produto de cuidados pessoais testados por eles antes.


A exposição ao benzeno pode ocorrer por inalação, através da mucosa da boca e nariz e pela pele.


Então água, xampu de verdade e condicionador são os melhores aliados do seu cabelo.


Produto Número 4- O Talco

Você compra talco? Usa talco com regularidade? Este pó tem a capacidade de absorver umidade, óleos, odores, e servir de adstringente na pele humana.

Essas propriedades tornaram o pó de talco um ingrediente de talcos para bebês — quando eu penso em talco logo lembro do talco da Johnson, pós para pés para tirar o chulé,  e uma variedade de cosméticos como o blush.

Mas talco faz mal? Sim! Por causa de um mineral que normalmente é encontrado junto com o talco- o AMIANTO ou asbesto.

Vou contar uma historinha para você se lembrar em nunca mais trazer talco para sua casa, e quando for utilizar em blush, em pó, o ideal é evitar inalar.

Em 1999, Darlene Coker sabia que estava morrendo. Seu câncer, chamado de mesotelioma, é um tumor raro que surgiu na membrana que envolve seus pulmões, as pleuras. Normalmente esse câncer acomete  homens que trabalhavam em minas e certas indústrias que têm amianto.

Mas ela morava em uma cidade, como ela teria sido exposta ao amianto?

Ela teve um insight – talvez o talco Johnson's que ela havia usado em seus filhos quando pequenos e espalhado sobre si mesma por toda a vida seria a causa.

Coker processou a Johnson & Johnson, alegando que o talco  tinha sido o culpado. Seu advogado requisitou documentos e testes para a empresa, mas a J&J se recusou a entregar fazendo com que Coker  desistisse de sua ação judicial, falecendo da doença.

 

Duas décadas e quase 60 mil de processos depois a J&J foi obrigada a divulgar os documentos.  E, pasmem, ela sabia de tudo. Sua análise mostrou que, pelo menos entre os anos de 1971 e 2000, o talco da empresa testou várias vezes positivo para amianto. Os executivos da empresa estavam, sim, cientes, mas esconderam a informação do público.

 

Em 2019, depois do FDA encontrar amianto nos talcos da Johnson, a Johnson & Johnson deixou de fabricar e comercializar talco para bebês.  E tentou alegar falência da sua filial que fabricava o talco, sendo que o governo americano não deixou.


A empresa continua sustentando que o talco é seguro, mas  concordou em pagar cerca de 45 bilhões de reais — é bilhões mesmo— para encerrar as ações judiciais nos Estados Unidos.

A presença de amianto no talco as levou milhares de pessoas a desenvolver câncer- além do mesotelioma, câncer de ovário e câncer de endométrio.

Mas veja, não é só o talco Johnson que pode ter amianto, pessoal! Fique atento. A Johnson é uma marca séria e gigantesca que teve sua imagem riscada. É qualquer talco. Você acha que a Johnson & Johnson o talco de onde surgiu a empresa? O primeiro produto vendido pela Johnson foi do talco Johnson. Claro que ela não queria! E o lema da empresa era “Segurança em primeiro lugar”.


Se você tem um bebê, especialmente se for filha, nunca use talco. O amianto é carcinogênico e leva dezenas de anos para surgir a doença.

Lembre-se: Segurança em primeiro lugar!

Número 3-  Implantes de silicone

A cirurgia para aumento dos seios continua sendo um dos principais procedimentos estéticos do Brasil, com cerca de 200.000 procedimentos por ano.

Normamente o implante é por causa estética- a mulher quer um seio mais volumoso, não há nada de errado com isso. Mas outras vezes são para reconstrução da mama após um câncer de mama.

Recentemente FDA passou a alertar que as próteses de silicone eles estavam associados a uma série de complicações crônicas, que vão desde doenças autoimunes, dores articulares, confusão mental, fadiga crônica, dores musculares, bem como 2 tipos de câncer.

Temos a Doença de Silicone— que são sintomas que podem surgir em mulheres com próteses de silicone, como queda de cabelo, dores articulares, fadiga crônica e alterações psicológicas.

Viu-se que quem tem maior risco de desenvolver a doença de silicone são as pacientes que tiveram câncer de mama e foram submetidas a quimioterapia e/ ou radioterapia  e fizeram reconstrução mamária. Outras são mulheres fumantes, com lúpus e diabetes.

Já a Síndrome Asia é uma alteração autoimune- inflamatória que se caracteriza por doenças autoimunes que podem ser desencadeadas por fatores externos, como um marcapasso e nesse caso específico os implantes de silicone.

Muitas mulheres começaram a associar o seu implante de silicone a diversos sintomas que estavam sentindo como queda de cabelo e fadiga. E em alguns casos houve melhora após a retirada do implante. Eu tive uma paciente francesa que tinha alguns sintomas de doença auto-imune e que melhorou após o explane.

E existem 2 tipos de câncer relacionados ao silicone: 20 casos de carcinoma de células escamosas — que normalmente afeta a pela e no tecido cicatricial ao redor do implante mamário e o outro é o linfoma, mais especificamente linfoma anaplástico de grandes células.

Esses cânceres são raros, e nem todos os implantes mamários levam ao câncer. O F.D.A não recomenda que as mulheres removam seus implantes mamários e sim monitorar seus implantes e procurar seu cirurgião se notarem qualquer anormalidade.

 Número 2- Secadores para unhas

Várias mulheres estão usando aquelas unhas de gel, para ficar com unhas de aparência mais fortes, brilhantes e de aspecto natural.

As unhas de gel são feitas a partir da aplicação de um gel em cima da unha e depois esse gel é secado por um secador de unha que emite radiação UVA. Elas  são populares porque duram muito tempo e não lascam ou descascam com facilidade.

Apesar de já ter saído um estudo na JAMA Dermatologia em 2014 que mostrou que os níveis de exposição UVA associadas a esses secadores de unha provavelmente são fracos e provavelmente não aumentariam o risco de câncer de pele, saiu uma pesquisa na nature, em Janeiro de 2023, que questiona isso.

As lâmpadas UV são essenciais para as unhas de gel porque a luz faz com que o esmalte endureça e dure mais. E muitas máquinas dizem que são de LED, mas emitem radiação ultravioleta.

Os pesquisadores expuseram células humanas e de camundongos à radiação de um secador de unha popular dos EUA.  E viram que algumas das células que sobreviveram sofreram danos em seu DNA, com padrão semelhante ao observados em pessoas com melanoma, um câncer agressivo e potencialmente fatal.

Para evitar isso, a Skin Cancer Foundation recomenda a aplicação de um protetor solar nas mãos 20 minutos antes de serem expostas à luz ultravioleta e utilizar fazer unhas no máximo 1x a cada 15 dias.  Se você precisa fazer as unhas regulamente, a aposta mais segura é, ou usar um esmalte normal, ou permitir que as unhas sequem naturalmente, evitando ao máximo os secadores para unha.

E número 1- O TEFLON

Muitas pessoas, especialmente aquelas que estão ligadas no nosso canal, sabem da importância de uma alimentação saudável.

Mas algumas pessoas não sabem da importância de suas panelas e utensílios domésticos para a sua saúde. Eu já comentei no vídeo sobre testosterona que eu bani vários recipientes de plástico lá de casa. Prefiro sempre o de vidro.

E aqui eu vou falar sobre o TEFLON e suas complicações graves a suas saúde.  Para quem não sabe, o TEFLON que é aquele material que reveste as panelas antiaderentes, evitando que os alimentos grudem. Outros nomes do Teflon é PTFE, compostos químicos perfurados, PFOA, PFAS ou produtos químicos eternos porque ficam no ambiente por séculos, ficando na água que bebemos, no nosso solo e em praticamente tudo. 99,7% da população mundial tem essa substância na corrente sanguínea. Eu tenho, você também tem.

Em 1961 a DuPont, fabricante do Teflon, descobriu que o PFOA poderia aumentar o tamanho do fígado em animais e tinha um potencial cancerígeno. O uso do PFOA foi reduzido aos poucos até que deixou de ser usado pela empresa em 2015.   O principal uso é nas panelas antiaderentes, mas também está presente nas roupas impermeáveis e nas embalagens de fast-food.

Os PFAS, em geral podem aumentar seu colesterol, reduzir a sua resposta a vacina, alterar suas enzimas hepáticas, imunidade enfraquecida, doença da tireóide, aumentar o risco de pré-eclâmpsia em grávidas e reduzir o crescimento de bebês intra-útero além de aumentar o risco ode câncer de rim e testicular.

E agora, foi descoberto que aumenta o risco de câncer de fígado.’

Pesquisadores da USC school 0f Medicine tiveram acesso a amostras de sangue de mais de 200.000 pessoas que viviam em Los Angeles e no Havaí, e foram estudar o impacto do PFAS no fígado humano.

Suas descobertas foram publicadas no JHEP Reports em outubro de 2022.

Eles descobriram que as pessoas com os mais altos níveis de exposição ao PFOS  tinham um risco 450% maior de desenvolver câncer de fígado.

Então significa que você tenha que jogar sua panela de TEFLON fora?

Não exatamente. Próxima vez compre outra panela mais segura, como inox, de ferro fundido, cerâmica, barro ou vidro. O perigo maior surge em altas temperaturas- acima de 280graus a panela pode soltar gases tóxicos, e quando o Teflon está riscado ou solto. Se a panela estiver descascada, jogue fora. Apenas um arranhão de cinco centímetros na panela de teflon, pode liberar milhões de microplásticos, contaminando o seu alimento.

Então, repito, não é só o alimento que você come, mas também, onde você está preparando o alimento.

Dê uma olhada nas suas panelas! Lá na sua casa eu fui checar e nenhuma tinha Teflon, mas sim granitium que é um tipo de cerâmica, e vi que algumas estavam meio descascadas. Então foram para reciclagem.

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!

Andre WambierComment