10 SINTOMAS de ALERTA de CORAÇÃO FRACO que você NÃO PODE IGNORAR! (SINAIS DE insuficiência cardíaca)

10 SINTOMAS de ALERTA de CORAÇÃO FRACO que você NUNCA PODE IGNORAR! (insuficiência cardíaca)

Hoje vou falar os 10 SINAIS DE CORAÇÃO FRACO, e o que você pode fazer se tiver um desses sinais ou sintomas.

Por que isso é importante? Simplesmente porque a insuficiência cardíaca acomete, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 2- 5% da população brasileira.

É muita gente!  E se você for idoso, com mais de 70 anos um em cada 10 pessoas sofre com o problema.

A insuficiência cardíaca é onde a maioria das doenças cardíacas desemboca; então se você teve um infarto, tem problema nas válvulas cardíacas, tem pressão alta, ou até mesmo arritmia cardíaca, a via final comum dessas agressões é a Insuficiência cardíaca.

Nesse post eu vou  explicar tudo sobre a doença- o que causa a insuficiência cardíaca, quais os tipos de insuficiência cardíaca, quais sintomas você deve se preocupar?

O que é a insuficiência cardíaca? (Popularmente conhecida como coração fraco ou inchado?)

A insuficiência cardíaca é quando quando o coração não consegue bombear o sangue do jeito que deveria.

Você deve saber que o coração é uma bomba, que manda o sangue para todo o corpo.

E as nossas células dependem que essa bomba cardíaca esteja funcionando corretamente, já que todas elas precisam receber o sangue rico em oxigênio e também os nutrientes para que funcionem normalmente.

Na insuficiência cardíaca o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.

No começo o coração tenta compensar isso: Como?

Na maioria das vezes  ele começa a dilatar. Então a dilatação do coração é um mecanismo de defesa, e não é de todo ruim.

O coração se dilata para se contrair com mais força e  bombear mais sangue. E, a princípio, ele consegue.

Mas com o tempo, essa compensação não vai mais funcionar. E o coração vai enfraquecer ainda mais.

Claro que tem alguns casos, como na pressão muito alta e na estenose aórtica, o coração não dilata logo de cara, mas ele vai engrossar as paredes.

O coração é um músculo, e como todo músculo se você força ele vai hipertrofiar. Justamente o coração precisa fazer mais força para ultrapassar aquela pressão ou a barreira de uma válvula muito pequena.  E ele vai engrossar.

E por que um coração mais musculoso  também pode fazer mal?

Porque dentro dele não vai caber o tanto de sangue que cabia antes e ele não consegue relaxar completamente entre as batidas.  E, com o tempo, esse coração, também vai dilatar e enfraquecer.

Outra maneira que o coração pode tentar compensar essa falta de força é bombeando mais rápido. Então a pessoa sente seu pulso e está sempre com o coração acelerado. Isso é o que chamamos de taquicardia. É também uma tentativa do coração de suprir os órgãos vitais com o sangue que eles tanto necessitam.

Quais são os tipos de insuficiência cardíaca?

Principalmente dois tipos-

o primeiro, é o coração fraco- a insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida

A fração de ejeção é a força do coração. Quando o coração é fraco, fração de ejeção reduzida


E o segundo tipo é a insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservado (ICfep)

No passado chamávamos de insuficiência cardíaca diastólica. O coração bate bem, mas ele não relaxa direito, então não enche de sangue da maneira que deveria.


Cerca de 50% dos casos de insuficiência cardíaca não têm coração fraco, é coração rígido. E 35% desses tem só falta de ar inexplicada quando fazem atividades físicas, sendo que o eletro está normal, o exame físico está normal. Mas eles têm insuficiência cardíaca.


Temos outras classificações como insuficiência cardíaca aguda- como é o caso de uma miocardite. Ontem o coração estava bom, hoje está péssimo.


Ou insuficiência cardíaca crônica, que aquele caso mais comum, que vai progredindo lentamente.


Quais são as causas da insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca  muitas vezes causada por outras condições médicas que prejudicam ou

sobrecarreguem seu coração.


DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA

Uma das causas principais é o infarto, onde há o bloqueio de uma das artérias que irrigam o coração levando a danos ao músculo cardíaco e fibrose da parede que sofreu o infarto;


Outra é aquele acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Isso faz com que parte do músculo cardíaco não receba sangue suficiente, levando, também o coração a enfraquecer


Outra causa comum é a Pressão alta

Como eu falei na hipertensão o coração tem que trabalhar mais para bombear o sangue, levando a um coração mais rígido e grosso, e depois podendo dilatar


Outra causa é a cardiomiopatia-

pode ter tido uma miocardite- por exemplo por causa da covid, ou mesmo por causa da vacina da covid.


Mas também porque bebeu demais, uma cardiomiopatia alcoólica ou porque fez uma quimioterapia.



Pode ter chagas, a cardiomiopatia chagásica, que também pode dilatar o coração— era muito frequente, por causa da picada do barbeiro e hoje em dia por causa de açaí contaminado (sem querer o barbeiro com trypanosoma vem triturado com o açaí)



Outras causas: valvopatias as válvulas são como portas no coração. Essa porta pode ficar muito aberta, escancarada, como como insuficiência mitral ou insuficiência ártica- você já viu as artérias do pescoço dançarem?


Pois é, a dança das artérias é sinal de insuficiência aórtica, que pode levar a insuficiência cardíaca. Mas a válvula pode estar fechada demais, como na estenose aórtica ou estenose mitral, também fazendo com que o coração se dilate.


Ou também porque nasceu com um problema cardíaco congênito e não foi tratado a tempo


Ou mesmo uma arritmia cardíaca- que faz o coração bater muito rápido, como na fibrilação atrial, causando taquicardiomiopatia.


Então as causas são as mais variadas. E como eu falei, qualquer problema cardíaco pode desembocar em insuficiência cardíaca.



Quem tem mais chance de ter insuficiência cardíaca? Quais os fatores de risco?

Qualquer um pode ter insuficiência cardíaca, desde bebês até idosos.


Mas tem mais chance

Quem tem doença crônica como diabetes e hipertensão, especialmente se estiver mal controlada.

Também problemas de tireoide podem causar (tanto tipo quanto hipertireoidismo).


Pessoas com doença renal, anemia, pessoas com câncer.


Pessoas com mais idade- o coração vai ficando mais endurecido, não relaxa do jeito que deveria. Por isso que a insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada vai passar aqueles com coração fraco.



Quem é obeso- também, normalmente o coração vai ficando duro quando a pessoa engorda, além de ter alterações hemodinâmicas, de inflamação e endoteliais, que pioram a insuficiência cadíaca. Sem contar na apneia do sono, que também aumenta risco de insuficiência cardíaca.


Tem a parte genética - pessoas com miocardiopatia hipertrofia, hemocromatose.



Tá, você está com falta de ar.

Será que é insuficiência cardíaca? Como a insuficiência cardíaca é diagnosticada?

o ecocardiograma é a forma mais eficaz de diagnosticar a insuficiência cardíaca. Ele consegue ver se seu coração bate bem, é forte, a fração de ejeção é boa?


Como  estão suas válvulas- alguma está com defeito, qual é o tamanho do seu coração, a grossura do seu músculo cardíaco e também se se tem uma disfunção diastólica, ou seja, vê se ele está relaxando suficientemente.


Um outro exame, muito útil naqueles casos de falta de ar inexplorada é um exame de sangue chamado  BNP ou NT pró BNP. O BNP é um hormônio secretada pelo coração— os níveis sanguíneos aumentam quando o coração está fraco ou muito duro.


Então, se a pessoa está com falta de ar e está com um bnp elevado, a causa provavelmente é cardíaca e não pulmonar.


E quais são o 10 sintomas de alerta de insuficiência cardíaca?

que você deve se preocupar e pensar que seu coração não está bem. Alguns podem ser sutis. Quanto mais cedo você detectar a insuficiência cardíaca, melhor para você e para seu coração.


O primeiro sintoma  é a Falta de ar ou dispnéia.

Como eu falei, primeiro a pessoa começa a sentir quando se esforça um pouco mais. Vai subir uma ladeira. Nossa, cansei rápido. Depois andando no plano, começa a sentir falta de ar.


E, quando o tempo passa a pessoa começa a ter falta de ar ao repouso ou mesmo quando vai se deitar.  Precisa colocar mais travesseiros para dormir melhor.

Aqui, muita gente acha que o cansaço aos esforços é devido à idade. E às vezes é um problema cardíaco


O segundo sintoma que você deve prestar atenção Tosse persistente ou chiado no peito.


Quando o coração não bate forte o suficiente ou ele não consegue encher de sangue como conseguia, o sangue volta para os pulmões. Começa a encher de líquido no seus pulmões e nos seus alvéolos dando sintomas parecidos com asma— chiado no peito e tosse.


E quando tosse pode vir um catarro róseo. Pode não ser asma, pode ser problema cardíaco. É importante você não deixar essa tosse para lá.


O terceiro sintoma-  Batimento cardíaco acelerado ou mesmo irregular.

Como o coração não consegue bombear sangue de maneira eficaz ele vai bater mais rápido, para compensar essa alteração na bomba cardíaca, causando a taquicardia.


E a doença de base, que causou a insuficiência cardíaca, pode levar

a arritmias cardíacas, como fibrilação atrial, então a pessoa sente o pulso acelerado e fora de ritmo.


Quarto sintoma- Inchaço

A pessoa começa a ver os tornozelos inchados. Os pés não cabem mais nos sapatos, está sempre apertado. Vê também marcas das meias bem mais profundas. Quando aperta o tornozelo forma aquela covinha, o sinal de cacifo. Pode ser um sinal de insuficiência cardíaca.


Quinto sintoma- Você começa a urinar de uma maneira diferente.

Urina menos durante o dia, e acorda mais quando você está dormindo para fazer xixi, o que a gente chama de nictúria.


Antes a pessoa não acordava à noite ou urinava uma vez, e agora urina três, quatro vezes. Pode ser problema cardíaco. Isso por causa do BNP que aumenta a produção da urina durante à noite e também pela reabsorção de líquidos no período noturno-


os líquidos saem da perna, dos pés e retornam para a circulação aumentando a diurese noturna.



Sexto sintoma:  Ganho de peso inexplicado-

Nesse caso não é gordura e sim inchaço devido a retenção de líquido.  Os rins são menos capazes de eliminar sódio e água, causando ganho de peso sem motivo.



Sétimo sintoma Fadiga e fraqueza.

A pessoa se sente cansada, fadigada, sem energia. Isso porque falta a bomba cardíaca. O coração não consegue entregar sangue suficiente para os tecidos, para os músculos.



Sétimo sintoma Incapacidade de dormir deitado.

A pessoa tem que ficar dormindo um uma cadeira. Ou também acordar sufocado durante à noite, o que chamamos de dispneia paroxístico noturna.



Oitavo Sintoma Desconforto ou dor no peito-

Na insuficiência cardíaca o coração tem uma sobrecarga de trabalho- tem que trabalhar mais para bombear o sangue para o corpo. Essa sobrecarga de trabalho pode contribuir para sensação de desconforto ou dor.


Claro que nas pessoas com coronariopatia- que teve infarto ou angina, essa dor pode ser devido a obstrução das artérias coronárias.


Nono Sintoma- Falta de apetite, sensação de estufamento.

Quando o problema é o ventrículo direito, pode fazer com que o fígado fique inchado, por causa do excesso de líquido.


Também pode inchar todo o sistema digestivo — intestino, estômago, fazendo com que sinta menos fome e piore a digestão. A pessoa não coma o tanto que precisava, agravando ainda mais o problema.


E por fim o Décimo sintoma Falta de concentração, confusão mental e desorientação.

Isso pode ser porque não está chegando sangue para o cérebro ou também pelo desequilíbrio de certos eletrólitos, como sódio baixo, que é comum na insuficiência cardíaca.

Melhorando a insuficiência cardíaca, pode voltar ao normal


Quais os tratamentos para Insuficiência cardíaca? Será que todo mundo vai precisar de um transplante cardíaco, como é o caso do Faustão?


Não. Hoje a gente consegue manejar muito bem com remédios. Temos um arsenal incrível que melhoram, não só sintomas, como, no passado era o caso de lasix ou digoxina, mas também reduzem mortalidade. Só abrindo um parênteses, a digoxina pode aumentar a mortalidade em alguns casos.

Temos remédios que conseguem aumentar a força do coração no caso de coração fraco, outros que são para diabetes e melhoram qualidade de vida, reduzem problemas renais e também aumentam sobrevida.

Só pra se ter uma idéia, eu tenho um pouco mais de vinte anos de formado em medicina. Quando eu era interno, achava-se que betabloqueadores faziam mal para insuficiência cardíaca. Eu me lembro prescrevendo captopril porque era o único remédio que reduzia mortalidade dessa população naquela época. Faz alguns anos que eu não prescrevo captopril para ninguém.

Fora os remédios o avanço na cardiologia foi incrível nas últimas décadas. Temos CDI, tava, que é a troca de válvula aórtica por cateterismo, mitra clip, ressincronizadores cardíacos e até coração artificial.


Transplante cardíaco é em último caso! É quando já se tentou de tudo e não conseguiu frear a doença.


E, sim, o transplante realmente, pode curar todos os sintomas de quem precisa. Por isso, temos que ser mais conscientes e ser doador de órgãos. Eu sou.


Me lembro de um caso. Na minha residência de cardiologia, no Dante Pazzanese, estava de plantão na UTI e um dos pacientes era um menino de 16 anos terminal por problemas cardíacos. Estava com droga vasoativa em dose alta, entubado, e a mãe chorando. Quando  o plantonista me passou o plantão, ele me disse que o menino não passaria de hoje.


Eu faria o máximo, para passar o plantão com ele vivo. E foi exatamente isso que aconteceu. Eu fiquei em cima, fui titulando as doses, vi o sofrimento daquela mãe. E passei o plantão com ele um pouco melhor do que quando eu entrei. Naquele dia soube que o menino tinha conseguido um doador e estava passando por um transplante.


Três meses depois, eu rodando no ambulatório de transplantes, peguei chamei o paciente e a mãe veio me abraçar. O menino estava ótimo.


Desinchado, alegre, ativo. Ficamos conversando um tempo e ele até me adicionou no Orkut como amigo. Naquela época não tinha nem Facebook. Espero que ele ainda esteja vivo e com saúde.


Quanto mais cedo você detectar a insuficiência cardíaca, melhor para você e para seu coração.


Gostou do vídeo? Lembre de compartilhar para que mais pessoas tenham esse conhecimento.


E qual vai ser o próximo vídeo que vai assistir

Vou deixar 2 recomendações aqui ao lado=

7 SINAIS INICIAIS DE DIABETES

E 12 SEGREDOS PARA TER UM CÉREBRO MAIS JOVEM E AFIADO


Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br


Lembre-se de se inscrever.

E até o próximo vídeo

Muito obrigado