10 MELHORES ALIMENTOS PARA EVITAR a GOTA e BAIXAR o ÁCIDO ÚRICO ALTO DO SANGUE (e os 10 PIORES)

Olá!

Quando você pensa em ácido úrico, o que vem em mente?

Tenho certeza que você lembra de 2 coisas: de gota, que é aquela inflamação dolorosa nas articulações e de pedra nos rins.

E você está certo. Essas são as 2 principais complicações de quem tem ácido úrico elevado no sangue, mas não são as únicos.   

Nesse vídeo eu vou falar tudo sobre ácido úrico. Será que aquela descamação da planta dos seus pés, ou nos dedos tem a ver com ácido úrico? Também vou falar sobre gota, e o que causa aumento do ácido úrico no sangue.

E no final eu vou te contar os 10 alimentos que reduzem o ácido úrico no corpo e os 10 piores, aqueles que você deve banir da sua dieta se você tem gota ou ácido úrico elevado, então assista até o fim.

Mais de 10% da população brasileira têm ácido úrico elevado, ou seja, mais de 21 milhões de brasileiros. Por isso esse vídeo é tão importante!

O que é ácido úrico? De onde ele vem?

O ácido úrico é o subproduto da digestão dos alimentos. O corpo humano produz ácido úrico através da quebra das purinas encontradas em certos alimentos e bebidas. Este subproduto vai para os rins e é eliminado do corpo quando você faz xixi.

Às vezes, o corpo produz muito ácido úrico. Ou os rins não conseguem excretar corretamente — cerca de 90% das vezes é devido aos rins.

O problema surge quando há um excesso de ácido úrico em nosso corpo.

Então para onde vai todo esse ácido úrico extra? Ele se acumula e cristaliza em suas articulações, o que dói muito, isso é o que chamamos de ataque de gota

ou nos rins, causando pedra nos rins. Mas também o ácido úrico elevado pode levar a impotência. Porque o óxido nítrico, que dilata as artérias (todas as artérias) é inativado pelo ácido úrico.

Fizeram um estudo para ver essa relação em pacientes hipertensos e viram que naqueles hipertensos quem tinham ácido úrico elevado, mais da metade estava impotente. E, o ácido úrico é um marcador de disfunção endotelial, o que aumenta doenças cardíacas.

O que é gota?

A gota é uma forma de artrite que ocorre quando o ácido úrico está alto no sangue, fazendo com que os cristais se depositem nas articulações.  Quem teve gota não esquece. Já que a dor é súbita e intensa, com inchaço, vermelhidão e sensibilidade, mais frequentemente no dedão do pé— a pessoa acorda com a dor no meio da noite com a sensação de que seu dedão do pé está pegando fogo.

Não dá nem para encostar o lençol. Mas, pode acontecer em uma ou mais articulações como no joelho, tornozelos, cotovelos. A dor de gota é mais intensa nas primeiras quatro a 12 horas, sendo que depois vai continuar a algum desconforto nas articulações que pode durar até algumas semanas.

E a gota já foi considerada uma doença que dava status, que só os ricos tinham, era chamada de doença dos reis. Justamente porque está associada a obesidade, a álcool, excesso de comidas que tenham purinas, como carnes e frutos do mar.

Mas os cristais de ácido úrico também podem formar pedras nos rins em algumas pessoas. A cólica renal é uma das dores mais fortes que uma pessoa pode ter, muitas mulheres acham que é pior que a dor no parto. Além de dolorosas, as pedras podem prejudicar os rins: obstruindo o ureter,  podem predispor à infecção urinária séria e podem levar a cicatrizes nos rins por causa das bordas afiadas das pedras, podendo até progredir para insuficiência renal e diálise.

E também os cristais de ácido úrico podem se depositar debaixo da pele, formando os tofos, protuberâncias localizadas nos dedos, cotovelos, joelhos, e até mesmo nas orelhas .

Quem tem mais chance de ter ácido úrico elevado?

É mais comum em homens- 3x mais.

No caso das mulheres, normalmente é na pós menopausa.

Obesidade ou sobrepeso

Diabetes

Insuficiência cardíaca

História familiar de gota

Pessoas com hipertensão, especialmente se tomam diuréticos

Pessoas com problema renal

Que comem muitas purinas e proteínas animais

Que bebem muito álcool - qualquer tipo de álcool, não é só cerveja

E que comem muitos doces

Agora, vamos aos alimentos-

Quais os 10 alimentos que pioram a gota, que causam aumento de ácido úrico? Será que você sabe todos?

  1. Carnes vermelhas

Carne de boi, carneiro, carne de porco, bacon tudo isso aumenta

2. miúdos

como fígado, rins, coração e outros, aumenta ácido úrico. Então cuidado!

3 Frutos do mar

Não são todos, mas alguns frutos do mar como camarão, caranguejo, lagosta, ostras, mariscos e vieiras são ricos em purina. Alguns peixes como anchovas, sardinhas, atum, trutas e bacalhau, também.

Então, tenha cuidado.

Mas me deu fome.

  1. Carne de peru

É rica em purinas, especialmente se você comprar peito de peru ou outros processados.

  1. Açúcar

Esse talvez você não soubesse. Qualquer alimento ou bebida com alto teor de açúcar pode desencadear a gota. E a gente vê, em pacientes que usam remédios para diabetes do tipo inibidores de SGLT2, que fazem com que os rins removam o açúcar do corpo através da urina- como forxiga, invokana, jardiance, que há uma queda importante nos níveis de ácido úrico. Se você toma um desses remédios, dê uma checada nos seus exames, antes e depois.

  1. Xarope de milho e frutose- mesma coisa. Que está nos refrigerantes e sucos de caixinha, que é mais barato que o açúcar. Aumenta ácido úrico também. E mel também.

  1. Álcool.

Vale a pena repetir: todo tipo de álcool. Eu sei que nem todas as bebidas alcoólicas sejam ricas em purinas, mas o álcool impede que os rins eliminem o ácido úrico, ajudando a se acumular no sangue. Agora, cerveja, realmente é um caso a parte, porque tem mais purina que o resto. Um estudo de 2019 mediu o teor de purinas de diferentes fontes e encontrou os níveis mais altos em cerveja e miúdos.

  1. Carnes de caça: Ganso, vitela e veado — o álcool, e as carnes de caça estão entre as razões pelas quais a gota era conhecida na Idade Média como a “doença do homem rico”.

  1. Aveia

A aveia tem moderada quantidade de purina. Embora não seja tão alto quanto cervejas e carnes, ainda é alto o suficiente para aumentar o risco de gota se você exagerar. Então limite as porções a 2 vezes por semana.

  1. Carboidratos refinados

Quanto mais rápido um alimento aumenta o açúcar no sangue, pior é para os níveis de ácido úrico. Pão branco, biscoitos e bolos podem aumentar o nível de açúcar no sangue e e também de ácido úrico.

E o que você deve aumentar na sua dieta. 10 coisas:

  1. Água. As pessoas que bebem bastante água são menos propensas a apresentar sintomas de gota. Isso tem lógica, pois seus rins usam água para excretar ácido úrico na urina. Beba oito copos por dia, ou dobre isso se você estiver tendo um surto de gota.

2 Laticínios.

Algumas pesquisas sugerem que laticínios desnatados podem ajudar a reduzir o ácido úrico e as crises de gota, porque aumenta a excreção de ácido úrico na urina e também reduz a resposta inflamatória do seu corpo aos cristais de ácido úrico nas articulações.

Iogurte ou mesmo leite, servem.

3- Café. Beber café diariamente pode reduzir seus níveis de ácido úrico de várias maneiras: Reduz a quebra de purina em ácido úrico e acelera a  excreção pelos rins.

4l Frutas cítricas

Mas eu não acabei de falar que frutose aumenta ácido úrico? É a frutose líquida que faz mal, não das frutas in natura.

Frutas como Laraja, limão, tangerina têm altas taxas de Vitamina C. A vitamina C pode ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico. Além disso, previnem pedras nos rins por causa do citrato.

  1. Frutas vermelhas- Frutas vermelhas, em geral, têm propriedades anti-inflamatórias principalmente por causa da antocianina. Esta substância em particular é benéfica, também, na redução do ácido úrico. Também evita que o ácido úrico se cristalize e se deposite nas articulações. Cereja, talvez seja a melhor de todas. Já que existem estudos que mostram benefícios das cerejas e do suco de cereja para controlar os sintomas da gota.

  1. Abacate

Abacate é rico gorduras saudáveis e antioxidantes como vitamina E, que tem propriedades anti-inflamatórias, que pode ajudar a reduzir as crises de gota.

  1. Abacaxi

também é outra fruta interessante Adicionar abacaxi à sua dieta diária pode ajudar a prevenir crises de gota e reduzir a intensidade dos sintomas da gota. A bromelina do abacaxi pode reduzir a inflamação associada à gota.

8- Bananas

A bananas são ricas em vitaminas B6, vitamina C, fibras solúveis, magnésio, ácido fólico e potássio; o que é muito benéfico para quem sofre de gota. As bananas podem ajudar o ácido úrico ser melhor excretado pela urina, podendo ajudar a evitar a cristalização nas articulações.

  1. Feijão

Como muitas carnes estão fora do cardápio, você pode obter sua proteína de vegetais como ervilhas, feijões e lentilhas. Eles são neutros em ácido úrico e podem até ajudar a evitar ataques de gota.

10. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã contém ácido málico que ajuda a quebrar e eliminar o ácido úrico no sangue.

Importante

Fazer mudanças em sua dieta e estilo de vida, como perder peso, limitar o álcool, comer menos alimentos ricos em purinas pode ajudar a reduzir a produção de ácido úrico e aumentar sua eliminação. Porém, só isso, pode não ser suficiente para você se ver livre de remédios contra ácido úrico como alopurinol.

E friso aqui que a gota está altamente associada como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. A perda de peso ajuda a reduzir o risco de desenvolver gota além de aliviar o peso sobre as suas articulações.

Se você toma diuréticos- hidrocloratiazida, indapamida, furosemide, converse com seu médico para ele avaliar a possibilidade de trocar o remédio. Se ele conseguir, vai ser muito interessante para você.

Ah, e aquela descamação no pé? Será ácido úrico elevado?

Não, não tem nada a ver. O ácido úrico elevado não causa descamação plantar. Isso pode ser disidrose, dermatite de contato, psoríase, micose ou até ressecamento da pele mas não é pelo ácido úrico.

Tem que fazer exame de sangue para ver seus níveis. Para mulheres o índice é até 5,7 e para homens até 7mg/dl. Mas tem laboratórios que o valor é um pouquinho mais, ou um pouquinho menos.

 

Meu nome é André Wambier,  cardiologista e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!