10 MAIORES MENTIRAS SOBRE DIABETES, PRÉ-DIABETES E AÇÚCAR ALTO NO SANGUE REVELADAS
Olá!
Será que você pode comer doces se você tem diabetes ou pré-diabetes? E álcool? É proibido, mesmo, ou, de vez em quando você pode tomar uma tacinha ou uma latinha? E frutas? Algumas frutas você nunca deveria comer- de jeito nenhum— se você tem glicose alta?
Bem, esse é o assunto do post de hoje: eu vou desmentir os 10 maiores mitos sobre diabetes — e depois de assistí-lo você não vai cair mais nessas lendas, que são muito difundidas aqui na internet, e mesmo no dia-a-dia, além disso você vai entender mais sobre essa doença tão frequente e que pode dar tantas complicações. E no final, como bônus, eu vou dar as dicas para você controlar melhor a sua glicemia.
Quais os 10 mitos que nós mais ouvimos sobre diabetes?
(Os 3 primeiros são os mais frequentes, então fique até o fim).
Mito número 10- Ninguém na minha família tem diabetes, então eu não tenho chance nenhuma de ter
Isso é falso! O número de diabéticos aumentou muito nas últimas décadas. Sabe quantos diabéticos tinham no mundo em 1980? 108 milhões. E sabe quantos em 2021? 537 milhões de diabéticos. Um salto imenso.
Mas uma coisa é certa: ter um familiar próximo com diabetes tipo 2 aumenta o risco de desenvolver a doença.
Sabemos que, se seu pai e sua mãe têm diabetes tipo 2, há cerca de 50% maior de risco de que você e seus irmãos de se tornarem diabéticos. Mas outras causas também aumentam o risco de diabetes como, alimentação industrializada, os ultraprocessados, obesidade, sedentarismo— tudo isso força o seu pâncreas e aumenta seu risco de diabetes e independem do histórico familiar. Além disso, são múltiplos genes envolvidos com a doença. Os dois pais podem ter olhos castanhos e você nascer de olho azul. Então, muito importante você fazer a sua parte — praticar atividades físicas, comer comida de verdade, e manter o peso sob controle. Um estilo de vida saudável vai sim reduzir o seu risco de diabetes.
Mito número 9- Pré-diabetes sempre leva à diabetes.
Outro mito. Não é que você é pré diabético que você vai virar diabético.
No Brasil são mais de 40 milhões de pré-diabéticos, e desses, 25% vão virar diabéticos em 5 anos — isso se não se cuidarem e mudarem seu estilo de vida. Apenas 1 em 4 se tornam diabéticos em 5 anos. Lembrando que pré-diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue já estão mais altos do que o normal, mas não altos o suficiente para serem classificados como diabetes.
Se você é pré-diabético, as mudanças no estilo de vida podem virar a maré e você nunca entrar no diabetes, e mesmo sair completamente dessa pré-diabetes.
Mito número 8- Meu corpo tem boa cicatrização então eu não devo ter diabetes.
A diabetes, na grande maioria das vezes, é uma doença silenciosa— muita gente não sabe que é diabético — 4 em cada 10 brasileiros com diabetes, desconhecem que tem a doença.
No diabetes tipo 2, que corresponde a cerca de 95% dos casos, os sintomas vão surgindo gradualmente, o que dificultar o diagnóstico. Você tem que fazer exames de sangue- glicemia de jejum, hb glicada ou curva glicêmica. Não é jogo de adivinhação. Só porque você não tem sintomas— como sede, fome excessiva, urinar demais, não significa que você não tenha diabetes. E a má cicatrização é um sintoma tardio, que só vai ocorrer se o diabetes já tiver lesado vasos sanguíneos, ou nervos ou mesmo a diabetes esteja muito alta. Por isso, mesmo que sua cicatrização seja boa, mesmo assim você pode ser diabético.
Mito número 7- Eu gosto bem mais de alimentos salgados e odeio doces, então não terei diabetes
Isso também é falso. Não são doces que causam diabetes diretamente. Porém, uma dieta com alto teor de açúcar geralmente é uma dieta de alto teor calórico, e muitas calorias podem levar ao ganho de peso que pode levar à obesidade, que, daí sim, é fator de risco para diabetes tipo 2. Mas se você comer muitos pratos salgados — muito arroz, pizza, macarrão— isso em excesso, você também estará consumindo calorias extras, que pode, da mesma forma, causar diabetes. Então não é apenas reduzir o açúcar e aumentar o sal. Para diminuir seu risco, você precisa ingerir apenas as calorias que seu corpo necessita, independentemente se for doce ou salgado.
E só emendar aqui, o diabetes tipo 1 não é causado por escolhas de dieta ou estilo de vida. É uma doença auto-imune, tem a ver com seu sistema imunológico que destrói as células que produzem insulina no pâncreas.
Mito número 6- Mito: É melhor evitar o uso de medicamentos para tratar o diabetes pelo maior tempo possível
Também é mito. Especialmente se for metformina, que através do estudo DPP (diabetes Prevention Program) o grupo de pré-diabéticos que usou metformina 850mg 2x ao dia reduziu o risco de se tornar diabético em 31% se comparado com o grupo placebo. Então a metformina pode evitar que você vire diabético.
O mais importante não é estar tomando ou não remédio, é ter uma glicemia do sangue sob controle. Se você consegue atingir níveis ótimos de glicose no sangue apenas com dieta e exercício, excelente. Mas se sua glicemia não fica sob controle mesmo você fazendo a sua parte e você se recusa a tomar remédio, que talvez você entre na insulina mais rapidamente, fique tranquilo porque não é verdade. Alguns medicamentos demonstraram reduzir claramente os riscos das complicações do diabetes como problemas cardiovasculares, problemas renais e oftalmológicos — a retinopatia diabética. Eu sei que alguns pacientes tem medo de tomar remédio, porque aí sim a doença estaria mais séria, mas saiba que deixando sua glicemia elevada você está detonando seu corpo. Proteja o seu bem mais importante, a sua saúde.
Mito número 5- Diabetes afeta apenas pessoas com obesidade
Esse é o comentário mais recorrente aqui no canal. Doutor, como eu posso ter diabetes se eu não sou obeso? O sobrepeso e a obesidade são sim, fatores de risco para diabetes tipo 2 e também para diabetes gestacional. Mas mesmo que você tenha o peso ideal, a sua genética, o que você come, a sua idade, tudo isso faz com que o diabetes possa ocorrer em pessoas de qualquer peso.
Fui pesquisar sobre o assunto e vi um relatório do CDC americano de 2020 que diz que 11% das pessoas com diabetes tipo 2 não têm sobrepeso ou obesidade.
E lembrando que o diabetes tipo 1 não tem associação com o peso corporal. É auto-imune. E uma novidade. O FDA acabou aprovar o primeiro remédio que pode retardar a progressão do diabetes tipo 1- que se chama tzield— agora, em novembro de 2022. Atualmente o preço é inacessível para a grande maioria das pessoas, mas dá para comemorar, pois é o primeiro tratamento em 100 anos— desde a descoberta da insulina— a alterar o curso da doença. Espere que, com o tempo, se torne acessível a todos.
Mito número 4- Uma vez diabético você será sempre diabético
Isso é mito. Existem casos de reversão de diabetes. Aquela pessoa que estava muito obesa, fez cirurgia bariátrica e ficou, mesmo sem remédio, com HB glicada abaixo de 6,5 por 3 meses, essa pessoa conseguiu reverter o diabetes.
E a remissão é mais provável se você conseguir perder peso o mais rápido possível, logo após que você descobriu o diagnóstico. Por isso que é fundamental procurar ajuda profissional o mais depressa possível. Porém, uma vez diabético, você não pode escorregar, mesmo que você consiga reverter o diabetes. Se você retornar aos hábitos antigos, ganhar peso novamente, esquecer de fazer exercícios, o diabetes pode despertar e ressurgir.
Mas uma coisa importante que eu tenho que ressaltar: nem todo mundo que perde peso será capaz de reverter seu diabetes.
E se você já estiver fazendo tudo certo- exercício, está com peso bom, sem barriga, dormindo bem, talvez hoje você não consiga reverter. Mas como a medicina está evoluindo rapidamente, talvez em 5 anos já exista algo melhor.
Mito número 3 - O diabético não pode beber nada de álcool
É mito. Os diabético podem beber álcool, uma cervejinha, um vinho, um uísque, porém, as pessoas com diabetes precisam ter mais cuidados com o álcool do que aquelas sem a doença. A palavra aqui é moderação.
Mas uma coisa que o diabético deve estar atento é nunca beber em jejum. Por quê? Enquanto o fígado está lidando com o álcool, ele não pode converter o glicogênio em glicose, então pode causar hipoglicemia.
E está aí um dos motivos de, no pronto socorro, quem abusou do álcool recebe glicose na veia…
Certos medicamentos para diabetes (insulina ou sulfonilureias) podem aumentar a probabilidade de você ter uma hipoglicemia se beber álcool.
Além disso o uso regular e prolongado de álcool aumenta a resistência à insulina e obesidade (principalmente a abdominal). Porque o álcool tem cerca de 7 calorias por grama — é calórico— mais que carboidratos (4 calorias por grama) e um pouco menos de gordura (9 calorias por grama).
Se você está tentando perder peso, lembre-se de que as bebidas alcoólicas podem adicionar muitas calorias à suadieta.
Então, com moderação, pode. Muito frequente ou demais, melhor evitar.
Mito número 2- O diabético não pode comer frutas
Isso é um absurdo. Eu fiz um vídeo sobre as melhores frutas para diabéticos e, resumindo, se você comer pouquinho, mesmo as frutas com maior índice glicêmico ou carga glicêmica você pode comer. As frutas são mais rica em açúcares naturais do que as verduras, mas ainda assim tem menos açúcar do que bolos, biscoitos e doces, e contém outros nutrientes, minerais, antixoxidantes e fibras, que vão proteger contra inúmeras doenças crônicas. Não existem frutos proibidas para pessoas com diabetes. A fruta é uma escolha saudável e fazem parte de uma dieta equilibrada. Mas claro que tem algumas frutas que o diabético pode comer mais do que outras— eu vou deixar o vídeo no final, se você ainda não assistiu, assista.
E o Mito número 1- O diabético não pode comer doces
Isso eu tenho certeza que você já ouviu mil vezes, e também não é verdade.
Você pode comer, de vez em quando.
Se você tem diabetes tipo 2 e come muitos alimentos açucarados, será difícil controlar sua glicemia e peso, então, nesses caso você tem que diminuir, mesmo. Isso não significa que você deva excluir todos os doces de sua dieta, mas guarde-os de vez em quando, para aquelas ocasiões especiais, em vez de todos os dias.
Então os doces podem, sim, ser consumidos por diabéticos em porções pequenas e raramente- em ocasiões especiais, desde que estejam dentro de uma dieta equilibrada, correta, em conjunto com as atividades físicas.
E se você acha que aqueles alimentos Chocolate Para Diabéticos, bolo para diabético, biscoito para diabético são os que você poderia comer a vontade -- cuidado! Eles podem não ter açúcar, mas isso significa que seja uma boa escolha, porque são ricos em gorduras, calorias e adoçantes, além de ter um preço mais salgado. Melhor não gastar dinheiro com eles e consumir ocasionalmente (vou repetir, ocasionalmente) pequenas quantidades dos produtos normais. A dieta para pessoas com diabetes é a mesma para todos – uma dieta saudável e equilibrada.
Então, pode comer doces, mas não está liberado, viu!
E agora o bônus:
Quais as 7 dicas importantes para você controlar melhor o seu açúcar do sangue?
7a dica- Durma bem
Uma noite mal dormida vai aumentar o seu cortisol, que aumenta sua resistência insulínica e vai te dar mais fome para doces, que vai ajudá-lo a comer errado, você vai querer mais açúcar, mais bobagem para ter mais energia. Dormir mal é uma bomba para diabetes!
Durma entre 7 e 9 horas todas as noites
6a dica- Mantenha-se hidratado
Beber bastante água pode ajudá-lo a manter seus níveis de açúcar no sangue mais bem controlados. Além disso, o diabético pode ter mais risco de desidratação do que pessoas sem a doença. Então, beba mais água ou água com limão.
5a dica- Coma mais fibras
As fibras retardam a absorção de carboidratos, evitando o pico de açúcar no sangue. Além disso vão lhe deixar mais saciado.
4a dica - coma mais alimentos que contenham magnésio e cromo
Quais alimentos são ricos em magnésio?
Folhas verdes escuras, como espinafre e couve,
sementes de abóbora, sementes de girassol,
batata-doce,
amêndoas, castanha de caju,
grãos integrais,
lentilhas e feijões,
abacate e banana- principalmente a banana ouro.
E o cromo?
grãos integrais,
frutas como maçã e banana,
brócolis, alface,
batatas e feijões, nozes
Não é para exagerar também. É para introduzir na sua dieta se você não come, para melhor regular seu açúcar do sangue.
3a dica Reduza o estresse da sua vida
Altos altos níveis de hormônios do estresse — cortisol, adrenalina — impedem que seu pâncreas funcione corretamente.
Estresse causa diabetes? Não, estresse sozinho não causa diabetes. Mas piora muito sua glicose se você tem diabetes.
E o glucagon, secretado com o estresse, também aumenta glicose. Por isso você tem que tentar relaxar. Cerque-se das pessoas que lhe fazem bem, viva o agora e tente meditação.
3a dica FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO
No mínimo 150minutos por semana.
A atividade física pode ajudá-lo a perder peso , além de reduzir o estresse e aumentar a sensibilidade à insulina.
Pode ser tanto exercício aeróbico como uma caminhada, bicicleta, natação quanto musculação. O ideal seria combinar os dois na sua rotina.
e minha dica número 1 -perca peso!
A obesidade é o principal fator de risco modificável no desenvolvimento de diabetes tipo 2.
A gordura, especialmente a gordura da barriga— a visceral— aumenta a resistência à insulina e inflamação e com o tempo, o pâncreas não consegue mais produzir insulina suficiente, e pode entrar em falência.
Por isso, perder peso é tão importante para um diabético.
Reduza o tamanho do seu prato, coma porções menores à noite, sem pressa, evitando comprar comidas e bebidas que você sabe que fazem mal a você tudo isso vai fazer com que você tenha uma vida mais saudável e com sua glicose sob controle
Meu nome é André Wambier, cardiologista
e esse é o Cardiodf.com.br
Muito obrigado!