10 HÁBITOS TÓXICOS PARA OS RINS (e COMO NÃO DEIXAR QUE SEU RIM FIQUE DOENTE)

Olá!

Você cuida bem dos seus rins?  Tem certeza?

Os rins são órgãos que limpam as toxinas do nosso corpo, assim como retirar o excesso de líquido do organismo e balancear níveis de eletrólitos- os sais do corpo- ajudam na remoção de ácido para um PH sanguíneo equilibrado, além de produzir hormônios que evitam anemia, fortalecem seus ossos e regulam a sua pressão  arterial.

Então, se você tiver pressão muito alta, inchaço nas pernas ou em outras partes do corpo,

cãibras frequentes, anemia, fadiga, falta de concentração, pele muito seca,

diminuição da libido ou impotência sexual, ou viu que a sua urina está diferente (ou urinando demais ou de menos), você pode estar com problema renal.

Se seus rins estão funcionando perfeitamente, além de ser grato,

saiba que existem alguns hábitos que podem piorar a função dos seus rins, e sabendo quais são eles,

você poderá modificar aqueles que você está errando,

e assim você poderá ter seus rins saudáveis pelo resto da sua vida.

Então fique atento, esse post é muito importante para sua saúde. (se quiser assistir ao vídeo, clique na figura acima).

É muito importante cuidar bem dos seus rins. Cerca de 10 milhões de brasileiros têm algum grau de insuficiência renal, e muitos nem sabem que tem e, além disso, milhões de brasileiros estão em risco.

Pressão alta e diabetes são as causas mais comuns de insuficiência renal no país.

Então, quais os 10 Hábitos comuns que podem prejudicar seus rins? Os 3 últimos são os erros mais frequentes, então fique até o final.

 

Número 1- Sedentarismo e também ficar muito tempo parado

Você gosta de maratonar em frente do computador ou tv?

Ficar sentado durante muito tempo no trabalho e não se levanta nem para tomar um cafezinho? Paga a academia e sempre está cansado demais para ir?

Pois é, a falta de movimento durante longos períodos pode prejudicar seus níveis de açúcar e de gorduras no sangue.

Qualquer sessão prolongada pode ser prejudicial. Uma meta-análise com 13 estudos sobre o tempo sentado descobriu que quem fica sentado por mais de oito horas por dia tem um risco aumentado de morrer semelhante a quem é obeso ou quem fuma.

E ficar sentado por longos períodos de tempo já foi associado ao desenvolvimento de doenças renais.

Então, faça exercício físico- a atividade física impacta diretamente a saúde dos seus rins, melhora a pressão e os níveis de açúcar do sangue.

Agora, não exagere no exercício. Exagerar nunca faz bem, né. Exercício muito extenuante pode levar à rabdomiólise que pode danificar seus rins.

Nesse caso dá dores musculares muito fortes, ter inchaço dos músculos e sua urina pode mudar de cor ficando cor de Coca-Cola.

Então, se exercite, levante da cadeira de tempos em tempos, mas não exagere.

Número dois- Abusar do Sal

Eu já repeti várias vezes nos meus vídeos sobre hipertensão e vou reforçar aqui. Sal em excesso aumenta a pressão.

E não só isso, coloca você em risco de doenças renais.  Se você ingerir uma quantidade excessiva de sal, isso pode fazer com que você retenha água, retenha o sal e pode levar à pressão arterial elevada, o que pode danificar seus rins

Ah, mas sem sal fica sem sabor.

Se você não tem problema renal nem potássio elevado, substitua por sal light, já que tem 50% de potássio e o potássio ajuda a baixar a pressão e excretar o sódio. Vale a pena e é barato.

Mas também você pode adicionar sabor à sua comida com ervas e especiarias. Com o tempo você ajustará seu paladar a uma comida com menos sal e logo vai perceber quando a comida está salgada demais.

Número 3- Comer açúcar demais

O açúcar  para a obesidade, o que aumenta o risco de desenvolver pressão alta e diabetes, as duas causa principais causas de doença renal.

Não é só o sal que incha, o açúcar também causa retenção de líquidos. O açúcar faz com que seu pâncreas libere mais insulina.

E há ligação entre níveis altos de insulina com o estímulo renal para reter água e sal.

E, também o açúcar aumenta a sua pressão. Acredita? Não é só o sal. Imagine, então, se você comer muito açúcar e sal.

Além das sobremesas, bebidas açucaradas e refrigerantes, evite condimentos, cereais matinais e pão branco e preste atenção nos ingredientes ao comprar produtos no seu supermercado.

Assim você fica mais consciente e evita o excesso de açúcar.

Número 4- Comer alimentos processados

 

Eu sempre bato nessa tecla, evite alimentos processados e ultraprocessados.

Coma comida de verdade, alimentos que você compra e prepara em casa. Alimentos processados são fontes significativas de sódio e fósforo.

Isso também incluem os refrigerantes, especialmente os à base de cola, que tem grande quantidade de ácido fosfórico que  enfraquece os ossos, aumenta o risco de osteoporose, e se você já tem problema renal você vai precisar limitar o fósforo em suas dieta.

E Alguns estudos mostraram que a alta ingestão de fósforo de alimentos processados em pessoas sem doença renal pode ser prejudicial aos rins.

Número 5- Comer muita carne

A proteína animal gera grandes quantidades de ácido e toxinas no sangue que podem causar acidose e ser prejudicial aos rins.

Toxinas como nitrogênio e amônia são liberadas pelos rins através da proteína animal e quantidades excessivas faz com que os rins hiperfiltre.

Isso coloca mais pressão nos rins para filtrar e processar todas essas substâncias, além de aumentar o risco de pedra nos rins.

E os pacientes com doença renal crônica  normalmente deveriam limitar a proteína animal.

Mas claro, proteína é necessária para o crescimento, para seus músculos, para seus ossos e para ajudar a não ganhar peso.

Então, não corte proteína a animal, mas tenha uma dieta equilibrada com frutas e vegetais, visto que as proteínas vegetais não prejudicam seus rins.

Número 6- Não dormir direito

Uma boa noite de descanso é extremamente importante para sua saúde geral, para sua memória, para o seu cérebro, para seu coração e também para seus rins.

Durma de 7-9 horas todos os dias.

O que uma noite de sono ruim causa? Se você não dorme bem, seu corpo interpreta como você estivesse em alguma emergência e entra em cena o sistema nervoso simpático,  que aumentará seu cortisol e a adrenalina do seu sangue, preparando-o para esse emergência.

E esses dois hormônios alteram o gerenciamento da fome, incluindo quanto você come, o que escolhe comer — por isso quando você dorme mal você querer comer mais açúcar,

mais bobagem para ter mais energia— vai ter mais fome!  E também, sobe a pressão e frequência cardíaca. Dormir mal lesa seu rim.

Número 7- Exagerar no álcool

Consumo pesado regular – mais de quatro doses por dia de álcool – dobra o risco de doença renal crônica.

Para os homens não ultrapasse dois drinques por dia. Para as mulheres, não mais do que um drink por dia. Se você for idoso, com mais de 65 anos, não ultrapasse 1 drink por dia. Por quê?

O abuso de álcool pode levar à hipertensão e também desidrata.  Esses dois fatores prejudicam seus rins

E agora, os TOP 3

Número 8- Fumar

Tenho certeza que você sabia que fumar aumenta risco de infarto, derrame de enfisema e bronquite crônicas, de câncer de pulmão.

Mas você sabia que fumar também pode detonar seus rins?

Fumar estreita os vasos sanguíneos causando arteriosclerose nas artérias renais. Fumar também reduz o fluxo sanguíneo nos rins e acelera a perda da função renal— sabe-se que os fumantes têm mais chance de perder proteína pela urina, que é um sinal que seu rim está indo para o espaço.

Além disso, fumar é um fator de risco para câncer de rim.

E quem exagera no álcool e fuma têm um risco cinco vezes maior de desenvolver doença renal crônica do que pessoas que não fumam ou bebem em excesso.

Número 9- Não se hidratar suficientemente

Se você tem o hábito de não beber muita água e ficar desidratado, esse pode ser outro hábito que pode levar à doença renal.

Os rins precisam da água para que eles funcionem bem. Quando você está desidratado isso pode levar a lesão renal aguda e até doença renal crônica.

Como saber se você está se hidratando suficientemente? Normalmente de 1,5 a 3 litros de líquido é uma boa meta para pessoas ativas.

Mas olhar a cor da urina e a frequência que você urina- está clarinha, está urinando o suficiente? Já dá pista para dizer se o que você está tomando é satisfatório.

Agora, aqueles com insuficiência renal podem precisar restringir a ingestão de líquidos porque o rim está tão danificado que não consegue excretar suficientemente.

Número 10- Abusar de Antiinflamatórios

Os antiinflamatórios - diclofenaco que está no torsilax, tandrilax, Cataflam, voltarem e outros, ibuprofeno e outros  são os principais culpados de lesão renal aguda devido a medicamentos.

Isso porque muita gente toma devido a dores. Se você quer manter seus rins, nunca faça uso regular de antiinflamatórios, apenas uso esporádico por curtos períodos, evitar ultrapassar 3 dias

Portanto, tente reduzir ao máximo o uso de antiinflamatórios. Seus rins vão agradecer.

Mas claro que não são apenas antiinflamatórios que lesam os rins, vários remédios podem afetá-los. Vou deixar o link aqui em cima dos remédios que detonam o seus rins aqui em cima, se você tiver interesse de saber os outros remédios que podem ser prejudiciais.

Então, evitando esses 10 hábitos você poderá modificar aqueles que você está errando— está fumando, bebendo, não faz exercício, está comendo errado ou dormindo pouco? E assim você poderá manter seus rins saudáveis pelo resto da sua vida.

Meu nome é André Wambier, e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!