Vídeo: Três segredos para uma vida saudável

 
 

O Dr. André Wambier, cardiologista, compartilha neste vídeo três segredos para uma vida mais saudável.

Transcrição

UMA VIDA SAUDÁVEL TODO MUNDO DESEJA. AFINAL, SAÚDE E BEM ESTAR SÃO IMPORTANTÍSSIMOS PARA A NOSSA VIDA. NÃO ADIANTA TER TODO O DINHEIRO DO MUNDO SE VOCÊ ESTIVER MORRENDO DE CÂNCER OU ESTIVER ACAMADO POR CAUSA DE UM DERRAME.

NESSE VÍDEO EU VOU FALAR OS 3 SEGREDOS DE UMA VIDA SAUDÁVEL.
AQUELA VIDA QUE VOCÊ SEMPRE IMAGINOU.

MAS, SE VOCÊ ESTÁ ACHANDO QUE EU VOU RECOMENDAR COMER DUAS COLHERES DE TAL ÓLEO OU 5 PORÇÕES DE UM ALIMENTO Y OU MESMO TOMAR UMA MEDICAÇÃO MILAGROSA, VOCÊ ESTÁ ENGANADO E PODE TROCAR DE VÍDEO.

O QUE VEM FÁCIL, VAI FÁCIL.

O LEGAL MESMO É O PERCURSO, A TRAJETÓRIA... É parar para OBSERVAR AS FLORES DO CAMINHO.

POIS BEM, um estilo de vida saudável somado com uma dieta balanceada são as duas maiores armas para evitar as doenças cardiovasculares. Será que é tão difícil quanto parece ter uma vida saudável? 

Na verdade, não. São as suas ESCOLHAS, os seus hábitos, que contam. 

Então, esses passos trarão benefícios para sua saúde e para o seu coração.

VAMOS COMEÇAR PELO PASSO NÚMERO 3

3º Passo para uma vida saudável
GASTE AS CALORIAS QUE VOCÊ CONSOME

Você acertou se já fez a conexão com exercícios físicos.

Mas esse passo vai um pouquinho além - comece sabendo quantas calorias você deve consumir, através das comidas e bebidas para manter o seu peso, e se você estiver acima do peso, para reduzi-lo. 

E para isso você tem que começar a ler os rótulos dos alimentos. 

Aquelas informações nutricionais e calóricas dos rótulos são baseadas normalmente em uma dieta de 2.000 calorias. 

Você pode precisar de menos calorias ou até mais calorias, dependendo de vários fatores, incluindo a sua idade, O SEU sexo, e seu nível de atividades físicas.

Se você quiser perder peso, deve comer menos calorias que gasta. Se quiser comer mais, tem que gastar mais. 

É UMA FÓRMULA MATEMÁTICA MUITO BÁSICA - E NÃO VENHA ME DIZER QUE VOCÊ COME POUCO, que tem um metabolismo muito lento,  PORQUE VOCÊ MESMO SABE QUE NÃO É BEM ASSIM.

- Então é importante você aumentar a intensidade e também a quantidade da sua sua atividade física, para casar com as calorias que você ingere.

- Em um dos nossos vídeos prévios, falamos sobre atividades físicas- mas vou pincelar aqui as nossas recomendações- tenha como meta praticar o MÍNIMO DE 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física mais vigorosa por semana.  E EU REPITO. ISSO É O MÍNIMO.

E o ideal é misturar as coisas- atividades físicas leves, moderadas e até mais intensas. Misturar também exercícios aeróbicos (que são- caminhadas, corridas, step, bicicleta, dança, transport)... com MUSCULAÇÃO.

Tem pessoas que acham que musculação não é importante para perda de peso, mas é o contrário - músculos mais fortes queimam mais calorias.

Além disso, as mulheres, especialmente as mais magras, tem uma tendência a osteoporose. Se você fizer exercícios só aeróbicos os seus ossos não ficarão tão fortes quanto de uma pessoa que faz musculação associada.

Não posso deixar de enfatizar que atividades físicas regulares ajudam a ter um peso ideal,  manter o peso que você perdeu e ter um físico saudável, que vai melhorar a sua auto-estima.

E o exercício físico tem uma outra vantagem adicional. Quando você pratica atividades seu corpo produz neutransmissores, endorfinas, BDNF- que reduzem a ansiedade, aumentam sua concentração – melhorando sua atenção além de reduzirem e tratarem a depressão.

Se você está estudando para uma prova, para um concurso, exercício físico ANTES do estudo é provado que vai aumentar a sua memória, sendo um catalizador para você tirar boa nota na prova...

Então, atividade física trata o corpo e a mente.

Conheço muitas pessoas que dão inúmeros motivos por que não ainda não começaram o exercício físico. Estão atarefadas, não tem tem tempo, o joelho dói,..

Se você não tem tempo, tente agendar períodos curtos de 10 minutos por sessão 2x por dia. Funciona!

Tem um dado adicional aqui - se você tem uma tendência a pressão alta, ou colesterol e triglicerídeos altos, a American Heart Association recomenda 40 minutos de exercícios aeróbicos moderado a vigorosos 3 - 4x por semana.

 Esse sim é o ideal, mas eu sei que não é para todo mundo. Para fazer exercícios moderados a vigorosos você tem que passar pelo cardiologista para fazer o seu check up e ver que está tudo bem com a sua saúde. 

Porque você não quer ter um infarto fazendo exercícios físicos, ou mesmo uma arritmia.

2º PASSO PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL
COMA UMA VARIEDADE DE ALIMENTOS NUTRITIVOS DE TODOS OS GRUPOs ALIMENTARES

Com essa epidemia de obesidade, a gente pensaria que as pessoas estão bem nutridas. E é chocante ver que alguns obesos estão, na verdade, DESNUTRIDOS. 

Eles comem muitas comidas com calorias VAZIAS. E o nosso corpo precisa de nutrientes. PRECISAMOS DE ALIMENTOS que têm muitos nutrientes e minerais, proteínas, vitaminas...

O velho ditado popular cabe aqui= você é o que você come.—se você se alimenta mal seu corpo não vai ficar saudável e pode até trazer consequências desastrosas.

Aqui eu enfatizo a dieta DASH - que é a dieta votada pelo 7o ano consecutivo em 2017, como a melhor dieta a ser seguida.

O que ela preconiza: comer UMA VARIEDADE de frutas e vegetais – 4-5 porções de cada por dia.

Comer grãos integrais
Comer laticínios desnatados
Castanhas e legumes

Como fonte proteica, comer mais peixes e frangos- uma observação aqui- sem pele, porque é na pele que se deposita os hormônios e agrotóxicos

E óleos vegetais (azeite de oliva).

Deve evitar gorduras trans e limitar gordura saturada, carne vermelha, doces, diminuir o sódio e também evitar refrigerantes, incluindo os diets, lights, zero...

E COMA MENOS CALORIAS VAZIAS.

As calorias que você deve ingerir como eu já falei, depende da sua idade, nível de atividade física, e se você está querendo perder, ganhar ou manter seu peso.

Você poderia utilizar as calorias comendo POUCAS COMIDAS MUITO CALÓRICAS - POR EXEMPLO UM MILK SHAKE – 

SENDO FRIO E CALCULISTA, pensando apenas nas calorias, mas provavelmente você não vai obter os nutrientes que seu corpo precisa para se manter saudável.

Então, limite aquelas comidas e bebidas que tem muitas calorias mas poucos nutrientes.
Leia os rótulos.
Pense e repense se é saudável ou não para você.

Comer uma vez ou outra... tudo bem liberado. Mas uma vez ou outra. Se você chuta o balde quando pisa na bola, melhor nem abrir exceção

1º Passo
CORTE TOTALMENTE O CIGARRO E, SE VOCÊ BEBE, REDUZA O ÁLCOOL

VÍCIOS NÃO FAZEM PARTE DE UMA VIDA SAUDÁVEL.

O álcool em moderação pode até reduzir um pouco o risco cardiovascular. Mas se você exagerar vai ter mais problemas, como arritmias cardíacas, aceleração da aterosclerose, pressão alta, cirrose hepática, câncer...

Então, se você já bebe, reduza. Se você não bebe, não comece a beber para ter um “benefício cardiovascular”. Simplesmente não vale a pena

Agora, o cigarro é outra história.

O tabagismo é a principal causa de morte que se pode evitar no mundo. E se você é fumante passivo, você também terá consequências negativas na sua saúde.

A fumaça do cigarro inflama as artérias, piora o colesterol, causa infarto e derrames e outras doenças cardiovasculares, como aumento do risco de amputação e impotência sexual. 

Além dos problemas respiratórios, como enfisema pulmonar, bronquite crônica e diversos tipos de cânceres, especialmente de boca, pulmão e laringe.

Além do mais, o cigarro é caro. Imagine o que você poderia fazer com esse dinheiro!

É isso. Siga esses 3 passos -- atividades físicas, dieta e evite vício -- que sua vida se tornará muito mais saudável e muito melhor! 

E valorize a sua saúde -- seja grato todos os dias! Às vezes as pessoas só valorizam quando perdem. Valorize enquanto você ainda é saudável!

Meu nome é André Wambier, cardiologista.

Esse é cardiodf.com.br. Entre no nosso site, curta nossa página no Facebook e canal no Youtube. E compartilhe com seus amigos! Muito obrigado!


Dr. André Luís Wambier

Formação e títulos
Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2002
Residência em Clínica Médica - SUS/SP, 2003-2005
Residência em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese/SP, 2005 - 2007
Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2007
Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia
CRM- DF 17.276

Onde atende
Hospital do Coração do Brasil (HCBr)

SHLS 716, Conjunto G, Lote 6.
Asa Sul, Brasília (Mapa)

Centro Brasileiro Cardiovascular (CBCor)
SGAS 915, Lote 69 A, Salas 107-117,
Edifício Advance, Asa Sul, Brasília (Mapa)


Busca