Prolapso da válvula mitral: o que é? Tem tratamento?

 
 

Prolapso da válvula mitral é grave? Você sabe o que é prolapso de valva mitral? Quais os sintomas do prolapso da válvula mitral? O Dr. André Wambier, cardiologista, explica o que é prolapso da válvula mitral, os sintomas e a gravidade do quadro.

Olá! Hoje eu vou falar sobre o prolapso da valva mitral. O prolapso da válvula mitral é a anormalidade cardíaca mais comum, afetando entre 2 e 10% da população. As válvulas cardíacas são como portas que abrem e fecham de acordo com os batimentos cardíacos. Elas abrem para que o sangue seja expelido e elas fecham para que o sangue não volte para a câmara prévia, ou átrio ou ventrículo. A valva mitral está entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. O prolapso acontece quando a válvula mitral é formada de forma anormal, e seus folhetos são muito grandes. Por isso um ou os dois folhetos da válvula, ou seja, parte da “porta” se abaula ou prolapsa-o para o átrio esquerdo, tipo um para quedas, quando o coração se contrai.

O grau do prolapso é variável. Às vezes este prolapso pode ter um sopro, ou, em termos médicos, refluxo mitral. Isso acontece quando os folhetos não se encostam do jeito correto. Na maioria das pessoas o prolapso não causa problemas mais sérios, mas em uma pequena porção dos pacientes pode requerer tratamento ou até mesmo cirurgia.

Quais são os sintomas do prolapso da válvula mitral? Embora o prolapso, se encontre, na maioria das vezes, desde o nascimento, a maioria das pessoas não tem sintomas. Quando elas são diagnosticadas podem até se sentir surpresas. Mas têm pessoas que sentem alguma coisa- sintomas como palpitações, arritmias, cabeça vazia, tontura, fadiga, dor no peito, falta de ar durante as atividades físicas, tudo isso pode ser sintoma do prolapso da valva mitral. E se você estiver sentindo alguma coisa semelhante, procure seu cardiologista para melhor investigação.

Você tem prolapso da valva mitral? Conhece alguém que tenha? Deixe seu comentário. Meu nome é André Wambier, cardiologista.