Prolapso da válvula mitral: o que é? Tem tratamento? Quais são os sintomas de PVM?
Prolapso da válvula mitral é grave? Você sabe o que é prolapso de valva mitral? Quais os sintomas do prolapso da válvula mitral? O Dr. André Wambier, cardiologista, explica o que é prolapso da válvula mitral, os sintomas e a gravidade do quadro.
Prolapso da Válvula Mitral
Hoje eu vou falar sobre o prolapso da valva mitral.
O prolapso da válvula mitral é a anormalidade cardíaca mais comum, afetando entre 2 e 10% da população.
Para que servem as Válvulas Cardíacas?
As válvulas cardíacas são como portas que abrem e fecham de acordo com os batimentos cardíacos. Elas abrem para que o sangue seja expelido e elas fecham para que o sangue não volte para a câmara prévia, ou átrio ou ventrículo.
A valva mitral está entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. O prolapso acontece quando a válvula mitral é formada de forma anormal, e seus folhetos são muito grandes. Por isso um ou os dois folhetos da válvula, ou seja, parte da “porta” se abaula ou prolapsa para o átrio esquerdo, tipo um paraquedas, quando o coração se contrai.
O grau do prolapso é variável. Às vezes este prolapso pode ter um sopro, ou, em termos médicos, refluxo mitral. Isso acontece quando os folhetos não se encostam do jeito correto.
O prolapso de valva mitral é grave?
Na maioria das pessoas o prolapso não causa problemas mais sérios, mas em uma pequena porção dos pacientes pode requerer tratamento ou até mesmo cirurgia.
Quais são os sintomas do prolapso da válvula mitral?
Embora o prolapso, se encontre, na maioria das vezes, desde o nascimento, a maioria das pessoas não tem sintomas. Quando elas são diagnosticadas podem até se sentir surpresas. Mas têm pessoas que sentem sintomas como palpitações, arritmias, cabeça vazia, tontura, fadiga, dor no peito, falta de ar durante as atividades físicas; tudo isso pode ser sintoma do prolapso da valva mitral.
O que é prolapso da válvula mitral?
Prolapso da válvula mitral, também chamado de PVM, é uma condição na qual os dois folhetos da válvula mitral não fecham de maneira uniforme, e sim “escorregam” para dentro do átrio esquerdo (prolapso).
O que acontece durante o prolapso da válvula mitral?
Quando o coração se contrai, um ou ambos os folhetos escorregam para dentro no átrio esquerdo. Em alguns casos, a válvula prolapsada permite que uma pequena quantidade de sangue volte através da válvula, o que chamamos de um sopro cardíaco, o refluxo mitral.
O prolapso da válvula mitral é perigoso?
Provavelmente, não. Na maioria dos casos o prolapso da valva mitral é inofensivo. A maioria das pessoas que tem a doença não sabe disso e sua saúde não é afetada. Porém, em alguns casos, tratamento com remédio ou até mesmo cirurgia (plastia ou troca de válvula mitral) é necessário.
O que causa o Prolapso da Válvula Mitral?
Normalmente é congênito. A causa mais comum do prolapso são folhetos valvares anormalmente elásticos (também chamados de doença valvar mixomatosa).
Uma pessoa pode nascer com risco genético de desenvolver MVP. Também pode ser causado por outros problemas de saúde, como algumas doenças do tecido conjuntivo
Qual a prevalência do Prolapso da válvula mitral?
O prolapso da válvula mitral ocorre em cerca de 2 até 10% da população.
Como o prolapso da válvula mitral é detectado?
Como a maioria dos pacientes com PVM não apresenta sintomas, um click mitral ou mesmo um sopro pode ser detectado durante um exame físico de rotina ao auscultar o coração com um estetoscópio. Os sintomas comuns incluem batimentos cardíacos rápidos (palpitações), desconforto no peito e fadiga. O ecocardiograma transtorácico é o exame mais indicado para confirmar ou descartar a hipótese de PVM.
O prolapso da válvula mitral precisa ser tratado?
Em muitos casos, ter PVM não afetará sua saúde e não requer tratamento. Se o medicamento for prescrito, tome-o conforme as instruções de seu médico.
Em casos raros, pode precisar de plastia (reparo) ou substituição da válvula mitral se:
Os sintomas estejam piorando progressivamente
A regurgitação mitral torna-se grave;
O ventrículo esquerdo ou átrio esquerdo do coração aumentam;
desenvolvem-se arritmias potencialmente graves;
E se você estiver sentindo alguma coisa semelhante ao prolapso da válvula mitral?
Procure seu cardiologista para melhor investigação.
Você tem prolapso da valva mitral? Conhece alguém que tenha? Deixe seu comentário.
https://youtu.be/kxNouSCtQIk
Meu nome é André Wambier, cardiologista.