POR QUE VOCÊ ESTÁ SEMPRE CANSADO? FADIGA CRÔNICA PODE TER CAUSA

POR QUE VOCÊ ESTÁ SEMPRE CANSADO? FADIGA CRÔNICA PODE TER CAUSA

Olá! Você sente muita fadiga, um cansaço persistente e limitante durante o dia? Será que é algum problema grave? Uma carência de vitamina ou anemia? O que está acontecendo? Hoje vou falar das 10 principais causas de fadiga e exaustão mental, e se você sente esse cansaço exagerado, tem uma grande chance de você se encaixar em uma dessas causas. Se você acorda de manhã com a sensação de não ter dormido, ou não consegue produzir ou trabalhar direito, esse vídeo é para você.  Por isso, fique atento!

Todo mundo se sente cansado de vez em quando. Mas, depois de uma boa noite de sono,  a maioria das pessoas se sente revigorada e pronta para enfrentar um novo dia. Se esse cansaço permanecer por semanas, você se sente exausto demais até mesmo para administrar seus afazeres diários, na maioria dos casos, há, sim uma razão para o cansaço, tem algo errado e sugiro que você procure seu médico. Nesse post eu vou tentar ajudá-lo a descobrir o que está causando seu cansaço.


Centenas de doenças e distúrbios levam à fadiga. Mas eu vou explicitar as dez causas mais comuns de fadiga e exaustão, e, se você e tiver esse sintoma de cansaço inexplicável, persistente e recorrente, tem uma grande chance da causa estar incluída em uma delas.

Minha primeira causa de fadiga crônica e exaustão: anemia

A anemia é uma das principais causas de fadiga especialmente nas mulheres, porque elas menstruam. O corpo precisa do ferro para produzir uma proteína chamada hemoglobina, que ajuda a transportar oxigênio pelo corpo. Sem hemoglobina suficiente, menos oxigênio chega até os tecidos, músculos, e cérebro privando-os de energia. 

Claro que tem outras causas de anemia além da menstruação: uma úlcera gástrica por exemplo, doença renal, algum sangramento como hemorróidas ou sangramento nasal, a epistaxe. E muitas outras causas incluindo as doenças hematológicas.

E como melhorar? Se sua causa for falta de ferro, temos que descobrir a causa— é a úlcera que está sangrando? E corrigir, podendo suplementar o ferro em conjunto com a vitamina C, mas às vezes apenas a aumentar a ingestão de alimentos rico em ferro como fígado, carne vermelha. Mas claro, se a causa não for essa, como na anemia por doença crônica, aumentar o ferro pode não ajudar.


Minha segunda causa de fadiga crônica e exaustão: doença celíaca

O que é doença celíaca? É uma reação do sistema imunológico ao glúten. Tem muita gente que acha que é intolerante ao glúten— que é uma proteína do trigo, da cevada e do centeio —  e pode ser encontrado nos pães, bolos, bolachas, macarrão. Mas a doença celíaca é uma doença relativamente rara, atinge 1 a cada 100 pessoas, e muitas delas nem sabem que têm a doença. Outros sintomas da doença celíaca, além da fadiga são diarreia, inchaço, anemia e perda de peso. Será que você tem doença celíaca? Seu médico pode pedir um exame de sangue específico para avaliar isso.

Mas claro, abrindo o leque em doenças autoimunes, a fadiga é um sintoma de muitas delas, incluindo diabetes tipo I, lúpus e artrite reumatóide. 

E outra doença reumatológica importante que devemos lembrar e causa muita fadiga é a fibromialgia.


Minha  terceira causa de fadiga crônica e exaustão: depressão

Tenho muitos pacientes no consultório que acham que a causa da fadiga é coração, e depois de muita investigação a gente descobre que é depressão. Eu já fiz um vídeo sobre depressão. Você pode pensar na depressão como um distúrbio emocional, mas ela também contribui para muitos sintomas físicos. Fadiga, dores de cabeça e perda de apetite estão entre os mais comuns. Se você se sentir cansado, triste, calado, isolado, e chorar por qualquer motivo, isso pode ser depressão e essa pode ser a causa da sua fadiga. Consulte seu médico, e fale sobre os sintomas com ele!

Porém, certos medicamentos antidepressivos e ansiolíticos também podem causar fadiga e exaustão. E às vezes, conversando com seu médico, ele poderá diminuir a dose ou trocar de remédio, e esse cansaço melhorará.

Claro existem outras causas psicológicas de fadiga crônica como a síndrome de Burnout - aquela pessoa que deposita toda a energia em sua carreira e negligencia a vida pessoal 

E outras causas como desemprego - visto que as pressões financeiras,  e sensação de culpa e fracasso podem ocasionar uma exaustão mental e também agravar ansiedade, depressão e fadiga crônica


Minha  quarta causa de fadiga crônica e exaustão: Sobrecarga de cafeína

Eu adoro café. A cafeína melhora o estado de alerta e a concentração, mas, tem que ser em doses moderadas. Se você exagera, pode ocorrer um crash por excesso de cafeína. E esse excesso aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial, a ansiedade e o nervosismo. E se você exagera, essa pode ser sua causa de cansaço. Além disso, o café depois das 2 da tarde pode alterar o seu sono. Você pode achar que está dormindo bem, mas se for analisar em um centro de sono, suas ondas vão estar alteradas. Então, reduza gradualmente o consumo de  cafeína- café, chá, chocolate. Porque, se você parar de repente, a abstinência de cafeína pode causar ainda mais fadiga.


Minha  quinta causa de fadiga crônica e exaustão: Doenças crônicas

Doença cardíaca

como insuficiência cardíaca, angina, valvopatias, tudo isso pode causar fadiga. 

A mesma coisa vale para aquelas doenças pulmonares- como enfisema ou bronquite crônica, e indo mais além, fibrose pulmonar.

Se você tem problemas renais, na Insuficiência renal crônica, a própria anemia e uremia, podem causar fadiga

E também, se você tem problema de fígado, insuficiência hepática e cirrose também podem ser as causas fadiga, cansaço excessivo.


Minha  sexta causa de fadiga crônica e exaustão: Deficiências de vitaminas 

Deficiências de vitaminas (como vitamina D ou vitamina B12 ) são frequentemente responsáveis pela fadiga.

A vitamina B-12 é importantíssima para o funcionamento correto do nosso sistema nervoso, do nosso cérebro e também para os glóbulos vermelhos e síntese de DNA.  

Os sintomas de deficiência de vitamina B-12 além da exaustão e fraqueza são: falta de apetite, perda de memória, tonturas, mal estar em geral e dormência nas mãos

Outra vitamina que pode causar fadiga é a falta de vitamina D.  Isso porque há redução do funcionamento máximo dos músculos esqueléticos por meio dos receptores de vitamina D.

Minha  sétima causa de fadiga crônica e exaustão:  Infecção oculta

Na cardiologia pensamos em endocardite bacteriana, que é uma infecção em uma das válvulas cardíacas, que causa anemia e fadiga, e é uma condição muito séria, que às vezes precisamos operar, trocar a válvula cardíaca, além de uso prolongado de antibióticos endovenosos.

Mas,

Se você tem uma outra infecção, como do do trato urinário, às vezes você não tem aquele quadro florido como dor em queimação, urgência urinária. Em alguns casos,  principalmente em idososa a fadiga pode ser o único sinal. Então, não espere febre, não espere sintomas muito claros de infecção. Procure seu médico, faça exame de urina e tome o antibiótico que ele prescrever. 


Minha  oitava causa de fadiga crônica e exaustão:  sedentarismo  e obesidade

O sedentarismo pode causar descondicionamento, tornando mais difícil e cansativa a execução de uma atividade física.

O excesso de peso aumenta o risco de fadiga, aumentando o risco de doenças que têm a fadiga como um sintoma comum, como diabetes ou apneia do sono.

Carregar mais peso e sentir dores nas articulações ou nos músculos pode levar ou exacerbar a fadiga.

Mas o outro lado da moeda também é verdadeiro.

Exagerar no exercício e não ter descanso suficiente pode ser causa de fadiga crônica.  E pessoas com baixo peso podem se cansar facilmente, por ter algum distúrbio alimentar como anorexia ou bulimia, que podem alterar hormônios e podem apresentar hipoglicemia por falta de ingesta.

Por isso que fazer exercícios, sem exagerar e comer uma dieta balanceada ajuda, a manter o açúcar no sangue dentro da faixa normal e evita aquela sensação de lentidão quando o açúcar no sangue cai.

Minha  nona causa de fadiga crônica e exaustão:  hipotireoidismo

Eu já falei sobre hipotireoidismo e como a glândula afeta todo o  nosso corpo.  A tireóide controla nosso metabolismo. Quando a glândula está funcionando pouco e o metabolismo funciona mais devagar e você pode se sentir lento, fadigado e sem motivação.


Minha  décima causa de fadiga crônica e exaustão:  apneia do sono

De todas essas dez causas, eu acho que é a causa mais comum e mais negligenciada.

A apnéia do sono é um distúrbio grave do sono no qual as pessoas param de respirar por breves períodos durante o sono. E cada interrupção o desperta por um momento, mesmo que você pode não estar ciente disso. Então, imagine, você acordar três, quatro vezes por hora. 

Normalmente existe uma flacidez na musculatura do palato, o que faz com que a garganta se estreite ou feche durante o sono, interrompendo repetidamente a respiração.

Algumas pessoas pensam que estão dormindo o suficiente, mas a apnéia do sono atrapalha

E como pensar nisso? É mais comum em homens de meia-idade com excesso de peso e normalmente após tomar umas bebidas alcoólicas, tende a piorar o ronco e a apneia. 

Então, se você ou seu parceiro ou parceira ronca e fica muito exausto durante o dia, procure seu médico pode solicitar um estudo do sono para verificar logo isso. Pode ser que você precise de um CPAP para ajudar a manter as vias aéreas abertas enquanto dorme. 

Como posso aliviar ou melhorar a fadiga?

Primeiro tem que descobrir se existe uma causa médica por trás. Se nenhuma condição estiver causando sua fadiga, as mudanças no estilo de vida podem melhorar seus sintomas. 

  • Torne-se mais ativo, pois exercícios podem reduzir a fadiga e melhorar a qualidade de vida.

  • Pode parecer óbvio, mas você pode estar dormindo muito pouco tem que melhorar isso! Procure dormir de sete a nove horas todas as noites.Faça do sono uma prioridade para sua vida. Evite cafeína depois das 2 da tarde, não use aparelhos eletrônicos uma ou duas horas antes de dormir, evite exercícios físicos intensos antes de dormir. Mas pode fazer um alongamento ou meditação.

  • Tente ir para a cama e levantar-se à mesma hora todos os dias.

  • Reduza ou evite Álcool- o álcool é um sedativo do sistema nervoso central, que pode perturba os padrões normais de sono.

  • Faça uma dieta saudável: Uma dieta balanceada e muita água manterá seu corpo nutrido e hidratado.

  • Tente Gerenciar o estresse: com meditação, mindfulness, yoga. Tente restabelecer o controle para ganhar mais energia.

Meu nome é André Wambier, cardiologista, e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!