PLACA DE ATEROMA: É Possível Reverter a Aterosclerose?

Olá! As placas de ateroma (aterosclerose) podem sumir? Ou melhor, A regressão da placa de ateroma é possível? Essa também é sua dúvida?

Hoje vamos falar sobre a prevenção versus regressão de doenças cardíacas.

Será que a regressão da aterosclerose, daquelas placas de gordura (placas de ateroma), tanto no coração ou em outros vasos, como carótidas e aorta é possível?

Vamos responder essa pergunta direto, e depois vou falar sobre prevenção. A regressão da aterosclerose, daquelas placas de gordura, é sim possível! Isso foi demonstrado  em inúmeros estudos científicos. Mas não é fácil de fazer. 

Se você tem placas no coração, nas coronárias, placas em carótidas, placas em aorta, é sim uma boa notícia. Mas isso não significa que suas artérias vão ficar limpinhas. É a mesma coisa que você ir ao dermatologista e perguntar se com botox você vai ter a mesma pele de quando você tinha dezesseis anos. Impossível! Por isso, temos que ser razoáveis ​​e entender que apesar de ser possível regredir algumas lesões, não podemos mudar todas elas.


Que tipos de placas de ateroma podemos regredir?

Principalmente aquelas placas ricas em lipídios, em gorduras, as placas moles. São elas as mais  perigosas, as que causam a maioria dos infartos, mas são elas também  que temos maior influência. Já aquelas outras placas, duras, calcificadas, blocos de cálcio, não têm jeito.

E uma pergunta que sempre tenho no consultório tomar vitamina k2, não age aí? Não dissolve essas placas? Alguém falou na internet que sim. Não! Se algum “expert” falou isso, tenho má notícias. O estudo TACT,  foi um estudo de quelação mostrou que realmente não podemos nos livrar da placa calcificada.


E o que os estudos falam sobre colesterol e placas de ateroma? 

Os estudos de ultrassom intra-coronário mostram que, à medida que reduzíamos o colesterol LDL, que é o colesterol ruim, obtemos maior regressão da placa. Com o LDL em torno de 80, metade das pessoas tiveram regressão da aterosclerose. Mas naquele grupo que LDL estava abaixo de 60 mg / dL, 90% das placas placas ricas em lipídios poderiam apresentar uma regressão. E enfatizo aqui, regressão, e não que vai sumir tudo.


Estatinas tratam placas de ateroma?

Sim, estatinas são extremamente importantes. Se você tiver placa de colesterol e quiser reduzi-la de outra forma é praticamente impossível. Se você tiver aterosclerose e não estiver tomando estatinas, está errado!

Estatinas são antiinflamatórios de artérias, o que a gente chama de efeito pleiotrópico, e evita a placa romper.

Temos outros remédios para colesterol, os inibidores de pcsk9, esses sim, muito caros e só utilizamos em casos bem pontuais.

É só remédio que é importante para tratar placas de ateroma? 

Não, não é tudo! A estatina é um dos pilares, mas  você tem que se preocupar com o resto do seu estilo de vida.

Para obter regressão da placa de gordura, precisamos remover os agentes causadores. O fumo,  a pressão alta, o colesterol alto, o sedentarismo, a dieta inadequada, o estresse, porque o estresse desempenha um papel importante em danificar nosso endotélio, o que leva à progressão das placas. Qualquer coisa que inflama endotélio, que é aquele tapete, o revestimento de nossas artérias, pode causar problemas.

Um estudo recente publicado no JACC analisou a inflamação associada à dieta. Carnes vermelhas, carnes processadas, alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas, carboidratos refinados e carboidratos processados ​​aumentam a inflamação. Já os alimentos que ajudam a reduzir a inflamação foram frutas e vegetais, legumes e grãos integrais.

O que eu estou dizendo é que não se trata apenas do colesterol, embora, para a placa de ateroma regredir, o colesterol tenha de estar baixo, e talvez mais baixo do que você imagina. 

Controlar a dieta e o estilo de vida juntamente com o remédios e colocando o colesterol na faixa pode diminuir o ritmo da progressão da aterosclerose e reduzir o volume das placas não calcificadas em comparação com o tratamento medicamentoso  unicamente. 

Meu nome é André Wambier,  cardiologista e esse é o Cardiodf.com.br