10 benefícios quando você PARA DE COMER AÇÚCAR (que você não conhece)
10 benefícios quando você PARA DE COMER AÇÚCAR
Você come muito açúcar? Não consegue resistir a doces- bolos, chocolates, refrigerantes? E se você, de uma hora para outra, parasse de abusar do açúcar, quais seriam os frutos que você colheria mais tarde?
Você sabe que muita gente que é viciada em açúcar- será que você e é uma delas? Em média o brasileiro consome 30kgs de açúcar por ano. 30 quilos, quase o dobro do máximo recomendado. E isso é a média, às vezes você está comendo muito mais que isso. E você também sabe que o excesso de açúcar faz mal para a saúde. A longo prazo pode levar à obesidade e à diabetes.
Eu vou mostrar o que acontecerá com seu corpo ao parar de comer açúcar. E olha, vou fazer um spoiler, você vai melhorar de dentro para fora.
Açúcares naturais x Açúcar adicionado
Primeiro eu tenho que separar entre os açúcares naturais daqueles ‘adicionados' - que você coloca ou que já vem junto com o produto como no refrigerante, no bis, na torta.
Os açúcares naturais estão nos alimentos in natura— por exemplo, quando você come três uvas tem 1 grama de açúcar. Mas essa fruta também contém nutrientes: vitaminas, minerais que vão fortalecer seu corpo, além de fibras, que vão satisfazer sua fome e fazer com que o açúcar da da fruta seja absorvido mais lentamente. Por isso que o suco da fruta não é tão interessante, porque retiram as fibras.
Já os açúcares adicionados são calorias vazias, sem nutrição, que, ao contrário de uma fruta, vai trazer problemas de saúde.
Então, vou deixar claro que eu vou focar nos açúcares adicionados.
1. benefício quando você para de comer o açúcar: Você vai melhorar sua pele
O que a pele tem a ver com açúcar?
O açúcar aumenta a oleosidade da pele e também pode aumentar a sudorese, aquela pessoa que sua muito. Aumentando a oleosidade pode levar a formação de espinhas, acne, e também dermatite seborreica e alguns casos descamação do rosto.
E olha, não é só isso. Remover o açúcar é uma das estratégias mais eficazes para reduzir o envelhecimento da pele. O açúcar torna o colágeno mais rígido, ao invés de flexível. A pele fica menos elástica, mais caída, com aqueles vincos. Além disso o açúcar desidrata a pele, com uma aparência mais opaca e causando inchaço e olheiras.
Se você quer parecer mais jovem, corte o açúcar. Escolha frutas e verduras e tome mais água para ter uma aparência mais vibrante.
2. benefício de você cortar o açúcar: reduz gordura no fígado
Dietas ricas em açúcar podem aumentar o risco de desenvolver doença hepática gordurosa não alcoólica (que é aquele acúmulo de gordura no fígado). E isso é fato.
Um estudo demonstrou que tomar 1 litro de refrigerante por dia por 6 meses aumentou a gordura no fígado, gordura visceral na barriga (aquela que faz mal) e os níveis de triglicerídeos no sangue se comparado com aquelas pessoas que beberam a mesma quantidade de leite desnatado, refrigerante diet ou água. E outro estudo em crianças e adolescentes com obesidade e que comiam muito açúcar mostrou que apenas 9 dias de uma dieta restrita em açúcar, reduziu em quase 4% a gordura do fígado, melhorou a resistência à insulina e a saúde em geral.
Então, se você tem esteatose hepática— corte o açúcar. A esteatose hepática pode virar em cirrose e câncer. Então, não dá para brincar com isso.
3. benefício de cortar o açúcar: menos inflamação
Uma desvantagem de comer açúcar é que aumenta a inflamação no corpo.
Como você sabe se tem inflamação no corpo. Um simples exame de sangue pode detectar isso, a proteína C reativa ultrassensível (PCRUS).
Se for acima de 2 mg/ L, você corre mais risco de ter infarto, derrame, ou outras complicações sérias.
O açúcar é gostoso, mas forma radicais livres. E esses radicais livres vão lesar a parede das artérias, o endotélio, causando inflamação, por isso que aumenta risco de infarto e derrame, de formação de placas de gorduras.
E sabe aquelas dores crônicas nas juntas, alergias alimentares e dores de cabeça?
Existe uma ligação direta de doenças inflamatórias com o açúcar.
Uma vez que a pessoa reduza o açúcar, ela pode esperar uma diminuição dos níveis de inflamação no corpo - incluíndo proteína C reativa e ferritina, além da diminuição das dores pelo corpo.
A própria obesidade, que o açúcar é um dos principais culpados, inflama o corpo.
Então, corte o açúcar e tenha um corpo menos inflamado, menos dores e alergias.
4. benefício- triglicerídeos mais baixos
Se você é daquelas pessoas que gosta de olhar suas taxas nos exames de sangue, já deve ter se deparado com a palavra TRIGLICERÍDEOS.
Afinal, o que são triglicerídeos? Triglicerídeos são um tipo de lipídeos, ou gorduras, encontradas no sangue. E hoje sabemos que os triglicerídeos elevados aumentam o risco de doenças cardíacas.
Os triglicerídeos têm a ver com 4 fatores principais: as calorias que você ingere (através da comida- uma dieta rica em carboidratos e gorduras aumenta triglicerídeos) o tanto que você gasta (se você faz bastante exercício, vai queimar os triglicerídeos. Se você é sedentário, vai acumular triglicerídeos) e 3o genética (que a gente não consegue mudar) e o seu peso (quanto mais cheinho, mais triglicerídeos).
Se você quiser ter os triglicerídeos na faixa, corte o açúcar, perca peso, faça exercícios.
5. benefício- menos inchaço
Normalmente, associamos o sal com o inchaço, e é verdade, porque o sódio retém água e faz com que suas pernas e pés inchem. Mas sabemos, hoje, que o açúcar também causa retenção de líquidos. O açúcar faz com que seu pâncreas libere mais insulina.
E há ligação entre níveis altos de insulina e resistência insulínica com o estímulo renal para reter água e sal. Esse é um dos motivos pelo qual o açúcar pode causar pressão alta.
E, se você comer muito sal e também muito açúcar, daí sim que terá retenção. E se você acha que com um chá ou um diurético você vai melhorar isso, sugiro uma estratégia melhor, mais natural. Ataque os culpados, corte o açúcar e diminua o sal. Você e vai ver que suas pernas, seus tornozelos vão desinchar.
6. benefício do corte do açúcar- melhor digestão
O excesso de açúcar causa um desequilíbrio na flora intestinal. E como consequência desse desequilíbrio, pode causar excesso de gases, diarreia, dor abdominal ou mesmo, intestino preso e até mesmo mau hálito.
Todo seu trato digestivo vai agradecer por reduzir o açúcar.
Seu estômago vai trabalhar melhor, seu pâncreas vai deixar de ser hiperestimulado, suas bactérias intestinais vão ficar mais saudáveis.
E, de quebra, se você substituir essas calorias vazias do açúcar por alimentos integrais, como frutas, vegetais, castanhas e grãos integrais, você vais ficar mais bem nutrido. Além disso as fibras ajudam seu corpo a absorver os açúcares mais lentamente, e não vai ter aquele pico de glicose e consequentemente de insulina, sendo que seus níveis de glicose no sangue ficarão mais estáveis.
7. benefício- mais foco
Pesquisas indicam que uma dieta rica em açúcar pode afetar uma neurotrofina chamada BDNF.
Um estudo viu que dois meses na dieta de alto açúcar foi suficiente para reduzir o nível de BDNF do hipocampo e o desempenho de aprendizagem espacial, neuroplasticidade. Sem o BDNF, fica mais difícil do cérebro formar novas memórias e lembrar das coisas.
Então, se você quiser ter mais memória e mais foco, corte o açúcar.
8. benefício- menor risco de câncer
Embora os estudos não tenham provado que o açúcar causa câncer diretamente, existem algumas ligações que valem a pena ser expostas aqui. As células cancerígenas, como as demais células em seu corpo, usam o açúcar como combustível, então, o tumor pode crescer mais depressa. E comer uma dieta rica em açúcar leva ao ganho de peso, que esse sim é um fator de risco real para o câncer.
Um estudo de 2013 descobriu que dietas ricas em açúcares refinados, bem como carne e outros produtos de origem animal, estavam associadas a um maior risco de câncer de pâncreas.
Outro estudo mostrou que existe uma correlação com açúcares e refrigerantes no risco de câncer de endométrio em mulheres na pós-menopausa.
Por isso, é uma boa cortar o açúcar para ter menor risco de câncer.
9. benefício- maior energia e bom humor
O açúcar faz com que seus níveis de energia entrem em uma montanha-russa. Quando você come um doce, os níveis de açúcar no sangue aumentam rapidamente, aumentando o humor e o estado de alerta - e caem logo em seguida, quando a insulina é liberada pelo pâncreas. Essa queda no açúcar no sangue pode deixá-lo trêmulo, fraco, com fome e mal-humorado.
Além disso há uma pesquisa de Harvard que mostrou que uma dieta rica em açúcares refinados pode prejudicar o funcionamento do cérebro, bem como aumentar os sintomas de depressão.
10. benefício- menor risco de demência
Sabia que pesquisadores cunharam o Alzheimer como diabetes tipo 3— será que você já ouviu falar nesse termo, diabetes tipo 3?
As pesquisas mais recentes vêem que há uma ligação entre o Alzheimer e a diabetes. Alguns pesquisadores dizem que o Alzheimer é a ” diabetes no cérebro".
Um estudo de 2016 mostrou que as pessoas com diabetes tipo 2 podem ter até 60% mais chances de desenvolver Alzheimer ou outro tipo de demência, como a demência vascular.
Com o tempo, a diabetes não tratada pode causar danos aos vasos sanguíneos, incluindo os vasos do cérebro.
E também a diabetes pode causar desequilíbrios químicos no cérebro, o que pode desencadear o mal de Alzheimer e produção de tau - que são emaranhados neurofibrilares - ou uma maçaroca de proteína que se acumulam dentro dos neurônios e também placa amilóide, no cérebro. Além disso, aquela inflamação que eu falei, que o açúcar causa pode danificar as células cerebrais.
Então, se você quiser ter uma memória boa, corte o açúcar.
E olha, só falei dez, mas poderia ter falado muito mais. Experimente cortar o açúcar da sua vida. Tenho certeza que você não vai se arrepender!
Meu nome é André Wambier, cardiologista, e esse é o Cardiodf.com.br
Muito obrigado!