MELHORES ALIMENTOS para INTESTINO PRESO (e PROIBIDOS na CONSTIPAÇÃO)

Você tem intestino preso? Sente cólicas, barriga inchada, dificuldade para eliminar gases?

Sabemos que a constipação pode acontecer em qualquer idade, desde bebês até idosos, e cerca de 14% das pessoas têm ou já teve intestino preso, ou seja, mais de 30 milhões de Brasileiros sofrem com isso, por isso esse vídeo é tão importante. Você vai saber como reconhecer a constipação, quanto pensar que tem algo mais sério por trás e como melhorar o trânsito do seu intestino.

O que é constipação?

Será que é aquela pessoa que não evacua todos os dias?

Não é bem assim. O corpo de cada pessoa é diferente; algumas pessoas podem evacuar três vezes por dia, enquanto outras vão ao banheiro apenas 4x na semana.  A constipação é definida como menos de três evacuações por semana, ou suas fezes são duras, secas e pequenas e a evacuação é dolorosa ou difícil.

E você pode estar se perguntando: por que eu tenho intestino preso? Quais são as causas da constipação?

Quando você tem intestino preso, 2 fatores podem ser o problema. Ou há uma lentidão das fezes ao longo do seu intestino grosso, ou há uma disfunção no seu assoalho pélvico. 

Vou começar com a lentidão do intestino, o principal fator de intestino preso.

Conforme as fezes se movem pelo cólon, que é o intestino grosso, ele vai transformando de líquida em sólidas. Como? Absorvendo a maior parte da água.

Quanto mais tempo levar para essas fezes andarem pelo intestino grosso, mais água ele vai absorver, resultando em fezes cada vez mais endurecidas.


Então, se as fezes se moverem de forma lenta demais pelo cólon, ele vai absorver muito líquido, deixando-as secas e endurecidas.


Já quando o problema é  no assoalho pélvico

— os músculos que sustentam os órgãos da pele e do abdome inferior, fica difícil as fezes serem eliminadas pelo reto, porque os músculos do assoalho pélvico estão muito tensos, deixando o ângulo anorretal mais agudo.

Por isso aquelas orientações— você deve ter visto no Facebook ou no Instagram, que você deve evacuar de cócoras ao invés de sentado… Para deixar esse ângulo menos agudo.

Mas, se você prefere sentar (como a maioria),

sente-se com os joelhos mais altos do que os quadris — pode usar um banquinho debaixo dos seus pés,  incline-se para frente e coloque os cotovelos sobre os joelhos, relaxe e endireite sua coluna.


Tá, tudo bem, não é postura. Você tem certeza que seu intestino está lento demais. 

Quais podem ser as causas para o intestino estar lento demais?

1a causa- Falta de fibra na dieta

Pessoas com alto consumo de fibras têm menos probabilidade de sofrer constipação.

Isso ocorre porque a fibra promove movimentos intestinais regulares, especialmente quando a pessoa a combina com uma hidratação adequada.


2a causa- desidratação 

Se você não se bebe água com frequência é uma causa comum de prisão de ventre. Porque quando uma pessoa fica desidratada, seus intestinos não conseguem adicionar água suficiente às fezes. Isso resulta em fezes duras e secas  e pode levar à constipação .


Mas é só dieta?

Não

3a causa =Sedentarismo

Baixos níveis de atividade física também podem causar prisão de ventre. Alguns estudos descobriram que pessoas que se movimentam têm menos probabilidade de sofrer constipação do que sedentárias.

Um estudo de 2013 viu que idosos que aumentaram a mobilidade reduziram a constipação.

Então, não fique parado para seu intestino não fique preguiçoso


4a causa- Alguns medicamentos

Principalmente remédios para dor— aqui eu lembro da  codeína e da oxicodona 

Antidepressivos como amitriptilina, imipramina 

Anticonvulsivantes:  fenitoína e carbamazepina

Remédios para coração como diltiazem, nifedipina e diuréticos como furosemida e hidrocloratiazida.

Antiácidos que tem alumínio ou que tem cálcio na fórmula.

E a lista é longa. Dê uma olhada na bula de seu remédio para ver se ele é o causador do seu intestino preso.

5a causa: algumas doenças como hipotireoidismo, diabetes, hipercalcemia, síndrome do intestino irritável e também câncer de intestino. 


6a causa Envelhecimento

Conforme você vai envelhecendo você tem maior chance de sofrer constipação. Até 40% dos idosos  apresentam essa queixa. Isso porque perdem a mobilidade, tomam remédios, comem menos fibras, ficam desidratados. 

7a causa- Mudança as na rotina

Se você não tem rotina, de comer, dormir, usar o banheiro no mesmo horário, aumentar o risco de prisão de ventre.

8a causa Gravidez

Isso porque tem mudança hormonal e além de o bebê dentro do útero espremer os intestinos, retardando a passagem das fezes.

Como fazer para melhorar a constipação intestinal?

Tem que mexer na dieta, mais rica em fibras, tomar de seis a oito copos d’água por dia, 

exercícios regulares e ter rotina — tente usar o banheiro no mesmo horário, especialmente após as refeições onde há um reflexo gastro-cólico e também- melhore sua postura na hora que está no vaso sanitário.

O que é bom para soltar o intestino?

Muitas frutas, vegetais, leguminosas e sementes podem ajudar a aliviar a constipação.

Além disso, é vital beber muita água. Entenda que suas necessidades de líquidos aumentarão quando você aumentar sua ingestão de fibras.

A fibra é útil para a constipação porque serve para aumentar o volume e deixam as fezes menos duras, mais macias.

Temos dois tipos de fibras, e ambas são boas para constipação-

A fibra solúvel que se dissolve na água e se liga aos ácidos graxos da comida, formando uma substância gelatinosa, deixando as fezes mais moles

A fibra insolúvel não se dissolve na água, mas que dá volume às fezes, puxa água para dentro do intestino, como se fosse uma esponja

Mas preste atenção se você exagerar na fibra— hoje não come fibra e amanhã só come fibra pode aumentar gases, inchaço e mesmo a constipação.

Então, vá aumentando lentamente a ingestão de frutas e vegetais.

Quais os alimentos você deveria incluir na sua dieta?

Vou começar com as 6 frutas

AMEIXAS SECAS

Eles contêm grandes quantidades de fibras, o que pode adicionar volume às suas fezes. 

Além disso, ameixas secas contêm sorbitol, que não é bem absorvido pelo corpo, fazendo com que a água seja puxada para o cólon e levando a um efeito laxante.

E sabe-se que as ameixas secas também contêm compostos que estimulam bactérias intestinais boas, que pode ajudar a tratar a constipação

MAÇÃS e Pêras

Ambas são ricas em fibras— e coma com casca! 

As maçãs possuem pectina, que podem puxar água para o cólon, suavizando as fezes e aumentando a velocidade do seu trânsito intestinal

E as peras também contêm o sorbitol, como nas ameixas secas, que têm um efeito laxante. 

KIWIs

Kiwi é bem interessante para seu intestino. Não é apenas a fibra nos kiwis que pode combater a constipação. Uma enzima conhecida como actinidina pode aumentar a motilidade intestinal. Têm vários estudos que mostram que o kiwi pode ajudá-lo na constipação! Interessante colocá-lo na sua dieta.

FIGO

Os figos são uma ótima maneira de aumentar sua ingestão de fibras e promover hábitos intestinais saudáveis.

Curiosamente, figos contêm uma enzima chamada ficina, que é semelhante à enzima do kiwis, a actinidina, que reduz o tempo de trânsito intestinal 

Laranjas e tangerinas

Elas têm muita fibra, especialmente se você engolir o bagaço. As frutas cítricas também são ricas na pectina de fibra solúvel, especialmente nas suas cascas. Além disso, elas  contêm um flavonóide chamado naringenina que tem um efeito laxante.

MAMÃO

Eu fiz aquele vídeo de frutas e diabetes e todo mundo me perguntou sobre mamão. Diabético pode comer mamão. Pode, com moderação.

Além de manter seu corpo saudável, o mamão ajuda na sua pele, pois têm antioxidantes— reduz flacidez e rugas da idade.  O licopeno presente no mamão pode diminuir a vermelhidão da pele após a exposição solar. 

Mas para constipação a enzima papaína presente no mamão  podem tornar as proteínas que você ingeriu— no leite, na carne, mais fácil de digerir. Além disso têm muitas fibras, valiosas para o intestino preso. 


Outros vegetais:

Alcachofra

Alcachofra  contém um tipo de fibra solúvel chamada como inulina . A inulina é um prebiótico, ajuda a estimular o crescimento de bactérias boas no intestino, especialmente as  Bifidobactérias. A inulina aumenta a frequência das fezes, melhora a consistência e diminui o tempo de trânsito intestinal.


Ruibarbo

O ruibarbo contém um sennosídeo A, mais conhecido como Senna, um laxante natural. O ruibarbo reduz aquaporina 3, que absorve água no cólon. Por isso as fezes ficam mais macias.

As folhas verdes em geral

Alface, acelga, rúcula, repolho, todas têm bastante fibras

As leguminosas como ERVILHAS, LENTILHAS E FEIJÕES

contêm fibras solúveis e insolúveis, o que pode ajudar a suavizar e adicionar volume às fezes, então, são muito importantes para a saúde do intestino.

Batata doce

Que contém pectina e também e também fibras insolúveis como celulose e lignina. 

São ótimas para adicionar volume às fezes e evitar constipação.

Chia

Essas sementes são cheias de fibras solúveis, que facilitam a passagem das fezes, formando aquele gel como uma gelatina.

Linhaça

Possui muita fibra insolúvel, que age como uma esponja, que retém água nas fezes. Além disso possui um efeito laxante vindo do óleo de linhaça e também têm fibras solúveis que aumentam o crescimento de bactérias boas no intestino.

Farelo de Aveia

O farelo de aveia tem muitas fibras, pode reduzir o colesterol ruim do seu corpo e diversos estudos demonstram que melhoram a constipação

Falei bastante do que comer, e agora, o que evitar?


Álcool

O álcool desidrata. E a desidratação, como eu falei, aumenta risco de constipação. Mas claro, os efeitos variam de pessoa para pessoa, tem umas que podem até ter diarreia quando bebem. Mas no geral, aumenta constipação. 


Arroz branco

Ao contrário do feijão, que tem muita fibra e protege contra constipação, o arroz branco contêm menos fibra que os grãos integrais, tornando-o constipante. Por isso quando você está com diarréia, Você come um arrozinho papa, branquinho.

Cuidado, se você tem constipação.


 Macarrão 

Igualzinho ao arroz, o macarrão têm pouca fibra e é constipante. Troque pelo macarrão integral. Têm muitos com sabor parecido, com mais fibras para aliviar o intestino preso. Isso também vale para pães brancos e bolachas.


Queijo

Evite queijo se estiver constipado. O queijo tem pouca ou nenhuma fibra, é cheio de gordura e pode causar ou piorar a prisão de ventre. Além disso, os laticínios contêm lactose e aqueles que são intolerantes podem descobrir que têm inchaço adicional ao comer queijo.


Banana Verde

É uma questão de tempo: bananas verdes podem causar prisão de ventre; bananas maduras podem ajudar a aliviar a constipação.


Caqui

O caqui contém taninos, que pode retardar o seu intestino causando constipação. 


Fast food

É um veneno, não só para sua saúde mas também causa constipação. Esse tipo de alimento tende a ser ricos em gordura e pobres em fibras, uma combinação que e retarda a digestão.


Carne vermelha

Quando você come carne vermelha, devido à proteína e gordura é mais provável que você se sinta cheio, então você pode deixar de lado comidas que tenham fibras. Além disso, a carne vermelha é rica em gordura, o que leva seu corpo mais tempo para digerir.

Uma boa opção é comer carne com saladas para ter mais fibras e aumentar a velocidade do seu intestino.


Lembre-se:

Comer fibras- frutas e verduras, muito líquido, exercício físico, evitar coisas que reduzem a velocidade do seu trânsito intestinal, sentar corretamente no vaso tudo isso vai ajudar com que seu intestino funcione melhor.

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!