Vídeo: A Dieta Mediterrânea

 
 

Por Dr. André Wambier

Uma vida saudável depende de uma dieta saudável.

No começo de 2018, como todo ano, saiu a lista da melhor dieta a ser seguida. E dentre as mais de 40 dietas, a dieta Mediterrânea empatou em 1º lugar com a dieta DASH.

Ano passado eu já fiz um vídeo sobre dieta DASH. Quem ficar curioso pode procurar no YouTube ou mesmo no nosso site que estará lá.

Mas hoje, o foco é na dieta mediterrânea.

O interessante é que a dieta mediterrânea vem em moda há muito tempo. Ela tenta imitar os hábitos alimentares da região do Mediterrâneo, países como Grécia, sul da Itália, Espanha, Turquia e Líbano. Devido à semelhança de clima e solo, o costume alimentar dessa população é muito parecido.

Vantagens para a saúde

A vantagem da dieta mediterrânea é que ela é considerada uma das dietas mais saudáveis para o coração e para a memória.

Segundo um estudo da Universidade de Barcelona, poderiam ser evitadas 30% das mortes cardiovasculares se essa dieta fosse globalizada. Uma vantagem adicional para os homens, evidenciada em um estudo publicado agora, em janeiro de 2018, no The Journal of Urology, mostrou que homens que seguiam a dieta mediterrânea tinham um menor risco de câncer de próstata agressivo do que aqueles que seguiam a dieta ocidental.

Outras vantagens dessa dieta, que pode reverter a síndrome metabólica, cortar o risco de diabetes tipo 2 pela metade e até reduzir a progressão da aterosclerose.

Ficou interessado?

Então, como fazer a dieta mediterrânea?

Vamos às dicas da DIETA MEDITERRÂNEA­. São 8 no total:
 

  1. Dica número 1­: Aumente a ingestão de peixes. Mas não é qualquer peixe­ principalmente peixes que tenham ômega 3 tipo sardinhas;
  2. Dica número 2­: Diga não aos alimentos industrializados. Veja bem, nesses países alimentos frescos são a base da dieta. Alimentos industrializados tem excesso de gorduras ruins, sal e açúcar­ tudo que faz mal­ então pare de comprar!
  3. Dica número 3­: Aumente a ingestão de frutas e verduras. E se você olhar com cuidado a dieta desses lugares,­ eles comem muito abacate, tomate, e legumes. Então tente comer in natura ou preparar os legumes no vapor.
  4. Dica número 4:­ Coloque o azeite de oliva na mesa­. O azeite de oliva é uma gordura monoinsaturada que faz bem para o organismo,­ aumenta o colesterol bom, é rico em antixoxidantes e pode melhorar a saúde cerebral.
  5. Dica número 5­: Coma um punhado de oleaginosas. Nozes, amêndoas, castanhas fazem parte da dieta mediterrânea. Mas atenção para não exagerar, porque são muito calóricas;­ 1 punhado basta.
  6. Dica número 6:­ 1 taça de vinho tinto por dia — esse é o ponto controverso da dieta mediterrânea­. Os polifenóis e o resveratrol do vinho tinto podem proteger o coração. Mas, como todo álcool, pode ter um efeito danoso. Então cuidado!
  7. Dica número 7­: Aumente ingestão de laticínios. Iogurte, leite, queijos, fazem parte da dieta mediterrânea.
  8. E por último a dica número 8:­ Aumente grãos integrais. Lentilhas, feijões e grão de bico devem fazer parte da sua rotina diária.

Gostou da dieta mediterrânea?

Vocês podem encontrar mais dicas como essas no site, Facebook e no YouTube.

Um grande abraço,
Dr. André Wambier, cardiologista
Brasília