CUIDADO! Este Comprimido Causa DEMÊNCIA
Você já imaginou que ao tomar um comprimido para dormir melhor hoje, você poderia estar, sem saber, apagando suas memórias de amanhã? Ou, talvez mais imediatamente, alimentando aquela "névoa cerebral" que te impede de pensar com clareza durante o dia?
E se eu te dissesse que a ciência está mostrando que isso é real e palpável? Un novo estudo de 2024 publicado na prestigiosa revista JAMA Neurology reforçou a ligação perigosa entre o uso contínuo desses medicamentos e a atrofia cerebral. O encolhimento do seu cérebro, que pode aumentar o risco de demência em até 50%.
É muito, hein!
No vídeo de hoje eu vou te contar os 5 grupos de medicamentos que podem estar causando uma inflamação no seu cérebro. E muito importante: eu vou te apresentar o "placar secreto" - a Escala de Carga Anticolinérgica - que os cientistas usam para medir esse risco, e você vai finalmente entender como proteger a si mesmo e sua família dessa doença terrível, que atinge milhões de pessoas. E eu garanto que o remédio número 1 da nossa lista vai te chocar...
É algo que milhões de brasileiros compram sem receita, achando inofensivo, mas que carrega a pontuação máxima de risco para o seu cérebro.
Como cardiologista, meu dever é te alertar sobre o que está por trás dele.
O que é um remédio anticolinérgico e por que esse nome é tão importante para a sua memória?
Pense que seu cérebro precisa de vários tijolos para construir a memória e o foco, a acetilcolina. Para ter memória, você precisa de Acetilcolina funcionando bem. Para ter Acetilcolina, seu corpo precisa fabricá-la a partir da Colina que você ingere. Onde que encontramos a colina? Em alimentos como ovos (principalmente na gema), fígado, carnes, peixes, soja e vegetais como brócolis e couve-flor. Já um medicamento anticolinérgico estraçalha esse tijolo, que é a acetilcolina, esmigalha, ele vira pó.
O resultado? A memória do nome daquela pessoa" ou o comando do "foco nesta tarefa é perdido… É por isso que às vezes sentimos aquela "névoa mental" ou a palavra fica "na ponta da língua". Seus pensamentos mais importantes estão sendo sempre extraviados…
Você pode me fazer a pergunta: como exatamente esse bloqueio - esses medicamentos anticolinérgicos levam ao encolhimento do cérebro?
Estudos recentes com neuroimagem estão revelando a verdade sombria. O bloqueio crônico da acetilcolina não só prejudica a comunicação; ele parece aumentar a inflamação cerebral e, o mais alarmante, pode acelerar o acúmulo de placas beta-amiloide, as mesmas placas que são a marca registrada da Doença de Alzheimer.
Mas e um outro artigo publicado no JAMA em 2025 encontrou uma associação ainda mais forte entre esses remédios e a demência vascular. Isso sugere que o mecanismo de dano pode ser duplo