BEBA CHÁ DE HORTELÃ TODOS OS DIAS e VEJA O QUE ACONTECE COM SEU CORPO (7 BENEFÍCIOS PROVADOS)

Será que você deveria utilizar o chá de folhas de hortelã todos os dias?

Quais os benefícios que essa planta milagrosa pode trazer para sua saúde e quais os possíveis malefícios?

 É verdade que a hortelã tem propriedades medicinais, como ser um estimulante digestivo e  ajuda a combater a ansiedade, ao mesmo tempo que dá mais energia e foco, ou é apenas mito?

Pois é, nesse post eu vou falar sobre essa erva conhecida por suas propriedades curativas chamada hortelã.

Quais melhorias você vai perceber em seu corpo se você começar a utilizá-la regularmente?

E no final eu vou ensinar como preparar o chá de hortelã e a melhor maneira de consumi-lo, para você potencializar seus benefícios à saúde.. Por isso, fique até o fim.

E me conta: A hortelã faz parte sua alimentação? Você toma chá de hortelã ou utiliza como tempero nos seus pratos? De que parte do Brasil ou do mundo você é? Escreva aí embaixo!

 Há quanto tempo os humanos utilizam a hortelã/ menta?

Usamos a hortelã há milhares de anos.

Um dos textos médicos mais antigos do mundo, o papiro egípcio de Ebers — escrito 1550 aC, cita a hortelã como uma erva digestiva e uma arma para aliviar a flatulência.

Mas não eram só os egípcios que conheciam e usavam a hortelã- na Grécia e Roma antigas, o doce cheiro da menta era usado em rituais e para perfumar o corpo e também era considerada um símbolo de horpitalidade.


E também, como remédio natural.

Médicos gregos como Galeno  ensinavam que a hortelã evitava que as pessoas vomitassem sangue e que poderia impedir as mulheres de engravidar.

Já Plínio, o Velho, um naturalista romano, descreveu diversas propriedades medicinais da hortelã, como sua capacidade de aliviar problemas digestivos e respiratórios.

E não ficava restrita ali: os chineses antigos, indianos e árabes, todos utilizavam a hortelã tanto na culinária-

tabule, saladas, para marinar as carnes… como carne de carneiro…  E também de forma medicinal.

E será que os antigos estavam certos de usar a hortelã como remédio? Sim! A hortelã é um caminho natural para uma vida mais saudável e plena.

Como eu sempre digo, há muitas coisas que podemos fazer para melhorar nossas vidas e principalmente, nossa saúde.

Hoje, como você sabe tem vários produtos que compramos, no nosso dia-a-dia que têm  óleo de menta: a pasta de dentes, enxaguante bucal, chocolates, perfumes, e até cigarros de menta— cuidado, é provado que eles viciam mais do que o cigarro normal.

Qual a diferença entre a hortelã e a menta?

As duas são plantas do gênero Mentha. No Brasil o mais comum é chamar de hortelã o pezinho de Mentha piperita.

(Ou hortelã-pimenta) que tem folhas mais longas, pontiagudas e tem um sabor mais forte e ardido- e de menta os pezinhos de Mentha spicata (ou hortelã-verde)

que tem um sabor mais suave, folhas mais largas, e é usada como tempero.

Mas existem os regionalismos. Você pode conhecer a menta como hortelã ou vice-versa.

Independentemente como você as chame, ambas são fáceis de cultivar, de ter em casa. Eu mesmo tenho hortelã verde plantada aqui em casa.

E ambas têm características semelhantes, sendo que a hortelã pimenta tem mais mentol- que é um composto com propriedades anestésicas e anti-inflamatórias, então diminui dor e desinflama, e a hortelã-verde tem menos desse composto.

Porém existe alguma evidência científica que apoie o que os antigos achavam sobre a menta ou será que ele serve só serve para fazer chá e como tempero para deixar seus pratos mais saborosos?



Vou dizer os 7 motivos pelos a hortelã deveria fazer parte do seu dia-a-dia!



Benefício número 7- A hortelã pode ajudar na sua memória

Imagine ter um memória mais afiada?

Pois é, desde os antigos como Plínio o velho e Galeno, mencionavam a hortelã como uma planta que aguçava a mente, melhorava a memória e era um tônico para melhorar a concentração.

Estudos científicos modernos corroboram essa sabedoria ancestral.

Pesquisas recentes em humanos já sugeriram que mastigar chiclete sabor menta poderia ter efeitos benéficos sobre a memória humana, embora outras tenham apresentado resultados mistos.



Porém, em animais é diferente!

Um estudo publicado na Frontiers of Immunology em abril de 2023 mostrou que apenas inalar o mentol,

que é uma das substâncias ativas da hortelã, poderia melhorar a memória tanto dos ratinhos com Alzheimer quanto aqueles jovens saudáveis,

mostrando melhorias na memória e nas habilidades cognitivas após exposição prolongada ao mentol.



Você pode me perguntar: Apenas sentir o cheiro? Qual a relação entre nariz e memória?

Na verdade, muita.  O olfato pode prever algumas doenças cerebrais. O cheiro é uma das primeiras coisas que se perde no Parkinson ou Alzheimer.

Só você ver o que aconteceu com o covid- acabava com seu olfato- e com a sua memória também derretia. Então, memória e olfato têm relação, sim.

A hortelã e a menta possuem diversos compostos bioativos que ajudam o cérebro, como: o ácido Rosmarínico:  que aumenta a produção de acetilcolina, um neurotransmissor essencial para a memória, o aprendizado e a concentração.

O Mentol: que melhora o estado de alerta e a vigilância e Flavonóides que protegem as células cerebrais contra danos oxidativos, combatendo o declínio cognitivo e prevenindo doenças neurodegenerativas.

Claro, estudo preliminar, em ratinhos, não significa que vai fazer a mesma coisa com humanos, mas vamos lá, né!

Sentir um cheirinho de menta, que é agradável, pode não melhorar  a memória, mas também não vai te fazer mal.

 

Benefício número 6- A hortelã pode ajudar as mulheres com desequilíbrios hormonais.

A hortelã contém fitoesteróis, que são compostos vegetais que podem imitar os efeitos dos hormônios humanos.

Isso pode ajudar a equilibrar os níveis de estrogênio e progesterona no corpo, o que pode ajudar a aliviar os sintomas de desequilíbrios hormonais, como TPM, menopausa e menstruação irregular.

E se você sofre de ovário policístico, um chazinho de hortelã pode te ajudar.

Pode diminuir seu açúcar no sangue — claro, não adianta colocar açúcar no chá, regula o ciclo menstrual, reduz os pêlos na face e a acne e melhora o cabelo.

Um estudo com mulheres com SOP, mostrou que mesmo tempo que reduz a testosterona, o chá de hortelã também aumenta os níveis LH e FSH no corpo, que regulam o ciclo menstrual, e pode até aumentam a fertilidade nessas mulheres!

 

Benefício número 5- A hortelã pode ajudar na digestão e também deixar seu hálito mais fresco.



Lembra do papiro egípcio? Pois é, a hortelã possui propriedades carminativas, que ajudam a aliviar agses e distinção abdominal.

Também estimula a produção de bile, que é essencial na digestão das gorduras, reduz a inflamação do intestino, podendo ajudar com alguns sintomas de doenças inflamatórias intestinais, como doença de Chron e retocolite.

E veja, não é à toa que a balinha, que a pasta de dente, tem mentol na fórmula.

Vai, sim, ajudar no hálito mais fresco porque a hortelã aumenta a produção de saliva e o mentol tem propriedades antibacterianas, que combatem as bactérias que causam o mau hálito.

Mas olha, se você sofre de mau hálito, escove os dentes direito, sua língua e passe no dentista, vai!



Benefícios número 4- A menta pode te dar energia, sem deixá-lo ansioso como o café.

Se você sente muito elétrico com café, a hortelã pode ser uma ótima alternativa, para aumentar sua energia, sem os efeitos colaterais de ansiedade.
A hortelã contém mentol, que estimula o sistema nervoso central e aumenta o estado de alerta, sem interferir no seu sono—

Como você sabe, o café age na adenosina- ele é um antagonista da adenosina, bloqueando seus receptores no cérebro.

E a adenosina vai se acumulando no corpo, dando aquela sensação de cansaço e sono.

A menta não age na adenosina, e sim aumenta a produção de dopamina e noradrenalina, além de ter um efeito vasodilatador, melhorando a circulação sanguínea e o oxigênio para o cérebro.

Reduzindo a sensação de cansaço, sem te deixar ansioso e nem comprometendo o seu sono.



Benefício número 3- Pode ajudar na sua pele e cabelo

Como eu falei, a a hortelã pode reduzir a acne, pois tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e adstringentes- então, pode reduzir aqueles poros dilatados.

E o mentol também pode reduzir a oleosidade da pele. Sua pele vai ter uma aparência mais radiante e jovem.

E para o cabelo também pode reduzir a oleosidade, diminuindo caspa, aliviando coceira no couro cabeludo (por isso que algumas marcas de xampus colocam mentol na fórmula) e

podendo estimular o crescimento capilar, porque aumenta a circulação sanguínea do couro cabeludo.





Benefício número 2- Pode ajudar na sua respiração

É você você lembrar daquele vick vaporub- o mentol é um descongestionante natural que ajuda a abrir as vias aéreas e também reduz o congestionamento nasal.

Pode ser útil para pessoas com resfriados, alergias, sinusites.  A hortelã também ajuda a facilitar a expectoração, sair aquele catarro das vias aéreas.

E também tem efeito antiinflamatório, antimicrobiano e relaxante muscular, que pode aliviar a tosse.



Benefício número 1- Pode aliviar a dor

Só você pensar no gelol, no salompas. Por que tem aquele cheiro?

Porque tem mentol, como eu falei, um componente ativo da hortelã com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. O mentol atua bloqueando os canais de sódio dos nervos, impedindo a transmissão dos sinais de dor para o cérebro.

Além disso, o mentol causa uma sensação de frio na área aplicada, o que ajuda a distrair o cérebro e mascarar a dor.



Os antigos usavam para dor de cabeça, para dor muscular, para dor nas articulações, no caso de artite e reumatismo, para dor de dente, dor de estômago…

E claro, essas tradições tinham um fundo de verdade.

 

E quais os riscos da hortelã?

Como sempre digo, evite o consumo exagerado de qualquer coisa.

Não é porque a hortelã faz bem que você vai colocar folha de hortelã em tudo quanto é lugar. No geral a hortelã é uma planta segura.

Porém, se você sofre de refluxo, melhor evitar. O mentol relaxa o esfíncter inferior do esôfago, por isso vai facilitar aquele retorno do ácido para o esôfago, causando azia e até regurgitação de alimento.

Além disso a hortelã pode estimular a produção de ácido clorídrico no estômago.

E claro, você não vai tomar ou comer hortelã se você e alérgico a ela, se sente coceira, urticária, inchaço.

Se você toma muitos medicamentos, tem um problema de saúde específico, converse com seu médico.

Alguns medicamentos como anticoagulantes e anti-hipertensivo podem interagir com a hortelã, especialmente se você exagerar.

Tem algumas pessoas que é melhor evitar, como grávidas, mulheres que estão amamentando e crianças pequenas.



Qual a melhor maneira de usar a hortelã para ter o máximo de benefícios?

  • Use hortelã fresca: A hortelã fresca é mais saborosa e tem um aroma mais forte do que a hortelã seca.

  • Experimente diferentes formas de usar a hortelã: Você pode usar a hortelã em chás, sucos— abacaxi com hortelã, saladas, molhos, carnes, sobremesas e outras receitas.  Só não exagere!

  • Você também pode usar óleo essencial de hortelã em aromaterapia, massagens e compressas.

    Para melhorar a saúde da pele e cabelo:

  • Faça uma máscara facial com folhas de hortelã amassadas e iogurte natural.

  • Adicione algumas gotas de óleo essencial de hortelã ao seu shampoo. Ou mesmo enxágue o seu cabelo com chá de hortelã.





Como preparar o chá de hortelã?

Ingredientes:

  • 1 xícara de água

  • 10 folhas de hortelã fresca

  • e opcional -Açúcar ou mel a gosto (não precisa, tá)

  1. Aqueça a água até ferver.

  2. Desligue o fogo e adicione as folhas de hortelã.

  3. Cubra a xícara e deixe em infusão por 5 a 10 minutos.

  4. Coe o chá

  • Você pode adicionar outras ervas ao chá, como camomila, gengibre ou capim-limão.

  • O chá de hortelã pode ser bebido quente ou frio.





Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

 

Lembre-se de se inscrever.

E até o próximo vídeo.

Muito obrigado!