7 SINTOMAS QUE SEUS RINS PODEM NÃO ESTAR BEM | Doença renal (insuficiência renal)
Será que seu rins vão bem?
Hoje vou falar os 7 SINAIS que você deve prestar atenção que seus rins podem não estar funcionando do jeito que deveriam, e o que você pode fazer se tiver algum desses sinais ou sintomas.
Estimativas apontam que 10 milhões de brasileiros sofrem de algum grau de disfunção renal e cerca de 100 mil brasileiros fazem diálise no país. Além disso, 7 em cada dez pessoas que iniciam hemodiálise, descobre a doença quando os rins estão terminais, quando não há mais nada o que se possa fazer.
Vou tentar tirar as dúvidas mais frequentes sobre Insuficiência renal : o que é isso? O que leva à insuficiência renal? Quais exames detectam que seus rins não estão bem? O que é insuficiência renal aguda e crônica? E por último eu vou falar dos 7 sinais e sintomas que você deve ficar atento. Então, não perca! Fique até o final!
Nós, da Cardiodf acreditamos que a prevenção é o principal antídoto da doença. E você não pode prevenir uma doença sem entender e sem conseguir enxergar.
O que é insuficiência renal?
Insuficiência renal é quando há uma perda ou gradual, de vagar, ou abrupta da função renal. E isso pode prejudicar muito o desempenho do seu corpo.
A doença renal crônica, também chamada de insuficiência renal crônica, descreve a perda gradual da função renal.
Então vou começar a falar sobre os rins.
O que os rins fazem?
Os rins filtram os resíduos ou toxinas do nosso metabolismo. O nosso corpo é como uma fábrica. Ele funciona bem, mas sempre vai deixar resíduos. E os rins, assim como o fígado, limpam essas toxinas.
Além disso o excesso de fluidos ou líquidos do sangue são excretados na urina. Então os rins controlam o balanço químico e a quantidade de líquidos do corpo.
Um rim normal tem cerca de 1 milhão de pequenos filtros, ou glomérulo, se conecta a um túbulo, que coleta a urina.
Mas os também os rins fazem outras coisas importantes.
Fabricam a renina, que seu corpo usa para controlar a sua pressão arterial
Fabricam a eritropoietina ou EPO que estimula seu corpo a produzir as hemácias, os glóbulos vermelhos— por isso que a pessoa que tem problema renal tem aquela cor amarelo palha, pálida.
E também o rim faz uma forma ativa de vitamina D, necessária para a saúde óssea e muitas outras coisas.
Então, quando o rim não está funcionando bem, então ele está insuficiente, o que acontece? Níveis perigosos de líquidos e alguns tipos de eletrólitos, como o potássio estarão muito elevados, além de resíduos começam a acumular em seu corpo. E isso vai causar os sintomas que a pessoa que tem problema renal, pode desenvolver.
O que causa o problema renal? Quais os fatores de risco?
Eu sempre falo: o que faz bem para o coração faz bem para o rim e o que faz mal para o coração, faz mal para o rim.
Condições como hipertensão - aqui no Brasil é a principal causa de insuficiência renal e diabetes — no mundo é a principal causa de insuficiência renal e no Brasil é a segunda causa. Tanto a hipertensão quanto a diabetes afetam a função renal ao danificar os filtros dos rins, os néfrons, os glomérulos. A hipertensão e diabetes são as causas de 2/3 dos problemas renais.
Outra causa: a doença renal policística, onde os cistos que são bolsas cheios de líquido se desenvolvem nos rins, e com o tempo prejudicam a função dos rins.
Outras doenças como:
Glomerulonefrite que é a inflamação dos glomérulos, que são as unidades filtrantes.
Nefrite intersticial que é a inflamação dos túbulos renais
Outras causa- obstrutivas- uma pedra no rim impactada ou uma próstata aumentada pode danificar os rins.
Infeções renais recorrentes as pielonefrites.
Refluxo vesicoureteral, que faz com que a urina volte para os rins- isso também prejudica os rins e se não for tratada vai perder os rins.
Obesidade, um problema muito sério da atualidade, que pode comprometer seus rins.
Tomar muito antiinflamatórios - como diclofenaco- pode prejudicar seus rins e fazer com que eles paralisem.
Contraste iodado- muito comum na cardiologia por causa de cateterismo e tomografias com contraste.
Mas também tem outras causas como a idade- quanto mais idoso, mais o rim vai sendo danificado. Os rins como sua pele também envelhecem e temos uma constante a partir dos 30 anos.
O que a perda da função renal pode causar? Quais as complicações da IRC?
A doença renal crônica pode afetar quase todas as partes do corpo.
A pessoa vai reter líquidos, então terá inchaço nas pernas, braços.
Vai ter pressão alta
Pode ter líquido nos pulmões - edema pulmonar.
-Pode ter hipercalemia, que é o aumento do potássio no sangue. E isso pode causar desde fraqueza muscular até morte súbita.
O excesso de líquidos pode sobrecarregar o coração, causando insuficiência cardíaca.
Ossos fracos e um risco de de fraturas
Anemia
Resposta imunológica diminuída, o que o torna mais vulnerável a infecções- por isso que as pessoas que tem insuficiência renal foram consideradas como comodidade e entraram na frente da fila da vacina.
Pode causar pericardite, que é aquela inflamação da membrana que envolve o coração, o pericárdio
Diminuição da libido, e também impotência sexual
E também a insuficiência renal pode afetar o cérebro, por causa do excesso de toxinas, causando dificuldade de concentração e até mesmo convulsões.
Quais são os 7 sintomas que você deve ficar atento que indica que talvez você tenha um problema renal?
Primeiramente tenho que falar que estágios iniciais da doença renal crônica, você pode ter poucos sinais ou sintomas. Por isso que as pessoas só descobrem lá no final.
1- náuseas e vômitos e também perda de apetite:
Isso porque as toxinas começam a se acumular, causando isso.
2- Fadiga e fraqueza, insônia
Pode ser pelo potássio elevado ou também aquelas toxinas acumulando no corpo, a uremia.
3- pele seca e coceira-
A pele seca e com coceira pode ser um sinal de desequilíbrio mineral e ósseo que geralmente acompanha a doença renal avançada.
4- Mudança na urina.
A urina pode estar espumando. Espuma da urina tem que ser investigada porque pode ser proteína na urina. A proteína na urina é um sinal precoce de que os filtros dos rins foram danificados, permitindo que a proteína que normalmente é grande para a “peneira do rim” vaze para a urina. — Mas, além dessa espuma a pessoa com problema renal pode estar urinando tanto demais quanto de menos. No começo você sente necessidade de urinar com mais frequência, especialmente à noite. Mas isso também pode ser sinal de infecção urinária, problema de próstata ou até problema cardíaco. E todos eles causam problemas renais. Já no final, quando os rins estão muito danificados, ele está filtrando pouco, ele não vai conseguir excretar o excesso de líquidos então pode diminuir a diurese, a quantidade de urina.
5- Contrações musculares e cãibras-
Também existe desequilíbrio eletrolíticos — por exemplo, potássio alto, baixos níveis de cálcio e fósforo mal controlado pode contribuir para as cãibras.
6- Inchaço
É um inchaço diferente daquele da insuficiência cardíaca. Por quê? Além do inchaço dos pés, tornozelos e pernas— que pode ser pelo excesso de sal e líquido no corpo, a perda de proteína pela urina pode inchar braço e— preste atenção— rosto e ao redor dos olhos fica empapuçado.
7- Hipertensão refratária-
a sua pressão que era controlada, de repente explode. Está lá 20, 18.. Tem alguma coisa errada. E a gente sempre deve pensar nos rins.
Quantas pessoas não entram no meu consultório— com aquela cor amarelo palha, pálido, dizendo que a pressão está muito alta. A primeira coisa que pergunto é: como está seu rim, como está sua urina, está cansado demais, e seu apetite? E, às vezes, está aí o problema.
E como a gente previne o problema renal?
Primeiro é tratando bem a pressão alta e a diabetes.
Se você tem pressão alta, trate direito. Por que se você não tratar, o seu rim vai chiar. Cuide bem do seu rim.
Diabetes é a mesma coisa.
Mantenha um estilo de vida saudável, com pouco sódio, alimentos naturais,
Evite anti-inflamatórios
Mantenha um peso saudável.
Não fume.
E, enfatizo aqui, a detecção precoce pode ajudar a prevenir a progressão da doença renal para a insuficiência renal terminal, aquela que precisa fazer diálise peritoneal ou hemodiálise. Então faça check-ups regulares com seu médico. Os danos aos rins geralmente são permanentes. Embora o dano não possa ser corrigido, você pode tomar medidas para manter seus rins o mais saudáveis possível pelo maior tempo possível.
E se você tem problema renal, passe no cardiologista.
A doença cardíaca é a principal causa de morte das pessoas que têm insuficiência renal.
Prevenção é o maior antídoto para a doença!
Quanto mais cedo você detectar a insuficiência renala, melhor para você e para seus rins.
Meu nome é André Wambier, cardiologista
e esse é o Cardiodf.com.br
Muito obrigado