5 Coisas que Ninguém NUNCA te Contou Sobre os Sintomas da MENOPAUSA!
Olá! Você vem sentindo ondas de calor, formigamentos, insônia, suando mais do que o normal e sua memória vem falhando?
Pois é, isso tudo podem ser sintomas da menopausa, o assunto do vídeo de Hoje. Quatro em cada cinco mulheres no climatério se queixam de sintomas indesejados, por isso é tão importante você entender mais sobre essa transição no corpo feminino.
Se você tem sintomas de menopausa que a incomodam, fique atenta!
Eu vou dividir esse vídeo em 2 partes: na primeira parte eu vou falar sobre o que é a menopausa e seus 10 sintomas mais frequentes. E na segunda parte vou falar sobre os 5 coisas que ninguém nunca te contou sobre menopausa e, mais importante, vou dar as dicas de como você pode passar por essa fase com o máximo de qualidade de vida possível.
O que é menopausa?
A menopausa é quando os ovários param de fabricar os hormônios femininos, o estrógeno e a progesterona e marca o final do período fértil da mulher. Algumas mulheres, até querem chegar na menopausa, porque acham a menstruação incômoda e passam por ela sem problemas.
Outras sofrem muito. Acham um horror, um pesadelo. Tem sintomas bem intensos. A menopausa pode interferir muito com o dia-a-dia dessa mulher.
Quando acontece a menopausa?
Ela geralmente acontece entre os 45 - 55 anos. A média no Brasil é 51 anos de idade. Claro que pode vir antes por causas genéticas, por alguma cirurgia que fez ou remédio que você tomou, radio ou quimioterapia e também doenças auto-imunes.
Quando ocorre antes dos 40 anos, chamamos de menopausa precoce.
O que acontece na menopausa?
Na menopausa os hormônios femininos têm uma queda brusca, por isso dos inúmeros sintomas que várias mulheres sofrem.
Veja esse gráfico aqui.
Há um aumento do FSH que vem da hipófise e queda do estradiol, que é o principal e mais potente estrogênio fabricado pela mulher.
Mas se você observar mais atentamente, o estradiol já vem caindo durante alguns anos, e o fsh vem subindo junto. Essa é a fase que a gente chama de climatério. Significa que os ovários das mulheres começam a ter uma falência bem antes da última menstruação. Por isso que os hormônios femininos vão caindo.
Para ficar claro, então- a menopausa é a data da última menstruação da mulher.
Mas você precisa esperar 1 ano para certificar que aquele dia foi realmente o dia da sua menopausa.
Se seis meses depois você menstruou e desde então nunca mais, a sua menopausa vai ser a data da sua última menstruação.
Ah, mas eu ainda estou menstruando e estou tendo vários sintomas! Esse é o climatério. Você está com menos hormônios do que antes, embora não tenha entrado, ainda, na menopausa. E, pasmem, o climatério pode durar entre 2 até 10 anos. E pode acarretar um monte de sintomas físicos, e também sintomas psicológicos.
Quais os 10 sinais e sintomas clássicos do climatério ou da menopausa?
Primeiro sintoma que a menopausa está chegando: Mudanças na menstruação
a mulher começa a ter uma irregularidade menstrual - os ciclos podem ficar cada vez mais curtos ou ter um sangramento mais intenso - pode sangrar mais ou pode sangrar por mais dias, que pode levar a anemia, como se ela estivesse com uma hemorragia.
Segundo sintoma que a menopausa está chegando: a mulher começa a reclamar de alterações do cabelo:
os cabelos ficam mais quebradiços e secos. A mulher reclama que está perdendo o volume — antes o cabelo era cheio, e agora reduziu muito. Além disso o cabelo não cresce tanto, há redução comprimento do fio. E, claro pode também ocorrer perda de cabelo.
Terceiro sintoma que a menopausa está chegando: a mulher percebe alteração na sua pele-
Isso porque à medida que os hormônios caem, a pele da mulher pode ficar mais seca, fina e flácida. O colágeno quebra mais facilmente, então a mulher começa a enxergar rugas onde não existiam e a pele perde a sua elasticidade natural e comece a ceder, resultando em uma aparência menos firme.
Quarto sintoma que a menopausa está chegando: as unhas se modificam-
Na menopausa as unhas não crescem tanto e ficam mais frágeis, sem brilho natural, ressecadas. Também podem ter aquelas linhas finas, as estrias longitudinais.
Quinto sintoma que a menopausa está chegando: Fogachos-
que são os calores súbitos- que vem de baixo e sobe para a cabeça- e podem durar desde poucos segundos até alguns minutos. Esse é um dos sintomas que mais atrapalham as mulheres
Sexto sintoma que a menopausa está chegando: Ganho de peso-
A mulher começa a ganhar gordura, principalmente na região do braço e da barriga. O metabolismo fica mais lento, há mudanças na composição corporal- perde massa muscular, e pode haver mudanças no estilo de vida, aquela mulher que era ativa, pode ficar mais parada, ajudando a esse aumento de gordura e redução da massa muscular.
Sétimo sintoma que a menopausa está chegando: sudorese noturna-
A mulher passa a ter episódios de suor excessivo durante o sono, que podem ser acompanhadas de ondas de calor.
E isso é muito desconfortável.
A sudorese pode ser tão forte a ponto de precisar trocar a roupa de cama.
Isso por causa das flutuações hormonais, vasodilatação, alterações cerebrais especialmente no hipotálamo e até mesmo fatores emocionais.
Oitavo sintoma que a menopausa está chegando: Alterações do humor
A mulher se torna mais ansiosa, fica irritada por qualquer coisa, também pode se tornar depressiva. Não só pelas mudanças hormonais mas também por causa de um desequilíbrio dos neurotransmissores cerebrais-
A serotonina que controla o humor, o sono, o apetite pode ficar mais baixa, a noradrenalina que tem a ver com atenção e foco também pode ficar mais baixa — daí aquela dificuldade de concentração da menopausa.
Sem contar na baixa de dopamina- que deixa você motivada, com menos libido e baixa de GABA, que dá aquela sensação de calma e relaxamento. Então se você está tendo alterações significativas de humor, é por esse conjunto de fatores.
Nono sintoma que a menopausa está chegando: Secura vaginal
Muitas mulheres reclamam de secura vaginal durante o climatério e menopausa. Isso porque o estrógeno estimula as glândulas que produzem a lubrificação da vagina.
Além disso há redução da circulação sanguínea local e diminuição da elasticidade e do tônus muscular. Isso pode interferir muito na vida da mulher, especialmente durante a relação sexual- porque a mulher perde aquela lubrificação, mesmo que ela fique excitada!
É uma questão física e não tem a ver de gostar ou não do parceiro. E para piorar, a pele como um todo fica mais fina, mais sensível, aumentando a dor durante o sexo, a dispareunia. E isso pode intensificar a piora da libido feminina.
E décimo sintoma que a menopausa está chegando: fadiga e dores musculares
Especialmente devido aos fatores hormonais, a piora da qualidade de sono e fatores psicossociais muitas mulheres se queixam de cansaço persistente, falta de energia e dores musculares ou sensibilidade nos músculos, que podem afetar a qualidade de vida.
Esses são os sintomas clássicos da menopausa. Claro que pode ter outros sintomas envolvidos.
Outros sintomas de menopausa:
Como palpitações, formigamentos nas mãos ou extremidades, tonturas, sensibilidade dentário, olhos secos, piora da memória, queimação na boca ou língua, seios doloridos, até mudança no seu odor corporal e mesmo no odor urinário.
Realmente a menopausa é um período delicado para muitas mulheres.
E veja, a menopausa não traz apenas sintomas. Há alterações reais no corpo da mulher.
E aqui eu vou falar das 5 coisas que ninguém nunca te contou sobre a menopausa
Primeira coisa que ninguém nunca te contou sobre a menopausa: você deve cuidar mais do seu coração do que qualquer outra parte do corpo.
Veja, a maioria das mulheres têm muito medo de câncer de mama. Com razão, claro. É o câncer mais comum. Mas qual é a doença que mais mata a mulher? A doença cardiovascular. Não é câncer
O estrógeno protege a mulher contra problemas cardíacos. Tanto que se você for em um pronto socorro cardiológico- quem mais infarta dos quarenta aos cinquenta anos? Homens!
Quase sempre são homens que infartam nessa década.
Mas depois da menopausa as coisas mudam. O colesterol ruim começa a subir (o LDL), e também os triglicerídeos, sendo que o colesterol bom, que protege a mulher, o HDL tende a cair.
Não só isso- a mulher que nunca foi hipertensa começa a a ter picos de pressão e virar hipertensa. Por causa da rigidez arterial e disfunção endotelial sem contar na inflamação das artérias.
Tudo isso aumenta o risco de formação de placa de gorduras e também o risco de rotura da placa, levando a um infarto, se for nas coronárias, ou de um derrame cerebral.
Segunda coisa que ninguém te contou: A menopausa Aumenta risco de demência
Mulheres têm mais chance de ter Alzheimer. É duas vezes mais frequente que em homens. E a menopausa é um dos principais culpados.
Só de você analisar os sintomas que eu falei você reconhece que a menopausa mexe muito no cérebro das mulheres.
Fogachos, sudorese, ansiedade, depressão, isso são alterações neurológicas. Por que o cérebro feminino é modificado com a menopausa?
O estradiol ajuda na energia cerebral. As mulheres têm receptores de estrógeno- E o estradiol age especialmente no hipotálamo, que regula a temperatura corporal. Então os fogachos- esse é o hipotálamo desregulado.
Os lapsos de memória e o esquecimento, são culpa do hipocampo, que é o centro da memória, que também passa a ter menos energia.
Também a menopausa interfere no tronco cerebral, piorando a qualidade do sono da mulher, ela tem dificuldade de pegar no sono e pode acordar mais à noite, e a amígdala deixa a mulher mais ansiosa e com todas aquelas mudanças do humor.
A energia cerebral pode cair em até 30% na pós menopausa e com isso há uma queda no volume da substância cinzenta e branca e no metabolismo da glicose.
Mas tem jeito de melhorar isso?
Tem jeito, vou falar no final. Espere!
Terceira coisa que ninguém te falou sobre a menopausa- Aumenta seu risco de osteoporose.
O estrógeno ajuda a regular o processo da formação e reabsorção óssea. Com a queda do estrógeno, há um aumento da reabsorção do osso e menor formação óssea, deixando os ossosmais frágeis, qumentando o risco de osteopenia e depois de osteoporose e fraturas.
Quarta coisa que ninguém te contou sobre a menopausa: Aumenta seu risco de infeções
Há uma diminuição da imunidade na menopausa, tornando as mulheres mais sucetíveis a infecções.
Especialmente infecções urinárias. Isso pela soma dos fatores.
Há atrofia vaginal, mudanças da microbiota e da flora vaginal —diminui o número dos lactobacilos que são protetores da flora vaginal, deixando mais propensa a infecções bacterianas como por E. Coli, aumentando infeção urinária.
E também infecções vaginais e corrimentos tanto por infecções fúngicas, por cândida e também vaginose bacteriana, especialmente por gardnerela— a cândida é um corrimento branco, sem cheiro e a gardenrella é um corrimento amarelado, muito fétido (lembra peixe podre)
Quinta coisa que ninguém te contou: muda todo o seu metabolismo
Eu já falei que muda a composição corporal- reduz massa muscular e aumenta a gordura e o muda o armazenamento de gordura, depositando principalmente na barriga. Isso leva a uma desaceleração do metabolismo basal.
O seu corpo vai precisar se mexer mais para queimar o mesmo tanto de calorias de antes, sem contar no aumento do risco de diabetes tipo 2, por causa da resistência a insulina que acontece na menopausa.
Só notícia ruim? Tem jeito de melhorar? Como ter mais qualidade de vida na menopausa? Como ser aquela mulher dinâmica que você era antes, ou melhor ainda, como ter uma nova versão aprimorada?
Claro! Vamos às 5 dicas para passar mais tranquilamente pelo climatério
5a dica- uma das mais importantes- Tem que fazer exercício físico!
O que você faz se sua energia cerebral cai? Você tem que fazer exercício físico, para aumentar a circulação cerebral, dar mais oxigênio para que seu cérebro fique mais ativo.
É muito importante a mulher se exercitar no climatério e na menopausa. Qualquer exercício conta- caminhada, bicicleta, dança. Faça coisa que você goste e que você consiga manter.
Ah, e o exercício físico evita demência, porque aumenta BDNF, que é uma neurotrofina que faz crescer neurônios— então aquela atrofia cerebral que você teria, não vai mais ter.
Sem contar que ajuda no seu peso, melhora a saúde cardiovascular e fortalece seus ossos, especialmente se você intercalar com musculação, melhora a qualidade do seu sono, e ajuda na sua saúde mental, aumentando os neurotransmissores que normalmente estão mais baixos na menopausa.
Exercício físico é uma passo que você não pode pular. Não pode deixar para depois! Quer ter uma vida melhor no climatério e na menopausa! Se mexa! Você pode controlar isso!
4a dica- Coma direito
Existem alguns alimentos que são considerados benéficos para a saúde das mulheres nesse período.
Primeiro os alimentos ricos em cálcio que ajudam a fortalecer os ossos. Então leite e derivados, como queijo magro e iogurte, mas se você for intolerante a lactose pode ser vegetais como brócolis, couve e ora-pro-nóbis.
Outro grupo de alimentos importante são os ricos em fibras— então grãos integrais, legumes, frutas e verduras, ajudam a promover a sensação de saciedade, melhoram a digestão e ajudam a controlar o peso, sem contar que vão melhorar sua pele e seu cabelo.
Não podemos esquecer das gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite de oliva, abacate, nozes e sementes. A dieta mediterrânea, além de melhorar seu cérebro prevenindo a demência, tem um estudo com mais de 6000 mulheres que mostrou que pode reduzir a sudorese noturna e os calorões que tanto incomodam as mulheres.
Ah, e não podemos deixar de mencionar a importância dos alimentos ricos em fitoestrógenos. Os fitoestrógenos são compostos vegetais que possuem uma estrutura semelhante ao estrogênio. Eles podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas desagradáveis da menopausa.
O principal alimento é a soja, mas se ela não entra de jeito nenhum na sua casa, outras fontes são linhaça, grão-de-bico e lentilha.
Uma bebida que ajuda algumas mulheres visto que relatam melhora de alguns dos sintomas da menopausa é o chá de folha de amora.
Também por causa dos fitoestrógenos além de antioxidantes e efeito anti-inflamatório. Uma pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora viu que cerca de 90% das mulheres no climatério que tomaram o chá de folha de amora diziam que tiveram alguma melhora nos sintomas.
E claro, evite algumas comidas que são gatilhos: como comidas temperadas e apimentadas, doces, café e chás com cafeína e álcool que podem intensificar as queixas da menopausa.
3a dica- Tire um tempo para si mesma-
Eu não conheço uma mulher que não queira ajudar todo mundo, que não dê tudo para os filhos, que não se desdobre em mil.
Mas a menopausa pode ser uma fase desafiadora. Sabemos que o estresse pode piorar vários dos sintomas da menopausa.
No climatério e na menopausa você tem que dar mais atenção para si mesma. Como vai sua saúde mental?
Tenha grupos de apoio, amigos, familiares. E tire um tempo para si mesma, para fazer coisas prazeirosas, nem que seja tomar um chazinho consigo mesma. Se precisar, considere apoio de um profissional como psicólogo ou psiquiatra. E faça de tudo para dormir bem! Que ajuda bastante.
2a dica- Tenha seu check up em dia.
Como está sua pressão, como está sua glicose? Como anda seus níveis de colesterol, triglicerídeos… Isso tudo é muito importante. Como eu falei antes, a doença cardiovascular é a que mais mata as mulheres.
Procure um cardiologista quando você entra no climatério, especialmente se você tem histórico familiar de infarto, angina ou morte súbita. Não é só ginecologista! Cardiologista também é importante.
1a dica- uso de Hormônios?
Vamos lá, será que vale a pena reposição hormonal?
Depende. Essa não é uma resposta tão simples.
A terapia de reposição hormonal tem sido uma questão controversa desde que saiu o estudo WHI, o maior até hoje, em 2002. O estudo mostrou que aumentou risco de infarto, câncer de mama, trombose, embolia pulmonar, derrame e demência.
Um desastre total.
Porém o estudo foi mal feito. Pegaram mulheres mais velhas— acima de 60 anos, sem sintomas, que há tinham menopausado há mais de 10 anos e deram hormônios conjugados equinos- vindos do xixi de égua. Era o mais perto de bioidêntica que existia.
Realmente, para esse grupo, reposição hormonal é péssima.
Então, o primeiro ponto a TRH tem que ser bem indicado. Não é para todo mundo! Chip de beleza, nada a ver!
Por outro lado, uma mulher que tem muitos sintomas- e tem baixo risco para trombose, tem baixo risco de câncer, não fuma e não tem pressão alta a TRH pode estar bem indicado.
Pode melhorar os seus sintomas- o fogacho, a sudorese noturna, seu humor, reduzir seu risco de osteoporose até mesmo seu risco cardiovascular. Tem que conversar bem com seu médico. É ele que vai indicar ou não o uso de hormônios.
E até quando? Pode ser seis meses, um ano, dois anos, cinco anos no máximo. Melhor não extrapolar. E sempre passar em consultas periódicas com seu ginecologista, para ver se ele mantém ou retira o tratamento.
Meu nome é André Wambier, cardiologista
e esse é o Cardiodf.com.br
Muito obrigado!