10 SINTOMAS QUE FALTA VITAMINA D NO SEU SANGUE (e que você nunca deve ignorar) | Vitamina D BAIXA

10 SINTOMAS QUE FALTA VITAMINA D NO SEU SANGUE (e que você nunca deve ignorar) | Vitamina D BAIXA

Você sente fadiga, dores musculares e articulares, sensação de fraqueza muscular, problemas de sono, pressão arterial alta, infecções frequentes?

Será que por trás de tudo isso tem algo de errado no seu corpo?  Ou tem a ver com falta de vitamina?

O que está acontecendo? Hoje vou falar dos 10 principais sintomas de falta de vitamina D e também vou falar por que a vitamina D é importante, quais os dez benefícios que ela pode trazer ao ser corpo.

Então fique atento! Se você estiver sofrendo com esses sintomas, tem uma grande chance de você estar com vitamina D baixa no corpo, visto que mais de 1 bilhão de pessoas sofre com essa carência de vitamina D no mundo! Você leu certo, mais de 1 bilhão.

E aqui no Brasil- mesmo com nosso clima tropical- acabou de sair um estudo que  mais da  metade dos brasileiros entre 18 e 45 anos, estão com seus níveis de vitamina D abaixo do desejável e 15% tem uma deficiência importante, que pode prejudicar a saúde. Imagine em idosos! Por isso é muito importante você conhecer os sintomas.

O que a vitamina D faz para o nosso corpo?

10º Benefício. Tem uma ação Anticâncer

A vitamina D é um HORMÔNIO que foi descoberto há pouco mais de 100 anos, em 1920, que tem efeito em todo o nosso corpo, se ligando ao material genético dentro das nossas células e regulando centenas de genes em diversos tecidos.

Mas será que ela tem uma ação anticâncer? Parece que sim.  Ela tem a capacidade de influenciar o ciclo celular e a diferenciação celular, dos processos que tem a ver com a formação de câncer.  Além disso a vitamina D modula a nossa imunidade especialmente regulando células T e TH2 que servem para a monitorização imunológica- como se fossem guardinhas anticâncer e também pode reduzir a angiogênese- que é a formação de novos vasos sanguíneos que alimentam o tumor, além de proteger contra o estresse oxidativo do DNA.

O maior estudo do tipo já feito foi o estudo VITAL. Entre o grupo placebo e pessoas que tomaram vitamina D 2000 unidades por dia houve redução de metástases e de morte por câncer no grupo que tomava vitamina D. Veja o gráfico aqui ao lado.

E acabou de sair um estudo, em dezembro de 2022, da Finlândia em pessoas com alto risco de melanoma, aqueles que tomavam vitamina D de forma consistente tiveram uma chance 55% menor de ter melanoma do que aqueles que não tomavam.



9º benefício- a vitamina D pode melhorar seu Humor

A vitamina D está envolvida na produção de neurotransmissores— os neurotransmissores são substâncias químicas que transmitem mensagens entre os neurônios— A vitamina D pode afetar a produção de serotonina— que regula o humor, o sono, e o apetite, a dopamina que tem a ver com a motivação e prazer— e também a noradrenalina que tem a ver com atenção e estresse.

Nos países nórdicos, onde no inverno escurece muito cedo, já foi feito um experimento entre fototerapia vs 1 dose única de vitamina D, E a vitamina D se saiu melhor.

Países com pouca luz solar tem maior chance de depressão e pior saúde mental.


8º Benefício- Pode melhorar sua imunidade

A vitamina D modula a resposta inflamatória prejudicial de alguns glóbulos brancos e aumenta a produção de proteínas de combate a micróbios pelas células imunológicas.

Tanto que no início da covid houve aquela febre de se suplementar vitamina D para todos (e até hoje não dá para falar nem que melhora nem que não melhora). Mas crianças com raquitismo (que tem muito baixos índices de vitamina d), tem mais infecções respiratórias, adultos com baixos índices de vitamina D tem mais resfriados e tosse do que aqueles que tem níveis adequados e também teve um estudo com crianças japonesas onde foi suplementado vitamina D e descobriu que aquelas que receberam vitamina D teve 40% menos influenza A do que aquelas que receberam placebo (aqui também devo citar que não houve diferença entre taxas de infecção por influenza B).

7º Benefício- Pode ajudar na saúde de seus ossos e dentes

A vitamina D é sua aliada na absorção do cálcio e fósforo, que são essenciais para a saúde de seus ossos e dentes. O cálcio é o nutriente chave para a construção óssea, e a vitamina D permite que o intestino absorva o cálcio dos alimentos que comemos. Vários estudos relacionam baixos níveis de vitamina D no sangue com um risco aumentado de fraturas em adultos mais velhos.

Mas será que suplementar vitamina D adianta?

Parece que não. Um estudo grande que saiu no New England ano passado mostrou que suplementar 2.000 unidades de vitamina D por dia não reduziu o risco de fraturas se comparado com placebo.

6º Benefício-  Pode ajudar na sua pressão arterial

Tem estudos que mostram uma associação com baixos índices de vitamina d e hipertensão.

Uma das teorias é que a vitamina D possa regular o sistema renina angiotensina aldosterona, que quando está desequilibrado aumenta a pressão. Além disso a vitamina D pode ajudar na função endotelial, ajudando a vasodilatar, mas também essa associação pode ser porque pessoas que fazem mais exercício ao ar livre têm mais alta vitamina D, se cuidam mais, tem um peso menor e uma pressão mais baixa

5º Benefício da Vitamina D: Pode melhorar a sua circulação

Além de estar ligado com uma pressão arterial mais alta, uma deficiência de vitamina D também aumenta o risco de doenças cardíacas- infarto, angina, insuficiência cardíaca (então, coração fraco ou dilatado), AVC e doença arterial periférica. E por que isso acontece? Vitamina D baixa pode aumentar inflamação no corpo, pode aumentar aterosclerose que é aquele acúmulo de gordura nas artérias, e piora a disfunção endotelial.

4º Benefício: Pode melhorar sua memória

Existem receptores de vitamina D localizados por todo o cérebro e a medula. E como eu falei, ajuda a ter mais neurotransmissores e também no crescimento e reparação dos nervos e na proteção dos neurônios contra inflamações.

Pesquisas mostraram que a vitamina D pode melhorar a função geral do cérebro. Um estudo mostrou que indivíduos com níveis mais baixos de vitamina D tiveram um desempenho pior em testes mentais do que aqueles com níveis adequados da vitamina D.

3º Benefício: Pode ajudar na Diabetes

Estudos recentes confirmam a conexão entre a deficiência de vitamina D, a resistência à insulina e o diabetes tipo 2. Reduzir a resistência à insulina pode prevenir o aparecimento do diabetes tipo 2.

As células de gordura contêm  receptores de vitamina D. A deficiência de vitamina D pode levar a um aumento da produção de células de gordura, que secretariam substâncias inflamatórias que afetariam a função da insulina e aumentam a resistência à insulina.

Sem contar que as células do pâncreas que são responsáveis ​​pela secreção de insulina contêm receptores de vitamina D. Como resultado,  pode reduzir a secreção de insulina do pâncreas, o que pode piorar o açúcar no sangue.

2º Benefício: efeito anti-inflamatório

A vitamina D tem um efeito anti-inflamatório. O estudo VITAL descobriu que tomar suplementos de vitamina D (2.000 UI/dia) por cinco anos reduziu a incidência de doenças autoimunes em cerca de 22%, em comparação com um placebo. Reduziu artrite reumatóide, psoríase, polimialgia reumática, tireoidite de Hashimoto e doença de Graves.

Em um outro estudo com adultos jovens americanos, pessoas com maiores níveis de vitamina D no sangue tiveram um risco 62% menor de desenvolver EM do que aqueles com os níveis mais baixos.

E posso citar aqui que crianças que vivem na Finlândia, onde o sol é raro, tem 400x mais chance de ter diabetes tipo 2 do que crianças que moram na Venezuela.

1º efeito:  pode melhorar seus músculos

A deficiência de vitamina D aumenta o risco de perder a força muscular em até 78%. Foi isso que uma pesquisa brasileira, da Universidade Federal de São Carlos e University College London, demonstrou.

A sua saúde óssea e sua saúde muscular são interligadas. A vitamina D ajuda a reparar a musculatura e liberar o cálcio para a contração muscular. E também pode preservar as fibras musculares. Por isso a vitamina D é um hormônio importante para manter sua massa óssea e sua massa muscular

Quais os 10 sintomas de vitamina D baixa?

10º sintoma de falta de vitamina D- Fadiga ou cansaço

Esse sintoma é pode passar despercebido ou  pensamos que é só estresse e falta de sono. Mas a vitamina D ajuda as mitocôndrias a funcionar melhor e produzir mais energia. Então faz sentido que se você não tem vitamina D suficiente, você vai se sentir cansado o tempo todo. Então, se você está sempre se sentindo cansado, talvez precise de mais sol na sua vida ou mesmo, checar como estão seus níveis de vitamina D e suplementar.

9º sintoma de falta de vitamina D- dores musculares

Sabe aquelas dores musculares que aparecem do nada e não têm nada a ver com o treino que você fez ontem? Pois é, pode ser que você esteja com deficiência de vitamina D! Como eu falei antes, a vitamina é importante no funcionamento dos seus músculos, e na regeneração das fibras musculares. Então, se você tá sofrendo com dor muscular crônica é hora de medir os seus níveis de vitamina D.

8º sintoma de falta de vitamina D- fraqueza muscular

Não são só dores musculares. Se sua vitamina D está baixa você pode começar a ter fraqueza muscular. Você percebe que ao invés de aumentar seu peso que puxava na academia você está reduzindo.

7º sintoma de falta de vitamina D- Dores ósseas

Quando você é adulto, normalmente você já parou de crescer. Mas os seus ossos estão sempre se regenerando.  Se você não tem vitamina D suficiente, seus ossos podem ficar mais frágeis e isso pode causar um problema chamado osteomalácia (em adultos) ou raquitismo (em crianças). Então, se você quer manter seus ossos fortes e sem dor, não pode esquecer da vitamina D!

6º sintoma de falta de vitamina D- perda de cabelo

A vitamina D desempenha um papel importante na saúde do cabelo, pois ajuda a regular o ciclo de crescimento capilar. Quando a pessoa tem deficiência de vitamina D, o cabelo pode se tornar fino, fraco e quebradiço, e também pode levar à perda de cabelo.

5º sintoma de falta de vitamina D- depressão e ansiedade

Como eu falei, a vitamina d ajuda na fabricação de neurotransmissores do nosso cérebro. Além disso, a vitamina D também tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir a inflamação no cérebro, o que pode estar associado a alguns transtornos mentais.

4º sintoma de falta de vitamina D-insônia

A produção de melatonina— que é um hormônio importante para o nosso sono— depende da exposição do corpo à luz solar, e a vitamina D é necessária para que isso aconteça. Quando há deficiência de vitamina D, a produção de melatonina pode ser afetada, o que pode levar a problemas de sono e insônia. E também, quando há deficiência de vitamina D, a produção de serotonina pode ser afetada, o que também pode também piorar a qualidade do seu sono.

3º sintoma de falta de vitamina D- dores articulares

Quando há deficiência de vitamina D, pode haver um aumento da inflamação nas articulações, o que pode levar a dor. E como eu falei, tem estudos que mostram que a suplementação de vitamina D pode ajudar a reduzir artrite.

2º sintoma de falta de vitamina D- Baixa imunidade e maior risco de infecções

Se você está sofrendo de baixa imunidade, tem infecções direto, a resposta pode estar aí. Cheque seus níveis de vitamina D

1º sintoma de falta de vitamina D- perda de memória

Como eu falei, o cérebro precisa de vitamina D. Fiz um vídeo sobre vitaminas para memória que eu citei a vitamina D como sendo importantíssima. Mas acabou de sair um estudo da universidade de Calgary com mais de 12 mil pessoas com uma média de idade de 71 anos e descobriu que tomar vitamina D estava associado a 40% menos diagnóstico de demência do que aqueles que não suplementavam.

É para todo mundo suplementar vitamina D?

Não. Se você tem vitamina D baixa, converse com seu médico e provavelmente ele vai suplementar.

A vitamina D tem mais da nossa pele, do sol que a gente toma, e bem pouco da dieta. Só alguns alimentos são ricos em vitamina D- como peixes gordurosos como salmão— e se for de salmão em cativeiro lá do Chile, tem muito pouca vitamina D- então teria que ser salmão selvagem, que é aquele caríssimo… Outras fontes são gema de ovo e  alimentos fortificados. Então nós não podemos contar que a nossa alimentação para deixar que nossos os níveis de vitamina D estejam bons. Alimentação, não. Sol, sim.

Se eu tomo suplemento de vitamina D, ele só vai agir se eu tomar sol?

Não! Se você está ingerindo a vitamina, você não precisa tomar sol. Só teria que tomar sol se, mesmo ingerindo a vitamina, você estivesse com a vitamina D baixa. Uma das opções seria tomar sol ou aumentar a dose.

E também nunca exagerar!

Mas se você estiver  com seus níveis acima de 100ng/ml você pode ter complicações como nefrocalcionose, náuseas, vômitos e calcificações de outras áreas do seu corpo. Tem aquele protocolo que fazem para esclerose múltipla com altas doses de vitamina D, o protocolo Coimbra, mas lá eles limitam cálcio e fósforo e são vistos por um médico de perto. Não vá exagerar na dose achando que vai fazer bem para você porque pode, pelo contrário, fazer mal. Então a falta de vitamina D prejudica o seu corpo, e o excesso também.

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!