10 SINAIS de FÍGADO DOENTE: SINTOMAS de PROBLEMAS NO FÍGADO e CIRROSE

Olá! Será que você tem problema no fígado? Exagera no álcool, está acima do peso, tem esteatose hepática ou mesmo tem ou teve hepatite? E está preocupado?

No Brasil, hoje, cerca de 20% da população têm a esteatose hepática, que é o fígado gorduroso. E até crianças estão tendo essa doença. E pode trazer complicações, como cirrose e até mesmo câncer de fígado.   E por falar em câncer de fígado é o 3o que mais mata no mundo, quase 700 mil mortes/ ano. E na maioria dos casos, é descoberto tarde demais. 

Vou começar explicando um pouco sobre o fígado

Seu fígado é o segundo órgão mais complexo do corpo humano, só perde para o cérebro. E é o maior órgão interno do seu corpo e é dividido em dois lobos: o lobo direito que é o maior e o lobo esquerdo, o menor.  Ele faz muitas coisas para mantê-lo saudável. Ele transforma nutrientes em produtos químicos — aminoácidos em proteínas—  que seu corpo precisa. Ele filtra as toxinas- a principal função dele é filtrar o sangue o dia todo, todos os dias — ele filtra mais de um litro de sangue  por minuto. Também ele ajuda a transformar alimentos em energia e também fígado está relacionado ao seu metabolismo — ele equilibra o açúcar no sangue e produz glicose conforme necessário. Também estoca ferro, produz a bile que ajuda a quebrar as gorduras do intestino delgado durante a digestão, tem a ver com sua imunidade criando fatores imunológicos e removendo bactérias da corrente sanguínea, além de fazer fatores de coagulação. Converte a amônia — que é tóxica, em uréia. 

Então, o fígado é um órgão muito importante e quando ele não funciona bem, vai afetar todo o seu corpo.

O diagnóstico precoce da doença hepática é muito importante já que seu fígado pode se reparar e até mesmo se regenerar se você encontrar uma doença em um estágio inicial. Por isso, os danos causados por doenças do fígado podem ser estabilizados e até mesmo revertidos.


Quais são as causas de problemas do fígado?


Vou dar apenas uma pincelada, e vou falar das causas mais comuns de doença hepática:


Infecções.  Onde as hepatites virais são as causas mais comuns. 

Hepatite A — que é muito comum em crianças, que normalmente é auto-limitada, que contrai comendo ou bebendo algo contaminado - então, transmissão fecal-oral. E normalmente não deixa dano a longo prazo.

Hepatite B e hepatite C- que passa por sangue ou via sexual, como o HIV. E os sintomas podem não aparecer por muitos anos

Hepatite D que obrigatoriamente a pessoa tem que ter o vírus da hepatite B 

A hepatite E, como a hepatite A, também é fecal- oral.

 Dessas hepatites, temos vacinas para hepatite A e B.


Mas não são apenas hepatites virais que podem lesar o fígado.

Temos as doenças autoimunes onde o corpo ataca, de forma equivocada, as células saudáveis do corpo, nesse caso do fígado.

Como a hepatite autoimune- mais comum em mulheres.

Cirrose biliar primária— que atinge os dutos biliares do fígado, causando um acúmulo de bile, que vai dar cansaço, uma fadiga crônica


Algumas condições que você herda, como a a hemocromatose faz com que o corpo acumule um excesso de ferro no fígado, coração, pâncreas. 

  • A doença de Wilson faz com que o cobre se acumule no fígado e em outros órgãos e pode causar problemas nervosos e psiquiátricos.

  • A deficiência de alfa-1 antitripsina 

Também alguns tumores e cânceres que podem afetar o fígado— do próprio fígado e dos dutos biliares, mas também de metástases 


E também, duas principais causas de problemas hepáticos:

Doença hepática gordurosa

— que é a esteatose hepática, o acúmulo de gordura no fígado. Eu já fiz um vídeo sobre esteatose hepática, um dos campeões do canal— vou deixar lá no final do vídeo..  

Doença hepática alcoólica

E, aqui no Brasil, uma das principais causas de lesão do fígado é o uso excessivo de álcool.

Cada vez que seu fígado filtra o álcool, algumas células dele morrem. E, com o uso prolongado de álcool durante muitos anos pode reduzir a capacidade de regeneração do fígado.

Claro, beber uma grande quantidade de álcool, mesmo que seja por apenas alguns dias na semana, pode levar ao acúmulo de gordura no fígado — aqui doença hepática gordurosa alcoólica. E ela normalmente  é reversível. Se você parar de beber álcool por 2 semanas, seu fígado deve voltar ao normal.

Já a hepatite alcoólica,  é uma condição potencialmente séria que pode ser causada pelo abuso do álcool por um período mais longo.

E claro, a maioria das doenças hepáticas danifica o fígado de maneiras semelhantes e a progressão da doença hepática pode levar à cirrose.

E o que é cirrose?

A cirrose é um estágio da  em que o fígado apresenta cicatrizes significativas.

Quando alguém tem doença hepática, o fígado entra em um ciclo perigoso: de inflamação persistente que envia sinais ininterruptos para reparar as células danificadas, e depositando colágeno, que endurece o tecido ao redor. Mas não para por aí  a inflamação continua e ainda mais colágeno é depositado, causando a fibrose. Essa cicatriz vai bloqueando ou limitando o fluxo sanguíneo dentro do fígado— gerando isquemia, matando as células saudáveis causando ainda mais fibrose. Vira uma bola de neve. Embora a fibrose seja reversível, há um ponto em que o dano se torna muito grande e o fígado não consegue se reparar. E tudo isso vai limitar o funcionamento do fígado. 

A fibrose em estágios leves a moderados geralmente não causa sintomas. Se a fibrose não for tratada, pode causar cirrose e câncer de fígado. 

Então o estágio final da fibrose é a cirrose

Nem todas as pessoas que desenvolvem fibrose progridem para cirrose.

Mas quando as cicatrizes são significativas, é o que a gente chama de cirrose. 

Geralmente não é reversível, mas  se você parar de beber álcool imediatamente pode evitar mais danos e aumentar significativamente sua expectativa de vida.

Uma pessoa que tem cirrose relacionada ao álcool e não para de beber tem menos de 50% de chance de viver mais 5 anos.


E, claro, 

É importante evitar coisas que podem danificar ainda mais o fígado, como álcool, certos medicamentos  alimentos gordurosos. 

O tratamento para alguém com cirrose geralmente significa controlar os sintomas da cirrose e prevenir danos maiores para evitar a insuficiência hepática. 

Quais são os 10 sintomas que seu fígado não está funcionando bem?

Primeiro, vou frisar aqui que nos estágios iniciais da doença hepática pode não ter sintoma algum. Mas com o tempo, você pode começar a notar:

1o sintoma -  icterícia

Pele e olhos que parecem amarelados- e acontece por causa de muita bilirrubina, uma substância que circula no sangue.  Lembra que eu falei que o fígado filtra o sangue. Quando as hemácias são destruídas, o fígado deveria limpar essa bilirrubina, mas como ele não está funcionando direito, ela vai depositar na sua pele, nos seus olhos.

2o sintoma - diarréia

13 % dos pacientes com cirrose tem diarreia. Pode estar associada a má nutrição, pelo fígado não conseguir fabricar proteínas, mas também por translação bacteriana e pelo próprio corpo estar muito debilitado.

3o sintoma- confusão mental

Isso pode estar presente na encefalopatia hepática- a pessoa pode ficar confusa, concentração ruim, dificuldade de pensar . Isso porque o fígado não consegue limpar as toxinas do sangue como a amônia. E esse acúmulo de toxinas pode afetar seu cérebro e nervos.


4o sintoma- fadiga e fraqueza

Mesmo que você não tenha cirrose— se o seu fígado está sendo lesado (por exemplo, em uma hepatite). Com a cirrose, então, a fadiga pode ser debilitante.  Pelo acúmulo de toxinas, pela encefalopatia, por desnutrição, por anemia… Várias e várias casas de fadiga

5o sintoma- náuseas/ vômitos e perda de apetite e perda de peso

Se você está acumulando toxinas, você vai perder a fome, vai ter náuseas, vômitos e vai perder peso.

Na cirrose a gente lembra de uma perna fina e de uma barriga grande

E esse é o sexto

6o sintoma- Dor abdominal e inchaço da barriga (ascite)

Como o seu fígado não está produzindo proteína como albumina e também aquelas cicatrizes hepáticas podem causar hipertensão portal, a alta pressão nas veias do fígado fazem com que o líquido vaze das veias para o interior do abdome, causando ascite

7o sintoma - Inchaço nas pernas e tornozelos

Também, a própria ascite pode inchar as pernas, por dificultar o retorno venoso.  E também a hipertensão portal dificulta o retorno venoso, causando inchaço nos pés, pernas, tornozelos

8o sintoma- hematomas Tendência a contundir-se facilmente

Isso porque as plaquetas baixam, os fatores de coagulação baixam. Então qualquer batidinha, vai sangrar, vai ter hematomas.

9o sintoma- urina escura

Urina escura por causa do excesso de bilirrubina, que eu acabei de falar. Então não vai só icterícia, pode dar urina escura, cor de coca-cola.

10 sintoma- alterações na pele

Como prurido na pele, pele seca, aranhas vasculares, eritema palmar onde a palma da mão fica vermelha e perda de pêlos nas pernas.

Claro, falei só esses 10 sintomas, mas têm outros, como ginecomastia, atrofia testicular, vômitos com sangue pelas varizes esofágicas

Então, lembre-se O diagnóstico precoce da doença hepática é muito importante. Porque você pode tratar e evitar que uma hepatite vire fibrose, e chegue a cirrose 

E se você tem problema no fígado, evite totalmente o álcool, abstinência total. Porque os fatores de risco vão se somando na agressão do fígado, que é um órgão tão importante para o funcionamento do nosso corpo e bem estar.

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!