10 ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS NATURAIS que NUNCA DEVEM FALTAR na sua casa

Você tem muita dor? Abusa de antiinflamatórios?

Cuidado! Porque antiinflamatórios aumentam seu risco de problemas cardíacos, pode interferir com seu remédio de pressão, e podem atacar seus rins.

Os anti-inflamatórios como diclofenaco (Cataflam, voltarem), ibuprofeno, naproxeno lideram a lista de medicamentos que mais lesam os rins especialmente por muita gente usar, podendo causar falência renal aguda e, muitas vezes, precisando de hemodiálise de urgência .

Por outro lado, sabemos que a inflamação do corpo, a obesidade, .. aumenta seu risco de um infarto e derrame, porque a inflamação está associada com aterosclerose e também a câncer e demência. Tudo que inflama seu corpo a longo prazo, persistentemente, tem o poder de prejudicar seu corpo.

O que fazer para combater a inflamação, as dores nas juntas, se é melhor evitar os antiinflamatórios da farmácia.

Uma das melhores maneiras de reduzir a inflamação não está na sua farmacinha mas na  sua cozinha.

Estou aqui na minha cozinha e vou ensinar 10 alimentos antiinflamatórios naturais que você deve ter em casa.

Esses antiinflamatórios naturais não sobem a pressão, não prejudicam rins, nem fígado, pelo contrário, alguns tem o poder de reduzir a esteatose hepática e podem ajudar com as suas dores.

Você que tem muitas dores, fadiga, indisposição. Quais os 10 alimentos antiinflamatórios naturais que você deve ter em sua casa? Eu vou falar os 10 principais, sendo que o décimo eu duvido que você saiba e você poderá plantar aí, na sua cozinha, e colher os benefícios dele o ano todo.

1o alimento- o Açafrão da terra

Aqui em casa a gente usa bastante o açafrão da terra, ou a cúrcuma.

A cúrcuma contém curcumina, uma substância com poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes .

Mas a biodisponibilidade da curucumina é baixa, por isso precisa ser aprimorada com pimento do reino.  Então, pode colocar quando você está temperando o frango, pimenta do reino com cúrcuma.

O que mais que o açafrão da terra pode fazer?

A curcumina pode aumentar os níveis cerebrais de BDNF, que é um fator neurotrófico importante, que aumenta o crescimento de novos neurônios e pode ajudar a combater vários processos degenerativos em seu cérebro, como Parkinson ou Alzheimer.

E tem muitos estudos com curcumina que tentando identificar se protege ou não contra o câncer. Até agora não dá para bater o martelo sobre o assunto.

Mas, se você tem dor articular, os pacientes com artrite e artrose respondem bem a suplementos de curcumina tanto que existem remédios a base de cúrcuma na farmácia para comprar. Mas eu recomendo utilizar o açafrão da terra como tempero, na comida.

 

2o alimento- o Alho

1. Sabia que o alho, desde a atiguidade, foi utilizado como remédio devido a suas propriedades medicinais.

Os egípcios, gregos, romanos, babilônicos e chineses utilizavam para tratar várias doenças.

O alho contém alicina, encontrado mais no alho fresco, logo depois de picar ou esmagar

E o alho é fácil de incluir em sua dieta. Pode temperar arroz, feijão, carnes, frango.. Tudo fica bom com alho.

 

O alho pode ajudar a proteger contra, incluindo o resfriado, pode reduzir a pressão arterial e seus antioxidantes também podem ajudar a prevenir a doença de Alzheimer e a demência.

 

E também pode melhorar seu desempenho físico. Os atletas olímpicos na Grécia antiga já utilizavam do alho para isso.

 

 

3o alimento - cravo da índia

 

Alguns estudos descobriram que os compostos do cravo podem trazer vários benefícios à saúde, incluindo a saúde do seu fígado e estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

O cravo-da-índia também contém um composto chamado eugenol, que, como antioxidante, pode ser até 5x mais potente que a vitamina E.

O eugenol também demonstrou ter propriedades anticancerígenas em ratinhos.

Infelizmente, a pesquisa sobre os efeitos protetores do eugenol em humanos é limitada.

Mas não abuse! Em grande quantidade, o eugenol pode ser tóxico. Então, vale aqui o que eu sempre digo, moderação.  

 

4º- - o Gengibre

O gengibre é parente do açafrão da terra.

Ele contém gingerol, que tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Além disso, um estudo de 2019 concluiu que a suplementação de gengibre o peso em pessoas com sobrepeso ou obesidade já que pode aumentar, também o metabolismo. E o gengibre pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, reduzir a pressão arterial, tratar a indigestão

E alguns estudos em animais sugerem que os antioxidantes do gengibre podem inibir a inflamação que ocorre no cérebro

 

 

5o alimento- azeite de oliva.

Eu bato sempre nessa tecla. O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas.

É o óleo mais saudável de todos.  Além disso tem altas quantidades de antioxidantes especialmente um polifenol chamado oleocantal,

que tem fortes propriedades anti-inflamatórias e que demonstrou funcionar de maneira semelhante ao ibuprofeno, um medicamento anti-inflamatório.

 

Além disso o azeite tem propriedades antibacterianas –

tem estudo até que até ajuda a erradicar h pylori no estômago,  pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, aumenta a senibilidade à insulina.  

E tem estudos que o azeite pode reduzir o seu risco de ter Alzheimer

Então, vale a pena investir no azeite!

 

 

6o alimento- tomate

O tomate é rico em potássio, que ajuda a baixar a pressão arterial.

E também contem um composto chamado licopeno, por isso da cor vermelha. E se você cozinhar o tomate, aumenta a biodisponibilidade do licopeno.

O licopeno reduz o risco de doenças cardiovasculares, ajuda na saúde da próstata, deixa a sua pele mais saudável e pode proteger os olhos coontra degeneração macular, já que além do licopeno, ele é rico em luteína e betacaroteno.

Agora, tem um porém. Os tomates tem altos índices de pesticidas. Então, se você puder, o tomate, eu sugiro que compre orgânico.

 

7o alimento- frutas

Todas as frutas são ficas em antioxidantes. Se você gosta de uma fruta específica, pode mantê-la na sua dieta que está fazendo bem para você:

Mas eu vou separar 2 tipos de frutas que acho que deve entar na sua dieta.

Frutas vermelhas vermelhas como morango, amora, framboesa- Essas frutas são ricas em antocianina, que é um antiinflamatório natural. E a dieta mind, recomendada para prevenir demência recomenda elas na dieta.

E a outra fruta é o Abacate

Abacate é rico e antioxidantes como vitamina E, que tem propriedades anti-inflamatórias.

Além disso é rico em gorduras saudáveis e pode prevenir síndrome metabólica e ajuda-lo a controlar seu nível de açúcar no sangue.

Pode ser como vitamina de abacate, mas já que eu falei do tomate, experimente fazer guacamole, que tem abacate, tomate, limão, cebola e é muito saborosa.

 

 

8o alimento- castanhas

Eu sei que as coisas estão caras. E castanha sempre foi cara. Mas castanha não é para exagerar. Comendo duas ou três ao dia, jé está bom. Por que não exagerar? Porque castanhas são calóricas, engordam.

O que as castanhas, nozes, amêndoas fazem? Pode melhorar o colesterol do sangue, pois têm gorduras boas, a gordura monoinsaturada.

Além disso são ricas em vitaminas.

Um estudo descobriu que as nozes têm uma capacidade maior de combater os radicais livres do que os peixes e as castanhas são benéficas contra diabetes tipo 2 e
síndrome metabólica já que são ricas em fibras,  que podem ajudar a mantê-lo satisfeito, diminuir a absorção de calorias e melhorar a saúde intestinal.

 

9o alimento- chia

Apesar de serem pequenas, as sementes de chia são altamente nutritivas.

São cheias de com fibras, proteínas, ômega-3, que pode aumentar o colesterol bom e reduzir os triglicerídeos e vários micronutrientes e antioxidantes como ácido clorogênico, que pode ajudar a baixar a pressão arterial, o ácido cafeico e quercetina que têm efeitos antiinflamatórios.

Além disso as sementes de chia são ricas em vários nutrientes importantes para a saúde óssea, como cálcio, fósforo e magnésio.

 

 

10o – verduras

folhas verdes , como brócolis, espinafre, couve , aspargos  são altos em fibras e antioxidantes. Inúmeras pesquisas citam a alta ingesão de folhas e verduras com a diminuição do risco de certos tipos de câncer como o do intestino.

E agora você chegou aqui e me pergunta? Folhas, verduras, claro que eu sabia, o que tem de novo?

 

Isso aqui- brotos de brócolis. Duvido que você conhecia isso. Não tem para vender nos supermercados, você tem que fazer em casa.

Eu li no livro do Anthony Robbins, Life Force, e comecei a ler tudo  sobre o assunto e estou plantando aqui em casa.

 

Parece broto de alfafa mais não é. É bem mais ardido, tem gosto de mostarda.

Estas aqui estão com 4 dias. O que isso tem de interessante para a saúde?

 

O broto de brócolis tem o maior nível de sulforafano de qualquer vegetal. O sulforafano é o composto que fornece as propriedades de superalimento ao brócolis.

 

 O broto de brócolis pode conter mais de 200x o sulforafano que o brócolis.

E quais os possíveis benefícios do sulforafano? Pode ter propriedades anticancerígenas- aumenta apoptose é antiangiogênico ...além de ser antiinflamatório , pode proteger contra algumas condições, como Alzheimer e Parkinson e melhorar a saúde intestinal. Claro, que mesmo sendo um superalimento, melhor não exagerar.

Eu comprei essa semente e venho plantando há alguns meses e misturando nas saladas.

Essa marca é importada, mas tem semenentes de brócolis no Brasil, já comprei também as sementes daqui do Brasil e funcionaram muito bem. É barato, e é simples de cultivar. Fica um dia de molho (como esses estão aqui). Depois dreno e vou molhando 3x ao dia, até o 5º dia, onde estará boa para comer.

Interessante, se puder, vale a pena.

 

Eu tive que escolher, aqui os 10 alimentos que têm grande poder antiinflamatório, mas temos outros o café, por exemplo, é rico em polifenóis e outros compostos anti-inflamatórios, também pode proteger contra a inflamação e também reduz a gordura no fígado.

Chá verde, também é outra bebida interessante.  Eu tomo chá verde quase todos os dias,  há anos ele tem epicatequina e EGCG, que em doses baixas podem reduzir a inflamação.

Mas também poderia falar da aveia, ou da linhaça, ambas extremamente saudáveis.

Se você está procurando um plano alimentar para seguir, eu sugiro que siga a dieta mediterrânea, que é rica em frutas, vegetais, nozes, grãos integrais, peixes e azeite de oliva.

Outra coisa importante: não é só comer certo, ter esses alimentos na sua casa e fazer uso regular deles.

Você também deve evitar algumas coisas que causam inflamação.

Como o sedentarismo- Tem que ficar ativo- fazer exercícios físicos, porque sedentarismo inflama.

Tem que perder peso se você está acima do peso, porque a gordura, especialmente a abdominal, aumenta inflamação.

Tem que reduzir o estresse

E, na hora de comer, também, evitar certos alimentos:

Quais são eles?

Alimentos ultraprocessados, que são cheios de conservantes para estender a vida na prateleira, aromatizantes, corantes artificiais…

Esses são uma bomba para inflamação.

Gorduras trans- evitando alimentos que tenham gordura hidrogenados ou parcialmente hidrogenada que podem ser encontradas em margarinas, sorvetes, salgadinhos e sobremesas processadas e fast food.

Evitar carnes processadas- da salsicha, bacon, presunto, salaminho, carne defumada, presuntos, patês— que apesar de serem gostosos, fazem mal.

Também temos que reduzir carboidratos refinados- do pão branco, macarrão, pizza, do arroz branco.

E, claro, reduzir o açúcar e xaropes de milho-

que estão nos refrigerantes, suco de caixinha, molho de salada industrializado, condimentos como ketchup ou mostarda,

frutas em conserva, geleias, bolos, pudins industrializados.

Uma dieta mais natural possível e menos processada pode ter efeitos visíveis na sua saúde física e mental, já que melhora o humor e a qualidade de vida em geral.

Temos que fazer a nossa parte: comendo mais alimentos que nos protegem da inflamação, e reduzindo ao máximo as coisas que nos inflamam.

Para ter uma vida cheia de vigor, e com bem-estar físico, mental e emocional.

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!