Podcast: Palpitação no coração: qual o significado?

 
palpitacao no coracao o que e arritmia
 

Palpitações constituem a percepção anormal dos batimentos cardíacos. São sintomas e, como todo sintoma, servem de pista para o diagnóstico da causa. As palpitações são percebidas como aceleração instantânea (ou pausa), como aceleração contínua ou como descompasso no ritmo dos batimentos do coração. Saiba mais sobre o assunto neste podcast do Dr. Eustáquio Ferreira Neto, cardiologista e arritmologista.

Transcrição

Hoje falaremos sobre palpitações. Palpitações constituem a percepção anormal dos batimentos cardíacos. São sintomas e, como todo sintoma, servem de pista para o diagnóstico da causa. Frequentemente, leva a preocupação, pois muitos associam esses sintomas ao iminente ataque cardíaco.

As palpitações podem ser percebidas como aceleração instantânea ou pausa como a aceleração contínua dos batimentos ou como descompasso no ritmo do coração. A maneira como são percebidas as palpitações e a sua duração são peças importantes na busca da causa. Se a aceleração ocorre durante o esforço, é absolutamente esperada e, quase sempre, normal – exceto nos casos de taquicardias ventriculares ou atriais desencadeadas no esforço. Pode ocorrer em pessoas com infecções, quando tem febre ou em consequências de hipertireoidismo. Se as palpitações ocorrem no repouso, isso pode ser devido à liberação de adrenalina de um aborrecimento, uma discussão, raiva ou pode ser devida a arritmias cardíacas. E aí que é um ponto importante, onde devemos sempre pesquisar e definirmos qual o tipo específico de arritmia.

Se a palpitação é tipo falha ou instantânea, provavelmente é devido à presença de extra-sístoles. Se é por aceleração contínua, com duração de minutos ou horas, possivelmente é devido a algum tipo de taquicardia supraventricular. Se ocorre um descompasso no ritmo do batimento cardíaco, possivelmente a causa é fibrilação atrial. Dissecar o que o paciente descreve sobre palpitações é o primeiro passo para o diagnóstico, mas, evidentemente, o médico precisará realizar a ausculta cardíaca, o eletrocardiograma, que é o exame mais importante nesse caso, e outros exames complementares que julgar necessários para a conclusão do diagnóstico.

Eu sou Eustáquio Ferreira Neto, médico cardiologista e arritmologista. Falo para o cardio DF. Mais áudios como este você encontra no site www.cardiodf.com.br.

Até a próxima.


Dr. Eustáquio Ferreira Neto

Formação e títulos
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia
Especialista em Arritmias Cardíacas pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas
Residência Médica em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia / São Paulo - SP
Residência Médica em Arritmias Cardíacas pelo Hospital de Base de Brasília
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
CRM-DF 11308

Onde atende
Centro Brasileiro Cardiovascular (CBCor)

SGAS 915, Lote 69 A, Salas 107-117,
Edifício Advance, Asa Sul, Brasília (Mapa)


Busca