Podcast: O que é infarto agudo do miocárdio e quais são os principais sintomas?
Infarto agudo do miocárdio é sinônimo de emergência, tanto por sua letalidade quanto pelo risco de deixar sequelas. A maioria das mortes por infarto ocorre nas primeiras horas de sua manifestação, por isso é importante a rápida detecção de sintomas e o início imediato de tratamento.
Os principais fatores de risco são o tabagismo, a hipertensão arterial sistêmica, o colesterol alto, a diabetes, o sedentarismo, a obesidade, o estresse emocional e o histórico familiar.
O sintoma tradicional é a dor no peito, do tipo aperto, persistente e de forte intensidade, que se irradia para o braço esquerdo, associada a sudorese. Náuseas, falta de ar, dor na região da barriga e outros tipos de dor torácica também são sintomas possíveis, principalmente em idosos, mulheres e portadores de diabetes. Saiba mais sobre o assunto neste podcast da Dra. Yara Aguiar, cardiologista.
Transcrição
Olá.
Você certamente já ouviu falar em infarto agudo do miocárdio. Mas você sabe o que realmente isso significa e qual a importância dessa doença? Pois bem, infarto ou isquemia caracteriza-se pela falta de oxigenação adequada ao miocárdio -- que, por sua vez, é o músculo do coração. Na maioria das vezes, essa doença irá ocorrer pela presença da aterosclerose, que, de maneira simplificada, é a presença de placas de gordura nos vasos sanguíneos do coração.
Mas qual a importância disso? As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no nosso país e, dentre elas, estão essas doenças isquêmicas do coração, que perfazem cerca de 30% dessas mortes. O infarto agudo do miocárdio é sinônimo de emergência, tanto pela sua letalidade quanto pelo risco de deixar sequelas. Para demonstrar isso, vamos a alguns números. A maioria das mortes por infarto ocorre nas primeiras horas de manifestação da doença, sendo 40% a 65% na primeira hora e aproximadamente 80% nas primeiras 24 horas. Por isso, a importância de uma detecção rápida dos sintomas e o tratamento imediato.
Mas você deve estar se perguntando: “Quem corre risco de infarto? Quais são os seus sintomas?”. Vamos lá. Os principais fatores de risco são: o tabagismo, a hipertensão arterial sistêmica, a dislipidemia ou o colesterol alto, a diabetes, o sedentarismo, a obesidade, além do estresse emocional e da história familiar de infarto. A apresentação mais típica dessa doença se dá por uma dor no peito, tipo aperto persistente e de forte intensidade, que se irradia para o braço esquerdo, associada com sudorese. Porém, não se engane: o infarto tem as mais diversas apresentações, como, por exemplo, náuseas, falta de ar, dor na região da barriga e outros tipos de dor torácica. Essas apresentações ditas atípicas são mais comuns nos pacientes idosos, diabéticos e em mulheres. Dito isso, caso se depare com alguém que apresente quadro sugestivo de infarto agudo do miocárdio, procure a emergência mais próxima. Dessa forma, você poderá ajudar a salvar a vida de um familiar, de um amigo ou até mesmo a sua.
Eu sou a Dra. Yara Aguiar, cardiologista.
Dra. Yara Santos Aguiar
Formação e títulos
Medicina: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), 2001 - 2007 / Ilhéus - BA
Clínica Médica: Hospital Heliópolis, 2008 e 2009 / São Paulo - SP
Cardiologia: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, 2010 e 2011 / São Paulo - SP
Subespecialização: Métodos Gráficos - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, 2012 / São Paulo - SP
Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2012
CRM-DF: 19903
Onde atende
Hospital do Coração do Brasil (HCBr)
SHLS 716, Conjunto G, Lote 6.
Asa Sul, Brasília (Mapa)
Centro Brasileiro Cardiovascular (CBCor)
SGAS 915, Lote 69 A, Salas 107-117,
Edifício Advance, Asa Sul, Brasília (Mapa)